Dicas para alavancar as vendas com as redes sociais

As redes sociais são compostas por empresas e pessoas de dentro e fora da internet, permitindo que seus usuários se conectem por ter objetivos, interesses ou valores em comum. A grande entrada da internet em nossas vidas deu força para surgirem redes como Instagram, Twitter, TikTok e Facebook.

Com a predominância do mundo online, sua influência em nossas vidas se torna enorme, principalmente com o marketing digital e a transformação digital tão presentes. Hoje, mais de 3,8 bilhões de pessoas em todo o mundo estão conectadas de alguma forma ao mundo virtual. É um número que tende a crescer devido a dinâmica de constantes melhorias dessas plataformas e o surgimento de outras.

Neste artigo você vai aprender mais sobre as redes sociais e seus benefícios, vendo como elas podem ser importantes para alavancar vendas.

O que são redes sociais?

Tratam-se de facilitadores de conexões sociais que podem ocorrer entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham os mesmos valores ou interesses. Esse foi um conceito ampliado altamente pela internet e a criação das mídias sociais, pois antes de representar tudo que conhecemos hoje, uma rede social era apenas um grupo de pessoas relacionadas entre si.

Pense em seus colegas de trabalho de uma empresa de suporte de TI ou mesmo amigos de faculdade ou da família. Cada um desses grupos é uma rede social que você tem. Mesmo com o conceito amplificado após a revolução digital, a premissa continua a mesma dentro das mídias que usamos.

Podemos concluir que a principal função de uma rede social é conectar pessoas no mundo virtual, seja para manter as conexões já existentes ou para construir novas.

É impossível negar o sucesso obtido pelas redes sociais que conhecemos e como elas fazem parte das nossas vidas, como Facebook e WhatsApp. Fica difícil pensar nossas interações sociais sem a presença delas e isso mostra a força dessas plataformas que tomam conta do mundo como o conhecemos.

Quais os benefícios das redes sociais para empresas?

Se para usuários comuns as redes sociais são meios de criar conexões e se manter perto de pessoas conhecidas, para as empresas existe toda uma perspectiva estratégica. Estar nessas plataformas, para uma empresa de estruturação financeira, por exemplo, é quase que uma obrigação desde que a transformação digital se tornou realidade.

O motivo para tudo isso é simples: os consumidores estão nelas. Dessa forma, ter uma página nas redes sociais é se fazer presente, comunicar-se e manter um relacionamento com o público.

Para quem deseja alavancar as vendas nas redes sociais, mostramos a seguir os principais benefícios dessas mídias que as tornam importantes e fundamentais nesse sentido. Confira.

Expor a marca de maneira segmentada

São milhões de usuários que acessam as redes sociais diariamente, mostrando que sua empresa pode ter grande visibilidade.

Aparecer é útil, mas ter a visibilidade pelas pessoas certas é o grande segredo. Cada marca conta com seu público-alvo específico, e nas redes sociais é possível entrar em contato com ele.

É o que chamamos de segmentação, um trabalho que as empresas fazem diariamente ao tentar se comunicar. Vários fatores podem ser aplicados, como:

  • Tom de voz;
  • Posicionamentos;
  • Identidade visual;
  • Tipo de discurso.

Pensando na segmentação, é possível ainda veicular anúncios por meio de ferramentas que permitem segmentá-los, falando da forma certa com quem tem interesse em ouvir.

Criar um posicionamento forte no mercado

Marcas como serviços de contabilidade em SP não precisam apenas expor suas soluções, mas também seus ideais e valores. Assim, o posicionamento diz muito sobre como uma empresa lida com seu mercado e seus consumidores, e as pessoas esperam isso da empresa. Estando nas redes sociais, existem muitas formas de se posicionar de maneira efetiva para seu público.

Uma empresa forte, com um posicionamento adequado, tem as ferramentas certas para criar uma identidade bem definida, o que se estende à comunicação com o público.

Manter o relacionamento com o público facilmente

O relacionamento com o público deve ser uma prioridade para as organizações, pois não basta só vender ou praticar bons preços, é preciso estar perto do público.

Nas redes sociais é possível manter esse relacionamento de forma natural e cotidiana, devido às possibilidades de postagens e conteúdos oferecidos.

