Torne sua empresa uma referência em sustentabilidade 

De uns anos para cá o tema meio ambiente está ganhando cada vez mais evidência, devido, principalmente, à sua importância e urgência de discussão. Desse modo, a sustentabilidade também tem sido uma preocupação para as pessoas.

Nesse sentido, empresas também precisam se adequar à nova realidade, que exige compromisso com o meio ambiente. Inclusive, estabelecimentos que assumem essa responsabilidade saem na frente e ganham um reconhecimento positivo.

Além disso, os indivíduos valorizam os comércios que adotam medidas sustentáveis. Sendo assim, tornar-se referência em sustentabilidade é sinônimo de responsabilidade e de atração de clientes, melhorando o desempenho da empresa.

Qual a importância da sustentabilidade?

A pauta sobre questão ambiental sempre foi importante, mas demorou para chegar até os estabelecimentos, isso porque o mercado não foi ágil em entender a importância da discussão.

Fato é que esse debate entrou em pauta, principalmente, após alguns incidentes ambientais de empresas, assim o tema passou a ser visto com outros olhos pelos consumidores. Sendo assim, uma empresa que é sustentável adota práticas que preservem o meio ambiente.

Ou seja, uma empresa sustentável insere na sua rotina e também na prática essa posição que visa adotar um sistema econômico que tem como finalidade o lucro, mas que só se mantém por ser sustentável. Isso porque já é possível observar que estabelecimentos que não se adequam a essa nova realidade tendem a não ter sucesso e até desaparecer. Além disso, adotar uma postura positiva com a natureza também traz algumas vantagens como:

  • Reconhecimento da marca;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Melhora nas tarefas operacionais;
  • Melhora no financeiro.

Reconhecimento de marca é o primeiro benefício que os estabelecimentos podem ter, isso porque consumidores se sentem atraídos por comércios que adotam essa postura.

Conforme o tema ganhou relevância e as pessoas se tornaram conscientes, elas procuram valorizar quem sinaliza que está alinhado com essa causa. Logo, o estabelecimento ganha reconhecimento de marca, sendo melhor visto no mercado. Por consequência, a marca também vai contribuir para a preservação da natureza, afinal, há uma urgência mundial para que a sociedade dê mais atenção para a questão.

Nesse sentido, um estabelecimento que adota atitudes sustentáveis está fazendo a sua contribuição. Além disso, na prática as tarefas operacionais vão ser melhor desenvolvidas, isso porque as atividades vão ser feitas conforme a postura da empresa. Um exemplo, é o comércio adotar um sistema de reuso de agua nas suas atividades.

Por fim, isso impacta também no financeiro, até porque a empresa que usa água de reuso, por exemplo, vai ter uma economia nas contas.

Além de que com o reconhecimento da marca, isso vai atrair mais consumidores por conta dessa postura, logo, isso aumenta o setor financeiro. Sendo assim, a nova postura permite uma diminuição dos custos do estabelecimento. Ademais, caso seja uma empresa grande, a atitude valoriza as ações, sendo bem vista na Bolsa de Valores.

Sendo assim, para além de benefícios para a natureza, isso também impacta positivamente a empresa no mercado, trazendo uma imagem melhor e respeito dos consumidores. Logo, empresas de manutenção industrial, por exemplo, podem usufruir de tudo isso se adotarem sustentabilidade na sua rotina.

Veja como se tornar uma empresa sustentável

Portanto, percebemos que para continuar sobrevivendo no mercado e chamando a atenção do público-alvo, tornar-se uma referência em sustentabilidade é essencial. Sendo assim, confira algumas medidas que podem ser adotadas.

Faça políticas de conscientização

Muitas medidas podem ser adotadas na prática, mas de nada adianta a empresa decidir que vai adotar medidas sustentáveis se os seus colaboradores não seguirem a mesma tática.

Por isso, realize programas para que os seus colaboradores entendam a importância das novas diretrizes do estabelecimento. Desse modo, o comércio deixa todos alinhados com os seus propósitos e também garante que fora dali eles pratiquem essa postura.

Sendo assim, podem ser realizados cursos, campanhas, workshops e tudo o que se enquadre para que os colaboradores se conscientizem sobre o meio ambiente. Desse modo, uma empresa de pintura industrial pode pensar em formas de conscientização.

Inclua as lideranças

Para que tudo seja feito de forma constante é preciso que as lideranças também atuem de acordo com as novas diretrizes. É preciso que os novos valores sejam disseminados para além dos colaboradores.

