Como aplicar o poder da persuasão nas suas estratégias

Você sabe o que é persuasão e como essa ferramenta pode ser poderosa nas estratégias de marketing do seu negócio? De fato, elaé a chave para o sucesso de muitos negócios digitais. Afinal, um bom produto aliado a uma boa estratégia pode melhorar significativamente os resultados.

Neste artigo, detalharemos o poder da persuasão e o que isso significa no mundo dos negócios. Assim, você entenderá como uma empresa de locação de andaimes, ou qualquer outro tipo de empresa pode se utilizar dessa estratégia para aumentar a lucratividade e a base de clientes.

Além disso, abordaremos dicas para você aplicar essa estratégia em sua empresa para aumentar e capitalizar suas vendas.

O que é persuasão, afinal?

A persuasão é a arte de convencer alguém a fazer alguma coisa ou a aceitar um conceito.

E dentro das estratégias de marketing, pode ser usado para convencer outras pessoas a comprarem ou contratarem seus produtos e serviços, trazendo benefícios para elas.

Ou seja, é algo totalmente diferente da manipulação, pois não é uma forma de tirar vantagem, e sim de oferecer uma solução que a pessoa já procura, e mostrar que a sua empresa é a melhor escolha através de gatilhos de persuasão.

Portanto, podemos entender que a persuasão se refere à estratégia persuasiva de usar técnicas de argumentação. Ao utilizar estas técnicas, existe uma motivação muito clara e específica para que o público mude sua concepção diante do seu produto ou serviço.

Por exemplo, um profissional que presta serviços de impermeabilizar terraço pode garantir melhores resultados de contratação de serviços através das técnicas de persuasão.

E com isso, ele pode se utilizar dessas técnicas para motivar clientes em potencial a realizar ações específicas durante o processo de compra.

No entanto, essa tática não tem nada a ver com criar falsas expectativas ou enganar o público, mas sim enfatizar os benefícios de um determinado produto ou serviço.

Um exemplo de uso da persuasão é quando um vendedor de serviços elétricos em geral

esclarece todas as dúvidas que um potencial cliente tem sobre o serviço e suas características.

Ou seja, a ferramenta é utilizada para superar obstáculos no processo de vendas. Nesse sentido, a persuasão pode utilizar recursos para sustentar seu argumento, como:

  • Ferramentas de visualização;
  • Comunicação falada;
  • Textos que incentivam a uma ação;
  • Histórias que comovem e levam a uma ação de compra.

O importante nessa técnica de persuasão é o uso de recursos, incluindo combinações entre esses recursos para transmitir uma mensagem ou evocar um sentimento que ajude seu público a decidir apoiar sua proposta.

No entanto, é muito importante lembrar que persuasão e manipulação são duas coisas diferentes. Mas, você sabe diferenciá-los? Vamos entender a diferença entre eles no próximo tópico.

Persuasão versus manipulação

Para evitar dúvidas, é importante enfatizar a distinção entre técnicas de persuasão e manipulação. Isso porque a manipulação tem conotações negativas e está relacionada a enganar alguém para obter uma vantagem.

Ou seja, a manipulação não tem nenhuma vantagem real, ela apenas se concentra nos interesses do manipulador. A persuasão, ao contrário, destaca os benefícios de quem está sendo persuadido, sem mentiras e usando a lógica.

Por exemplo, uma empresa que faz serviços de projeto elétrico comercial pode usar a persuasão para convencer o público sobre como seus serviços podem transformar o projeto que pretendem realizar.

Mas isso é algo que de fato qualquer empresa de qualquer negócio pode utilizar em suas estratégias e conquistar resultados realmente incríveis.

Quais os benefícios da persuasão?

A persuasão bem aplicada no marketing promove benefícios importantes em relação aos resultados. Vamos ver agora alguns principais desses benefícios dessa estratégia.

  • Maiores vendas;
  • Maiores possibilidades de fidelização de clientes;
  • Maior autoridade de negócio;
  • Maior conexão entre marcas e consumidores.

Todos esses benefícios podem ser benéficos em qualquer negócio que se utilize adequadamente das técnicas de persuasão.

Ou seja, isso significa que independentemente se você queira vender carpete comercial ou acessórios para carros, o poder da persuasão promove todos esses benefícios.

