Conheça boas ficas para encantar clientes

Saber encantar clientes é essencial para todo e qualquer tipo de negócio, afinal, nenhuma marca existiria ou se manteria de pé no mercado, pois eles sustentam as empresas com suas compras.

Muito se fala sobre conhecer bem os seus clientes e manter um bom relacionamento, isso porque eles são mais do que números para uma empresa, são pessoas que podem voltar a consumir, avaliar sua marca e indicá-la para amigos e familiares.

Por isso, com o passar do tempo as empresas começaram a ver os clientes como o seu maior bem aquisitivo. Entretanto, entender isso não é o bastante, pois limita apenas ao conceito e a teoria. Precisamos colocar isso em prática através de atitudes que demonstrem o valor deles para a marca.

Hoje, uma fábrica de telha térmica possui um dos melhores atendimentos do mercado desde o primeiro contato, pois a equipe entende como essa simples ação consegue influenciar toda a decisão de compra do negócio.

Encantar um cliente vai além de apenas mostrar como o seu produto ou serviço consegue ajudá-lo, é criar toda uma experiência que o prenda dentro da sua marca e o faça enxergar que ela é diferente em meio a tantas outras no segmento.

O cliente não deseja mais consumir um simples produto ou serviço de uma empresa. Ele procura experiência, ou seja, uma marca que forneça um processo de venda maravilhoso do início ao fim.

E fazer isso é um grande desafio, pois conquistar a confiança de uma pessoa é algo que precisa de tempo e paciência, afinal, não costumamos confiar em alguém que acabamos de conhecer, não é mesmo?

Entretanto, quando falamos do mercado, essa situação muda, pois nos referimos à relação de um cliente com uma empresa de plástico bolha, por exemplo, que ao encantá-lo, consegue captar sua atenção e confiança rapidamente.

Por isso, entender mais sobre esse assunto é essencial para garantir que o seu cliente se encante de vez pelo seu produto ou serviço e também pelo processo de venda realizado pelos profissionais da sua empresa.

Sendo assim, hoje iremos entender mais sobre esse assunto, desde a importância da ação de encantar seus clientes até mesmo algumas dicas simples, mas que fazem toda a diferença para que se obtenha bons resultados.

Entenda a importância de encantar clientes

Muitos empreendedores se perguntam sobre a importância de encantar os clientes, e isso vai além de apenas produzir uma campanha de divulgação que faça seus os olhos brilharem quando verem seu produto ou serviço.

O cliente que adquire um ERP para controle de estoque sabe como esse produto irá ajudá-lo, mas saber como fazer para gerar nele o encantamento pela marca é outra questão. Quando falamos de encantamento, nos referimos a uma sensação de deslumbramento, admiração e grande prazer que se tem como reação a algo de boa qualidade do que se vê, ouve ou percebe.

Gerar essa sensação na cabeça de um cliente é um grande desafio, mas acredite, encantá-lo está longe de ser uma matéria impossível. Não é à toa que uma distribuidora de carnes para restaurantes SP se tornou a melhor em seu segmento, pois muito disso está diretamente ligado à maneira como a empresa trabalha com a mente do consumidor.

O ato de encantar os clientes se tornou extremamente importante devido à situação que vivemos nos dias atuais. Todos os dias novas empresas surgem e nada as impede de serem concorrentes diretas do seu negócio.

Por isso, saber encantar os seus clientes não é uma ação que foca apenas no processo de construir um bom relacionamento para evitar que esses clientes falem mal de sua marca ou realize uma péssima avaliação dela. Encantar vai além disso, é mostrar para eles que tudo o que precisam ou desejam pode ser atendido dentro da sua marca sem que ele precise buscar os concorrentes.

Assim como uma empresa de administração de condomínios comerciais precisa lidar com diversas informações diariamente para prestar o ótimo serviço, uma marca também necessita cuidar de diversos dados de seus clientes.

