O que é comunicação corporativa one on one?

O sucesso de todo empreendimento está associado à forma com que seus produtos e serviços são vistos pelo seu público de interesse. Mas para obter esse bom desempenho é essencial o trabalho de sua equipe, que necessita de um diálogo one on one.

É a partir do trabalho dessa equipe que será possível ter acesso aos seus objetivos dentro do cenário comercial. Até porque o que muitas vezes faz um cliente se convencer sobre sua necessidade acerca de uma compra é justamente o trabalho de estímulo feito pelos funcionários de uma empresa.

Situação que pode ser vista tanto em uma loja de roupas, com um cliente aumentando o seu número de compras baseado nas indicações feitas pelos atendentes do local, mas sendo um cenário que também pode ser visto dentro do mercado empresarial. Pode ser o caso de uma fábrica de uniformes em brim, que após estabelecer uma boa comunicação com seus possíveis clientes pode não só finalizar esse processo de conversão, como também aumentar o percentual de encomendas feitas.

Exemplo esse que passa pela oferta de uma possível promoção ou desconto, mas também pelo estilo de diálogo a ser aberto entre o atendente e o cliente, apostando em uma comunicação customizada ao perfil levantado pelos diferentes consumidores de tal negócio.

Mas para que seja possível abrir essa ponte com o seu público de clientes, antes uma empresa deve olhar para a conexão que está sendo estabelecida com o seu público interno, nesse caso seus funcionários ou até mesmo parceiros comerciais. E isso é algo válido tanto para colaboradores diretamente contratados, como também para aqueles admitidos através dos serviços oferecidos por uma empresa de funcionários terceirizados, pois independentemente da forma de contratação é essencial essa ligação.

E quando se fala em manter uma boa comunicação com a sua equipe, a resposta não está somente na realização de diversas reuniões, mas também na forma em que elas são feitas, sendo possível se beneficiar pelo modelo conhecido como one on one.

Como funciona esse tipo de estratégia?

Cada tipo de negócio costuma lidar com um perfil diferente de público, e isso é válido tanto para os seus clientes como para a sua audiência interna. Um desafio que pode crescer de acordo com o tamanho da empresa.

Importância essa que pode ser vista a partir do momento em que qualquer profissional autônomo passa a trabalhar com a ajuda de outros funcionários, sendo preciso ter confiança nesse time a ser formado, sabendo como gerenciar tarefas para essa equipe.

Um trabalho a ser feito desde os primeiros momentos de uma empresa, sendo importante recorrer aos serviços de alguém que esteja preparado para se destacar em suas funções, tal como uma assessoria contábil para abertura de empresa no ramo das finanças.

No entanto, muitas vezes existe um erro comum entre quem gerencia um negócio em relação à forma com que é realizada a comunicação com esse time, como se houvesse apenas uma responsabilidade em passar tarefas e esperar pelos resultados.

Da mesma forma em que um possível cliente precisa ser acompanhado, para então garantir a sua completa conversão como um novo consumidor, o mesmo tipo de ação deve ser executado também em relação aos seus funcionários, para obter um melhor desempenho.

Tal objetivo, contudo, está atrelado também à forma com que essa comunicação é feita, ou seja, contar uma reunião fria ou com um simples aplicativo ou e-mail com tarefas podem não ser o suficiente para de fato estimular sua equipe.

E quando se fala na criação dessa ligação de forma desejável se destaca uma estratégia de comunicação conhecida como one on one, isso que dizer, um diálogo a ser feito diretamente entre um indivíduo e outro.

Conceito que pode ser visto no meio profissional por meio de diferentes termos, entre eles:

  • One on one;
  • 1:1;
  • One-to-one;
  • 1-on-1.

As nomenclaturas são diversas, mas o seu resultado é o mesmo, tratando-se de uma sistema de comunicação corporativa a ser trabalhado de forma individual, garantindo assim a um serviço de assessoria contábil empresarial, por exemplo, um melhor desempenho.