Dicas de persuasão para aplicar no seu negócio

Agora que você sabe o que é persuasão, e como essa estratégia pode ser bem utilizada no marketing do seu negócio, vamos dar uma olhada em algumas técnicas de persuasão que alavancar a lucratividade do seu empreendimento,

Lembrando que essas são técnicas que funcionam para qualquer tipo de negócio, desde empresa de prestação de serviços de limpeza e conservação ou qualquer outro tipo de empresa que queira conquistar mais clientes.

Portanto, confira as dicas a seguir para você usar persuasão e gerar resultados significativos em seus resultados.

Conheça seu público

Pesquisar seu nicho e entender a persona real do seu negócio é o ponto de partida para fortalecer seu argumento persuasivo. Isso porque, ao entender os pontos problemáticos de seus clientes em potencial, você pode fornecer um serviço personalizado.

Além disso, conhecer seu público não é apenas saber o que ele de fato quer, mas também o que ele precisa.

Afinal, sempre quando alguém precisa de algo, surge uma sensação de urgência, e esse senso de urgência pode ser usado para promover um marketing persuasão.

Portanto, quanto melhor você conhecer seus clientes em potencial, mais você irá gerar vendas para seu negócio e consequentemente será mais lucrativo.

Use gatilhos mentais psicológicos

Os gatilhos mentais psicológicos são ferramentas persuasivas relacionadas a aspectos emocionais e sociais. Quando usados ​​corretamente, esses recursos podem gerar interesse e aumentar as ofertas de vendas.

Existem vários gatilhos psicológicos, entre os quais podemos citar:

  • Escassez e falta;
  • Situações de emergência;
  • Autoridade;
  • Reciprocidade;
  • Exclusividade.

Ou seja, esses são os principais gatilhos que podem ser usados em uma estratégia de marketing persuasiva.

Aposte no storytelling

Criar uma narrativa e envolver um produto por meio de histórias envolventes é uma estratégia de vendas eficaz, e tem tudo a ver com o poder da persuasão.

Esse é o papel do storytelling, e pode promover uma conexão entre o público e a empresa ou o produto dela.

Portanto, se você quer usar o poder da persuasão e gerar muitas vendas, o storytelling é de fato a melhor forma de conectar seu público à sua empresa, e o coloca uma jornada que gera maiores compras por parte dos clientes

Afinal, essa técnica de storytelling tem a capacidade de despertar as emoções e mostrar a pertinência das escolhas que devem ser feitas em relação ao seu negócio.

Trabalhe com aprovação social

Quem nunca leu um feedback antes de comprar um produto? Todos nós fazemos isso porque, psicologicamente, nos sentimos mais seguros quando temos a aprovação dos outros acerca de algum produto ou serviço.

Portanto, adicionar avaliações reais de outros clientes para demonstrar satisfação com seu produto é uma ferramenta muito eficaz que pode fortalecer sua persuasão.

Demonstre empatia

Demonstrar empatia durante o processo de vendas pode ser um poderoso diferenciador. Em vendas, a empatia é entender a dor do cliente e oferecer a melhor solução para o problema.

Além disso, entender seus problemas e objetivos é fundamental para construir um relacionamento leal e duradouro.

Tenha uma página de vendas

Ter uma página de vendas bem estruturada é essencial para uma estratégia de conversão baseada em persuasão. Portanto, ao pensar em estruturar uma estratégia para gerar vendas, os gatilhos de persuasão podem trazer resultados benéficos e lucrativos.

Isso porque ele mantém você fundamentado na descrição dos benefícios de sua oferta digital e mantém todo o processo em um só lugar, evitando distrações e aumentando suas chances de compra.

Mas, para serem eficazes, as páginas de vendas precisam ter elementos persuasivos que impulsionam as vendas.

Por exemplo, quando alguém pesquisa sobre preço m2 pintura epóxi de piso, ela espera encontrar o melhor preço de pintura epóxi, para economizar.

Mas ao se deparar com uma página de vendas estruturada, com todas as técnicas de persuasão, ela passará a perceber o valor do produto, e não só o preço. 

Por isso é indicado contratar os melhores especialistas da área, e que possam te ajudar a realizar todo o processo desta estratégia.

Considerações finais

O poder da persuasão pode elevar os níveis de vendas de produtos e serviços, independentemente do segmento. Portanto, seja para vender um serviço de impermeabilização de vidro ou para vender mais roupas em uma loja, essa estratégia pode trazer resultados.

Lembrando que a persuasão não tem nada a ver com a manipulação, e toda empresa pode se utilizar dessa estratégia para aumentar a lucratividade do seu negócio. E ao mesmo tempo, promovendo benefícios para todas as pessoas que usufruem dos serviços ou produtos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.