Veja os pontos de atenção em uma tomada de decisão em marketing

Alinhar uma tomada de decisão dentro do marketing está longe de ser uma tarefa simples ou fácil, mas também não é impossível quando se conta com dicas e um passo a passo essencial para que isso seja feito da melhor maneira possível.

Quando falamos de negócios, empreendedorismo e tudo o que envolve esse universo, as tomadas de decisões tornam-se essenciais para que você abrace escolhas que tragam benefícios para todos os lados de uma marca.

É claro que nem todas as decisões são fáceis de serem tomadas, muitas vezes uma empresa de controlador de acesso para condomínio, por exemplo, se sentirá em dúvida se será necessário terminar uma parceria ou despedir um funcionário.

Mas todas as decisões, por mais difíceis que sejam, precisam ser tomadas para que tanto os profissionais quanto a empresa em si, caminhe em prol do objetivo estabelecido e cresça cada vez mais dentro do mercado.

E quando abordamos a tomada de decisões dentro do marketing, esse é um assunto que faz parte do dia a dia e do escopo de trabalho de todos os funcionários, visto que é um setor que exige diversas decisões diariamente.

Sabemos muito bem que o marketing é uma área de extrema importância tanto para um negócio de montagem de painel comando elétrico quanto para uma agência de recrutamento e seleção, pois o marketing é responsável por grande parte dos resultados de uma marca.

Isso porque é uma área que abrange conhecimentos gerais e traça estratégias baseadas nas características de cada tipo de negócio com o objetivo de aumentar seus resultados, melhorar sua performance e cativar ainda mais pessoas.

Entretanto, para que tudo isso aconteça de maneira coerente e precisa, é necessário que decisões sejam tomadas com o objetivo de fazer com que os diversos benefícios estabelecidos por essa área abracem o negócio.

Por esta razão, preparamos um conteúdo exclusivo para te ajudar a entender sobre o que se trata a tomada de decisões, sua importância e como realizá-las da maneira correta dentro do setor de marketing.

O que é tomada de decisões e  sua importância

A tomada de decisão é um processo baseado na ação de escolha entre diversas possibilidades que afetam o futuro da instituição, do próprio negócio e dos seus funcionários.

As decisões podem ser rotineiras ou pontuais, tomadas em diferentes níveis de gestão, mas sempre devem trazer algum impacto, em sua maioria, positivo. Isso tanto para uma empresa de construção reforma engenharia civil quanto para uma escola infantil.

Enquanto os gestores costumam se preocupar com decisões mais estratégicas e visadas a longo prazo para a empresa ou a área de marketing, os funcionários da equipe tratam de escolhas mais cotidianas e operacionais, mas que também impactam todo o negócio.

As melhores decisões costumam ser tomadas com base em dados sobre o assunto e estruturadas em processos, tudo isso para que os riscos das escolhas sejam cada vez menores.

Por isso, as marcas devem planejar como seus colaboradores devem tomar as melhores decisões. Entretanto, elas também dependem do raciocínio correto de que irá bater o martelo, ou seja, tomar a decisão final.

Portanto, a tomada de decisão é uma combinação de informações com o repertório da pessoa que decide, já que pode levar em consideração tanto as escolhas corretas quanto as equivocadas.

O ideal é trabalhar essa combinação para que a informação, o raciocínio e as escolhas sejam coerentes, seja dentro de uma empresa que venda aquecedores Cumulus assistência técnica ou até mesmo dentro de um hospital particular.

Estruturar e qualificar os processos que envolvem a tomada de decisões podem trazer benefícios competitivos para as empresas. Afinal, as decisões estão diretamente ligadas ao desempenho da organização dentro do mercado e à sua produtividade interna.

Uma boa tomada de decisão coloca a empresa no caminho correto para chegar em seus objetivos. As estratégias e ações traçadas ganham mais precisão e evitam erros que podem gerar prejuízos para a marca, como perda de tempo e problemas financeiros.

Nesse sentido, também é necessário agilizar alguns processos internos, isso porque, muitas vezes, o que acontece nas empresas é uma hierarquização exagerada quando o assunto é a tomada de decisões.

Por exemplo, para que uma ação de marketing interno seja feita dentro de uma empresa de portaria e limpeza SP, é preciso contar com a aprovação de, pelo menos, três gestores diferentes, o que pode atrasar todo o processo.

