A importância dos ativos digitais para sua empresa

Ativos digitais reúnem dados importantes para qualquer empresa, visto que ajudam as estratégias de marketing

Os ativos digitais são essenciais para a era em que vivemos agora, onde as empresas entraram de cabeça nas mudanças que acompanham o novo comportamento dos consumidores. Elas se utilizam de estratégias de marketing cada vez mais inovadoras, bem como estão se adaptando às mudanças que surgem todos os dias. O foco é aumentar a sua performance e sua produtividade.

Hoje, a produção de conteúdo é o principal recurso utilizado para alcançar as conversões em todos os canais que a marca utiliza. Sendo que eles assumem diferentes formatos para que sejam localizados, consumidos e convençam o consumidor.

Só que há tanto trabalho a se fazer que fica fácil se perder entre eles, o que leva as organizações a buscarem soluções de emergência, que podem colocar em risco a segurança de suas informações. Os ativos físicos são importantes para o bom andamento dos negócios, mas os digitais podem ser ainda mais. Por isso, é essencial saber o que são eles, qual a sua importância e as vantagens de uma boa gestão neste aspecto.

É exatamente sobre esses pontos que vamos falar, então, se você tem dúvidas, acompanhe o artigo até o final.

O que são ativos digitais?

Trata-se de todo acervo intangível de uma empresa, ou seja, aqueles que não podemos tocar e que englobam recursos como:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Textos;
  • Apresentações;
  • Sites;
  • Blogs;
  • Perfis nas redes sociais;
  • Códigos de softwares;
  • Entre outros.

Eles são diferentes dos físicos, como o imóvel onde está localizada uma empresa de construção e reforma, máquinas, equipamentos, etc. Os ativos digitais também podem ser arquivos de comunicação, estratégias de marketing, etc, que são armazenados em formato de dados, por isso, dependem de uma gestão mais organizada.

Entenda a importância dos ativos digitais

Esses dados são importantes para qualquer empresa, visto que ajudam as estratégias de marketing, aumentando o alcance da marca, a geração de leads e atraindo novos clientes. Toda estratégia de produção de conteúdo vai envolver os ativos digitais, independentemente do canal que serão veiculados, dentro e fora do ambiente digital.

Se uma empresa AVCB, por exemplo, tem um blog, precisa planejar os elementos da publicação, como textos, imagens, dentre outros, principalmente, para que não perca tempo com a publicação. Ela precisa ter os mesmos cuidados quando planeja um banner para a loja física ou então um panfleto para divulgação.

Todas as informações que compõem esses materiais precisam ser aplicadas do jeito certo em todos os canais usados pela marca, pois somente dessa forma ela consegue passar as informações corretas para o consumidor.

Outro exemplo é a produção de vídeos, seja para comerciais na TV ou conteúdo para o YouTube, sua matriz deve ser devidamente armazenada para gerar versões em outros formatos e tamanhos. Assim, a empresa consegue adequar os seus conteúdos para cada formato de mídia e impactar o seu público-alvo.

Quando não há uma boa gestão de ativos digitais, toda a construção de conteúdos pode ser prejudicada, o que acaba por afetar negativamente o negócio. Assim como os serviços contábeis para empresas, a produção de conteúdo é, geralmente, feita em equipe, dessa forma, fica mais fácil fazer um bom trabalho.

Contudo, perder o controle do acervo digital se torna um risco maior e os responsáveis podem perder a visão da estratégia. E a melhor maneira de evitar esse prejuízo é investindo em uma boa gestão de ativos digitais.

A necessidade da gestão de ativos digitais

Uma boa gestão dos ativos digitais é feita por meio de softwares, que são plataformas desenvolvidas para organizar, enriquecer, distribuir, arquivar e versionar os arquivos digitais da organização. Se, por exemplo, um escritório de contabilidade que preste serviços de assessoria tributária utiliza um software e faz uma boa gestão de seus ativos digitais, ele tem acesso a benefícios como:

Organização

Uma boa gestão garante que os ativos estão armazenados corretamente, ou seja, os dados não se perdem, os que são duplicados são excluídos e não se corre o risco de contar com versões incorretas desses dados. Para os negócios, tal ação gera uma visão clara, visto que também economiza tempo, espaço no servidor e mais segurança, uma vez que o armazenamento é feito em nuvem.

