Treinamentos de marketing digital são essenciais em sua empresa

É muito comum ouvir falar no poder que a internet tem quando o assunto são as vendas e a publicidade da empresa. Mas e os treinamentos de marketing que as equipes precisam ter para que os resultados surjam e se mantenham?

De fato, pouca gente fala sobre os bastidores, talvez por eles serem a parte mais difícil. Mas a verdade é que por falta desse tipo de conhecimento é que muitos negócios tentam crescer na esfera digital, mas não conseguem e acabam desistindo.

Também não é incomum ver gestores que não conseguiram um resultado satisfatório e atribuem a culpa às plataformas digitais, sem racionalizar o processo e tentar ver o cenário por outro ângulo, talvez mais crítico e receptivo a novas ideias.

Uma coisa é certa: o marketing digital inclui as estratégias mais democráticas que já se viu na história da publicidade e divulgação de marcas. Pense, por exemplo, quantas empresas podiam marcar presença em comerciais de televisão.

Hoje as maiores vitrines do mundo são os grandes motores de busca e as redes sociais. Ora, qualquer empresa ou mesmo autônomo e liberal profissional podem conseguir boas posições ali, e com isso melhorar muito seus resultados.

Além do mais, essas plataformas também permitem um crescimento orgânico, que implica na expansão natural em conformidade com a adesão e o engajamento do público. Ou seja, você não pagaria nada por esse tipo de crescimento.

Quando uma empresa pode contar com uma equipe, então tudo isso se torna ainda mais promissor. Só que tudo vai depender, como dissemos acima, dos treinamentos de marketing que o pessoal tiver.

Daí que decidimos escrever este artigo. Hoje o marketing digital é um universo, surgem novidades o tempo todo, e quem não consegue se aperfeiçoar com certeza vai acabar ficando para trás.

Então, se você não quer deixar isso acontecer, mas sim crescer de modo sólido e com uma equipe consistente, basta seguir adiante na leitura.

Marketing digital e cultura corporativa

Tudo começa com um bom planejamento, não é mesmo? No caso de uma empresa e de estratégias de marketing e divulgação, a grande filosofia de trabalho que vai conduzir a rotina é aquilo que hoje se chama cultura organizacional.

Se pegarmos uma das empresas de seguros da atualidade, veremos que com certeza ela tem seus princípios de operação, bem como os famosos pilares de missão, visão e valores. Sem isso não é possível conduzir nenhuma equipe no médio e longo prazo.

Portanto, os treinamentos de marketing devem surgir dentro de uma cultura corporativa que já tenha sua eficiência comprovada. Até porque, o marketing nunca anda sozinho, podendo envolver desde o comercial até técnicos do pós-venda.

Ademais, sem conhecer o funil de vendas e a jornada de compra, uma ação ou campanha não poderia ser considerada eficiente. Deste modo, se for preciso dê uma reforçada na sua cultura corporativa, antes de iniciar os esforços de marketing.

Alguns pontos indispensáveis de qualquer filosofia corporativa são:

  • Ter um sonho desafiador;
  • Meritocracia e reconhecimento;
  • Formação de líderes e gestores;
  • Liderança pelo exemplo;
  • Humildade e transparência;
  • Sustentabilidade e crescimento;
  • Otimização e economia de recursos;
  • Trabalho duro com integridade;
  • Entre tantos outros similares.

Esse esforço deve nascer nos fundadores. No caso de uma empresa holding familiar, por exemplo, cada marca do grupo e cada fundador responsável precisará encarnar esses princípios, transmitindo-os para os demais.

Deste modo, não apenas o marketing digital vai funcionar melhor, como a cultura da empresa vai se realizar desde a diretoria até a recepção e a limpeza da corporação. Isso também fortalece a marca perante à clientela e perante à concorrência.

Planejamentos e análises de marketing

Depois de garantir uma cultura empresarial e um ambiente que permita a necessária ponte entre os departamentos, é preciso planejar de maneira mais específica, já entrando naquilo que é próprio do marketing.

Assim, uma empresa de controle de acesso precisa definir como será sua presença digital. Esse esforço pode ser tão desafiador quanto o de erguer uma infraestrutura presencial, já que também tem suas regras próprias que precisam ser consideradas.

Imagine, por exemplo, uma loja física que fosse aberta sem levar em conta questões como infraestrutura, gastos fixos, aparatos de tecnologia e telecomunicações, além da localização, que precisa ser boa para atrair clientes ou mesmo parceiros.

