O que é rebranding? Saiba como fazer

O rebranding se tornou um processo muito aplicado em diversas marcas, já que se trata de um conceito que tem ajudado empresas a se realocarem dentro do mercado após graves problemas.

No mundo em que vivemos, sabemos bem que nem sempre uma marca obtém sucesso em seu negócio, pois existem muitas coisas que influenciam o seu desempenho e que podem levá-la ao extremo sucesso ou fracasso.

Isso faz com que muitos empreendedores acabem desistindo do seu sonho de ter o próprio negócio, mas hoje, com a chegada do marketing digital e os conceitos que o acompanha, se tornou ainda mais simples entrar no mercado novamente.

Hoje uma empresa pode sair de cena por diversos motivos, desde problemas financeiros até mesmo polêmicas com as quais a marca foi envolvida e que acabou afetando diretamente os seus resultados.

Por isso hoje as empresas estão cada vez mais preocupadas com a sua imagem no mercado, e é por essa razão que um fornecedor de piso vinílico se torna referência em seu segmento, pois entende como a sua reputação também é essencial para o seu negócio.

Muitas marcas acham que, após um problema como esses, é praticamente impossível entrar no mercado novamente e atrair novos clientes, mas isso está longe de ser impossível, ainda mais quando se conta com as tecnologias e acessibilidades de hoje em dia.

Não é à toa que muitas figuras públicas, famosos e marcas grandes que já passaram por situações como essas conseguiram dar a volta por cima e reconstruir o seu espaço de sucesso dentro do mercado.

Isso porque entenderam e conheceram a fundo o conceito do rebranding, que pode ajudar toda e qualquer empresa a se reerguer, mesmo em um mercado onde parece que tudo desmorona e não se vê esperança no fim do túnel.

A reputação de uma marca é algo extremamente importante e que precisa ser cuidada com muita dedicação, afinal de contas é isso que garante o sucesso do negócio e faz com que uma empresa de construção e reforma seja a melhor em seu segmento.

Mas mesmo que a sua marca seja uma daquelas que acaba se perdendo no caminho, cometendo algum erro ou dando um passo em falso, não se desespere, pois hoje contamos com conceitos aliados para ajudar nisso também.

E é justamente dentro desse cenário que entra o rebranding, que está ajudando milhares de marcas a se reerguerem no mercado ou a mudarem o seu posicionamento e ideia dentro de seu segmento, e hoje iremos entender mais sobre essa ideia.

Entenda o que é rebranding e a sua importância

O rebranding surgiu em meados dos anos de 2010 através do livro de Philip Kotler, um dos maiores gurus do marketing dos últimos tempos, onde ele defendia uma espécie de reestruturação para marcas dentro do mercado.

Por exemplo, se uma empresa de instalação elétrica industrial deseja construir um novo serviço, é provável que ela também alinhe um novo público-alvo e estratégia para obter bons resultados com esse novo serviço.

Isso significa que o rebranding é um processo que envolve a formulação de uma marca, e isso envolve desde os seus produtos ou serviços, até mesmo a sua proposta, valores, princípios e objetivos.

Assim como as pessoas mudam, marcas também podem mudar por completo, terem novos objetivos, traçar um novo público-alvo e se posicionarem de maneira diferente no mercado, mas o processo é minucioso.

Mudar uma marca não é tão simples quanto mudar de roupa, é preciso cuidar de muitos pontos e entender que cada parte da empresa pode ser diretamente afetada com essa mudança, assim como seus resultados.

Seja em empresas de escadas pré moldadas ou até mesmo uma escola particular, mudar a imagem e posicionamento está longe de ser complicado após a chegada do rebranding. Ele se tornou extremamente importante justamente por permitir que as empresas conseguissem mudar seu posicionamento e reputação no mercado de maneira simples através de dicas práticas.

Sendo assim, o rebranding se tornou essencial para marcas que desejam mudar seu posicionamento no mercado ou refazer sua imagem para o lançamento de uma novidade ou mudança na empresa.

Motivos para realizar o rebranding

O processo do rebranding é ótimo não apenas para marcas que desejam se reerguer no mercado, mas também para aquelas que desejam ser diferente e lançar algo único, trazendo benefícios como:

Atração de um novo público

Vamos imaginar que uma empresa de levantamento topográfico esteja desenvolvendo um produto voltado para residências, mas até então o seu público-alvo eram indústrias. É uma grande diferença, não é mesmo?

