Assessoria de imprensa para PMEs é fundamental

Uma das principais atividades no ramo da comunicação, a assessoria de imprensa é um recurso cada vez mais necessário para qualquer empresa. O formato é simples. O assessor cuida da atuação de uma empresa, oferecendo-a como fonte de matérias e entrevistas para aumentar a exposição e gerar credibilidade à marca, ao mesmo tempo em que gera conteúdo.

Algumas empresas de contabilidade, por exemplo, podem usar os serviços de assessoria de imprensa para divulgar seu conteúdo, aproveitando a exposição na mídia para alavancar suas oportunidades de negócio. Dentre as funções designadas para um assessor de imprensa, podemos citar:

  • Planejamento de comunicação junto à imprensa;
  • Elaboração de material para divulgação;
  • Acompanhamento em matérias e entrevistas;
  • Gestão de crises;
  • Clipagem.

O assessor então se torna, basicamente, um elo entre a imprensa e a empresa, conquistando mais espaço e criando ferramentas interessantes para divulgação. Durante muito tempo, pensou-se que os serviços de um assessor de imprensa eram limitados a empresas de grande porte, que já possuíam marcas bem estabelecidas no mercado. Esse pensamento, entretanto, vem mudando a cada dia.

Um coaching de carreira, por exemplo, pode utilizar os serviços de assessoria para se tornar referência em sua área, não precisando de uma grande estrutura para aproveitar o trabalho do assessor. Hoje, é difícil pensar em não utilizar os serviços de uma assessoria mesmo em empresas pequenas, uma vez que o custo do investimento muitas vezes é bem melhor do que se imagina, e as vantagens são muitas.

O que você ganha com uma assessoria?

É importante ter em mente que as vantagens de utilizar uma assessoria de imprensa em sua empresa serão visíveis a longo prazo. É importante que o assessor tenha tempo e liberdade para trabalhar sua marca e desenvolver conteúdo de qualidade, principalmente, para conseguir concluir suas funções e gerar os benefícios que a empresa precisa para crescer ainda mais.

Uma escola infantil em São Paulo, por exemplo, pode receber muito mais destaque se estiver ativamente aparecendo na mídia através dos serviços de um assessor. Dentre as muitas vantagens da contratação desse tipo de serviço, podemos destacar algumas em particular:

1 – Aumento da credibilidade

A função básica de uma assessoria de imprensa é ampliar a exposição de uma empresa no mercado. Por isso, quando você contrata os serviços de um assessor, sua empresa começa a ter mais espaço em importantes mídias, ganhando uma aparência muito mais profissional.

Uma empresa que sabe falar com a mídia está sempre um passo à frente da concorrência. O pensamento geral do público é que uma empresa que sabe lidar com ela certamente estará preparada para atender qualquer tipo de cliente.

Por exemplo, uma fábrica de camisetas personalizadas que apareça na mídia terá a confiança do público, aumentando ainda mais as possibilidades de negócios.

Por isso, uma boa assessoria permite que naturalmente sua empresa se torne mais respeitada e conhecida no mercado, com referências importantes que definem o empreendimento como uma marca forte e estabelecida junto ao público.

2 – As pessoas descobrem sua empresa

Uma das principais vantagens da ação de uma assessoria de imprensa certamente é o aumento da exposição de sua empresa. Quanto mais você aparecer na mídia, mais as pessoas saberão o que você faz.

A ideia do assessor é conseguir colocar sua marca em diversas mídias, para que mais pessoas tomem conhecimento de seu conteúdo e se interessem em procurar mais. Dessa forma, você acaba conquistando mais pessoas qualificadas.

Para fazer, por exemplo, seu escritório de contabilidade e consultoria se destacar da concorrência, é preciso estar em constante foco na mídia. Além disso, mídias diferentes são consumidas por públicos diferentes, então quanto maior for sua exposição, mais chances você tem de alcançar novos nichos e oferecer seus produtos ou serviços para pessoas que talvez não tivessem a oportunidade antes.

3 – Melhora na comunicação

Tem uma grande diferença entre a linguagem utilizada por uma equipe de marketing e uma assessoria. Embora ambas tenham suas qualidades, é inegável que para conseguir acesso junto a mídias como jornais e revistas, você precisa que sua empresa tenha um determinado tipo de conteúdo diferenciado.

Isso porque o objetivo do marketing é criar interesse para uma marca ou produto, direcionando o público ao desejo de consumir.

