Use bem a comunicação integrada de marketing

Hoje existem diversas plataformas disponíveis para melhor se comunicar com um público, sendo necessário saber como utilizar esses canais para garantir o melhor tipo de resultados, contando para isso com práticas como a ideia de comunicação integrada.

Essa ideia em particular lida com a utilização de uma melhor maneira de todas as redes sociais disponíveis, buscando aproveitar da melhor forma possível os benefícios presentes em cada uma dessas plataformas para um negócio em particular.

Isso tudo por causa da própria pluralidade que se encontra na internet, onde cada tipo de rede social costuma responder a um perfil específico de público, de acordo com o seu interesse em vídeos, imagens, mensagens simples ou até mesmo matérias complexas.

Uma diversidade que faz com que o usuário não apenas tenha uma maior aproximação com uma rede em específico, mas também tenha preferência por uma plataforma para quando estiver em busca do contato de empresas de projetos elétricos ou apenas de uma receita.

Muitas vezes pode acontecer dessas duas pesquisas partirem do mesmo usuário, levando em conta a pluralidade de interesses que faz parte do próprio indivíduo, sendo isso um dos motivos pelo qual alguém possa ter um perfil nas mais diferentes redes sociais.

É por causa de situações como essa que as redes sociais, assim como muitos outros canais digitais, vêm conquistando um espaço cada vez maior.

E se o público está atento a esses canais múltiplos, o mesmo deve ocorrer por parte do meio empresarial, para então saber como se conectar da melhor maneira com a sua audiência.

Cenário que faz com que uma clínica de oftalmo em SP tenha que saber como administrar um perfil nas redes, com o intuito de se aproximar de possíveis clientes que estejam disponíveis nessa região que usem de uma rede em particular para buscar por tal serviço.

Mesmo em relação a essa busca, é possível que um cliente faça essa pesquisa através do Google, sendo importante contar com um site próprio, assim como a busca pode ser realizada por meio do Facebook. Assim, é preciso ter um perfil nessa rede social.

Ou seja, enquanto mais canais uma empresa estiver, maiores se tornam as chances desse negócio expandir o seu público. Contudo, é preciso ter cuidado para que essa pluralidade não seja algo negativo, sendo possível resolver isso por meio de uma tática específica.

A importância de uma comunicação integrada

Conhecida também como CIM, a prática de Comunicação Integrada de Marketing lida com uma estratégia que busca criar uma estratégia única para se comunicar através de todos os canais disponíveis para uma empresa, o que inclui o meio offline e o digital.

Ou seja, não é como se tratasse de uma estratégia recente, já que essa comunicação integrada podia ser trabalhada através de meios como jornais, revistas e televisão.

Ação essa que deveria garantir com que um possível cliente que se informasse sobre equipamentos de segurança eletrônica através do telefone encontrasse o mesmo valor quando se dirigisse pessoalmente ao fornecedor, criando assim uma situação positiva para esse consumidor.

O que mudou em relação ao conceito de comunicação integrada é a forma como ela é mais requisitada atualmente, principalmente em relação a todos os canais que estão disponíveis ao público, com o meio digital apresentando novos caminhos todos os dias.

E tal conexão não deve lidar apenas com a comunicação, mas também com as possibilidades de vendas que podem ser encontradas através desses canais variados, sendo possível hoje fazer uma compra tanto nas lojas físicas como em sua versão digital.

O que não pode acontecer é desse cliente encontrar um atendimento completamente entre um canal e outro, fazendo com que ao procurar por poço semi artesiano preço o mesmo tipo de informação deva ser encontrada, seja qual tenha sido a plataforma buscada.

Para garantir uma comunicação alinhada alguns pontos devem ser trabalhados em relação aos seus canais de diálogo, sendo eles:

  • Consistência;
  • Coerência;
  • Continuidade;
  • Complementaridade.

Tópicos esses que destacam sobre a importância em disponibilizar um mesmo tipo de linguagem, com informações que possam continuar indo de uma rede para outra, assim como podem se complementar.

