Use o SEO para impulsionar suas redes sociais

Você já parou para pensar em como usar o SEO para redes sociais? Essa pergunta é necessária, principalmente tendo em vista que essa estratégia potencializa todas as ações de marketing digital de uma empresa.

Isso acontece porque plataformas, como Facebook e Instagram, conseguem aumentar o alcance da marca e o engajamento dos seguidores. Como consequência, os algoritmos do Google recebem um sinal positivo.

O uso do SEO é importante para qualquer negócio que deseja ter suas ações em marketing digital bem-sucedidas. Seu objetivo é fazer com que o site da marca apareça entre os primeiros resultados de uma pesquisa.

Essa otimização procura tornar as páginas mais autênticas, oferecendo credibilidade e autoridade, pois são requisitos mínimos dos buscadores. Isso porque eles prezam por uma boa experiência aos seus usuários.

Só que os sites de busca não são as únicas plataformas importantes para as estratégias de marketing, tendo em vista que as redes sociais também fazem parte de todas essas ações.

Então, como podemos aplicar a otimização do SEO nesses canais? Essa é uma pergunta que martela na mente de profissionais de marketing.

Pensando nisso, vamos mostrar como impulsionar essa prática nessas plataformas e como aumentar a relevância de uma marca nas redes sociais.

Entenda como SEO e redes sociais se relacionam

O Google não considera as redes sociais em seu fator de ranqueamento. Contudo, a relevância de uma marca nessas plataformas traz mais autoridade para o seu site.

Quem está sempre em busca de uma estratégia de marketing com bons resultados sabe que se ela for multicanal, a empresa terá uma presença mais sólida na web, e com isso se aproxima de um número maior de potenciais clientes.

Mesmo que uma empresa de blindagem de carros não esteja focada em SEO, se tiver um perfil bem construído em plataformas como o Facebook, consegue interagir com seu público, humanizar sua marca e gerar mais engajamento.

Em vista de tantos benefícios, muitas pessoas pensam em como aliá-las ao SEO para melhorar o ranqueamento. Só que isso não costuma acontecer na prática.

Porém, apesar de o Google não considerar as redes sociais, os links publicados neles que direcionam os seguidores para as páginas das organizações são levados em conta, o que ajuda a ranqueá-los melhor.

Isso não quer dizer que a companhia deve levar em conta o número de seguidores de seu perfil, pois mesmo que tenha milhares deles, não fará diferença para os critérios do Google. Porém, para o Bing, a autoridade do perfil nas redes sociais é fator de importância para qualificar a relevância do site da empresa.

Em outras palavras, o número de seguidores importa para o Bing, ao contrário do Google. E isso deve ser considerado, uma vez que esse buscador tem peso suficiente para as estratégias de marketing.

Com isso, podemos concluir que as redes sociais influenciam de alguma forma no SEO aplicado ao site de uma empresa transporte, por exemplo.

Como impulsionar o SEO nas redes sociais?

Então, até aqui, você já entendeu a relação entre o Search Engine Optimization e as redes sociais. Mas como trabalhar o impulsionamento dessas plataformas? Siga as dicas a seguir e saiba como fazer isso.

Aumentar o número de seguidores

Como falamos, para o Bing o número de seguidores conta, pois para ele isso está relacionado com a sua autoridade no perfil. Mas isso não quer dizer que você pode comprar seguidores, porque eles não serão engajados.

Para conquistá-los, é preciso conhecer bem a sua persona, pois dessa forma o seu negócio consegue trabalhar com conteúdos que atraiam a atenção dessas pessoas.

Também é possível investir em ferramentas de impulsionamento, pois ao fazer isso em uma publicação, ela chegará até o público-alvo, o que aumenta as taxas de conversão.

Otimizar o perfil

Otimize o perfil, fazendo com que ele cative o visitante, isso é fundamental para que o perfil de uma clínica de RPG alcance o sucesso nas redes sociais. Use uma foto de perfil que representa bem a sua marca e uma biografia que especifique bem o negócio.

Leve em conta a identidade visual, ou seja, cores e elementos que representam a empresa também devem ser usados nessas plataformas. O espaço da biografia é importante para incluir um link que direcione o usuário ao site, mas você também pode incluir outros tipos, como de seu canal no YouTube.

