Como fazer follow up de seus clientes

Trabalhar bem com o seu público é o objetivo de todo tipo de empreendimento, já que é a partir dessa conexão que os seus resultados serão alcançados, com destaque para a sua lucratividade. Relação que parte ao follow up para fechar algum tipo de compra.

E isso é algo que pode ser dito a praticamente todos os tipos de negócios, por mais diferentes que sejam os ramos de atuação. Além do segmento comercial, o local de espaço dessa empresa, seja no mundo físico ou digital, também busca por esse objetivo.

Uma relação que torna possível até mesmo o crescimento de um negócio, que depende da sua conexão com seus clientes iniciais para acumular verba para um projeto de expansão. Isso sem contar com a imagem positiva que vai sendo criada para representar tal empresa.

Isso em um nível no qual a busca por algum tipo de material para compra, seja uma cadeira de rodas elétrica ou uma almofada especial para usar junto desse equipamento, esse comprador em potencial costuma procurar pela avaliação de clientes anteriores.

Tudo a destacar a importância de uma empresa em saber como desenvolver o seu vínculo com um público, de forma até mesmo a conquistar novas audiências, sendo importante saber o momento ideal para abordar um cliente em potencial com uma oferta a ser feita.

Tema que precisa ser visto com atenção, pois de nada adianta passar dias, semanas ou até meses trabalhando com um cliente em potencial, para no fim não conseguir convertê-lo por causa de um erro cometido durante a abordagem feita no particular.

Isso porque da mesma forma com que um profissional precisa de um atestado de saúde ocupacional retorno ao trabalho para garantir o seu regresso a algum tipo de atividade, uma empresa também precisa de algo que aponte o ponto ideal para falar com um cliente.

E por mais que não exista um termômetro ou qualquer tipo de equipamento físico ou digital que informe o momento ideal de fazer uma proposta comercial para um indivíduo, dentro das estratégias de mercado existe um tipo de prática que pode ser de grande valor.

Como funciona o follow up?

Esse tipo de prática envolve o processo de acompanhamento a ser realizado por uma empresa, ou seja, trata-se de toda a trajetória que leve um possível cliente, conhecido no mercado como lead, até a sua conversão em um mais novo consumidor do seu negócio.

De uma forma geral, o processo de follow up costuma acompanhar todas as etapas que têm início na área de marketing de uma companhia, indo até o trabalho a ser realizado por uma equipe de vendas, de forma a garantir essa desejável conquista de novos clientes.

No mercado presencial, como uma loja de roupas, esse processo pode ser definido por meio de todas as etapas que envolvem desde a entrada de um indivíduo neste estabelecimento, a observar diferentes modelos, até a sua decisão por levar algo dali.

Nesse exemplo, o processo de follow up é desenvolvido e acompanhado pelos atendentes, que através de dicas e conselhos podem fazer com que um indivíduo saia desse local com uma sacola muito mais cheia do que planejava antes.

Conceito esse que também é válido no mercado empresarial, como em todo o processo comercial a ser mantido por uma empresa de instrumentos cirúrgicos, de forma a garantir o fornecimento de produtos para os mais diversos hospitais e clínicas próximas.

No campo digital, no entanto, esse processo costuma ser feito de maneira mais extensa, com as empresas devendo trabalhar de forma complexa na criação de uma estratégia que comece com um contato inicial da marca, indo até uma conversão final de vendas.

Jornada de compra essa que é acompanhada pela estratégia de funil de vendas, que trabalha com o desenvolvimento de diferentes conteúdos, que aos poucos despertam no público de uma empresa o seu interesse de compra naquilo que ela oferece.

Mas a grande questão do follow up é conhecer o momento de dar continuidade ao processo iniciado de compra, ou seja, a descoberta do instante ideal ao qual uma companhia deve trabalhar com a oferta de seus produtos ou serviços, após se conectarem ao seu público.

Como identificar o momento de fazer o follow up?

Esse costuma ser o grande erro das empresas em relação às suas ofertas comerciais, isto é, fazer uma oferta aos seu público quando essa audiência ainda não está preparada para realizar algum tipo de compra.