Além disso, quando a empresa estrutura seus processos de tomada de decisão e cria bons decisores dentro da empresa, sem serem necessariamente os gestores, a equipe como um todo se torna mais confiante para as suas atividades.

Por isso, é importante saber tomar decisões, mas além disso, tomar as decisões corretas. Muitas empresas procuram profissionais com esse perfil justamente porque desejam colaboradores que saibam assumir as responsabilidades das decisões.

Etapas de tomada de decisão

Assim como todo e qualquer outro processo dentro de uma empresa, seja elas especialista na instalação de sensor de segurança para muros ou até mesmo pioneira na venda de eletrônicos na internet, a tomada de decisão precisa seguir algumas etapas.

Isso porque essas etapas são essenciais para fazer qualquer profissional tomar a decisão certa, seguindo o que precisa ser avaliado com antecedência dentro do ambiente. Confira abaixo quais são essas etapas:

1.   Identificação do problema

O primeiro passo e um dos mais importantes, é justamente identificar qual o problema que está ocorrendo dentro da empresa, isso porque, para que uma decisão precise ser tomada, é porque algo não está saindo como o planejado.

Por isso, é preciso se reunir com as pessoas responsáveis da área ou processo que não esteja do jeito que deseja e alinhar qual o problema que ocorre, pois somente assim será possível tomar uma decisão coerente e assertiva.

2.   Coleta de dados

Como comentamos um pouco acima, a tomada de decisão, quando bem feita, acontece baseada em dados e informações relevantes para aquela empresa e para o setor em questão, que pode ser tanto o marketing como qualquer outro.

Dentro de uma empresa de investigação de solo contaminado, por exemplo, é preciso coletar os dados, números e resultados do espaço no qual será preciso tomar alguma decisão, pois só assim você terá em mãos as provas para escolher o melhor destino.

3.   Análise de alternativas

Após coletar os devidos dados que serão essenciais para a tomada de decisões, é preciso analisar todas as alternativas que surgem em sua mente e entre os seus colaboradores, que na maioria das vezes, não são poucas.

Por isso, anote todas as ideias de melhoria, as melhores alternativas para resolver o problema e discuta com todos os envolvidos qual seria a melhor decisão a ser tomada naquele momento.

4.   Escolha da melhor opção

Agora, chegou o momento decisivo, ou seja, é quando uma das alternativas que foram discutidas no passo anterior se torna a vencedora e é colocada em prática dentro da empresa.

Esse é o momento onde se decide se uma campanha de marketing para a marca de serviço de limpeza de colchão será lançada no Instagram ou no Google, por exemplo. É onde tudo começa a acontecer e a decisão é finalmente tomada.

5.   Acompanhamento da decisão

E engana-se quem pensa que basta apenas tomar uma decisão que tudo já está pronto, é preciso acompanhá-la para saber se ela dará os resultados esperados e fará com que você se orgulhe ou se arrependa da decisão que tomou.

Para isso, você pode até mesmo selecionar alguns colaboradores para acompanhar diariamente e de perto a performance dessa decisão e entregar relatórios que comprovem o desempenho positivo ou negativo dela.

Aprenda a melhorar a tomada de decisõe

Seguindo essas etapas, é possível tomar decisões mais coerentes e assertivas, evitando grandes riscos para a empresa e garantindo um futuro com decisões cada vez mais personalizadas e corretas.

Para finalizar, preparamos uma lista com as principais dicas para te ajudar a melhorar ainda mais a tomada de decisões dentro da sua empresa, independente de qual seja o segmento ou tamanho dela. Confira:

  • Tenha processos de marketing bem estabelecidos;
  • Crie uma árvore de decisão;
  • Construa cenários futuros;
  • Converse com outras áreas da empresa;
  • Categorize as decisões;
  • Adote a perspectiva dos clientes;
  • Qualifique a coleta e tratamentos dos dados;
  • Treine colaboradores para se tornarem decisores;
  • Crie uma cultura organizacional;
  • Mantenha-se atento ao mercado.

Com essas dicas, é possível melhorar cada vez mais o processo da tomada de decisões na sua empresa e garantir um ambiente onde todos possam discutir e decidir, em harmonia e unidade, o melhor caminho a ser tomado visando o sucesso completo do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.