Veja a diferença entre as comunicações interpessoal e institucional

As comunicações interpessoal e institucional são muito importantes para uma empresa, afinal não é à toa que os negócios que dão a atenção devida para esses aspectos têm 47% mais lucro segundo um estudo realizado no site Harvard Business Review.

Tudo isso porque a comunicação interpessoal é um tópico importante em qualquer relação que se crie, principalmente no ambiente de trabalho. Se ela não se torna efetiva, gera consequências negativas.

Uma empresa que não tenha uma boa comunicação com seus funcionários, por exemplo, acaba tendo prejuízos, além de problemas que poderiam ser resolvidos com um bom diálogo e alinhamento.

Por isso é importante que tanto a empresa como os funcionários estejam preocupados em desenvolver suas habilidades de comunicação, pois essa ação irá ajudar no relacionamento da empresa como um todo.

O que são as comunicações interpessoal e institucional?

A comunicação interpessoal diz respeito à troca de informações entre duas ou mais pessoas. É a capacidade de transmitir, receber e interpretar mensagens verbais ou não verbais de forma clara.

Em outras palavras, é você conseguir se expressar da maneira correta, seja falando sobre como foi o seu final de semana ou sobre a compensação de reserva legal, pois é através dessa competência que você consegue estabelecer diálogos.

Sendo assim, uma boa comunicação interpessoal envolve:

  • Falar;
  • Escrever;
  • Ouvir;
  • Ler;
  • Observar;
  • Expressar seu corpo.

Tudo que te faça se expressar e ser entendido pelo outro, mas acima de tudo uma boa comunicação interpessoal também diz respeito a aprender a interpretar o que o outro tem a dizer.

Já a comunicação institucional ou comunicação corporativa, como também é conhecida, é o tipo de comunicação que tem o objetivo de informar e tornar comum aos públicos o conceito, a cultura e a personalidade da empresa através do intercâmbio das informações.

Por exemplo, quando uma empresa de clp industrial comunica sobre as diretrizes e funções do seu negócio, uma organização que desenvolve uma estratégia de comunicação institucional consegue unir seus interesses de mercado a uma boa reputação estruturada.

Isso faz com que os clientes fiquem informados e o público se mantenha satisfeito, pois essa é uma empresa transparente.

É importante ressaltar que a comunicação institucional é uma área da comunicação integrada  responsável pela construção de identidade, imagem e divulgação da empresa tanto para os colaboradores internos como para os clientes.

A comunicação institucional de uma empresa é formada por vários outros instrumentos de comunicação. Por exemplo, uma empresa de pressostato para água conta com equipes como:

  • Relações públicas;
  • Jornalismo empresarial;
  • Assessoria de imprensa;
  • Publicidade e propaganda institucional;
  • Marketing social e cultural;
  • Editoração multimídia e imagem corporativa.

Não significa que todas as empresas possuem equipes como essas, pois pode ser que uma organização conte com apenas um desses instrumentos. Tudo depende da estrutura do negócio e os objetivos que estão relacionados à comunicação.

Diferenças entre essas comunicações

A comunicação interpessoal diz respeito ao indivíduo, ou seja, como as pessoas se comunicam e se expressam, seja em comunicações verbais ou por meio de gestos, escritas, enfim, qualquer forma que o ser humano se expresse.

Já a comunicação institucional está relacionada às empresas e corporações. É todo tipo de comunicação que diz respeito a essa organização, como sua filosofia, visão e valores, sem contar em como ela se comunica com os seus clientes ou os seus funcionários.

Importância dessas comunicações para os negócios

A comunicação interpessoal é fundamental para uma boa convivência dos indivíduos em sociedade. Quando reduzimos isso às relações de trabalho, se tornam cada vez mais cruciais.

Seja em uma fábrica de correntes para elevação de cargas ou um escritório de advocacia, é fundamental que se tenha uma boa comunicação e diálogo entre os funcionários.

Uma pessoa que tem uma boa comunicação interpessoal tem a capacidade de ouvir, que vai muito além de escutar as palavras, ela dá atenção ao tom de voz da outra pessoa, à velocidade e à linguagem corporal.

Além disso, costuma ser uma pessoa com sensibilidade, que é fundamental para a criação de relacionamentos, pois promove a identificação, empatia e confiança.