Escalabilidade

A escalabilidade não tem limites quanto à quantidade de dados. Isso significa que a organização pode armazenar uma grande quantidade de fotos, arquivos incomuns ou de tamanho acima do normal. Os softwares que fazem essa gestão suportam vídeos, imagens e documentos, processando-os sem nenhuma dificuldade.

Pesquisa rápida e simples

Uma boa gestão dos ativos digitais usando recursos, como os sistemas apropriados para esse trabalho, permite que as empresas saibam como usá-los. Eles garantem funções de pesquisa para encontrar os arquivos necessários de maneira rápida e simples, além de ajudar a distribuir os conteúdos para os canais mais relevantes, em diferentes players, sem colocar em risco a segurança.

Dessa forma, uma empresa holding familiar, por exemplo, consegue saber quando e onde o recurso foi consumido.

Possibilidade de alterar formatos

Alterar os formatos também fica muito mais fácil com uma boa gestão dos ativos digitais. Os designers costumam usar os recursos do Adobe, enquanto os desenvolvedores usam XML, dentre outros.

O software trata de tecnologias complexas, porém necessárias, para que a empresa possa trabalhar com todos os formatos de ativo. Isso exclui a necessidade de pagar por softwares mais caros, treinamentos ou profissionais que saibam usá-los.

Direitos autorais

A gestão dos direitos autorais é importante para qualquer tipo de empresa. Por meio dos sistemas que administram os ativos, é possível controlar o nível de acesso a eles e de que maneira podem ser visualizados.

Outra função é o gerenciamento de contratos e licenças, ocultando, por exemplo, as fotos quando elas expiram. É uma maneira de proteger os direitos autorais, bem como evitar situações que possam implicar em custos legais.

Metadados

Os metadados são importantes para manter a organização. Se as empresas trabalham com as palavras-chaves de seus ativos de maneira bem específica, fica mais fácil localizá-los.

Apesar de ser um pouco trabalhoso, se uma empresa de pintura predial tem esse cuidado, ela será bem compensada durante o andamento dos negócios.

Multicanais

Distribuir os conteúdos produzidos para diferentes canais requer tempo, mas com uma boa gestão dos ativos esse trabalho se torna muito mais eficiente. Quanto mais canais a marca usa, mais importante é o uso de um software, principalmente no que diz respeito ao trade marketing.

Isso se deve ao fato de que cada vez mais empresas trabalham de maneira digital, por meio de sites, perfis nas redes sociais, e-commerce, entre outros. Pelo fato de o sistema de gestão de ativos digitais trabalhar com armazenamento em nuvem, esse trabalho é feito de maneira central. Ou seja, são exibidos sem nenhum tipo de problema com veiculação de mídia.

Hub de conteúdo

Essa estrutura central é importante, porque se apenas o gerente de marketing de uma fábrica de camisetas personalizadas sabe onde estão as pastas com imagem em outros tipos de armazenamento, torna-se uma informação isolada. Contudo, um sistema apropriado para esse gerenciamento evita o desperdício de todo o trabalho investido na criação de imagens.

Portanto, o hub de conteúdo permite que qualquer pasta, de qualquer tipo de arquivo, possa ser acessada por outra pessoa autorizada.

Soluções de armazenamento de arquivo

Algumas soluções temporárias que as empresas costumam usar não têm a mesma capacidade de um software exclusivo para a gestão de ativos digitais. É preciso muito trabalho e esforço para que elas se aproximem um pouco do que esses programas apropriados podem fazer.

Mesmo assim, faltariam funcionalidades imprescindíveis para uma boa gestão, tornando-as incompletas e até obsoletas. Perder tempo com elas é assumir um risco muito grande para o negócio, visto que a produção de conteúdos precisa acompanhar um ritmo de publicação que, se atrasado, pode comprometer toda a estratégia de marketing.

Os softwares que administram seus recursos digitais são feitos para atenderem a sua demanda e proteger os dados que você precisa, diferentes de outras soluções que podem, no máximo, serem usadas como temporárias.

Conclusão

O trabalho com a produção de conteúdo para diferentes canais e em diferentes formatos é primordial para as estratégias de marketing de qualquer negócio, como uma empresa terceirização de serviços de portaria. Muitos recursos são usados durante esse trabalho, como textos e imagens, sendo que eles devem ser preservados para que a marca possa produzir materiais adequados ao seu público e que as ajudem a atingir seus objetivos.

Tudo isso depende de uma boa gestão de ativos digitais, que como pudemos ver, trazem muitas vantagens para os negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.