Quais são as 4 formas de comunicação organizacional?

A comunicação organizacional é um conceito que tem ganhado muito espaço no mercado, em grande parte pela possibilidade de oferecer um diálogo mais claro e objetivo dentro das companhias.

O mundo tem passado por uma série de mudanças em todos os aspectos, sobretudo, no empresarial. As ferramentas tecnológicas apresentadas na transformação digital estão cada vez mais populares e possibilitando muito mais interações a longo prazo.

Um dos elementos mais importantes desse tipo de mercado é a comunicação. Ela se tornou uma ferramenta fundamental para fechar novos negócios, e é um dos atributos mais importantes de qualquer empresa que deseja se manter relevante no mercado.

O próprio perfil do cliente modificou-se, e hoje o padrão é muito mais inquisitivo e exigente, preferindo uma empresa que tem sua comunicação aberta e inclusiva ao invés de lidar com a impessoalidade de algumas companhias mais antigas.

A comunicação organizacional, nesse aspecto, é considerada qualquer iniciativa que uma empresa desenvolva para tentar se aproximar de outras pessoas, sejam elas clientes, fornecedores e outros públicos, como um distribuidor de molduras de isopor.

O principal objetivo da comunicação organizacional é otimizar a imagem da empresa, criando uma identidade mais forte e interessante para os públicos que estão tentando engajar-se.

Esse modelo de comunicação pode ser dividido em duas áreas distintas, mas muito importantes: Marketing e Relações Públicas.

Enquanto o marketing lida diretamente com a comunicação acerca do mercado e do que está sendo oferecido, o serviço de RP, ou relações públicas, trabalha com a comunicação institucional, interna e até mesmo com relação a decisões administrativas.

Isso inclui uma série de questões, como:

  • Mídias internas;
  • Fluxos informativos;
  • Redes formais e informais;
  • Barreiras.

Toda a comunicação interna e externa deve ser levada em conta quando você está trabalhando de forma organizacional, buscando otimizar esse tipo de processo para garantir um retorno maior para a companhia.

Além disso, a comunicação organizacional pode ser dividida em quatro formas, todas elas muito importantes para a utilização desse tipo de atividade com consistência, e otimizando a prática em sua empresa de rótulos adesivos personalizados.

Quanto mais efetivas forem as ações de comunicação em sua empresa, melhor serão os resultados. Por isso, as atividades de comunicação organizacional devem ser levadas em conta sempre que você estiver estruturando algum tipo de atividade.

Tipos de comunicação organizacional

Agora que você conhece um pouco mais da comunicação organizacional e o impacto que ela pode gerar em sua empresa, é muito importante conhecer alguns dos elementos básicos desse tipo de interação.

Vale ter em mente que cada empresa é única, e que nem sempre os resultados da utilização de ferramentas de comunicação organizacional terão os mesmos resultados, ainda que sejam de empresas de um mesmo segmento.

Por isso, o ideal é trabalhar com adaptações para a realidade da empresa, otimizando estes processos e criando um canal completo de comunicação interna e externa, que otimize as relações com clientes de sua empresa especializada em licenciamento ambiental.

Dessa forma, você consegue garantir um impacto maior da companhia no mercado em que está inserida, trabalhando para conseguir otimizar esses processos e diminuir as chances de perder vendas por conta de uma falha de comunicação.

1. Comunicação institucional

O primeiro dos formatos de comunicação organizacional é a comunicação institucional. Esse modelo é ideal para que as companhias consigam ir além de simplesmente vender um produto.

A comunicação institucional dialoga com o público diretamente como empresa, mostrando seus valores, visão e missão dentro do diálogo que está sendo inserido nesse modelo.

Uma empresa que trabalha bem a comunicação institucional acaba ganhando um forte apreço do público, uma vez que o tipo de comunicação que esse formato aplica trabalha com questões que precisam ser levadas em conta.

Causas humanitárias e posicionamentos são parte fundamental desse tipo de comunicação, que leva em conta todos os aspectos sociais e culturais antes de emitir algum tipo de comunicado de sua equipe de gestão de redes sociais para empresas.

Muitas empresas demonstram ações de apoio a estas causas através desse tipo de comunicação, firmando compromissos e mostrando que existe um impacto real nas escolhas que são feitas em sociedade.