Isso ocorre por causa do contexto mais direto e reservado a ser feito durante esse tipo de reunião, dando mais liberdade e confiança para todos que participam desse tipo de diálogo, de forma a estabelecer uma melhor conexão entre o funcionário e seu empregador.

A partir do momento em que tal ligação é feita entre o time de profissionais e os seus gestores é possível ver uma companhia tendo acesso a melhores oportunidades no mercado, já que ao estimular uma equipe estimula-se junto os resultados de um negócio.

Situação que também se estende para muitos outros benefícios associados a esse estilo de comunicação one on one, como:

  • Melhor fluxo de informações;
  • Colaboradores alinhados;
  • Aumento de produtividade;
  • Feedbacks constantes;
  • Melhor relação entre a equipe e seu líder.

Pontos esses que ao serem bem trabalhados podem fazer com que uma companhia tenha acesso às melhores oportunidades dentro do seu mercado, sendo então um tipo de estratégia a ser considerada por uma consultoria em gestão de vendas, entre outros.

Sendo assim uma prática a ser trabalhada por diferentes empresas de variadas áreas, tudo de forma a garantir com que uma companhia tenha chance de melhor se destacar do seu setor, começando pela comunicação mais fluente e direta com os seus funcionários.

Pouco adianta falar sobre os benefícios desse tipo de comunicação sem de fato adentrar melhor em como garantir a sua aplicação. Um sistema que deve ser trabalhado de forma direta, da mesma forma em que o seu modelo de comunicação é estabelecido.

Executando o one on one nos seus negócios

A estratégia one on one tem um desempenho claro quando falamos sobre a comunicação com o cliente, já que é justamente um diálogo direto e personalizado que pode fazer um público à procura de avaliação de Imóveis em SP a de fato comprar ou vender sua casa.

Por mais que exista um interesse apresentado por parte de um possível cliente, cabe a um profissional de vendas saber como trabalhar essa curiosidade apresentada, de forma a converter esse indivíduo em um novo cliente para tal negócio.

O mesmo pode ser dito sobre a relação entre uma empresa e os seus funcionários, sendo importante saber como trabalhar a comunicação one on one, para estimular e ter um maior acesso ao desempenho a ser oferecido por sua equipe profissional.

Isso e muitos outros benefícios apresentados anteriormente, todos a serem acessados a partir das seguintes estratégias de aplicação desse tipo one on one de diálogo:

Planejamento da conversa

Assim como uma empresa deve se preparar para se comunicar com seus clientes, estimulando-os à compra, o mesmo deve ser feito em relação ao tipo de conversa a ser executada entre uma empresa e os seus funcionários.

Nesse sentido é importante se aprofundar em uma série de conceitos associados a essa conversa, o que envolve a pauta da reunião e também a sua duração prevista, até mesmo para que esse profissional consiga reservar um horário adequado em sua agenda.

Desempenho da conversa

Pouco adianta realizar uma conversa individual se ela soa fria e distante, até porque o objetivo da estratégia one on one é de justamente estabelecer uma melhor comunicação, o que é válido para uma administração de condomínio comercial como uma loja menor.

É relevante desenvolver alguns pontos em relação à conversa, como o seu local de realização e a sua frequência, tudo para criar uma boa relação com seus funcionários, garantindo melhores resultados a cada encontro a ser feito.

Feedbacks constantes

Por fim, da mesma forma em que uma conversa se estabelece pela comunicação de ambos os envolvidos, esse mesmo tipo de conceito tem valor dentro dessa estratégia corporativa, sendo importante ouvir de sua equipe, mas também estar aberto a ouví-los.

Ainda mais por se tratar do tipo que possui um contato direto com sua audiência de clientes, sendo responsável por estimular à compra um possível cliente que está a procura no mercado por um sistema de automação comercial preço, por exemplo.

E da mesma forma em que se recomenda uma comunicação mais direta com seus clientes, o mesmo se expande para o seu público interno, destacando assim o valor desse diálogo chamado de one on one.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.