Comunicação e marketing: veja a interligação das áreas

Comunicação e marketing são duas áreas que chamam a atenção de muitas pessoas por sua versatilidade e dinamismo.

Essas duas profissões andam lado a lado, mas contam com objetivos diferentes, pois enquanto a comunicação define como o produto ou serviço será anunciado ao público, o marketing é responsável pela venda do mesmo.

Esses dois termos com significados distintos se complementam para fazer parte de um setor extremamente aquecido, principalmente por conta da convergência entre mídias e tecnologias.

É fundamental que profissionais e estudantes destes segmentos estejam por dentro tanto de conceitos clássicos quanto das transformações sofridas pelos meios de comunicação, como a multiplicação das linguagens e formas de relacionamentos.

Dessa forma, além da formação superior, é necessário e primordial o constante aprendizado sobre novas tendências e áreas que surgem todos os anos, buscando se valorizar enquanto profissional e encabeçar projetos inovadores.

O que é comunicação?

Como bem sabe uma empresa de reforma predial, um dos processos humanos mais antigos e essenciais para a vida em sociedade é a comunicação.

Afinal, ela é a responsável por interligar pessoas e promover intercâmbios das mais variadas classes, sendo útil para transmitir:

  • Dados;
  • Conhecimentos;
  • Notícias;
  • Artes;
  • Ideias;
  • Entre outros.

O termo “comunicação” vem do latim communicare, que pode ser traduzido basicamente como “tornar comum”.

Então, quando alguém pratica a comunicação com outra pessoa, torna-se comum entre as duas partes aquilo que foi comunicado. O ato de compartilhar um conteúdo faz dele parte de um contexto social.

Não existe comunicação sem que haja um agente emissor, um meio transmissor e um agente receptor da mensagem.

Dependendo do caso, o emissor pode ser uma pessoa ou uma instituição, como um fabricante de álcool 90 preço. Quanto aos meios, eles podem variar bastante, mas podemos citar a escrita, a fala, a música ou qualquer outro ruído e símbolo.

E por fim, os receptores podem ser uma ou mais pessoas, como um grupo, ou mesmo instituições. No caso da comunicação em massa, uma mesma mensagem é destinada a todos, de um modo geral.

Tipos de comunicação

Vamos conhecer melhor o conceito de comunicação a partir das diversas relações humanas, entendendo como ela pode ser usada entre duas partes ou mais.

Existem 3 principais vertentes da comunicação humana que precisam ser explanadas para entender como os processos ocorrem nas situações cotidianas.

As ações das vidas de todas as pessoas mostram o quanto é essencial estar por dentro das características da comunicação e suas interações sociais.

E isso é muito importante para empresas e marcas dos mais diversos segmentos, como um serviço de desentupidor de ralo de banheiro.

Comunicação interpessoal

Trata-se do tipo de comunicação mais comum e simples de ser investigado, consistindo na troca de informações entre duas ou mais pessoas, podendo ser feita de forma direta e imediata ou indireta e mediada.

A comunicação direta e imediata é caracterizada por ser aquela realizada frente a frente, com o uso da fala e/ou gestos. Esse tipo de comunicação pode ocorrer em ambientes informais ou formais, como em uma festa ou em uma reunião de trabalho, por exemplo.

Já a comunicação indireta e mediada, os emissores e receptores se comunicam através de algum meio, como:

  • Telefone;
  • Carta;
  • Computador;

Esse meio assumirá o papel de intermediador desse processo de troca de informações entre o emissor e o receptor da mensagem.

É esse tipo de comunicação que você tem quando liga para seus leads para falar mais detalhes sobre seu produto, como interfone para condomínio preço.

Comunicação institucional

Compreendendo um pouco sobre a comunicação interpessoal, atestamos primariamente que ela se caracteriza por qualquer tipo de troca de informação, podendo no âmbito formal como em uma escola ou escritório, utilizando linguagens e meios próprios para tal.

Mas aprofundando um pouco mais essa temática, é importante especificarmos as particularidades da comunicação institucional, que naturalmente apresenta objetivos e elementos diferentes.

Isso engloba a comunicação praticada dentro das empresas, por exemplo, podendo ser organizacional, empresarial ou interna.

Considera-se aqui meios dinâmicos, porém formais, que favoreçam as relações entre os colaboradores e o entendimento geral das mensagens referentes ao trabalho.