Qualidade dos conteúdos

Você pode usar as melhores e mais caras estratégias nas redes sociais, mas se o conteúdo não tiver qualidade, de nada vai adiantar. Mesmo que suas publicações circulem bem por um tempo, elas vão perder espaço para algo que seja mais relevante.

O ideal é que os fornecedores de matéria-prima para produtos de limpeza, por exemplo, façam uma boa pesquisa preliminar, definam e elaborem os temas, títulos e outros aspectos importantes para um bom conteúdo. Lembrando que eles podem ser:

  • Vídeos;
  • Fotos;
  • Textos;
  • Áudios;
  • Entre outros.

Independentemente do formato, eles precisam ser autênticos, pois é isso o que desperta o interesse das pessoas e dos buscadores. Isso significa que eles devem gerar valor.

Usar imagens e vídeos

As imagens enriquecem os materiais que você publica, mas não basta usar qualquer uma, é preciso otimizá-las. O nome do arquivo é uma informação de peso considerada pelos buscadores, portanto, ele deve descrever do que se trata.

Atente-se, também, para a definição do Alt Text, uma descrição mais aprofundada da imagem. É ele que aumenta a acessibilidade ao conteúdo, visto que ele ajuda a descrever as imagens para os deficientes visuais.

Construir link building

Os links externos potencializam o alcance do site e das redes sociais de uma empresa de material cirúrgico e todas as outras. Trata-se de uma integração entre todos os canais que a organização usa, por exemplo, o Instagram tem o link do blog, o blog dos perfis nas redes sociais, etc.

Além de direcionar os seguidores, o link building facilita o compartilhamento dos conteúdos. É assim que os buscadores percebem a qualidade do material e melhoram o posicionamento.

Como melhorar a relevância nas redes sociais

O consumidor moderno valoriza a empresa que tem mais relevância em seu mercado, o que pode ser traduzido como autoridade. Por meio das redes sociais, uma clínica de implante capilar consegue atingir o público e divulgar os seus serviços. E para impulsionar ainda mais a sua marca nessas plataformas, algumas dicas são:

Conhecer o seu público

Você conhece o seu público? Sabe quais são suas necessidades, problemas, desafios e do que ele gosta? Essas informações são importantes para criar materiais interessantes e relevantes para essas pessoas.

Se você não conhece o seu público, como vai saber o que ele quer ler, assistir, etc.? Se você tem uma loja virtual de brinquedos, não pode se direcionar às pessoas que estejam interessadas em consultoria contábil. Não faz sentido.

Oferecer benefícios e promoções

Ter autoridade nas redes sociais não é publicar muitos posts e esperar que as pessoas leiam. Mesmo que os materiais estejam de acordo com o interesse delas, é preciso torná-los irresistíveis.

Lembre-se de que no feed de notícias de cada seguidor existem diversos concorrentes disputando espaço. Trabalhe em cima de benefícios e promoções como cupons de desconto, ofertas, download de materiais, entre outras artimanhas que fazem a diferença.

Lembre-se de que a relação de consumo moderna se baseia em uma troca de interesses, ou seja, você oferece algo valioso para sua audiência e obtém um retorno positivo dela.

Visual consistente

É perfeitamente possível para uma empresa de digitalização de documentos imprimir toda a sua identidade visual nas redes sociais, visto que essas plataformas oferecem recursos para isso. Na foto de perfil, por exemplo, insira o logo da marca e use o layout da organização em cada publicação.

O aumento da sua autoridade nesses sites depende diretamente de fazer com que suas publicações sejam facilmente reconhecidas. Portanto, não deixe de lado as oportunidades de um visual que garanta os elementos da sua empresa.

Conclusão

Você tem um negócio, mas também é consumidor, certo? O que você pensa de uma empresa que não tem sequer um perfil nas redes sociais? Acha estranho e pode até duvidar de sua idoneidade e credibilidade, não é?

É assim que o seu público-alvo vai ver a sua marca (ou simplesmente não ver), se ela não estiver nas redes sociais. Porém, mais do que estar lá, é preciso fazer com que elas se aliem aos seus outros canais, como seu site.

O SEO otimizado para essas plataformas consegue tornar os seus perfis mais relevantes para os buscadores e, consequentemente, para outros meios que você utilize.

Com as dicas que demos aqui, temos certeza de que a sua empresa poderá empregar soluções melhores nessas plataformas, que trarão resultados mais promissores e positivos para a sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.