Essa comunicação é fundamental principalmente para pessoas que ocupam cargos de liderança. Para gerir uma equipe, além de dar ordens, é imprescindível que se entenda e ouça o que o funcionário tem a dizer.

Só assim será possível ter uma boa gestão e fazer com que os funcionários se sintam valorizados.

Uma boa comunicação também é fundamental para pessoas que trabalham com o público, dessa forma será mais fácil se relacionar com os clientes e fazer com que eles se sintam mais à vontade para adquirir o produto.

Já uma boa comunicação institucional auxilia a empresa a consolidar a sua missão, visão e valores, mas acima de tudo a sua personalidade, projetos, ações e os resultados para os seus consumidores.

Por exemplo, uma empresa de datador inkjet, que tenha uma boa comunicação institucional, irá conseguir se destacar no mercado, pois consegue passar com clareza todas as informações da sua organização.

Esse pode ser um grande diferencial, principalmente se a sua empresa se encontra em um nicho defasado.

Pense que mostrar com clareza para os seus clientes as causas que apoia e toda filosofia da sua marca irá trazer o olhar dos consumidores, causar admiração e identificação entre eles.

Como aplicar em estratégias de vendas?

Para que você aumente as vendas do seu negócio, é fundamental que essas duas comunicações andem juntas, afinal, você precisa ter uma boa comunicação institucional para passar todas as informações necessárias para os seus consumidores.

Em contrapartida, é necessário que a comunicação interpessoal entre os seus colaboradores seja a melhor possível para que se evitem conflitos, informações erradas ou qualquer problema com o cliente.

Por exemplo, uma empresa de cinta de lixa para ferro, que tem uma boa comunicação institucional e consegue atrair clientes que se identificam com a sua marca, e acima de tudo nutre um bom relacionamento entre seus colaboradores, consegue ter bons resultados.

Já uma empresa do mesmo nicho que não dá atenção para a mensagem que a sua marca deseja passar, seu quadro de funcionários e não mantém uma boa comunicação entre si e nem com seus clientes acaba se prejudicando.

Por isso invista em bons profissionais que auxiliem na construção e personalidade da sua marca, crie boas campanhas de marketing, mostre o diferencial do seu negócio, além de dar atenção para o relacionamento dos seus funcionários.

Se for preciso, crie mecanismos que ajudem em suas comunicações, como feedback e workshops que demonstrem como é importante que todos tenham uma boa comunicação interpessoal.

Empresas que tiveram sucesso com essa estratégia

Conheça agora algumas empresas que possuem uma boa comunicação institucional e saiba como isso reflete em suas vendas e, acima de tudo, em seu sucesso de mercado. São elas:

  • Coca-Cola;
  • Skol;
  • Heineken;
  • Hemmer;
  • OMO;
  • Brastemp;
  • Bombril;
  • Natura.

São ótimos exemplos quando o assunto é uma boa comunicação, pois elas usam e abusam da comunicação institucional para consolidar sua identidade no mercado.

Para que isso seja possível, ela está relacionada a uma série de características essenciais para uma comunicação institucional efetiva que são personalidade, missão, valores e nicho que a sua empresa atua, além dos produtos e negócios oferecidos.

É importante ressaltar que mesmo com uma forte identidade visual, todos tiveram que passar por ajustes ao longo dos anos, podendo ser relacionados à questão de inclusão social, de gênero, de responsabilidade social, preservação do meio ambiente, enfim.

Por isso é importante que a comunicação e seu planejamento sejam contínuos, isso quer dizer que não é só porque uma empresa de avaliação preliminar, por exemplo, investiu em uma boa comunicação que não vai alterar nunca mais.

Entenda que o mundo está em constante evolução, e para que as empresas continuem no mercado, elas precisam acompanhar essas mudanças. Os negócios que ficam presos ao passado acabam ficando para trás.

Por isso, se você tem uma empresa e faz algum tempo que não mexe em nenhum aspecto da comunicação ou pior, nunca levou isso a sério, é importante que comece a pensar sobre isso.

Afinal, ter uma boa comunicação institucional não é mais um diferencial, ela já se tornou uma necessidade entre as empresas. Pense que cada vez mais os clientes estão exigentes, querendo empresas que pensem em causas sociais, no meio ambiente, enfim.

São essas causas e filosofias que fazem com que o consumidor enxergue sua marca e o faça querer consumir seus produtos ou serviços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.