Use links patrocinados em seu site

Se tem algo que realmente mudou nossa maneira de fazer marketing e divulgar produtos, serviços e até mesmo ideais, são os grandes buscadores. Quando utilizados com os links patrocinados, os resultados podem ser ainda melhores.

De fato, a otimização (o famoso SEO, Search Engine Optimization) tem seu papel. Porém, seria um erro enorme deixar de investir nos anúncios e patrocínios que os próprios motores de busca oferecem com um “atalho” para o crescimento.

Além disso, foi-se o tempo em que bastava ter um site institucional no ar, como se ele fosse um cartão de visitas. Na verdade, mesmo o cartão de visitas precisava ser distribuído e chegar às pessoas certas na hora certa, não é mesmo?

Com os conteúdos digitais de uma empresa não é diferente. É preciso que haja um fluxo de visitantes e leitores acessando as páginas, para poderem curtir o conteúdo gerado, compartilhar com o máximo de pessoas e se engajar.

Portanto, tudo começa no tráfego, isto é, na capacidade de atrair as pessoas de maneira qualificada e assertiva. O grande desafio é o fato de que cada vez mais empresas fazem isso, tornando a concorrência algo que cresce diariamente.

Até porque, na época em que o rádio e a televisão representavam uma soberania em termos de veículos comunicativos, poucas empresas tinham acesso às maiores vitrines. Hoje elas estão na internet, e qualquer empresa ou mesmo autônomo tem acesso.

No próprio caso dos links patrocinados, uma das suas vantagens mais inegáveis é a da flexibilidade dos valores. A plataforma funciona como um leilão, no qual cada um coloca o crédito que quiser para aparecer segundo determinadas palavras-chave.

Embora grandes marcas invistam quantias enormes em suas campanhas, vários nichos e segmentos menores permitem que todos tenham uma oportunidade. Mas isso também depende da compreensão sobre o funcionamento da estratégia.

Por isso, quem não quer ficar para trás precisa correr. Afinal, se no início os links patrocinados eram feitos apenas em textos, e só incluíam as páginas do Google, hoje se considera que qualquer buscador com anúncios entra nessa classificação.

Além disso, eles já não incluem apenas os motores de busca, mas também podem aparecer em caixas de e-mail, plataformas de vídeo e até redes de display (que nada mais são do que banners de quaisquer sites e portais que acessamos).

Portanto, se você quer compreender melhor quais são as vantagens reais de utilizar esses links patrocinados em seu site, e tirar o melhor proveito disso, basta seguir adiante na leitura.

O que exatamente é o link patrocinado?

Do que foi dito acima já ficou claro que se trata dos resultados que são apresentados quando um usuário faz uma pesquisa nos grandes motores de busca, como Google, Bing e Yahoo. Mas é possível aprofundar essa descrição.

Até porque, isso deixa mais claro como as oportunidades que a ferramenta traz são abrangentes. Por exemplo, uma clinica de fisioterapia que esteja querendo captar leads e gerar oportunidades, pode anunciar uma página que não seja de vendas.

Hoje o marketing digital se ramificou em várias frentes e estratégias distintas, abrangendo uma gama bastante variada de métodos para cada etapa do funil de vendas. O bacana é que os links patrocinados podem ser aplicados a qualquer estágio.

No exemplo dado, uma landing page pode convidar os leitores para preencherem um formulário para baixar um e-book, ou mesmo um formulário para recebimento de newsletters, e isso já faz parte das estratégias de marketing da empresa.

Isso também ressalta a importância das palavras-chave, que precisam ser usadas com extrema assertividade. Tanto que hoje já existem extensões, como a do Google Keyword Planner, que ajudam na hora de definir qual será a melhor no caso a caso.

Assim, ao buscar escritório de contabilidade em São Paulo, a empresa já sabe que uma pessoa que faça essa busca precisa de um escritório com espaço físico, que fique em São Paulo. Certamente, quem fez a busca está em momento de consumo e fechamento.

Também é a palavra-chave que vai servir como elemento central na hora de fazer todos os levantamentos de análise e métricas de resultado das campanhas. Cada ação vai poder ser acompanhada em detalhes, como ficará claro adiante.

Os tipos de links patrocinados existentes

Com o avanço das estratégias de links e das próprias plataformas de busca, vieram também outras modalidades diferentes no que diz respeito ao modo de promover um anúncio. Hoje os formatos são muitos e implicam diferenças importantes.

