Veja como fazer a análise competitiva de seu negócio

Fazer uma análise competitiva também é uma forma de se manter informado sobre as novas tecnologias

Já pensou em um jeito de conhecer os seus concorrentes e saber como está o mercado para a empresa do seu setor? Aparentemente pode até parecer difícil, mas tem uma forma fácil de fazer isso, basta realizar uma análise competitiva de mercado.

Com ela é possível ter conhecimento de informações sobre os concorrentes, negócios do ramo e verificar as tendências. Assim, também é possível que uma empresa se prepare melhor para atuar no mercado e consiga desenvolver estratégias de sucesso.

Manter-se atualizado sobre o cenário comercial é muito importante para que as empresas não fiquem ultrapassadas e percam clientes. Assim, fazer uma análise competitiva também é uma forma de se manter informado sobre as novas tecnologias.

Por que fazer análise competitiva?

Esse é um método que pode ser utilizado por qualquer empresa, e basicamente consiste em descobrir o que os outros estabelecimentos estão fazendo, isso quer dizer que você vai conferir o que o seu vizinho do lado anda criando.

É, portanto, fazer uma avaliação do mercado e verificar o que funciona, o que mais atrai os clientes, quais são as estratégias usadas, quais produtos mais vendidos, dentre outras informações. Ou seja, conseguir o máximo de informações possível.

Ela é usada para certificar como:

  • Está o cenário do mercado;
  • Conhecer tendências;
  • Identificar adversários quietos;
  • Novas solicitações;
  • Crescimento do negócio.

Assim, uma instituição consegue estar por dentro do mercado, para que o negócio tenha sucesso é importante que os gestores conheçam o cenário da área em que trabalham. Por isso, é importante conhecer os concorrentes.

Desse modo, empresas de manutenção industrial que conhecem seus adversários se preparam muito melhor para se posicionar no mercado e ganhar destaque. Além disso, essa análise é uma boa forma de conhecer as novas tendências e o que tem de novo no mercado. Assim, é possível saber quais são as inovações do momento e aderir a elas antes dos outros.

Para que um estabelecimento comercial não fique desatualizado é recomendado não demorar muito tempo para se atualizar, isso pode trazer prejuízo, espantando os consumidores. Isso porque as pessoas gostam de coisas novas e se sentem mais satisfeitas com comércios que acompanham as tendências.

De todo modo, é um jeito para conhecer aqueles adversários quietos, que não se destacam na rotina diária. Uma empresa sempre conhece seus adversários diretos, aqueles que competem com ela no dia a dia. Porém, às vezes, com a diversidade do mercado, ela passa despercebida por algum concorrente pequeno que não está no radar desde o primeiro momento.

Sendo assim, uma fabrica de uniformes pode usar a análise para mapear todos os seus concorrentes, inclusive os pequenos. Ademais, a análise também traz uma chance de reconhecer novas solicitações, logo, dá para ver os que os consumidores estão solicitando e, então, ter novas oportunidades.

Às vezes, com o método dá para compreender o porquê de os consumidores procurarem por algum serviço o que, de repente, é uma nova oportunidade para a instituição passar a incluir esse serviço no seu local e, assim, ter um diferencial.

Por fim, a análise ajuda uma instituição a crescer, isso porque ela trabalha verificando o mercado e identificando todos os pontos de relevância que podem ajudar o comércio na expansão do seu negócio.

Qual o perfil dos concorrentes?

Uma empresa conhece a maioria dos seus concorrentes, porém, não são somente aquelas que devem chamar a atenção do estabelecimento. Os adversários também podem ser negócios pequenos ou mercados não diretos.

Por isso, é importante conhecer todo o cenário, inclusive instituições que têm clientes com o perfil parecido com o da sua empresa, que podem trazer uma concorrência para você. Sendo assim, é importante identificar todos os adversários. Existem três tipos deles:

Concorrente direto

O primeiro é o concorrente direto: esse é o mais conhecido de uma instituição, porque ele trabalha na mesma área da sua empresa, oferecendo os mesmos serviços e ainda atendendo o mesmo público-alvo.

Sendo assim, se você tem um loja de caneca personalizada o seu concorrente é também outra loja que oferece esse mesmo serviço personalizado e atende o mesmo público, portanto ela é uma concorrente direta da sua loja.

Concorrente indireto

O segundo é o concorrente indireto: esse oferece os mesmos serviços, mas o público que atende é diferente. Um exemplo é, você tem uma loja de camisetas personalizadas para o público em geral, mas não tem numerações maiores.