Tudo isso para facilitar com que um indivíduo interessado em contratar um serviço de aluguel de van em salvador, para sua viagem turística, encontre o mesmo tipo de informação nos mais diversos canais disponíveis, facilitando sua relação com a empresa.

De uma forma geral, é possível dizer então que essa comunicação integrada pode ser responsável pela criação de uma imagem única para um negócio, facilitando com que o público se relacione melhor com essa companhia, diante do que ela oferece no mercado.

Situação que depende então da adoção de estratégias específicas que possam tornar possível a criação de um diálogo único para uma empresa, independentemente dos seus canais escolhidos.

Aplicando a comunicação integrada ao seu negócio

O uso de uma comunicação integrada pode fazer com que uma empresa consiga estabelecer uma melhor relação com seus clientes, fazendo com que eles se sintam bem-recebidos, seja qual for o canal escolhido para se informar ou comprar algo.

Um cenário positivo para uma companhia que pode ser garantido a partir do momento em que ela adota estratégias como:

Estudar o seu público

O propósito de uma comunicação integrada é oferecer a melhor comunicação possível ao seu público, sejam clientes já fiéis ou um público a ser conquistado, sendo preciso então estudar o perfil dessa audiência, de forma a responder a ele da melhor maneira.

Essa análise deve cobrir quais são os principais meios de contato escolhidos por esse público, os interesses dessa audiência, além de outras características que tornem possível a criação da melhor comunicação para a venda de serviço de topografia, por exemplo.

Estabelecer uma linha de diálogo

Após compreender o perfil do seu público, assim como os canais mais utilizados por ele, é necessário criar uma linha única de pensamento para todas as plataformas utilizadas por esse negócio, de forma a criar uma estratégia integrada ao máximo.

Tudo para criar o melhor padrão de comunicação para a sua audiência, tal como uma loja que adota um sistema para seus produtos, usando de uma etiqueta para joia, por exemplo, para assim oferecer um contato padronizado para o seu público de forma geral.

Escolher os canais

Por mais que seja importante respeitar uma linha escolhida pela empresa, como um perfil mais profissional para uma companhia do meio industrial, é necessário também saber como se adaptar para a pluralidade de canais disponíveis, como acontece com as redes sociais.

Inclusive, em relação a essas plataformas é necessário escolher por aquelas que melhor se adequem ao seu serviço, sabendo como se posicionar nos campos mais procurados pelo seu público, reconhecendo tais diferenças sem deixar de lado a sua comunicação integrada.

Garantir a integração da empresa

Para que exista uma única linha de comunicação por parte da empresa é preciso que a própria companhia compartilhe de um sistema integrado, com todos os seus setores utilizado do mesmo perfil de comunicação para falar com seus clientes.

Afinal, ao passar pelo time de marketing e de vendas é necessário que esse consumidor em potencial não receba nenhum tipo de informação desencontrada, com tal confusão podendo até mesmo prejudicar os negócios a serem realizados.

Analisar seus resultados

Por último, é importante analisar quais vem sendo os resultados conquistados, para assim compreender não apenas o valor dessa comunicação integrada de marketing, mas também para identificar possíveis falhas, assim como pontos que precisam ser melhorados.

A partir dessa análise é possível garantir com que o seu plano de integração de conteúdos ocorra da forma esperada, garantindo com que um cliente em busca de informações sobre uma cinta com catraca encontre a mesma resposta em todos os meios disponíveis.

Com essa comunicação melhor alinhada por parte da empresa, maior pode ser a confiança a ser conquistada por um indivíduo em relação aos serviços de uma companhia, o que pode otimizar a relação de ambos e assim aumentar até o potencial comercial de um negócio.

Não toda essa linha de comunicação linear pode ser vista sendo trabalhada por grandes marcas disponíveis no mercado, como é o caso da Netflix, Dove e da Coca-Cola. Empresas presentes em diferentes canais, mas que mantém a sua comunicação única.

Algo importante de ser visto por parte das empresas hoje, principalmente se levarmos em conta que a cada dia surge uma nova plataforma por onde o público pode se conectar, sendo preciso garantir a qualidade dos seus serviços em todos esses canais disponíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.