Melhore a comunicação com seus funcionários

É comum ouvir no mercado de que um dos maiores desafios de uma empresa é saber como se comunicar corretamente com o seu público. Afirmação verdadeira, mas existe outro público que carece de uma atenção especial que são seus funcionários. São eles que destacam o valor de um time.

E isso é válido tanto para quem procura pelo auxílio de uma assessoria contábil para abertura de empresa, facilitando os primeiros passos a serem dados pelo seu negócio, como também para a experiência de um cliente ao ser recebido por um vendedor de bolo.

Tratamento especial que é responsável por criar uma conexão entre esse cliente e o negócio, algo importante até mesmo para o futuro do empreendimento, permitindo que ele consiga crescer dentro do seu segmento, tudo isso a partir de uma boa conexão externa.

Mas para que seja possível criar esse laço externo antes é necessário estabelecer uma relação positiva com o público interno de um negócio, o que passa pelos funcionários diretos, terceirizados, parceiros comerciais e até mesmo os seus fornecedores.

Hoje existem até mesmo índices comparativos desenvolvidos para compreender a relação de uma companhia com o seu público interno, sendo reconhecido como um local positivo para se trabalhar. Cenário que pode ter início na forma que tal empresa estabelece uma boa comunicação com essa audiência interna.

O valor da comunicação interna

Contar com bons serviços de comunicação é algo importante na indústria, sendo então um tópico que merece ser visto com atenção de forma a otimizar os resultados a serem obtidos por um empreendimento, tudo através das conexões feitas pela empresa em sua área.

Mas além da atenção ao público externo, com destaque para os seus clientes, por exemplo, existe uma valorização adequada a ser tomada em relação à sua audiência interna, nesse caso os profissionais que atuam de forma cotidiana junto a tal negócio.

Time esse que pode ser responsável por um número amplo de atividades dentro de uma companhia, o que inclui a organização de arquivos, serviços financeiros, práticas de marketing e vendas, além de todo tipo de ação capaz de otimizar as ações de um negócio.

Mas para que cada uma das atividades citadas possa ocorrer da melhor forma possível, é importante estabelecer uma boa linha de comunicação com os profissionais responsáveis pela execução de tais atividades, informando-os de seu valor para a companhia.

Até porque um trabalho interno mal realizado pode resultar em uma situação preocupante para o futuro da empresa por meio de uma imagem negativa. Para evitar esse tipo de cenário é importante então estabelecer uma relação de confiança e equilíbrio junto ao seu time de funcionários.

E se existe uma razão para estruturar essa comunicação interna de uma companhia é por causa dos benefícios que a companhia pode obter ao desenvolver uma boa relação nesse sentido.

Benefícios da comunicação interna

Qualquer tipo de decisão em uma empresa pode trazer consequências para diversas equipes presentes em tal empreendimento, como recorrer a uma antecipação de recebíveis para empresas, aumentando os recursos financeiros disponíveis.

Permitindo, por exemplo, a adoção de ações mais diretas que possam otimizar ou até mesmo expandir as atividades de um negócio. Sendo importante então saber como informar a essa audiência interna sobre tudo o que está ocorrendo junto a tal companhia.

Ação que pode garantir um número amplo de vantagens comerciais, entre elas:

  • Aumento na produtividade;
  • Melhor clima organizacional;
  • Integração otimizada da equipe;
  • Menor rotatividade de profissionais.

Cada um desses pontos tem sua importância para o sucesso de uma companhia junto ao seu campo interno. E é a partir dessa melhor performance de funcionário que o empreendimento pode obter um desempenho aprimorado em relação aos seus clientes.

Ou seja, contar com uma equipe profissional de qualidade pode fazer com que uma empresa consiga até mesmo amplificar o seu número de vendas. E para se contar com o total empenho desse time é importante saber como melhor se comunicar com ele.

Algo a ser conquistado com o auxílio de uma série de estratégias que podem ser adotadas, visando essa comunicação diferenciada de uma empresa com os seus funcionários.

Como melhorar o contato com seus funcionários?

Já ficou claro a importância de saber como se comunicar com o seu time profissional, mantendo assim o acesso a bons resultados em uma empresa. É preciso agora saber como estabelecer essa comunicação de qualidade através dos seus canais internos.

O que pode ser conquistado a partir das seguintes estratégias:

Planejamento de comunicação

Para trabalhar com qualquer tipo de objetivo em uma empresa é essencial contar com um auxílio de um bem desenvolvido plano de ação. O que passa por um plano de vendas, produção, marketing ou qualquer tipo de propósito almejado por uma companhia.

Situação que não é muito diferente quando falamos sobre soluções de comunicação, sendo preciso trabalhar junto da configuração de servidor de e-mail, ou então do aperfeiçoamento de qualquer tipo de ferramenta necessária para criar tal diálogo.

E para que esse plano de comunicação seja o melhor possível é importante verificar o tamanho da empresa, as características do seu time profissional ou até mesmo os canais mais adequados de se trabalhar com a sua equipe, de acordo com o perfil de tal grupo.

Comunicação transparente

Independentemente do método de comunicação definido durante a realização de um plano estratégia, é importante que esse diálogo seja o mais claro possível, informando ao público as suas expectativas e recebendo como resposta qualquer tipo de dado levantado.

Informando a essa audiência qualquer tipo de mudança a ocorrer na empresa, ou até mesmo a necessidade de otimizar os efetuados por sua empresa de consultoria e treinamento em segurança do trabalho.

Menor burocracia

Outra solução nesse sentido é estabelecer uma comunicação direta com os seus funcionários. Isso quer dizer tornar menos burocrática possível essa conexão a ser estabelecida.

O que inclui o estímulo para que os diferentes setores de uma companhia possam comunicar-se entre si, discutindo até mesmo dados que sejam de importância para ambos, como as informações sobre clientes que serão analisados pelo time de marketing e vendas.

Comunicação aberta ao público

Além da clareza em uma comunicação, conforme citado anteriormente, é importante garantir a sua audiência interna que os canais de diálogo da empresa funcionam para os dois lados, de forma a escutar as necessidades e demandas de tal público.

Para que assim seja possível adotar estratégias que sejam otimizadas para garantir a melhor performance de tal equipe, como a locação de ônibus executivo para transportar esses profissionais, após ouvir de tal grupo as reivindicações ali levantadas.

Uso de canais variados

Por fim, destaca-se a utilização de canais diversos, acompanhando o avanço tecnológico que se apresenta em relação aos métodos de comunicação. Existindo um destaque especial para os canais digitais, como por meio das redes sociais.

Até mesmo um grupo fechado no WhatsApp pode ser considerado com uma boa estratégia comunicacional, para facilitar a veiculação de informações ou até mesmo tarefas a serem executadas dentro de uma companhia.

Fora a facilidade de se estabelecer contato com cada profissional de forma individual, como no recebimento através dos canais digitais um atestado médico ocupacional por parte de um profissional que por motivos diversos tenha de se afastar do seu trabalho.

Seja qual for o motivo das conversas a serem mantidas, instituir bons canais de comunicação é algo essencial para que uma companhia conquiste a melhor performance possível por parte dos seus funcionários.

E é a partir dessa comunicação interna que o diálogo externo com os seus clientes pode ser trabalhado, sendo importante então saber como trabalhar com isso, de forma a alcançar benefícios até mesmo a longo prazo em relação à gestão de um negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.