Mídia offline: como usar em sua estratégia

A mídia offline ainda é muito usada e válida para marcas que desejam alcançar milhares de pessoas de uma só vez e através de meios pelos quais sabemos o tamanho da influência e alcance nos dias de hoje.

A chegada da internet mudou por completo o mundo em que vivemos, desde a forma como trabalhamos até mesmo a maneira como consumimos conteúdos, conhecemos marcas e nos comunicamos com outras pessoas.

O marketing digital, vertente que nasceu com o boom da internet e das redes sociais, mudou o universo dos negócios, entregando para os empreendedores uma maneira mais acessível e simples de divulgar suas marcas.

Hoje, se quisermos um determinado produto ou serviço, basta procurar na internet ou nas redes sociais que iremos encontrar diversas marcas que o oferecem de formas e opções diferentes. Entretanto, não há como negar que o processo da mídia offline ainda é muito usado e importante para as empresas, seja uma que ofereça serviços de portaria virtual valores ou venda produtos para cabelo, por exemplo.

Há quem diga que o universo da mídia offline chegou ao fim, mas na verdade ele ainda é um dos melhores para ajudar marcas que estão crescendo no mercado e querem se consagrar como referências em seu segmento.

Entenda o que é a mídia offline

A mídia offline nada mais é do que a comunicação feita fora do ambiente digital, ou seja, na vida real, o famoso marketing cara a cara, onde você não conta com a internet ou com as redes sociais nesse processo.

Por exemplo, imagine que você está andando pela rua e recebe o panfleto de uma loja que vende uma ótima antena antifurto. Isso é um exemplo de mídia offline, onde você conhece uma marca que lhe oferece algo fora do âmbito digital.

O conceito de mídia online pode ser entendido como aquele que abrange o mundo digital, a internet e as redes sociais, por onde conseguimos encontrar tanto marcas de prestação de serviços quanto marcas de roupas e acessórios.

Já a mídia offline pode ser entendida como aquela que realiza todo o processo de captação e fidelização de clientes através dos meios de comunicação e divulgação que não envolvem o mundo online, como:

  • Panfletos;
  • Outdoors;
  • Comerciais;
  • Rádio;
  • Indicação;
  • Pôster.

Esses podem até parecer meios antiquados de divulgação, mas acredite, são muito usados e benéficos, seja para marcas de barras e perfis de alumínio ou até mesmo para clínicas médicas que desejam captar mais clientes.

Hoje é quase impossível passar por um grande poste ou outdoor sem prestar atenção no que está escrito nele, assim como é muito difícil encontrar pessoas que não consomem conteúdo na televisão ou nas rádios.

Isso mostra como a mídia offline ainda é muito importante, pois através dela é possível alcançar um número enorme de pessoas e principalmente aquelas que não consomem conteúdos digitais através da internet ou redes sociais.

Seja através de um comercial na televisão ou na rádio, é possível alcançar novos perfis de clientes e até mesmo combinar essa estratégia com as que você usa dentro do meio online, fazendo com que as duas tragam resultados diferentes, mas muito bons.

Com a mídia offline é possível divulgar seu serviço de compensação ambiental para um público específico e pela mídia online para outro público, atraindo ainda mais pessoas para o seu negócio.

Sendo assim, podemos entender que a mídia offline é muito mais do que apenas uma estratégia para alcançar mais pessoas com sua marca, mas também uma maneira de não deixar o bom e velho marketing morrer.

Benefícios da mídia offline

Muitos ainda não acreditam no poder da mídia offline nos dias de hoje, por isso selecionamos alguns dos principais benefícios dessa estratégia para te provar a eficácia do uso desse tipo de mídia na sua marca. Confira:

Potencializa o alcance da marca

Nos dias de hoje, bilhões de pessoas têm acesso à televisão, rádio e ruas por onde podem ver a sua marca estampadas em pôsteres e outdoors espalhados por suas cidades, ou seja, o alcance é gigantesco.

