Bom newsletter ajuda empresa a vender mais

Criar um bom newsletter pode ser algo bem vantajoso para a marca que deseja ter um relacionamento melhor com o seu público e garantir que ele receba conteúdos de qualidade incentivando-o à decisão de compra.

Nos últimos tempos, fomos apresentados a diversos conceitos e termos diferentes dentro do universo empresarial, mas que chegaram para mudar por completo a maneira como as marcas trabalham, posicionam e se relacionam.

O termo newsletter, em inglês, é muito usado dentro do universo da comunicação, principalmente por quem trabalha com jornalismo e publicidade. Há quem diga que vivemos na era da informação, onde a todo momento somos apresentados a um novo dado ou a uma nova informação.

A informação se tornou algo valioso para as marcas e para os consumidores, pois é através dela que eles conseguem conhecer a fundo a marca que consome ou que pretende consumir, tornando sua jornada de compra mais saudável.

Muito se fala sobre o marketing de conteúdo, que tem como objetivo principal produzir e divulgar conteúdos que focam em ajudar o usuário a resolver um problema ou esclarecer uma dúvida através dele.

Se você entrar no site do melhor despachante aduaneiro logística da cidade, por exemplo, verá que existem páginas dedicadas apenas à produção de conteúdo justamente para ajudar os usuários a entenderem mais sobre seus produtos ou serviços.

Entretanto, existem diversas maneiras de fazer isso e ainda usando ferramentas que estão à disposição de qualquer marca e são de fácil acesso tanto para o empreendedor quanto para o usuário que consome esse conteúdo.

Por isso, hoje iremos a fundo no conceito do newsletter para que você conheça mais sobre como ela é importante para qualquer negócio, os benefícios que traz e como você pode produzir a sua de maneira simples e acessível.

Entenda o que é um newsletter

O newsletter é encaminhado para usuários que se cadastram com interesse em recebê-los. Os materiais são enviados periodicamente por e-mail para esses usuários. Pense que a melhor assessoria contábil para abertura de empresa deseja produzir mais conteúdo para atrair novos clientes e fazer com que o público entenda mais sobre esse segmento de mercado.

Pois bem, a empresa irá oferecer um newsletter dentro de um período de tempo, que pode variar bastante de marca para marca. Ela pode ser enviada toda semana, quinzenalmente ou até mesmo mensalmente.

Os usuários interessados irão realizar um cadastro no site da marca ou até mesmo através das redes sociais, fornecendo seus dados pessoais e, obviamente, seu e-mail para que o newsletter seja enviado.

Lembrando que esse é um processo gratuito, ou seja, o usuário não paga nada para a empresa para receber a newsletter. É uma forma que o usuário tem de se manter bem-informado e da marca de atrair novos clientes.

Os temas podem ser variados, desde que sigam o nicho de mercado. Uma empresa que fornece consultoria para licenciamento ambiental pode produzir uma falando sobre a importância do serviço nos dias atuais e como ele está impactando o mundo empresarial.

O importante aqui é entender que o newsletter serve como um conteúdo que é produzido exclusivamente para os usuários que se cadastram para recebê-lo e que servirá para deixá-los ainda mais engajados com o seu segmento.

Benefícios de produzir um newsletter

Muitos se questionam sobre os benefícios de produzir um newsletter nos dias de hoje, visto que poucas pessoas leem grandes textos e alguns ainda acreditam que o e-mail já não é mais uma ferramenta tão usada.

Mas isso, na verdade, é um grande mito, pois o e-mail continua sendo uma das principais ferramentas de comunicação, e os textos continuam sendo uma das melhores maneiras de educar o seu público e fazer com que as pessoas aprendam algo novo.

Uma empresa de consultoria e treinamento em segurança do trabalho entende que o bom relacionamento com seus clientes surge do cuidado e da produção de conteúdo como o newsletter, que traz diversos benefícios para o empreendedor e para o usuário.

As pessoas já não estão mais à procura de uma empresa que apenas ofereça um produto ou um serviço, mas estão em busca de uma empresa que ofereça uma experiência boa do início ao fim do processo de compra.

Por isso, contar com um newsletter pode fazer toda a diferença nesse processo, trazendo benefícios como:

  • Melhor relacionamento com os clientes;
  • Qualificação de leads;
  • Maior taxa de conversão;
  • Segmentação de público;
  • Construção de autoridade;
  • Fácil contato com os clientes.

Isso mostra que um newsletter chegou para mudar completamente a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes e os benefícios apresentados acima também servem como motivos para te convencer da qualidade dessa estratégia.

Muitas pessoas buscam por motivos razoáveis para investir em uma estratégia digital, e os da lista acima são os que podem te convencer a entender como ter um newsletter pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Seja em um negócio de outsourcing de TI empresas ou até mesmo em uma marca de produtos de beleza, a newsletter pode ser uma grande virada de chave para o sucesso do seu negócio.

Saiba como fazer seu newsletter

Partindo para a prática, chegamos ao momento onde colocamos a mão na massa e produzimos um newsletter. Para te ajudar com isso, selecionamos alguns passos essenciais e que não podem ficar de fora da sua.

As dicas a seguir servem para todo e qualquer tipo de negócio que deseja criar o seu newsletter e também para aqueles que já possuem um, mas desejam mudar algo. Sendo assim, confira logo abaixo:

Defina um objetivo

A primeira coisa a ser levada em conta é o seu objetivo com um newsletter se com ela você deseja apenas divulgar a sua marca ou levar o usuário para o seu site com o intuito de que ele compre o que você oferece.

Assim como um profissional de antecipação de recebíveis para empresas sabe qual o seu objetivo e por isso obtém sucesso nele, é preciso saber qual o objetivo de seu newsletter para que ele seja produzido da maneira correta.

Isso porque, dependendo do objetivo com ela, sua construção e até mesmo sua linguagem de escrita será diferenciada, tudo isso para que os objetivos traçados sejam devidamente alcançados.

Tenha um prazo estabelecido

Como mencionamos anteriormente, o newsletter é um conteúdo enviado periodicamente para os usuários que desejam recebê-lo, e estabelecer esse prazo é essencial para o sucesso da estratégia.

Para saber se o melhor intervalo é a cada 7, 15 ou 30 dias, pergunte para aqueles que irão receber o conteúdo, seus possíveis clientes. Faça uma pesquisa de campo e entenda qual período é mais válido para eles e também para a sua empresa.

E lembre-se de contar sempre com uma ótima organização de documentos para que todos os conteúdos estejam prontos para serem enviados na data correta, respeitando o prazo e a atenção dos seus usuários.

Crie um bom layout

Por fim, mas não menos importante, as pessoas estão cada dia mais atentas à questão visual dos conteúdos que consomem. Sendo assim, o próprio newsletter começou a receber uma atenção especial em sua produção.

Existem diversas ferramentas de design disponíveis na internet com modelos de newsletter já prontas para que você consiga usá-las dentro da sua empresa, entregando um ótimo material e também uma boa estruturação.

Essas são apenas algumas de diversas dicas que podem te ajudar a construir um newsletter de sucesso, mas que já fazem toda a diferença no processo de criação da sua marca.

Considerações finais

A comunicação é algo essencial para toda e qualquer empresa, pois construir um relacionamento com os clientes é o que garante o sucesso de muitas marcas nos dias de hoje, e felizmente é possível contar com estratégias como um newsletter para ajudar nisso.

Dessa forma, com o newsletter você consegue educar o seu público e ainda aumentar as chances de atrair novos clientes que poderão se fidelizar ao seu negócio e até mesmo indicá-lo para outras pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.