Seu concorrente indireto é uma loja que também oferece camisetas personalizadas, só que com numerações maiores para o público plus size.

Concorrente terciário

Por fim, o último concorrente é o terciário: os produtos que são oferecidos por eles são semelhantes com o do seu comércio, mas não são iguais, além de tudo, os negócios podem expandir e eles podem se tornar um adversário direto ou indireto.

Como descobrir os concorrentes?

Agora que você já sabe como são os concorrentes, chegou o momento de identificá-los, veja como:

Pelos clientes

Um cliente antes de comprar sempre faz pesquisas de mercado para saber os melhores locais, por isso, um bom jeito de identificar os seus concorrentes é conversando com eles.

Além disso, no seu processo de vendas você pode levantar dados que te ajudem na identificação. Sendo assim, uma empresa de aluguel de tendas pode identificar seus concorrentes por meio dos seus clientes.

Vizinhos locais

Para identificar, é possível fazer uma busca local, procure pelos estabelecimentos na sua região e conheça o serviço deles, nada melhor do que conferir como o seu adversário realiza as atividades pessoalmente. Além disso, você pode usar a ferramenta de localização disponível em celulares e sites de buscadores para encontrar os comércios concorrentes, use palavras-chave para achá-los.

Mas atenção, essa opção não mostra todos os concorrentes e sim, somente aqueles cadastrados. Por isso, dependendo do local use catálogos ou listas que identifiquem os estabelecimentos da região. Sendo assim, esse é um jeito que uma empresa de geradores pode usar para conhecer os seus adversários locais.

Redes sociais

As redes sociais podem ser um bom lugar para pesquisar os concorrentes, você pode procurar por palavras-chave ou entrar em grupos sobre os temas relacionados. Assim, você acha as empresas que estão falando sobre assuntos relacionados ao seu negócio.

Sendo assim, empresas de aço podem achar os seus concorrentes, pesquisando por palavras-chave nas redes sociais.

Como fazer análise competitiva

Você já conhece os seus concorrentes, mas agora não sabe como fazer a análise e tirar o melhor proveito das informações. Por isso, confira quais são os requisitos para fazer uma boa análise.

1.   Conheça o concorrente

Na primeira parte da sua análise é preciso conhecer o concorrente, sendo assim, descubra informações sobre quando foi criado, quem criou, local da sede, funcionários, etc. Trace o perfil e reúna o máximo de informações que conseguir.

Além disso, procure na internet sobre dados de receitas, que podem ser ditos em entrevistas, bem como sobre os clientes. Sendo assim, uma empresa de tubos e conexões galvanizadas pode fazer essa primeira análise para saber sobre os adversários.

2.   Produto

O produto é o que diferencia empresas que trabalham com a mesma coisa e o mesmo público. No fim, o cliente escolhe a empresa que tem o melhor produto com o melhor preço. Por isso, na análise competitiva não pode faltar uma avaliação sobre o produto do concorrente.

Logo, confira os produtos do seu concorrente e verifique a qualidade, o preço e se há recursos adicionais como promoções de fidelidade ou maneiras de facilitação como site e aplicativos.

O cliente gosta da vida dele simplificada, por isso, pode ser que duas lojas vendam o mesmo produto com a mesma qualidade, mas uma tem um aplicativo com informações, vídeos e materiais interessantes para o cliente e por isso ele pode preferir esta loja. Sendo assim, verifique tudo e coloque na análise, esse é um bom jeito para um fabricante de máquina de cortar vidro conhecer os produtos do concorrente.

3.   Marca

Veja qual é o reconhecimento da marca do seu concorrente, veja o quanto eles são reconhecidos pelo público e valorizados somente pelo nome. Aqui você verifica se a empresa tem uma boa reputação e se é bem vista pelo mercado.

4.   Marketing

Por fim, veja como é o marketing do concorrente, observe quais são as estratégias usadas, se ele investe no posicionamento do site nos mecanismos de busca, se usa técnica de SEO, como ele faz para atrair os clientes e muito mais.

Desse modo, é possível ter uma noção sobre o mercado e usar essas informações obtidas pela análise competitiva para conseguir se planejar e pensar em métodos para a sua empresa.

Com todas essas dicas, o processo de montagem de uma análise competitiva ficou muito mais simples. Aposte nessa estratégia para a sua empresa e colha ótimos frutos no mercado de trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.