Saiba como o inbound marketing pode aumentar os seus leads 

No mundo dos negócios é imprescindível que as vendas sejam satisfatórias. Para isso, existe uma série de medidas para serem aplicadas, que surtem consequências positivas, uma delas é a estratégia de inbound marketing.

Com esse novo método, é possível substituir a maneira tradicional de fazer propaganda por uma nova. Isso porque essa técnica prevê a promoção do estabelecimento de modo online, ou seja, em blogs, redes sociais, entre outros. Além disso, o recurso é usado para impactar clientes qualificados, ou seja, aqueles com maior potencial de compra.

Sendo assim, aqui não é preciso ir atrás do consumidor, mas sim, simplesmente gerar a curiosidade nele, para que o seu estabelecimento seja procurado.

Entenda como funciona o inbound marketing

O inbound marketing é um método que procura gerar impacto nos indivíduos, principalmente, para que eles procurem pelo estabelecimento. O recurso é usado na internet e promove uma conexão melhor pelos canais digitais.

Sendo assim, o principal objetivo é atrair leads qualificados, que são pessoas interessadas na mercadoria ou no seu serviço. Com a técnica, esse indivíduo chega até o seu comércio sem que seja preciso a empresa usar modos de comunicação invasivos. Ou seja, não é preciso fazer ligações ou técnicas do tipo para que a empresa chegue até o negócio. A pessoa vai de encontro à empresa por livre e espontânea vontade.

Dessa forma, o objetivo da estratégia é construir formas de atrair essas pessoas, para que elas cheguem até o site da empresa sem precisar de uma comunicação invasiva. Nesse sentido, uma fábrica de camisetas personalizadas que usa o recurso vai atrair muito mais clientes interessados nas suas mercadorias do que antes. Dessa forma, a técnica ajuda no crescimento do negócio.

As vantagens do inbound marketing

Muitas pessoas ainda não acreditam na eficiência e nas vantagens que essa técnica proporciona para uma empresa. Pensando nisso, separamos os benefícios mais conhecidos, que são:

  • Redução do orçamento;
  • Leads qualificados;
  • Separação de público;
  • Comunicação com o consumidor.

A primeira vantagem diz respeito à redução do orçamento, isso porque não será mais preciso gastar tanto dinheiro para atrair as pessoas, o cliente vem por que se interessou pela sua mercadoria.

Sendo assim, o processo de venda ganha agilidade e consegue ser finalizado de forma mais rápida. Consequentemente, quem é atraído já tem interesse, sendo assim, ele é um lead qualificado.

Além disso, a técnica ajuda a separar o público, isso porque você só vai atrair pessoas que tenham relação com o ramo do seu estabelecimento. Assim, a equipe de vendas tem acesso somente a contatos que possam se tornar futuros clientes.

Por fim, a comunicação com o consumidor é melhorada, isso porque o lead é alimentado com conteúdos relevantes para ele. Assim, ele sempre está em contato com a empresa e você estabelece um diálogo.

Dessa forma, a pessoa sente mais confiança na empresa e também se sente mais confortável ao receber algum contato do time de vendas, estando mais aberta a ouvir as oportunidades que o vendedor está apresentando.

Desse modo, uma empresa de portaria e limpeza em Jundiaí, por exemplo, pode ter todos esses benefícios incluídos na sua estratégia, principalmente, se usar esse método dentro do seu estabelecimento.

Quais são as etapas do inbound marketing?

Importante ressaltar, ainda, que essa técnica de inbound marketing conta com cinco etapas para conseguir gerar um lead qualificado, são elas: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

1.   Atrair

Essa é a etapa em que o lead chega até o seu estabelecimento atraído pelos impactos da sua produção. Sendo assim, é importante que os conteúdos sejam criados de forma a chamar a atenção do consumidor.

Dessa forma, ele se sente encorajado para conseguir chegar até você, por meio de um conteúdo em que o interesse foi despertado. Por isso, é indicado que as produções sigam estratégias de SEO e sejam bem ranqueadas nos buscadores.

Nesse sentido, é criando conteúdo útil que uma clínica de fisioterapia vai conseguir atrair mais pessoas interessadas nos seus serviços.

2.   Converter

Essa etapa tem como finalidade motivar o consumidor a continuar no funil de compras, desse modo, você já chamou a atenção dele, agora é preciso que ele continue a consumir os seus conteúdos até que chegue no momento da compra.