Já o consumidor fica com todo esse conteúdo em sua linha do tempo diariamente. Entre as principais preocupações que uma empresa deve ter, estão:

  • Realizar publicações regulares;
  • Interagir com o público nas postagens;
  • Aplicar as redes sociais como canal de atendimento;
  • Criar conteúdos para entregar valor ao público.

Uma consultoria em gestão de empresas valoriza ao máximo o relacionamento com seus seguidores em suas redes sociais.

Criar conteúdo capaz de engajar e gerar interações

Criar conteúdo é uma necessidade nas redes sociais, pois as empresas não conseguem se manter ativas nessas plataformas se não tiverem algo a oferecer para seu público.

Com as publicações são geradas interações, como curtidas, comentários e reações, que devem ser incentivadas pela marca. Tudo isso leva a uma das principais conquistas que a rede social proporciona: o engajamento do público.

Contar com um bom número de seguidores é ótimo para uma empresa, mas não é a melhor métrica se eles não interagirem. Invista em conteúdos capazes de gerar curtidas, comentários e compartilhamentos, pois são eles que impactam o usuário.

Perceba o engajamento como usuários que interagem nas redes sociais e que tem potencial de se tornarem clientes reais.

Prospectar novos clientes

Como sua empresa de cabeamento estruturado de telefonia e rede pode ser relevante em um mercado tão competitivo?

As redes sociais são canais muito completos, que podem ajudar no processo de prospecção de novos clientes.

Quando surgirem novos seguidores em suas contas, é uma grande chance de entender quem são essas pessoas e como seu negócio pode contribuir.

Com curtidas e comentários voltados para certas publicações você começa a coletar mais informações sobre quem está do outro lado e sobre seu interesse em suas ofertas.

Tendo mais informações sobre esses usuários, maiores são as chances de identificar quem está pronto para a conversão.

Assim sendo, as redes sociais também ajudam a otimizar o processo de qualificação de leads, aumentando a precisão na abordagem com um conhecimento prévio de quem é o consumidor.

Aumentar o tráfego

Contar com uma página de sucesso em redes sociais também pode aumentar o tráfego de seus sites e blogs. Uma vez que a presença digital é muito importante, gerando conteúdos de alto engajamento, a tendência é que mais consumidores em potencial procurem pelo seu negócio de assistência técnica perícia trabalhista.

Ouvir os consumidores

O termo feedback está cada vez mais popular no mercado, seja para equipes de RH, profissionais de marketing ou ainda para saber o que o seu cliente pensa sobre a marca.

Já que a ideia é sempre melhorar a experiência proporcionada aos seus consumidores, é preciso conhecer suas demandas, dores e preferências. Muito mais eficiente que as pesquisas, as redes sociais surgem como uma plataforma ideal para esse contato.

Se você quer uma forma mais natural e orgânica de ouvir os usuários, uma publicação no Facebook pode ter uma série de comentários relevantes, ou stories no Instagram que podem realizar enquetes dinâmicas e simples de serem respondidas.

É preciso responder questões como quais são os produtos que despertam mais interesse dos consumidores de uma empresa de sistema de gerenciamento bares e restaurantes e quais os formatos de conteúdo que geram mais engajamento.

Perguntas como essas podem ser respondidas com precisão ao acompanhar o comportamento dos seus seguidores.

Fazer mais vendas

Com todos os fatores que já citamos que indiretamente já te ajudam a fazer mais vendas, as redes sociais podem diretamente te ajudar a fechar mais negócios.

Um trabalho bem-feito no Instagram pode ajudar a tornar a jornada de compra ainda mais fácil. Estar presente na plataforma pode aproximar o consumidor da sua decisão final, acelerando o ciclo de vendas em sua empresa de declaração de importação.

Comece a fazer Social Ads

Social Ads são aqueles anúncios nas mídias sociais que se aproveitam das características sociais da internet para atingir uma determinada audiência.

Os anúncios são parte da nossa vida desde muito tempo, seja na televisão ou em revistas. Nesse sentido, os Social Ads vieram para oferecer conversas diretas com o público-alvo por meio de segmentações mais precisas.

Cada rede social como Instagram, LinkedIn, Twitter e Facebook, tem seu próprio tipo de anúncio. É possível pagar por clique no anúncio, por visualização ou até por conversão. Tudo vai depender dos seus objetivos e orçamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.