No caso da internet, os esforços de digitalização da marca podem incluir:

  • Segmentação do público-alvo;
  • Blog e geração de conteúdo;
  • SEO: otimização de páginas;
  • Trabalho nas mídias ou redes sociais;
  • Inserção em marketplaces;
  • Investimento em tráfego e publicidade;
  • Métricas, análise, estudos e afins.

Assim, a equipe de marketing será treinada em conformidade com cada uma dessas estratégias. Sem nos esquecermos de que muitas das reuniões de brainstorming para definição de métodos já incluem a participação da mesma equipe que vai executá-los.

Se um colegio ensino fundamental Sao Paulo estiver apenas contratando funcionários, é possível que o gestor já tenha várias estratégias em mente. Contudo, se o colégio estiver abrindo agora, a própria equipe inicial já pode ajudar na elaboração.

Portanto, é fundamental levar em conta esses aspectos menores do projeto, como datas, envolvimento de outros setores e participação dos colaboradores. No fundo, é a harmonia entre essas frentes que garantirá o resultado esperado.

Por isso mesmo, adiante vamos aprofundar em exemplos de como uma equipe precisa se alinhar em relação às principais frentes e estratégias elencadas acima, para redundar em treinamentos mais assertivos.

Práticas de treinamento em conjunto

Como vimos, não tem nada mais promissor para aumentar a sinergia entre as pessoas de uma equipe e os vários setores da empresa do que realizar planejamento em conjunto. Um passo bacana nesse sentido é o da segmentação de público-alvo.

A própria definição do público já é um ótimo exercício para fazer como treinamento da equipe de marketing. Afinal, hoje não basta uma empresa de limpeza piso residencial dizer que seu alvo são todas as casas da região.

É preciso conhecer a fundo os perfis disso que se consagrou chamar buyer persona. Um ótimo exercício para as equipes é pedir que elas definam os perfis dessa persona, por meio de estudo, pesquisas e enquetes, que podem ser feitas nas redes sociais.

No final, os profissionais vão estar muito mais alinhados e inseridos na rotina de marketing do que antes. A mesma situação vale para a geração de conteúdos, já que as equipes podem fazer o treinamento de sugerir pautas para os redatores do blog e das redes sociais.

Sobre os marketplaces também. Reuniões estratégias podem ser bastante frutíferas no sentido de encontrar as plataformas que tenham mais sinergia com o negócio em questão.

Lembrando que algumas têm foco em buscar clientes, ao passo que outras podem trazer fornecedores ou até mesmo parceiros.

Já alguém da área de empresas de assessoria contábil pode pedir ajuda de outros setores (que entendem de matemática) para que as métricas de “analytics” do marketing digital funcionem melhor e sejam melhor compreendidas.

Tudo isso deixa bastante claro como manter uma equipe bem treinada e estruturada pode auxiliar a empresa a se destacar no mercado, aumentando seu número de clientes. Especialmente no caso de empresas pequenas e médias.

Sobre as vantagens e os benefícios

As vantagens comerciais que o marketing digital pode trazer são muitas, e estão diretamente ligadas ao faturamento e à lucratividade. De fato, o marketing não serve de muita coisa se ele não impactar diretamente nos números.

Ainda assim, existem outros benefícios que o treinamento de profissionais da área pode trazer, tanto para eles quanto para o negócio. 

No caso de um escritório de contabilidade em São Paulo, por exemplo, o ponto mais imediato é o do conhecimento específico para marketing de pequenas empresas.

Uma vantagem de trabalhar nessa esfera de um negócio que está em estágios embrionários é o fato de que o colaborador precisa “aprender de tudo um pouco”, como se diz. Portanto, ele se torna mais completo em relação às exigências do mercado.

Quanto à empresa, as vantagens não são poucas. Além da melhor adaptação do profissional às necessidades, o famoso turnover ou rotatividade de pessoas também diminui, fazendo com que os colaboradores se fidelizem muito mais.

Outro ponto que ganha muito quando os treinamentos são bem-feitos é o do endomarketing. Hoje esse conceito é fundamental, e implica a certeza de que uma marca não pode se consagrar no mercado enquanto não for bem aceita internamente.

Ou seja, se os funcionários e colaboradores de uma empresa de montagem de estruturas metálicas não tiverem um bom engajamento, como pode ser que a empresa queira dominar seu mercado e ainda por cima vencer a concorrência?

Com treinamentos de marketing bem alinhados entre todos da empresa, isso ocorre de modo natural. O que deixa claro como as dicas dadas acima podem ajudar qualquer empresa a mudar de patamar e crescer no curto, médio e longo prazo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.