O mundo está cada vez mais polarizado, e as pessoas procuram por empresas que se alinhem a seus pensamentos para fazer suas escolhas, o que pode gerar um processo de fidelização muito maior para sua companhia.

É importante entender, entretanto, que esse tipo de comunicação deve ser sincero e verdadeiro. As pessoas identificam quando uma empresa está apenas tentando tirar algum lucro ou vantagem de dizer que apoia uma causa.

O resultado para esse tipo de atividade pode ser muito danoso para a imagem da empresa, em alguns casos até mesmo irreversível. Por isso, é muito importante que você tome cuidado com a comunicação institucional.

Ser verdadeiro com os ideais da empresa, claro e objetivo é um meio muito importante de conseguir se comunicar abertamente com o público.

Além disso, você consegue obter resultados cada vez melhores desse modelo de comunicação organizacional para uma empresa de serviço de segurança para festas.

A criação de programas de incentivo é muito importante, ajudando as pessoas a continuarem o trabalho que você cita em suas ações de comunicação institucional.

2. Comunicação interna

Tão importante quanto o diálogo com o público, a comunicação interna engloba todas as ações que trabalham diretamente com seus colaboradores. Esse é um item fundamental para você conseguir otimizar sua produção.

A comunicação é uma peça-chave do sucesso comercial, uma vez que ele ajuda a alinhar todos os ideais que a empresa possui entre os diversos segmentos que estão em suas atividades.

Ter uma boa comunicação interna também é uma ótima maneira de manter o clima organizacional elevado, mostrando a seus colaboradores de que eles são ouvidos e que a opinião de cada um importa dentro da empresa.

Alguns recursos de endomarketing ajudam a tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso, garantindo que os funcionários desejam entender mais o que está sendo apresentado por empresas de manutenção de grupo gerador.

Uma boa maneira de fazer esses elementos é com palestras, bate-papos e workshops. Isso ajuda a identificar o potencial de comunicação interno da empresa e criar uma estrutura adequada de aprendizado.

Muitos funcionários acabam se sentindo mais valorizados por uma empresa que consegue trabalhar adequadamente a comunicação interna, tornando-se fiéis a empresa e com uma chance de evasão muito menor.

Um funcionário antigo que é fidelizado a empresa acaba sendo um excelente meio de garantir uma boa estrutura de comunicação, aumentando o impacto que suas ações internas terão dentro da companhia.

O objetivo atual da maioria das empresas é receber a certificação “Great Place to Work”, que mostra que elas atendem a diversas necessidades do colaborador e se torna um sonho de consumo para novos talentos.

Assim você terá muito mais chances de filtrar colaboradores capacitados e diminuir os gastos com rescisões e com novos treinamentos, garantindo que todos continuarão interessados em trabalhar com você.

3. Comunicação administrativa

A comunicação administrativa muitas vezes funciona como um braço da comunicação interna. Entretanto, sua importância é tamanha que ela deve ser considerada um item isolado.

Trata-se de toda a comunicação funcional da empresa. Isso significa que a parte de manuais normativos, regras e outros instrumentos de trabalho são designados nesse momento.

Ela é utilizada em todos os documentos oficiais, e ajuda a criar novos padrões para a companhia entender sua importância no mercado, bem como a maneira correta de tomar qualquer ação dentro da empresa de aluguel tendas para eventos SP.

4. Comunicação mercadológica

A comunicação mercadológica vai direto ao ponto da empresa: as vendas. Ela trabalha com os produtos ou serviços que são oferecidos pela companhia e busca despertar o interesse e desejo em fazer negócios.

Dentro desse conceito, englobam-se os itens de publicidade, promoções, exposições e muito mais, pensando sempre em como expandir o mercado para a empresa e como os clientes podem ficar mais interessados no que você tem a dizer.

Quanto melhor for desenvolvida a comunicação mercadológica, maiores são as chances de sua empresa crescer no mercado, desenvolvendo estratégias de marketing e publicidade que aumentam suas vendas consideravelmente.

Considerações finais

Trabalhar com a comunicação organizacional é muito importante para qualquer companhia que deseja se tornar uma liderança no mercado, ampliando muito o impacto que ela exerce dentro do segmento em que atua.

Por conta disso, é preciso conhecer os principais elementos de cada uma das formas de comunicação organizacional para potencializar suas oportunidades no futuro, criando diálogos muito mais amplos com seus públicos internos e externos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.