Veja como criar um podcast corporativo

Um dos formatos mais utilizados para entreter as pessoas atualmente é o podcast corporativo. Podemos considerar que esse formato está em uma verdadeira ascensão, onde inúmeros programas vêm surgindo com uma grande frequência.

Os podcasts são programas que são disponibilizados em áudio. As pessoas conseguem ter acesso a esse formato em plataformas específicas, onde o material é consumido sob demanda. Em outras palavras, um podcast pode ser consumido na hora que o usuário quiser.

Devido ao fato das pessoas se interessarem cada vez mais por esse formato, as empresas começaram a pensar em formas de usá-lo para divulgação de produtos ou serviços, e é dessa forma que surgiu o podcast corporativo.

Trata-se de uma alternativa para que negócios especializados em armazenagem e gestão de documentos, por exemplo, usassem o podcast para mostrar ao público a importância de fazer esse gerenciamento.

De acordo com um levantamento feito pelo Statista, em 2022, 40% das pessoas que foram entrevistadas disseram que têm o hábito de ouvir podcasts. Através desse dado, já é possível ter uma noção sobre a popularidade do formato.

Com diversas formas de narrativa e um investimento baixo para começar, consequentemente bons resultados podem ser gerados, tanto para captação de leads ou melhorar o relacionamento com os colaboradores da empresa.

Considerando que esse tipo de entretenimento é capaz de agregar em uma determinada estratégia, desenvolvemos esse artigo com o objetivo de ir mais a fundo sobre o podcast corporativo.

Além disso, vamos tratar de questões como os benefícios, o momento ideal para investir e os formatos que você pode usar na sua empresa. Confira:

O que é um podcast corporativo?

Resumidamente, um podcast corporativo é a mesma coisa que um podcast comum, mas já é de se imaginar, o corporativo é produzido por uma empresa focada ou conectada aos produtos e serviços que ela comercializa.

O tipo de programa, formato e até o modelo de narrativa podem ser iguais, contudo, independentemente da pauta, o assunto deve estar ligado com a parte comercial da empresa.

Isso faz com que, de alguma forma, fabricantes de lacres de segurança passassem a ser vistos com outros olhos, dando mais importância ao segmento.

Pensando em termos de marketing, adotar um podcast corporativo pode ser uma ação de topo de funil que visa encontrar pessoas que estão no processo de descoberta do problema.

Para o setor de Recursos Humanos de uma empresa, pode ser um conteúdo de estratégia de marca empregadora.

No geral, ainda há muitas outras aplicações. Por exemplo, tudo vai depender do objetivo que a empresa de funcionários terceirizados deseja alcançar.

Outro fator que chama bastante atenção nos podcasts são as diversas opções de formato que possui. Dentro desse tipo de entretenimento, é possível fazer:

  • Entrevistas;
  • Programas roteirizados;
  • Reportagens;
  • Documentários;

Inicialmente, o processo para definir qual vai ser o formato do podcast pode parecer um pouco difícil diante de tantas opções disponíveis.

Mas o fato é que pensar no formato e entender qual é o que mais faz sentido com o seu público é o que tornará o conteúdo mais interessante. É por esse motivo também que os podcasts corporativos não se baseiam apenas em benefícios e estratégias de uma empresa.

Assim como qualquer outro conteúdo que é desenvolvido para a atração de leads, é extremamente importante que ele entregue valor para quem está ouvindo.

Ou seja, se você desenvolve um material que aborda a importância do ERP para indústria química, é necessário que a abordagem seja feita da melhor maneira possível.

Quais as vantagens por trás desse investimento?

Como já foi dito anteriormente, o podcast tem se tornado uma das opções principais de entretenimento dos internautas. A partir do momento em que uma empresa decide que irá investir nessa mídia, é importante trabalhar para obter uma audiência cada vez maior.

Além disso, com esse formato você pode alcançar pessoas que dificilmente teriam contato em redes sociais ou blogs. Ter esse tipo de alcance, inclusive, é essencial para consultoria em gestão de vendas, que precisa ter uma base de clientes para manter a lucratividade.

Entretanto, esse não é o único motivo que faz valer a pena ter um podcast corporativo na sua empresa. A redução de custos para fazer um bom marketing é uma outra vantagem promovida pelo entretenimento.

Marketing de baixo custo

Inicialmente, para conseguir uma boa qualidade de gravação, não é necessário altos investimentos. Na verdade, o maior será no tempo e aprendizado sobre a produção do conteúdo e uso das ferramentas.

