Veja as boas estratégias para engajamento nas redes sociais

As redes sociais evoluíram ao longo dos anos, tornando-se não apenas espaços para se conectar com amigos e familiares, mas também a área perfeita para divulgar seu negócio.

De texto e bate-papo a fotos e vídeos, as plataformas sociais têm uma variedade de oportunidades interativas para empresas de diferentes setores estabelecerem sua presença online, desde uma empresa de placas de sinalização de trânsito, até um e-commerce.

Vamos nos aprofundar para entender mais sobre como estruturar as melhores estratégias para redes sociais e melhorar o engajamento.

O que é engajamento nas redes sociais?

Antes de irmos para as dicas, vamos entender um pouco sobre como é configurado o engajamento nas redes sociais.

Primeiramente, vamos analisar alguns dados importantes que indicam como deixar sua empresa de reforma de fachada de fora das estratégias de redes sociais pode ser um grande erro.

Isso porque mais de 3 bilhões de pessoas utilizam as mídias sociais globalmente, o que representa mais da metade da população mundial, e seu público faz parte desse número.

Mas como sua empresa está aproveitando essa onda? Como está se conectando com o público nas redes sociais?

É fundamental pensar bem nisso, pois o envolvimento do usuário com as empresas, seja loja de artigos infantis, ou até mesmo uma fábrica de etiquetas de código de barras, essa é uma métrica fundamental para medir a eficácia e o impacto de sua companhia no mercado.

Se você não tiver interação com o usuário, isso significa que você tem uma estratégia de marketing de mídia social fraca. Ou seja, isso é mais do que métricas de vaidade, refere-se a promover relacionamentos saudáveis ​​​​com os clientes que alimentam a credibilidade e a lucratividade da sua marca.

Aqui estão algumas dicas de marketing de rede social que você precisará para aumentar o envolvimento do usuário.

Identifique seu público

Cada empresa tem um público definido com base em seus produtos e serviços. Com base nisso, uma fábrica de sacolas personalizadas, por exemplo, tem um público distinto de uma loja de roupas, e por isso é importante definir bem a quem atingir com o seu negócio.

Portanto, um dos maiores erros que você pode cometer no seu negócio é não saber que tipo de pessoas compõem seu público, pois esse é o cerne do engajamento nas mídias sociais.

Quanto melhor você conhece seu público, mais sua estratégia de marketing consegue ser assertiva e alcançá-los de forma intensa que promove resultados visíveis, e o mais importante: gera maior engajamento com o público.

Logo, é preciso conhecer bem o perfil do seu público-alvo, incluindo:

  • Faixa etária;
  • Ocupação;
  • Interesses;
  • Localização geográfica;
  • Variáveis ​​psicológicas.

E ao criar personas com base nesses tipos de dados, será bem mais assertivo ao elaborar campanhas de marketing de forma personalizada para atingir melhor seu público-alvo.

Crie conteúdo envolvente

Quando você conhece bem a persona do seu negócio e quais redes sociais ela mais utiliza, é muito mais fácil criar e selecionar conteúdo com o qual seu público se envolverá.

Por exemplo, se você é do mercado B2B e possui uma empresa de terceirização de impressão, o conteúdo de vídeo no YouTube pode ser a sua melhor aposta para divulgar o serviço às outras empresas.

Outro elemento essencial da criação de conteúdo é o tipo de material que você publica. Ou seja, além de imagens e vídeos genéricos, é preciso investir em conteúdos interativos, como enquetes, a fim de fazer com que ele se envolva com seu conteúdo.

Com o que seu público se conecta depende do que eles estão interessados, por isso é tão importante avaliar esses aspectos.

Marketing de influenciadores

É muito difícil falar sobre engajamento de mídia social sem mencionar o marketing de influenciadores.

Isso porque as colaborações de parcerias pagas com influenciadores que têm seu público-alvo em sua base de seguidores ajudarão você a expandir seu alcance com facilidade.

Mas o desafio está em avaliar os influenciadores certos, cujos valores se alinham com os da sua marca e realizar uma verificação de antecedentes em sua base de seguidores.

De fato, o retorno sobre investimento (ROI) em parceria com influenciadores é algo muito lucrativo, o que mostra que é uma estratégia para ser implementada em todos os tipos de perfis nas redes sociais que queiram conquistar resultados mais rápidos.

