Dicas para uma boa pesquisa de satisfação com o cliente

Boa parte das empresas busca se destacar e se diferenciar em um mercado que se mostra cada vez mais competitivo. Diante disso, a pesquisa de satisfação com o cliente tende a ajudar e muito no sucesso da sua empresa.

Compradores satisfeitos são o que boa parte das empresas buscam, pois além deles consumirem, assumem o papel de divulgadores da marca, propagando os serviços e produtos.

Diante disso, ouvir o que os clientes têm a dizer sobre a sua marca e se atentar aos detalhes é o que garante um destaque e faz com que seu negócio realize ações cada vez mais assertivas.

Por isso, a pesquisa de satisfação do cliente se mostra extremamente essencial, pois através dela se entende o que os consumidores pensam em relação aos seus produtos e serviços, fazendo com que os erros possam ser reparados com muito mais precisão.

Afinal, ao considerar, por exemplo, fabricantes de alambrados, por mais que as redes sociais possam auxiliar de uma forma prévia a satisfação e opinião dos clientes, somente por pesquisas de satisfação é possível coletar informações precisas e valiosas.

Pensando nisso, hoje iremos falar sobre as pesquisas de satisfação com o cliente, evidenciando o seu significado, como implantá-las de uma forma eficaz e empresas que tiveram sucesso com essa estratégia. Confira!

O que é a pesquisa de satisfação com o cliente?

A pesquisa de satisfação com o cliente é um questionário personalizado que geralmente as empresas enviam aos seus clientes para ter o seu feedback.

Assim, ao imaginarmos, por exemplo, uma empresa de placas de sinalização de trânsito, as pesquisas de satisfação podem evidenciar alguns pontos de melhoria, gerando muito mais assertividade nas estratégias e ações dessa empresa.

Além disso, por meios dessas pesquisas sua empresa consegue ter mais consciência e vantagens em alguns pontos, como:

  • Conhecimento da opinião dos clientes;
  • Análise das áreas de comunicação;
  • Conhecimento maior sobre a organização;
  • Insights precisos para elaboração de projetos;
  • Conhece as ações que podem afetar a sua empresa.

Com isso, ao aplicar as pesquisas de satisfação, sua empresa tende a entender e identificar os seus principais pontos fortes, além de indicar melhorias que podem ser cruciais para o seu crescimento e evolução.

Por isso, para que seu negócio estabeleça um crescimento constante e possa realizar o reparo dos erros de uma forma muito mais eficaz, aplicar a pesquisa de satisfação é um passo necessário e que faz toda a diferença.

Vale ressaltar também que a pesquisa de satisfação com os clientes tende a reunir uma grande quantidade de dados, fazendo com que sua empresa realize as estratégias e ações se baseando sempre em informações e conhecimentos precisos.

Dessa forma, quanto antes sua empresa implementar as pesquisas de satisfação e considerar a percepção do público sobre o seu negócio, mais cedo se reúne estratégias e ações cada vez mais certeiras.

Como implantar a pesquisa de satisfação?

Ao estar acompanhando o texto, fica claro o quanto a pesquisa de satisfação é determinante ao se tratar do sucesso da sua empresa e de uma aproximação com o público totalmente única e eficaz.

Entretanto, ao ter o desejo de implantar a pesquisa de satisfação em sua empresa de manutenção preventiva plataforma elevatória, é essencial ter em mente que assim como em outras atividades, é necessário definir as etapas para conseguir ter bons resultados.

Pensando nisso, para auxiliar diante dessa implantação, confira algumas que serão essenciais ao implantar a pesquisa de satisfação em sua empresa.

1 – Defina os objetivos

Um dos primeiros passos é definir os objetivos que o seu negócio tem ao desenvolver essa pesquisa, pois eles vão direcionar a sua empresa e vão determinar algumas questões importantes a serem realizadas.

Os objetivos têm um papel determinante ao estabelecer o público com quem sua empresa pretende falar, as perguntas a serem desenvolvidas e até mesmo os canais a serem utilizados.

Por isso, para implementar as pesquisas em serviços de automação industrial ou uma empresa de tecnologia, é importante pensar nos objetivos que a sua empresa tem, pois eles são os pontos-chave diante da criação dessa estratégias.

Alguns dos objetivos mais comuns ao desenvolver as pesquisas e que podem ser o intuito da sua empresa também são:

  • Avaliação dos serviços e produtos;
  • Aproximação com os seus clientes;
  • Reunir ideias para a criação de novidades;
  • Medir a fidelidade da audiência.

Logo, ao ter em mente os objetivos, de fato as ações se mostram muito mais claras, pois se tem em mente onde a sua empresa pretende chegar e que pretende alcançar através das pesquisas de satisfação.