Se você pesquisar por uma prestadora de serviços de contabilidade, no topo da página virão alguns resultados identificados com a tag “anúncios”. Mas isso não especifica qual foi necessariamente a modalidade que o anunciante escolheu.

Na prática, existem quatro modelos principais, cujas diferenças precisam ser levadas em conta não apenas na hora de desenhar sua estratégia conforme a ação ou campanha que for empreendida, mas também no tocante à forma de pagamento.

Esses formatos que se consagraram são os seguintes:

  • CPV (Custo por Visualização): cobra-se conforme cada visualização;
  • CPC (Custo por Clique): cobra-se por cada clique no link;
  • CPA (Custo por Ação): cobra-se mediante ações realizadas;
  • CPM (Custo por Mil impressões): cobra-se a cada mil visualizações.

Já tendo o planejamento de marketing em mãos, é hora de decidir. Os nomes já são intuitivos. Por exemplo, o CPM é mais vantajoso para quem prioriza a visualização na quantidade, para reforço de marca e posicionamento no mercado.

Se você já sabe que sua página tem uma boa conversão, mas precisa aumentar as vendas, pode investir no clique de tipo CPA, pois é certo que sempre que pagar vai ser por uma boa causa, em cima de valores sustentáveis que trazem o retorno que você precisa.

O CPV é exclusivo para vídeos. Assim, uma indústria de rótulos que queira explorar a rotina da sua fábrica, mostrando para parceiros e até para futuros clientes corporativos como seu maquinário é eficiente, pode investir nesse tipo de link patrocinado.

Por fim, o CPC, que na verdade é o mais tradicional de todos eles. A vantagem dele está em casos de palavras-chave que são altamente disputadas, como sobre serviços urgentes, geralmente envolvendo encanamento furado, guincho de carros e afins.

Por dentro das vantagens e benefícios

Até aqui já deu para compreender boa parte das vantagens implicadas no link patrocinado, razão do crescimento que os motores de busca têm tido. Mas é possível e até preciso se aprofundar nelas, para tornar seu uso ainda mais assertivo.

O primeiro benefício mais explorado pelo marketing é o da segmentação do público. Por exemplo, que vantagem uma empresa de PABX teria em pagar anúncio para aparecer para jovens universitários ou pessoas que nem sequer têm um negócio aberto?

Assim, ao segmentar o público, é possível otimizar os gastos e os esforços. Hoje é possível definir o perfil de usuários que façam pesquisas logados (interesses e tipos de pesquisas que eles mais fazem), além de localização e horários em que o anúncio aparecerá.

Já falamos sobre a facilidade das métricas, e realmente as plataformas têm um analytics que gera relatórios detalhados. 

Com isso em mãos, é possível definir as próximas campanhas. Uma fabrica de mochilas pode decidir, após um trimestre ou semestre, mudar o tipo de clique (como visto acima).

Por fim, todo investimento em motores de busca gera um aumento de tráfego para o site, trazendo resultados mais rápidos e mais previsíveis.

Algumas dicas práticas para aplicar

Há várias maneiras de colocar a mão na massa e começar a fazer suas próprias campanhas, com o tempo aprendendo quais são as melhores modalidades para o seu próprio negócio.

Além de estudar as opções de anúncios até encontrar a ideal, uma empresa que vende filtro lubrificante pode testar segmentações de público diferentes. Talvez como pessoa jurídica tenha melhor resultado do que como pessoa física, por exemplo.

Também é possível fazer testes em relação às localidades e horários em que os links patrocinados vão ser vistos. Com ajuda do analytics, é possível tentar uma região maior, com um horário comercial, e depois inverter tudo.

Por fim, é preciso lembrar do mobile, já que a tecnologia de mobilidade tem avançado cada vez mais em todos os setores de marketing digital. No caso dos buscadores, já se sabe, por exemplo, que os algoritmos estão mudando em função do voice search.

Ou seja, em vez de escrever “instalação de portoes automaticos”, a pessoa vai ativar o microfone e pronunciar essa palavra-chave, o que pode mudar questões como acentuação e até a semântica das palavras.

Outro ponto é o da responsividade, que faz o site ser preparado para o acesso por celular e tablet tanto quanto pelo computador. Certamente, quanto mais suas campanhas forem otimizadas para mobile, melhor será o seu resultado.

Tudo isso deixa claro como as vantagens de utilizar os links patrocinados não são poucas, e por isso mesmo podem ajudar qualquer empresa a mudar de patamar na internet.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.