Por isso, os administradores precisam estar cientes, isso porque eles também são responsáveis pela fiscalização e implementação dos procedimentos. Além disso, são eles que pensam nas novas regras, garantindo que os procedimentos sejam adequados.

Sendo assim, eles pensam nos departamentos e como eles podem se tornar sustentáveis. Um exemplo, é pensar na adequação de máquinas para que elas sejam menos poluentes.

Desse modo, eles devem estar de acordo e totalmente envolvidos com os processos para que o comércio seja sustentável.

Faça reciclagem

Essa é a medida prática mais conhecida pela população, e isso também pode ser inserido nos estabelecimentos comerciais. Adotar reciclagem é uma forma de sinalizar e lembrar diariamente sobre o compromisso com a natureza.

Desse modo, no ambiente de trabalho podem ser espalhadas lixeiras próprias para isso, como uma para descarte de lixo eletrônico. Além disso, o uso de plásticos e descartáveis pode ser diminuído.

Assim, a empresa pode trocar os copos descartáveis por copos de vidros, por exemplo. E se na sua produção forem usados papéis, eles podem optar pelos recicláveis, todas as etapas de produção podem ser adaptadas e serem mais sustentáveis.

Desse modo, é possível ter um gerenciamento de resíduos sólidos e se certificar que todos terão o destino correto conforme a preservação do meio ambiente.

Use a ISO 14001

Você sabe o que é a ISO 14001? Ela é uma norma que estabelece quais são as regras para que estabelecimentos se adequem às diretrizes ambientais e se tornem sustentáveis.

Em outras palavras, ela orienta as instituições para que medidas de proteção ambiental sejam implementadas. Sendo assim, é possível que organizações tenham um sistema de gestão ambiental criado especificamente para o seu ramo. A norma é usada para quaisquer estabelecimentos, não importando o seu tamanho.

Desse modo, todas as atividades, produtos e serviços oferecidos pela organização vão seguir práticas sustentáveis. E assim, depois de implementadas as medidas, a empresa pode solicitar a sua certificação.

Contrate fornecedores sustentáveis

Para além das medidas que a própria organização vai adotar, também é preciso que ela se envolva na causa de forma que os seus parceiros também sejam sustentáveis.

De nada adianta a instituição implementar as medidas, se os seus fornecedores não as seguirem, isso porque indiretamente a empresa vai estar contribuindo para a degradação do meio ambiente.

Portanto, é preciso verificar quais são os procedimentos que os parceiros usam em suas rotinas, por exemplo, verifique se eles têm uma estação de tratamento de efluentes para que não haja poluição das águas.

Reduza o consumo de água e energia

A redução de água e energia são duas coisas básicas que podem ser facilmente implementadas nas instituições, sendo que isso é uma atitude que ajuda na sustentabilidade. Por isso, conscientize os colaboradores sobre a necessidade de se evitar o desperdício e os impactos positivos que isso gera na natureza, inclusive, mostre quais são as consequências de uma simples lâmpada apagada.

Além disso, a própria empresa pode incentivar isso, fazendo obras no ambiente com mais janelas, por exemplo, para que se aproveite a luz natural do dia e não seja preciso ligar luzes, a mesma coisa pode ser feita pensando na água.

Estimule o uso de transporte coletivo

Veículos são grandes responsáveis pelas emissões de gases tóxicos na natureza. Pensando nisso, a instituição pode observar formas para que os seus colaboradores passem a usar transporte coletivo.

Nesse sentido, procure estimular essa prática, a própria instituição pode oferecer um meio de transporte como esse, um exemplo são empresas que fretam ônibus para levarem os seus colaboradores. Ou ela pode intermediar as negociações e incentivar os colabores a adotarem um sistema de carona, assim ao invés de ir trabalhar cada um em seu carro, eles lotam um carro e vão, desse modo, o número de carros na rua cai.

Além disso, a instituição pode adotar horários de saída e de entrada conforme os horários das linhas de transporte público, assim se estimula que o trabalhador use esse meio de transporte. Ademais, pode-se ter também um local para que os trabalhadores estacionem as suas bicicletas e não precisem se preocupar que elas sejam roubadas.

Portanto, ser sustentável hoje é imprescindível para que a empresa acompanhe o mercado e não perca consumidores que valorizam as instituições que agem de acordo com a preservação da natureza.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.