Essa etapa é a ideal para que o estabelecimento obtenha informações sobre os seus visitantes, por isso, aqui pode ser usada uma pesquisa sobre engajamento, landing pages, questionários, entre outros.

Assim como uma moeda de troca, você oferece um conteúdo e em troca o usuário fornece os seus dados. Dessa forma, esses dados podem ser usados para construir a estratégia de uma forma mais assertiva, contribuindo para que as vendas aumentem.

3.   Relacionamento

Aqui você fica em contato com o seu cliente por meio de e-mails marketing e outras ferramentas. Isso é importante porque o cliente já está interessado no seu conteúdo, mas nem sempre aquele é o momento da compra.

Por isso, é importante manter um relacionamento com o consumidor, sempre fornecendo conteúdos. Assim, ele não se esqueçe de você e continua o caminho pela jornada de compra.

Sendo assim, uma empresa de serviços de contabilidade deve sempre manter contato com os seus leads, para que no futuro ela não perca vendas e o seu cliente se lembre sempre dela.

4.   Vender

Essa é a fase que tem mais interesse para a empresa, as vendas. Aqui você se certifica que tudo o que está fazendo está dando resultados. Se as outras etapas forem bem sucedidas, o próximo passo do lead é concluir a compra.

Além disso, aqui você mantém o consumidor com conteúdos que o direcionem para as vendas. Essa é a última etapa do funil, então, depois de tanto nutrir o lead, é aqui que você realmente vê o resultado no aumento de vendas.

Dessa forma, uma empresa de paisagismo precisa realizar todas as etapas anteriores para que o seu lead chegue na etapa de venda. Sendo assim, nenhuma fase anterior pode ser menosprezada, principalmente, para não afetar o desempenho dos negócios.

5.   Analisar

Por fim, olhe para todas as etapas, pegue as métricas e faça uma análise. Essa etapa é importante para que a sua estratégia seja bem construída e você identifique falhas e acertos. Além disso, você analisa quais são as etapas que estão gerando conversão.

Sendo assim, uma escola infantil em São Paulo não pode deixar de analisar seus dados de inbound marketing para conseguir aperfeiçoar a sua estratégia.

Saiba como converter os leads

Para que toda a estratégia dê certo, é preciso que o estabelecimento chame a atenção do lead. Sendo assim, é preciso usar alguns métodos para que isso ocorra.

Use landing pages

Essas são páginas usadas para atrair um cliente, aqui você pode anunciar uma promoção ou um conteúdo que seja relevante para o usuário, em troca ele fornece alguns dados. Assim, essa é uma forma para que seja possível converter um lead.

Dessa forma, uma clínica de medicina do trabalho pode inserir em seu site uma landing page para completar a sua estratégia.

Faça promoções

Se você deseja chamar a atenção do usuário, nada melhor do que criar uma promoção para que os visitantes fiquem interessados. Assim, você atrai os clientes que chegam até você, interessados pelos seus produtos e na sua empresa.

Use as redes sociais

As redes sociais são grandes aliadas na construção da sua tática, já que a maior parte dos leads utilizam as plataformas. Sendo assim, não deixe de usar essas ferramentas na estratégia de inbound marketing. Assim, você consegue divulgar melhor as suas mercadorias e também constrói uma relação de proximidade com o seu público por lá, já que nesses canais é possível interagir com os seus clientes.

Crie um site

Um site vai te ajudar na postagem de materiais, ele vai ser crucial para que o seu visitante conheça você e se interesse por seus produtos. Além disso, com ele você pode usar estratégias de SEO.

Assim, os seus conteúdos ficam melhor posicionados nos mecanismos de busca, bem como aumentam a visibilidade do seu negócio, atraindo mais leads.

Use o e-mail

A maioria dos materiais úteis que você vai apresentar para o seu visitante vão ser por e-mail, sendo assim, não dá para deixar de fora essa ferramenta. É por meio dela que você informa seus consumidores sobre promoções, eventos e oportunidades únicas.

Por fim, se você deseja ter mais sucesso no seu estabelecimento, é indispensável que você use esse método, com ele você vai conseguir alcançar pessoas que realmente se interessam pela empresa.

Nesse sentido, o comércio vai poder usar o seu tempo com pessoas que realmente têm a possibilidade de fazer uma aquisição, e como consequência vai diminuir os gastos e elevar as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.