2 – Defina seu público-alvo

Após definir os seus objetivos, o segundo passo está associado com as pessoas que serão escolhidas para responder as pesquisas e dar esse direcionamento a sua empresa através das suas ações.

Nesse momento é importante ter muito cuidado, pois de nada adianta ter uma pesquisa de satisfação impecável se você falar com o público errado. Imagina só desenvolver uma pesquisa de satisfação referente a cabos elétricos para um público que consome culinária?

Por isso é importantíssimo considerar as pessoas que consomem os produtos da sua empresa, além de informações referentes à localização geográfica, faixa etária ou até mesmo a opinião de quem compra em sua loja física caso exista esse espaço.

Assim, ao definir o público de uma forma precisa, os retornos serão os esperados, pois essa pesquisa será entregue ao público correto e pessoas que realmente se importam com expor a sua opinião.

 3 – Escolha o canal

Para que a sua pesquisa de satisfação com o cliente seja um sucesso e tenha retornos que auxiliem em suas estratégias e ações a serem desenvolvidas, escolher o canal apropriado é um fator determinante.

Uma boa ideia para escolher o canal ideal, por exemplo, em sua empresa de etiquetas para indústria alimentícia, é disponibilizar essa pesquisa após o cliente realizar uma compra ou até mesmo ao confirmar que o produto chegou no e-mail.

O mais importante ao definir o canal é que ele seja acessível ao seu público e que de fato os feedbacks esperados venham ser recebidos, pois as informações tendem a ser extremamente valiosas para o andamento do seu negócio.

4 – Defina o tipo e quantidade de perguntas

Algo que deve estar em sua mente ao desenvolver a pesquisa de satisfação é que as questões precisam ser claras e objetivas, fazendo com que o público tenha uma praticidade respondê-las.

Nós vivemos em uma cultura onde se preza cada vez mais pelo imediatismo e praticidade, por isso para que o público não ignore a sua pesquisa e realmente se interesse em responder, seja direto e claro nas perguntas.

Além disso, ao imaginarmos uma pesquisa de satisfação com o cliente referente a um projeto de estrutura metálica para telhado, é essencial ter um equilíbrio em relação ao número das perguntas.

Por exemplo, se o número de perguntas for muito baixo, a sua empresa não consegue coletar as informações necessárias. Já se o número for muito alto, as chances de o consumidor não participar da pesquisa são altas.

Por isso, busque sempre um equilíbrio, conseguindo manter a pesquisa de satisfação prática, mas ao mesmo tempo eficaz diante dos objetivos e informações que a sua empresa busca.

Cases de sucesso com a pesquisa de satisfação

Como foi visto, a pesquisa de satisfação é algo totalmente necessária, pois em um mercado onde a concorrência se mostra cada vez mais ampla, é essencial se diferenciar e ouvir os seus consumidores.

Os consumidores são as pessoas que permitem o sucesso ao seu negócio, pois através deles é que são realizadas as vendas de produtos como uma caixa de lâminas para microscopia e a divulgação e propagação da sua empresa.

Por isso, para te inspirar ainda mais e enxergar a importância das pesquisas de satisfação, confira alguns exemplos de empresas que tiveram sucesso ao utilizar a pesquisa de satisfação e ouvir os seus clientes.

McDonald’s

Acredite, depois de 50 anos de história no mercado, a tão famosa rede de restaurantes McDonald’s apresentou algumas quedas em suas vendas, apresentando um cenário um tanto quanto inusitado.

Assim, ao realizar algumas pesquisas de satisfação e estabelecer um contato com o público, foi constatado que essa queda nas vendas se dava pelo fato dos seus consumidores enxergarem a franquia como ultrapassada.

Para que esse cenário fosse mudado imediatamente, a franquia contratou o CEO Steve Easterbrook, que trouxe algumas pesquisas e o entendimento da opinião do público, realizando mudanças totalmente precisas.

Dessa forma, ao realizar algumas mudanças e ter o feedback do público, atualmente os resultados são muito mais animadores, tendo um crescimento de 5% ao comparar com as vendas do último trimestre.

Tim

A Tim se mostra uma empresa cada vez mais interessada em ter o feedback do seu público, assim as pesquisas de satisfação têm ocorrido com certa frequência, buscando se destacar e conter o crescimento constante dos seus concorrentes.

Uma das alterações mais recentes em relação ao retorno das suas pesquisas foi a mudança em seu logotipo, trazendo algo mais atual e totalmente moderno diante da nova identidade da marca.

Ao ter esses exemplos à disposição, chegou o momento de pôr a mão na massa, utilizando das pesquisas de satisfação para estabelecer um crescimento e evolução constante em sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.