Cultura colaborativa: como implantar em sua empresa

Seja para implantar a ideia, ou sugerir ao seu chefe, a cultura colaborativa pode ser essencial para a melhoria na produtividade e no ambiente da sua empresa.

A construção de um ambiente saudável e de sinergia pode trazer muitos benefícios para o seu negócio e multiplicar os resultados finais. Através da cultura colaborativa é possível melhorar a relação entre a hierarquia da empresa e aumentar a produtividade.

Ficou curioso para implantar na sua empresa? Veja como.

O que é cultura colaborativa?

Existem duas formas de organização empresarial. Ambas possuem seus benefícios para a gestão de um negócio. As suas características e diferenciais podem dar mais opções para o estilo de direção da sua empresa.

Esses estilos de gestão são divididos em gestão vertical e gestão horizontal. Onde na horizontal se aplica a cultura colaborativa.

Gestão vertical

A gestão vertical é uma forma de liderança tradicional, onde existe uma hierarquia de comando.Como o próprio nome diz, as decisões e direções são efetuadas de forma vertical, onde existem presidente, diretor, gerente e supervisor. E onde para se tomar decisões, é necessária a consulta de aprovação dos seus superiores.

Ou seja, existe uma hierarquia e as decisões são recebidas “de cima”, por seus superiores, “para baixo”, para serem seguidas por seus subordinados. Seus benefícios são:

  • Hierarquia voltada de cima para baixo;
  • Responsabilidades bem estabelecidas;
  • Gestão feita por áreas.

Suas desvantagens são:

  • Muita burocracia;
  • Pouco espaço para autonomia;
  • Dependência de líderes e gestores;
  • Decisões pouco transparentes;
  • Comunicação mais lenta.

Com a gestão vertical, onde é baseada na tomada de decisão dos cargos superiores para seus subordinados, seus deveres e responsabilidades são bem estabelecidos.

Entretanto, existe uma maior burocracia e demora na comunicação, já que suas ações precisam ser passadas para cima antes de realmente acontecerem.

Por exemplo, se você possui uma empresa de raspagem de pisos de madeira e algo deu errado em um dos pisos que você estava operando, é necessária a consulta com seu superior para tomar a decisão de qual é o melhor caminho para contornar a situação.

Gestão horizontal

Na gestão horizontal acontece a cultura colaborativa. Ela é o oposto da vertical. Ainda existe uma hierarquia, entretanto, a liberdade dos seus subordinados é maior, onde eles possuem uma maior atuação na tomada de decisões, podendo agir por conta própria.

Existe uma maior delegação das funções e os funcionários podem contribuir mais efetivamente nas decisões da empresa. Seus benefícios são:

  • Melhora do ambiente de trabalho;
  • Aumento da produtividade;
  • Maior autonomia para os funcionários;
  • Menor burocracia;
  • Comunicação mais rápida;
  • Decisões mais transparentes.

E suas desvantagens são:

  • Responsabilidades menos estabelecidas;
  • Maior responsabilidade para todos.

Na cultura colaborativa existe uma melhor comunicação e envolvimento da equipe. Onde seu funcionário tem a autonomia para tomar decisões no trabalho.

Por exemplo, se você possui uma empresa de inspeção predial a saúde dos edifícios e seu funcionário encontra um problema na inspeção, ele pode tomar uma decisão para a resolução do problema sem precisar passar por toda a hierarquia.

Outro benefício seria a menor burocracia, já que as tomadas de decisões não precisam passar por toda a hierarquia, criando assim uma comunicação mais rápida e efetiva.

O ambiente de trabalho também melhora, uma vez que sua relação de hierarquia não é efetivamente uma tomada de decisões do seu superior e a sua obrigação em comprimir com suas atividades sem de fato conhecer os motivos para isso.

Por exemplo, em uma elaboração de projeto de terraplenagem, com todos da equipe tendo suas funções e se deparando com problemas onde eles mesmos são os tomadores de decisão.

Seus funcionários se sentem parte do processo e sentem que fazem a diferença. Todos se sentem importantes, pois possuem responsabilidades.

Outro exemplo para isso seria a maior produtividade. Quando a sua equipe sente um ambiente de trabalho saudável onde todos ajudam, eles consequentemente produzem mais.

Isso acontece porque, por exemplo, se você trabalha fazendo ar-condicionado para indústria, em uma cultura colaborativa você se sente parte da equipe, da diferença e dos resultados que a empresa apresenta.

Se ela dá lucro ou prejuízo, você pode dar ideias para a equipe, pode ajudar a vender ou produzir mais e melhorar diretamente o desempenho da companhia. Você é peça fundamental do sucesso da empresa e o sucesso dela, é o seu.

Como implantar na empresa

Depois de conhecer a grande gama de benefícios que uma cultura colaborativa pode trazer, é hora de implementar essa gestão nos seus negócios e melhorar o desempenho da empresa.