Não é à toa que uma marca de manutenção elétrica em condomínios se tornou pioneira em seu segmento justamente por entender como a mídia offline podia fazer toda a diferença em seus resultados.

Com ela é possível levar a sua marca para onde quiser e chamar a atenção de todos que passam pelo lugar ou que estejam ligados nos meios tradicionais de comunicação, potencializando esse alcance no Brasil e até mesmo no mundo.

Eficaz para testes de novidades

É normal que uma marca lance novidades de tempos em tempos justamente para inovar em seu segmento e trazer algo diferente para o seu público, mas para saber se isso realmente é algo bom, é preciso saber a opinião do povo.

Sendo assim, a mídia offline é ótima para isso, pois através dela conseguimos entender com mais assertividade a reação do público em relação àquela novidade, e é bem mais simples saber se ela foi bem ou mal aceita.

É isso que fez e faz uma empresa especializada em CFTV oferecer o melhor serviço do segmento, pois através da mídia offline foi possível saber o que agradava ou não os seus potenciais clientes.

Dicas para aplicar mídia offline em sua marca

Agora que você já conhece o conceito, a importância e alguns dos principais benefícios da mídia offline, chegou o momento de conferir algumas dicas bem simples de como aplicá-la dentro do seu negócio. Confira:

Invista na televisão e na rádio

A televisão e a rádio são meios de comunicação que possuem um público bem fiel. Mesmo com a chegada da internet e das redes sociais, isso faz com que sejam ferramentas essenciais para marcas que desejam crescer.

Prova disso é que grandes marcas que são referência em seu segmento não deixam de investir nos comerciais de TV, assim como suas divulgações em rádios de grande audiência, pois sabem bem que isso faz toda a diferença em sua marca.

Seja uma marca que preste instalação de aquecedor solar ou até mesmo que venda um produto que auxilia no crescimento capilar, investir nos comerciais de TV e rádio são ótimas ações para que a sua marca cresça e atraia mais clientes.

Produza outdoors e pôsteres

Os outdoors e pôsteres são aqueles que chamam a atenção por onde passam. É muito difícil alguém passar por um sem sequer dar aquela olhada com mais atenção para ver sobre o que se trata.

Por isso, investir nessa estratégia é ótimo para a sua marca, pois faz com que muitas pessoas conheçam o seu negócio ao passarem pela rua, seja passeando com a família ou até mesmo a caminho do trabalho.

Invista em cores chamativas, destaque o que há de diferente na sua marca e jamais esqueça de deixar algum contato, seja telefone, endereço ou até mesmo o perfil nas redes sociais para que aquelas pessoas te encontrem depois.

Ofereça panfletos na rua

Quando uma pessoa recebe o panfleto de uma marca de capa coladinha para sofá, ela pode até não precisar daquele produto naquele momento, mas quando precisar, irá se lembrar do panfleto que recebeu e guardou em algum lugar.

Por mais importante que possa ser o processo da produção e entrega de panfletos na rua, eles possuem uma grande vantagem, pois são objetos que ficam guardados na bolsa ou na carteira da pessoa que, uma hora ou outra, irá vê-lo novamente.

Sendo assim, investir nos panfletos com o que há de novo na sua marca e, é claro, com os seus dados para contato, é essencial para que as pessoas conheçam a sua marca e possam consumir de você, mesmo que isso seja a longo prazo.

Essas são apenas algumas de diversas dicas que você pode aderir para que a mídia offline para a sua marca, seja qual for o tamanho ou segmento dela, pois as dicas são versáteis e podem fazer toda a diferença dentro do seu negócio.

Considerações finais

Por mais que vivamos na era digital, como muitos dizem, vale a pena lembrar que se chegamos até aqui foi porque existem diversas outras estratégias e meios de comunicação que não merecem ser esquecidos ou deixados de lado.

Dessa maneira, entendemos que a mídia offline é, além de uma ótima estratégia para as marcas, uma forma de trazer à tona aquilo que fez milhares de empresas crescerem e construírem seus impérios no mercado de hoje.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.