É uma estratégia de fato interessante para um perfil de uma empresa de serviço de instalação de painel elétrico. Por outro lado, a dificuldade está em de fato encontrar os influenciadores certos para colaborações, pois é algo bastante difícil.

Esteja nas redes sociais certas

Você está nas redes sociais que seu público-alvo mais usa? Muitas empresas criam uma conta em todas as redes sociais disponíveis na esperança de segmentar “qualquer um e todos”.

Embora essa seja uma maneira de alavancar a presença da marca nas mídias sociais, direcionar leads qualificados para marketing em plataformas adequadas oferece o melhor retorno e garante que você esteja canalizando seus recursos para gerar retornos máximos.

Coloque seus ovos nas cestas certas e você verá quanto de retorno obterá.

Para decidir em quais plataformas estar, primeiro entenda as diferentes disponíveis e o que melhor se adapta à sua marca com base em seus objetivos de marketing e dados demográficos do público-alvo.

Não hesite em usar o humor

Um toque de humor pode fazer maravilhas e aumentar consideravelmente sua taxa de engajamento em comparação com outras abordagens.

A comédia tem sido usada como ferramenta de marketing desde os primeiros dias da publicidade.

Hoje, quando olhamos para diferentes plataformas, o humor está espalhado por toda parte, desde memes até vídeos em plataformas como o TikTok por marcas de todo o mundo.

Mais de 71% dos usuários de mídia social estão nessas plataformas para assistir a conteúdo de comédia. E elas têm várias oportunidades para apresentar conteúdo humorístico em diversos estilos criativos.

A comédia melhora a comunicação com os usuários, promove a conexão emocional, aumenta a lembrança da marca e estimula o compartilhamento de conteúdo.

Mas embora seu impacto atraia bastante o público, acertar exige esforço e também muita estratégia, pois pode acabar prejudicando a marca se usado demasiadamente ou de forma equivocada.

Por outro lado, quando os conteúdos de comédia são usados ​​estrategicamente, estimulam a taxa de engajamento rapidamente.

Sorteios e brindes

Empresas de diferentes setores criaram maneiras criativas de se envolver com seu público, afinal, as marcas têm tentado ao máximo se manter no topo da gama das redes sociais.

Uma das melhores estratégias para aumentar a interação e engajamento com o público é apostar em sorteios e brindes baseados em comentários.

Tudo o que você precisa fazer é planejar um sorteio com brinde que seja atraente para seu público, sempre pensando nos desejos e interesses do seu público.

Vamos imaginar uma empresa que fornece etiqueta roupas lavagem para lojas, um sorteio ideal seria um desconto grande para o ganhador. Para uma loja de roupas, por sua vez, o ideal é sortear peças de roupas ou kit de cosméticos, por exemplo.

É preciso sempre pensar no tipo de público que sua empresa tem antes de pensar na estrutura do sorteio.

Benefícios do marketing de mídia social

É inegável que as redes sociais fazem parte das melhores estratégias de marketing em todos os negócios e indústrias. Isso não é surpreendente, pois grande parte da população mundial utiliza as redes sociais todos os dias e por muitas horas.

É por isso que as marcas, além de investirem em branding com balões infláveis para propaganda, flyers, banners, etc., continuam a incluir as mídias sociais em sua estratégia de marketing, afinal, elas promovem vários benefícios, como:

Reconhecimento da marca

Para muitas empresas, os canais de mídia social são usados ​​para aumentar o reconhecimento da marca e criar confiança entre clientes potenciais e existentes.

Isso porque as redes sociais funcionam como um tipo de portfólio da empresa, a fim de aumentar a autoridade e reconhecimento.

Tráfego para os sites

As plataformas de mídias sociais são uma das principais fontes de tráfego para os sites. Ou seja, os esforços de marketing de mídia social aumentam o engajamento e consequentemente o tráfego nos sites corporativos.

SEO

O engajamento de mídia social é um dos componentes de SEO fora do site do algoritmo de classificação do Google.

Em outras palavras, mais engajamento nos perfis de mídia social pode ajudar bastante a melhorar o SEO e as classificações orgânicas nos mecanismos de pesquisa dos sites.

Vendas

As redes sociais são a fonte mais eficiente de novos leads e clientes. Isso é especialmente verdadeiro para empresas B2C.

Além disso, 21% dos consumidores são mais propensos a comprar de marcas que podem alcançar nas mídias sociais e, de acordo com o GlobalWebIndex, 54% usam as mídias sociais para pesquisar produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.