A primeira coisa para se ter em mente é que esse processo de implementação é demorado. Como diz o nome, é uma cultura a ser implementada, então isso demora algum tempo para se alterar o mindset. Existem três pontos principais a serem considerados para a mudança acontecer:

  • Faça treinamentos;
  • Recompense seus funcionários;
  • Delegue tarefas.

Os treinamentos são essenciais para a transformação cultural da empresa. Para que ela ocorra, é necessário que o líder da equipe esteja preparado para ser aberto a novas ideias e saber lidar com seus funcionários da melhor forma possível.

O líder é responsável em comunicar, orientar e esclarecer a mudança cultural que vai acontecer. Através dele é possível uma transparência na troca de informações, uma atenção ao ouvir seus funcionários e uma mente aberta para aderir a suas ideias.

Por exemplo, se um colaborador possui uma ideia para diminuir o custo de elevador para cadeirante, é necessário ouvir a ideia e, de fato, considerar os seus benefícios, malefícios e possibilidade de implementação.

Independentemente da possibilidade de implementação, é necessária uma comunicação transparente, informando sempre o andamento da ideia e suas ações para fazer com que ela aconteça.

Outra mudança que deve acontecer é a recompensa para os seus funcionários. Cada funcionário que dá o melhor de si, com novas ideias, proatividade e engajamento deve ser recompensado, para que assim continue o bom trabalho.

Por exemplo, se na sua empresa o seu funcionário deu a ideia de adquirir porta paletes, ajudando na organização e produtividade dos negócios, mostre a ele a sua diferença.

Recompense o grupo para demonstrar o bom trabalho que todos estão tendo ao desempenhar seus papéis e, mais que isso, parabenize e presenteie seu funcionário que teve a ideia em primeiro lugar.

As recompensas mostram aos funcionários que seus esforços estão sendo vistos e reconhecidos. A última, mas não menos importante transformação que deve ocorrer é a delegação de tarefas.

Ao delegar tarefas que normalmente são função do líder, você demonstra confiança no seu funcionário e dá a ele a chance de se destacar, ser proativo, fazendo mais do que lhe é necessário e o entrega novos desafios.

Essas características de uma nova tarefa o mantêm engajado e lhe dão o sentido de diferença na equipe. Onde suas ações têm o poder de mudança e melhoria na empresa.

Por exemplo, se você passa ao seu funcionário a função de encontrar um novo fornecedor de capa térmica para piscina sob medida, ele vai se sentir importante por tomar uma decisão e ter uma responsabilidade que impacta toda a empresa.

Esses são os pontos que te ajudam a iniciar essa mudança e implementar a cultura colaborativa nos seus negócios.

Para quem se aplica

A cultura colaborativa deve ser levada em consideração após uma análise dos seus funcionários e da sua equipe como um todo.

É necessário que você conheça os seus funcionários e saiba como eles lidaram melhor com cada situação. Quais são seus pontos fortes e fracos e se eles lidam bem com uma divisão mais abrangente de responsabilidades.

Caso seus funcionários sejam mais abertos a isso e funcionem melhor com essa forma de trabalho, a cultura colaborativa pode ser uma ótima opção.

Entretanto, lembrando que cada modo de organização possui seus prós e contras. Caso a sua equipe prefira uma divisão mais clara das tarefas e não gostem de ter a liberdade para outras responsabilidades, é necessário considerar a hipótese de manter a cultura tradicional de hierarquia.

Por exemplo, se você trabalha com manutenção industrial empresas, e sua equipe parece se desenvolver melhor com cada um em uma posição específica e um único trabalho, pode-se conversar com todos e ver a melhor opção.

Porém, por mais que cada empresa se desenvolva melhor de uma forma, a cultura colaborativa parece ser o futuro das empresas, onde aos poucos, todas parecem estar migrando para esse método de organização empresarial.

Exemplos de empresas que adotam essa cultura

Existem muitas empresas que utilizam essa cultura como forma de gestão. Dentre elas, pode-se citar:

  • Twitter;
  • Chevron;
  • Google;
  • Facebook;
  • Adobe.

Entre muitas outras. Essas empresas possuem em comum o bem-estar dos trabalhadores como uma de suas prioridades, oferecendo benefícios à saúde e reuniões ao ar livre. Seus meios corporativos incentivam a criatividade e o desenvolvimento de ideias.

Existem muitas outras empresas que utilizam a mesma estratégia. Um ambiente saudável se torna um local de troca de conhecimento e se cria um espaço de inspiração e criatividade.

Além disso, as empresas se tornam metas para os melhores profissionais, que almejam trabalhar nos locais de maior espaço para o desenvolvimento de ideias. Gostou do meio de gestão? Agora é só aplicar no seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.