Até porque vivemos na era da informação, como muitos dizem, e cuidar dos dados de seus clientes é uma ótima forma de provar a qualidade do seu trabalho e encantá-los em seus processos. Encantar os clientes traz inúmeros benefícios para uma marca, como:

  • Fidelização;
  • Vendas;
  • Satisfação;
  • Intimidade;
  • Comunicação;
  • Sinceridade.

Tudo isso continua para a construção de uma marca que entende que o processo de encantar os seus clientes vai além de números, mas está diretamente ligada à imagem e reputação da marca, coisa que nada no mundo paga.

Sendo assim, entendemos que o ato de encantar clientes foca no processo da criação de uma sensação que marque a vida dele e faça com que ele não pare de pensar no seu produto ou serviço a fim de conhecer o que você tem de diferente e o que oferece.

5 maneiras de encantar os clientes

Assim como é simples encontrar uma boa assistência técnica pabx Intelbras na internet, quando necessário, saber encantar seus clientes também está longe de ser difícil, ainda mais quando se conta com algumas dicas simples como as que iremos apresentar a seguir.

1.   Conheça bem o seu cliente

A primeira dica pode até parecer muito óbvia, mas como costumam dizer, o óbvio precisa ser dito para que não seja esquecido. Sendo assim, não há como não comentar a necessidade de conhecer a fundo o seu cliente para encantá-lo.

E quando falamos de conhecer, é saber quais são os desejos, as dores, as necessidades e os sonhos desse cliente, pois só assim você conseguirá pensar em maneiras diferentes de encantá-lo usando aquilo que mais chama a atenção dele.

2.   Seja empático e prestativo

A empatia e a prestação de ajuda são características que fazem toda a diferença no atendimento ao cliente, isso acaba fazendo com que ele se sinta bem com você e se encante não apenas pela marca, mas pelas pessoas que lá trabalham.

Não é à toa que um sistema de pedidos para restaurante nos dias de hoje já está trabalhando com atendimentos cada vez mais humanizados, pois entende-se a necessidade e importância disso no contato com o cliente e como isso afeta a relação entre eles.

3.   Pense em estratégias diferentes

As estratégias são essenciais, seja para aumentar as vendas ou até mesmo para melhorar o relacionamento com os clientes. Por isso, pensar em estratégias diferentes para encantar seus clientes faz toda a diferença nesse meio.

Seja uma mudança no atendimento ou no processo de venda, o que você ver que pode ser mudado para fazer com que o cliente se encante mais pela marca é válido, pois assim garante resultados como o planejado.

4.   Se preocupe com o sucesso do cliente

É normal que muitas empresas, após vender o seu produto ou serviço, não mantenham mais contato com o cliente, pois ele já fez o que o empreendedor queria, mas isso é um grande erro quando o assunto é encantar e fidelizá-lo.

Na venda de macarrão caseiro, por exemplo, de uma marca que se preocupa em saber o que o cliente achou do produto e oferece espaço para que o cliente fale o que pensa, gera encantamento nele e aumenta suas chances de fidelização.

5.   Esteja sempre à disposição

Quando sabemos que podemos sempre contar com alguém para nos ajudar quando precisamos, sentimo-nos mais seguros e tranquilos, pois independentemente do que aconteça, temos ajuda.

Hoje, com as redes sociais e as plataformas digitais, ficou ainda mais simples se mostrar disponível para o cliente. Sendo assim, use isso a seu favor e mostre que você está à disposição para o que ele precisar e quando precisar.

Essas são apenas algumas maneiras que você pode adotar na sua empresa a fim de encantar os seus clientes com o seu processo e retê-los na sua marca, garantindo mais resultados e melhor índice de avaliação.

Considerações finais

O relacionamento com o cliente é uma forma de garantir que a sua empresa se mantenha de pé no mercado. Dessa forma, continue a estudar sobre o assunto e a debater com sua equipe maneiras inovadoras de melhorar o relacionamento com ele e ofereça um espaço de liberdade e qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.