Afinal, desde o momento em que um usuário pesquisa por “bico de bunsen elétrico preço” até a compra em si desse objeto para ser usado em um laboratório, existe todo um conjunto de etapas que precisa ser respeitado para garantir no fim a conversão desses clientes.

Para saber qual é o ponto mais oportuno para oferecer algo ao seu público é preciso dar bastante atenção ao fluxo de nutrição mantido pela companhia, que envolve a exposição a conteúdos que melhor destaquem a percepção do público sobre essa possível compra.

Uma estratégia importante tanto para o time de marketing como para a equipe de vendas, que facilita a descoberta do momento ideal de se fazer o follow up, ou seja, quando um lead deve ser levado de um ponto a outro.

Parceria essa que até recebe um nome próprio no mercado, sendo uma prática conhecida como vendarketing, no qual a integração desses dois campos garante um melhor conhecimento sobre seus clientes fidelizados e aqueles prestes a serem convertidos.

Algo importante para que um fornecedor de seringas consiga fazer a melhor oferta ao seu público, garantindo assim o sucesso das suas estratégias de venda, aumentando o número de lucros de uma companhia.

E o follow up se mostra então válido para todo tipo de empresa no mercado, sendo preciso apenas saber como melhor trabalhar na criação desse tipo de estratégia.

Etapas que fazem parte de um follow up eficaz

O follow up se constitui pelo acompanhamento feito em cima de tudo o que envolve uma jornada de compra, sendo importante saber como trabalhar com essa prática da melhor forma possível para conquistar novos clientes, tudo isso ao acompanhar as seguintes fases:

Apresente sua empresa

Ao conhecer alguém é comum você se apresentar, dizer seu nome, até mesmo fazer um gesto carinhoso quando não é uma situação formal. Para a criação de uma relação comercial as mesmas etapas devem ser consideradas.

Nesse caso é importante também explicar mais a fundo com o que essa companhia trabalha, dando atenção aos seus produtos e serviços, principalmente quando for um negócio mais segmentado, tal como uma empresa PGR, voltada a aplicar práticas de segurança.

Com esse contato inicial é importante garantir uma visão positiva por parte do seu público almejado, de forma a facilitar a realização do follow up comercial futuramente.

Escolha os melhores canais

Um dos benefícios da chegada do cenário digital é a expansão de canais pelos quais uma empresa pode se conectar ao seu público, sendo importante adotar as opções que mais impactem essa sua audiência, garantindo maior sucesso em suas ofertas comerciais.

Entre essas possibilidades é possível destacar:

  • E-mails;
  • Ligações telefônicas;
  • Mensagens de texto;
  • Mensagens em redes sociais;
  • Reuniões.

Opções que podem ser usadas para a divulgação de diferentes produtos, tais como a oferta de exaustores para empresas. Um tipo de prática comum de ser trabalhada pelos serviços de telemarketing, por exemplo.

Customize seu diálogo

Da mesma forma em que cada empresa possui um perfil específico de público, quanto maior for essa audiência, maior será a variação de estilos identificados dentro desse grupo de clientes, sendo importante então saber como falar diretamente com cada consumidor.

Uma personalização a ser feita tanto no diálogo como no tipo de argumento a ser trabalhado por essa empresa, de forma a aumentar suas chances de sucesso durante a oferta comercial a ser feita durante o processo de follow up.

Faça sua proposta

Após trabalhar de maneira próxima a relação a ser criada com um cliente em potencial, é chegado o momento de se fazer uma proposta de fato, destacando quais são os diferenciais, benefícios e garantias que podem estar associadas à sua oferta no mercado.

Tal como uma ducha oftálmica, que pode garantir a uma empresa uma maior segurança para os seus profissionais, tendo acesso a um elemento de proteção que pode ser usado em situações emergenciais, tais como acidentes químicos que podem ocorrer ali.

E para garantir que essa venda seja concretizada é necessário dar atenção a todas as etapas que antecedem a compra, de forma a saber do momento e da melhor forma de se fazer o follow up.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.