Felizmente no mercado já existem bons microfones com preços acessíveis, inclusive você pode usar o próprio fone de ouvido para captar o áudio. Ou seja, ao contrário do que as pessoas pensam, que para falar sobre programa de vendas para restaurante e outros assuntos exige uma série de equipamentos, na verdade começar do básico é o primeiro passo para o sucesso.

Obviamente, ao optar pelas marcas que já são reconhecidas no mercado, a qualidade do podcast será bem melhor. Outro ponto interessante que precisa ser mencionado são as ferramentas de edição, das quais já existem as opções gratuitas que também são capazes de proporcionar uma boa qualidade.

A distribuição do conteúdo também é outra ação que pode ser realizada gratuitamente. Com a ferramenta Anchor, você pode fazer o upload de um único episódio, e ele ficará responsável por distribuir para as principais plataformas que abraçam o podcast.

Mais autoridade

Ao decorrer deste artigo, também mencionamos a importância de ter um podcast corporativo com conteúdos de valor.

Para esse tipo de mídia, as pessoas estão mais interessadas em receber um ensinamento válido e interessante, do que serem convencidas a fazerem algo.

Portanto, ao investir na qualidade do seu conteúdo, você automaticamente estará gerando reconhecimento para a sua marca, o que é essencial para uma empresa terceirizada de TI que busca ganhar reconhecimento na área.

A partir do momento em que uma empresa consegue ter ouvintes satisfeitos e interessados pelo o que o podcast pode propor, naturalmente consegue aumentar as chances de que eles possam ver o seu negócio como autoridade no assunto.

Diversificação de abordagem

Quando o assunto é marketing, sabemos que, antes de tudo, o básico deve ser feito para garantir uma base sólida. É possível notar que as empresas estão adotando essa prática cada vez mais, e as chances de que o seu negócio esteja fazendo mais do mesmo são grandes.

Sendo assim, o investimento em um podcast corporativo pode ser uma forma interessante de gerar um conteúdo diferente, que fuja do padrão do nicho de mercado em que a sua empresa atua.

A maneira que você irá fazer a sua abordagem no podcast pode se tornar um fator de atenção para a audiência na qual você deseja se comunicar.

Caso você comece o programa utilizando palavras-chave como “sistema de automação comercial preço”, por exemplo, é bem provável que consiga a atenção do internauta ao longo do programa.

Por que investir em um podcast corporativo?

Dentro do mundo dos negócios, decidir qual a estratégia a ser tomada é um passo muito importante e deve ser, mais do que tudo, bem pensado. Isso porque o desenvolvimento de uma ação como essa geralmente obtém retorno apenas a longo prazo.

Caso você já tenha o desejo de ter um podcast corporativo, mas não sabe se é o momento certo para o investimento, separamos alguns motivos que tornará mais fácil a sua decisão.

Para conquistar novos públicos

O podcast é capaz de atrair um público diferente, ou seja, se a sua empresa achava que poderia trabalhar apenas com um tipo, o podcast é capaz de provar que o seu negócio pode atingir novas personas.

Algumas pessoas podem não usar as redes sociais, mas ao navegar no site da empresa e se interessar pelo conteúdo, automaticamente pode criar um tipo de conexão com o negócio.

Para ter fãs da marca

É natural que algumas pessoas criem um relacionamento forte com certas marcas, se tornando fãs. Na maioria das vezes esses clientes desenvolvem um amor pela empresa e vão defendê-la, indicar seus serviços e gerar engajamento espontâneo.

Como usar essa mídia na empresa?

Como você provavelmente já sabe, o podcast é um entretenimento que aceita uma série de abordagens e formatos na sua construção. Para a versão corporativa, especificamente, é interessante pensar em opções que fazem sentido, isto é, que vá de acordo com as características do público-alvo.

Por esse motivo que o podcast pode ser aplicado de diversas maneiras na sua empresa e na sua estratégia de marketing. Os meios de aplicação são:

  • Entrevistas com experts e colaboradores;
  • Despertar o desejo de outras pessoas trabalharem na sua empresa;
  • Treinamento de colaboradores.

Portanto a empresa acaba tendo que escolher qual a maneira que vai mais de acordo com o objetivo atual do negócio. Ou seja, se ela busca aumentar o seu quadro de funcionários, deve abordar conteúdos que despertam o desejo de atrair novos colaboradores.

Conclusão

Considerando que estamos em uma era cada vez mais digital, adotar o podcast como parte das estratégias faz com que a empresa seja vista e considerada moderna.

Hoje, além de ser moderno, os gestores de uma empresa precisam ter cartas na manga para se destacar em um determinado segmento, e o podcast é, com certeza, uma ótima alternativa para alavancar os seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.