Visando uma comunicação efetiva dentro do ambiente formal de uma empresa, utilizamos e-mails, sistemas de intranet, ramais de telefone, murais, TVs corporativas, jornais e revistas produzidos internamente ou cartilhas próprias.

Todos esses são objetos valiosos dentro de qualquer organização, devendo se adequar à cultura organizacional da sua empresa de locação de caminhão basculante.

A comunicação interpessoal também pode ocorrer dentro da empresa, mas se diferencia da comunicação institucional por essa sempre ser mediada. Isso significa que depende sempre de mídias e representantes oficiais, como os cargos de chefia, as secretarias, os setores, etc.

Comunicação em massa

O terceiro conceito de comunicação e marketing que deve ser estudado é a comunicação em massa.

Em uma explicação básica, podemos dizer que é aquela direcionada a todos simultaneamente, não sendo feita para uma pessoa ou instituição específica, sendo disseminada de forma generalizada.

Logos nas primeiras teorias da comunicação, essa conceituação começou a ser estudada, como a Hipodérmica, considerada simplista ao tentar definir que as informações transmitidas pelas mídias afetam igualmente todos os receptores.

Para que os dados sejam decodificados por todo mundo, entende-se que é necessário que eles sejam produzidos com linguagens simples e múltiplas, criando um padrão na sociedade receptora.

Tradicionalmente a comunicação em massa é realizada por profissionais da comunicação social que estudam fundamentos, práticas e técnicas de jornalismo, radialismo, publicidade ou relações públicas.

Entretanto, esse conceito vem se expandindo cada vez mais com a ascensão da internet e seu amplo uso pelo público de uma empresa de tecido juta colorida.

A forte presença dos veículos online no dia a dia e o crescimento das redes sociais como disseminadores de informações, leva a uma discussão que permeia os produtores de conteúdo e formadores de opinião sem uma formação na área de comunicação social.

Atualmente qualquer pessoa pode ser dono de um blog, de um canal no YouTube ou de um perfil no Facebook que divulgue notícias, dados, aulas, entre outros materiais, além de aplicar técnicas de marketing digital para se tornarem mais conhecidos.

Sendo mais que um objeto social, a comunicação atua como componente primordial do marketing, pois todos os processos podem ser inseridos nesta área do mercado.

Isso leva ao favorecimento da disseminação de informações assertivas a qualquer tipo de público, com diferentes propósitos.

O que é marketing?

O marketing é um termo que vem da língua inglesa, podendo ser traduzido como “mercadologia”. É o estudo das formas como os profissionais e empresas lidam com o mercado, bem como dos resultados gerados a partir dessa relação, entre outras características.

Segundo Philip Kotler, uma das principais referências na área, o marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro.

Ele define em seu livro “Princípios de Marketing” que os objetivos do marketing são identificar as necessidades e os sonhos do público-alvo de sua empresa de vidro de segurança, além de medir e contabilizar o nicho de atuação e seu potencial de lucro.

Comunicação e marketing: interligação das áreas!

Para entender como funciona a comunicação de marketing é preciso pensar em algumas etapas, que são:

  • Identificação do público-alvo;
  • Definição dos objetivos da comunicação;
  • Projeção da mensagem;
  • Seleção dos canais de comunicação;
  • Mensuração dos resultados da campanha.

Se você está se perguntando como a comunicação auxilia o marketing, fique sabendo que é no desenvolvimento de uma comunicação coesa e eficiente que evite mal entendidos que possam atrapalhar as vendas de suas soluções, e que garanta credibilidade da empresa.

E o que significa comunicação integrada ao marketing? Trata-se de um conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação.

Todos eles planejados e desenvolvidos por uma empresa para agregar valor à sua marca e consolidar a imagem da instituição junto a um determinado grupo de pessoas ou a toda a sociedade.

No marketing de uma empresa de serviços de pintura predial são realizados processos estratégicos para a criação, comunicação e entrega de valor para clientes, sócios, colaboradores, parceiros e para a sociedade de um modo geral.

Isso vai muito além da venda de um serviço ou produto, englobando determinadas ações próprias para exaltar positivamente a marca no mercado, tanto para o público interno quanto externo.

Considerações finais

Tenha em mente que parte do sucesso da sua empresa será medido por uma boa estratégia de comunicação. Exatamente por isso é necessário dar toda a atenção para essa questão e reestruturar sua organização.

Monte um plano de comunicação eficiente, de modo que sua empresa possa estar preparada para enfrentar todos os desafios oferecidos pelo mercado, melhorando cada vez mais seus resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.