Como fazer a avaliação de sua estratégia de marketing?

Pensar em uma estratégia de marketing que seja ideal para o seu tipo de negócio é um desafio e tanto, isso porque existe muita coisa por trás do alinhamento de uma estratégia que tenha como objetivo gerar mais resultados para uma empresa.

Entretanto, com o surgimento do marketing digital, internet e redes sociais, as empresas se viram dentro de um cenário tão benéfico e nunca visto antes, justamente por oferecer o alcance e facilidade e trabalho que essas estratégias oferecem.

Hoje, para uma pessoa encontrar um outorga de uso de água subterrânea, ela precisa apenas dar alguns cliques que o resultado aparecerá em poucos segundos na tela de seu celular ou computador.

Entretanto, para que isso acontecesse, foi necessário toda a estruturação de uma estratégia feita pela empresa que presta esse determinado serviço ou oferece o produto em questão que foi pesquisado pelo usuário.

No meio do marketing, principalmente o digital, existe uma variedade de estratégias que pode fazer toda a diferença no seu negócio e oferecer os mais diversos benefícios que qualquer empreendedor sempre sonhou, como:

  • Maior alcance;
  • Mais visibilidade;
  • Mais vendas;
  • Captação de mais clientes;
  • Maior lucro;
  • Domínio no segmento;
  • Reconhecimento.

Desde uma empresa que faça avcb alvará de funcionamento para até mesmo uma agência de comunicação, as estratégias de marketing são essenciais para todo e qualquer negócio que queira alavancar seus resultados e melhorar sua performance no mercado.

Por outro lado, essas estratégias não podem apenas ser aplicadas e deixadas de lado, é necessário avaliar se elas estão entregando os resultados esperados para refletir se vale a pena continuar com elas.

Por isso, neste artigo você irá entender a importância de avaliar muito bem as suas estratégias e os resultados delas para que abrace apenas as que realmente entregam o melhor desenho para o seu negócio.

Entenda a importância da avaliação de estratégias

Vamos imaginar que uma empresa de demolição manual de concreto armado decidiu produzir panfletos para que fossem distribuídos em alguns bairros, e nesses panfletos haviam ofertas e descontos do serviço para quem apresentasse ele em uma das lojas.

Trata-se de uma estratégia tentadora, não é mesmo? Afinal de contas, quem iria negar um desconto ou oferta quando se deve apenas comparecer na loja com um simples papel em mãos? Ninguém!

Entretanto, por mais genial que uma estratégia possa parecer, nem sempre ela pode gerar os resultados que se espera, e isso é completamente normal, pois é algo que foge completamente do nosso controle.

Talvez o cliente que esteja à procura de uma abraçadeira plástica preço não se sentirá atraído pela estratégia do panfleto na rua, mas pode ir correndo para a loja na qual viu no anúncio nas redes sociais ou em um comercial de TV, por exemplo.

Isso significa que nem sempre as estratégias mais usadas e benéficas serão ótimas para o seu negócio, justamente porque cada negócio possui o seu diferencial, segmento, público-alvo, produto, serviço e objetivo.

Cada marca é única no mercado, e por isso é necessário avaliar a sua estratégia de marketing para saber se ela leva em consideração todos os pontos importantes da sua empresa e que não podem ser deixados de lado. Alguns deles são:

Público-alvo

O público-alvo do seu negócio é o grupo de pessoas que possuem as características do seu tipo de cliente ideal, ou seja, aquele que possui mais chances de comprar o seu produto ou serviço, por exemplo.

Conhecer o seu público-alvo é essencial para que você trace estratégias que realmente irão alcançar esse público e mostrar a eles o valor do seu produto ou serviço no mercado.

Existem milhares de pessoas procurando por catraca eletrônica valor na internet, por exemplo, e se esse for o seu produto, é necessário traçar estratégias que respeitem e cative o seu público.

Segmento de mercado

Cada empresa possui o seu segmento de mercado, ou seja, a área na qual exerce a função do seu negócio. Por exemplo, uma empresa de nutrição trabalha dentro do segmento de saúde, assim como uma marca de roupas trabalha no segmento de moda.