Pois bem, o rebranding ajuda a marca a trabalhar o lançamento desse produto para que ela continue com o seu público fiel e ainda consiga atrair um novo para consumir o que ela oferece.

Posicionamento claro e objetivo

Um posicionamento claro e objetivo é justamente a maneira como a marca se impõe perante algo que acontece direta ou indiretamente com o nome da empresa ou com o segmento de mercado em que ela atua.

Ter um posicionamento claro e objetivo faz com que você atraia o público correto para a sua marca, e o rebranding é essencial para ajudá-lo, pois faz com que o seu posicionamento marque o seu público e faça com que ele compartilhe da mesma visão que você.

Construção de audiência e autoridade

Uma rede de empresas de limpeza e higienização de reservatórios de água só se tornou a melhor de seu segmento por construir uma audiência fiel e uma autoridade que faça com que as pessoas a vejam como a melhor no segmento.

E o rebranding é essencial para isso, pois através dele é possível atrair pessoas que se tornam clientes fiéis da sua marca, assim como auxilia na construção de uma autoridade para ela, fazendo com que seja vista como referência no assunto.

Esses são apenas alguns dos diversos motivos que poderíamos citar para mostrar para você como o conceito de rebranding pode mudar a imagem e posicionamento da sua marca, trazendo diversos benefícios, como:

  • Mais clientes;
  • Mais faturamento;
  • Melhor reputação;
  • Mais satisfação;
  • Boa estruturação de marca;
  • Valores e princípios definidos;
  • Boa cultura.

Seja qual for o segmento ou tamanho da sua marca, investir no rebranding em casos de necessidade ou para potencializar os seus resultados é sempre uma boa opção.

Dicas para um bom rebranding

Um fornecedor de estrutura metálica que deseja reestruturar sua marca no mercado precisa contar com dicas simples para fazer isso de uma forma prática e natural para ele e o usuário. Por isso, algumas das principais são:

Tenha uma boa identidade visual

A identidade visual está diretamente ligada a tudo o que envolve a empresa dentro do âmbito da visão, seja as cores, os elementos ou formatos usados para reafirmar sua mensagem.

Por exemplo, ao ver o símbolo de uma marca, você já sabe que se trata dela sem ao menos ver o nome dela em questão. Isso é ter uma boa identidade visual, que faz com que as pessoas se lembrem de você apenas ao olhar algo que faça menção ao seu negócio.

Por isso, a identidade visual é uma ótima dica de rebranding, pois quando se muda uma, se altera a mensagem e a personalidade daquela marca, que agora seguirá a nova era que você pretende traçar.

Defina uma proposta de valor

A proposta de valor de um comércio de luminárias, por exemplo, pode focar na ação de trazer um novo clima para sua casa apenas através de luzes que fazem o lugar ter uma sensação especial para você.

Isso é uma proposta de valor, é a promessa de que o seu serviço ou produto trará algo exclusivo e especial para a vida daquele cliente, o que aumenta as chances dele querer adquirir o que você oferece.

Sendo assim, definir a proposta de valor da sua marca e do que ela oferece é essencial no rebranding, pois é ela que irá mostrar ao público o que você possui de diferente dentro do mercado.

Levante bandeiras e as defenda

Por fim, mas não menos importante, levantar bandeiras que defendem determinadas ideias e grupos sociais também é uma maneira de se posicionar no mercado e mostrar ao seu público o que a sua empresa defende com unhas e dentes.

Isso atrai pessoas que compartilham da mesma visão que você e aumenta o engajamento da marca e a construção de uma comunidade com pessoas que estão do seu lado e estarão para o que der e vier.

Dicas simples como essas podem até parecer banais de início, mas fazem toda a diferença dentro de uma empresa que deseja mudar seu posicionamento e imagem dentro do mercado usando o rebranding.

Considerações finais

Dessa maneira, você contará não apenas com um conceito, mas com um aliado para ajudar a sua marca a se posicionar no mercado e a seguir um caminho coerente em caso de mudanças e novidades futuras.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.