Entender bem sobre o seu segmento também é extremamente importante para que você conheça mais sobre o seu mercado, seus concorrentes e o que é melhor fazer dentro desse meio para se diferenciar e chamar a atenção de ainda mais pessoas.

Objetivos da empresa

Por fim, mas não menos importante, é preciso saber quais são os objetivos da sua empresa e até onde deseja chegar com ela, pois as suas estratégias não servirão de nada se você não souber onde deseja que elas te levem.

Por isso, seja a sua marca uma especialista em produzir laudo acústico igreja ou até mesmo uma loja de doces, trace os objetivos da sua empresa, eles serão o seu norte e te ajudarão a avaliar as melhores estratégias de acordo com o que você deseja.

Seguindo esses parâmetros e entendendo que avaliar as suas estratégias é extremamente importante para garantir a qualidade dos seus resultados, você sentirá confiança e tranquilidade no momento de colocá-las em prática.

Principais métricas a serem avaliadas

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância de avaliar as suas estratégias, selecionamos algumas das principais métricas de marketing que precisam ser analisadas por você e seu time.

Essas métricas são algumas das mais importantes justamente por serem as que entregam os melhores resultados para a maioria dos negócios e dos mais diversos segmentos, desde os que oferecem aluguel de equipamentos para terraplenagem até mesmo para multinacionais. Conheça:

Leads gerados

Os leads são pessoas que demonstraram algum tipo de interesse nos seus produtos ou serviços, pois compartilharam alguns dados pessoais com a sua marca, isso em troca de materiais que você pode oferecer, como e-books, certificações ou demonstrações.

Assim, os leads que você gera através das suas campanhas de marketing, seja digital ou não, são oportunidades de novos negócios para sua empresa. Contando com uma ferramenta de automação de marketing, é ainda mais fácil acompanhar a captação de novos leads.

Além do número total de leads gerados, também é muito importante medir por qual canal foi mais eficaz o alcance deste objetivo, pois assim você poderá otimizar a geração de novos leads em outras de suas campanhas.

Custo de Aquisição de clientes (CAC)

Todos os clientes que consomem seus produtos ou serviços chegaram ao momento da compra a partir de um investimento realizado pela sua empresa justamente com o objetivo de conquistá-lo.

O Custo de Aquisição de Clientes mede exatamente este valor e é calculado a partir dos custos mensais que a sua empresa possui para trazer novos clientes para a marca, dividido pelo número total de clientes que entram a cada mês.

O CAC mostra se os seus custos de aquisição estão permitindo a rentabilidade em todas as vendas feitas. Portanto, quanto menor for esta métrica, maior será o seu lucro sobre cada cliente que comprar seus serviços ou produtos.

Retorno Sobre Investimento (ROI)

Enquanto o CAC calcula o valor para adquirir cada cliente, o ROI já mede o retorno financeiro sobre todo o investimento que você fez para garantir o lucro do mês. Assim, esta métrica é calculada a partir da receita de vendas, dividida pelo valor total de investimento.

Muitas empresas calculam o ROI de vendas e de marketing separadamente para ter um controle maior sobre cada área. Isso contribui para determinar qual setor é o mais eficaz na obtenção de retorno financeiro.

O ROI define se os investimentos realizados pela empresa estão gerando retorno positivo ou não. Um ROI menor que 1 indica que a empresa teve prejuízo, portanto com esta métrica você é capaz de determinar se seu negócio está gerando um bom retorno ou não.

E isso serve tanto para marcas que vendem produtos físicos, como lona para bote inflável, e até mesmo para as empresas que prestam alguns serviços como limpezas residenciais, por exemplo.

Essas são apenas algumas das principais métricas de estratégias de marketing, mas as essenciais para te mostrar de imediato se a sua empresa está perdendo ou ganhando com as estratégias que estão sendo utilizadas.

Independente de qual seja o seu negócio, avaliar a sua estratégia de marketing é essencial para que você não tenha prejuízos e perdas que podem colocar toda a sua empresa em risco.

Seguindo os pontos que deixamos acima e avaliando as métricas das estratégias que pontuamos, você irá conseguir potencializar os seus resultados e até mesmo pensar em inovações para crescer e de destacar cada vez mais no mercado, com segurança e profissionalismo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.