Uma clínica de fisioterapia, por exemplo, pode usar os serviços de um assessor para conseguir uma melhor comunicação com seu público. Já a assessoria irá tratar textos sobre sua empresa como conteúdo jornalístico, permitindo que mídias de divulgação considerem seu material como fonte de notícias.

Ao conseguir uma veiculação espontaneamente, há uma excelente chance e oportunidade para a conversão de clientes. Apesar de não haver problema com a redação publicitária, ela tende a ser mais custosa tanto financeiramente como para conseguir a divulgação, enquanto a redação jornalística muitas vezes pode ser realizada até mesmo gratuitamente – dependendo da situação.

4 – O gerenciamento das crises

Nenhuma empresa está imune a um momento de crise. Gerenciar essas situações foi, durante um longo período, a principal e única função da assessoria de imprensa.

Embora, hoje, a maioria dos empresários veja o grande potencial que a categoria possui, a gestão de crises ainda é um elemento importante do trabalho. Nenhuma empresa, independentemente do porte, está imune a reclamações. Ademais, uma experiência negativa pode escalar rapidamente, gerando uma publicidade bem ruim.

Nesse ponto, a assessoria de imprensa age como um protetor da marca, contendo qualquer negativação da imagem da empresa e lidando com qualquer problema para conseguir impedir que a situação se espalhe.

O assessor nesse aspecto tem uma função central. É ele que irá criar as ações de contingência para impedir que a crise se agrave.

Dessa forma, o assessor preparará as notas para a imprensa, encaminhará o porta-voz da empresa para falar da forma mais correta possível, montará um comitê para gerenciar a crise, entre outras atividades.

Uma equipe preparada para lidar com a imprensa e com informações corretas e assertivas consegue reverter um quadro negativo, muitas vezes até mesmo transformando a crise em uma nova oportunidade de crescimento.

5 – Destaque no mercado

Ganhar espaço na mídia é de fundamental importância para qualquer empresa pequena. Inclusive, pequenos empresários sonham com a exposição em capas de revista ou com cases de sucesso, não pela autopromoção, mas pela possibilidade que isso gera de alavancar o crescimento da empresa.

Esse tipo de exposição pode fazer sua fábrica de mochilas, por exemplo, aumentar de proporção rapidamente. Esse tipo de visibilidade acaba permitindo que sua empresa se torne uma referência no mercado, e quando as pessoas buscarem pelo produto ou serviço que você oferece, terão em mente primeiramente sua empresa.

Um dos principais meios de estar acima da concorrência é justamente aparecer mais do que outras empresas. Por isso, esse tipo de destaque é fundamental.

O que levar em conta ao contratar uma assessoria?

As funcionalidades de ter uma assessoria de imprensa em seu negócio são muitas, mas é preciso ter cuidado para escolher corretamente o serviço, garantindo assim qualidade e bons resultados.

O primeiro ponto a ser levado em conta é o quanto a assessoria é conhecida. Por lidar diretamente com a mídia e ser responsável pelo alavancamento de sua empresa, é ideal que você busque referências da assessoria e identifique uma forte presença no mercado.

A assessoria precisa entender o básico do que você faz, mas não precisa ser especialista. Afinal, a empresa de instalação de cerca elétrica, por exemplo, é sua. Ainda assim, saber seus serviços é fundamental para conseguir bons resultados.

Entenda a relação entre a assessoria e os veículos de mídia, para identificar pontos positivos antes de contratar os serviços de um assessor. Entretanto, não é preciso fazer uma lista de jornais, revistas e outras mídias, uma vez que esta é uma função direta da própria assessoria.

É importante manter em mente também que a assessoria de imprensa tem uma atuação estratégica, visando o maior alcance de publicações em mídia. Isso significa muitas vezes que a assessoria buscará resultados adequados de acordo com seu público-alvo e segmento.

Seu gosto pessoal para publicações é irrelevante neste ponto. O objetivo aqui é encontrar o máximo possível de clientes, e não agradar especificamente você.

Uma publicação em um jornal ou revista pode demorar um tempo, então não fique ansioso com relação ao conteúdo. É importante pensar aqui que uma assessoria de imprensa não é uma publicidade paga, então depende da vontade do jornal de publicar a matéria.

Claro que um profissional de assessoria irá manter contato com os veículos para cobrar a publicação, mas ainda assim é importante ter paciência e calma na hora de aguardar os resultados deste trabalho.

Considerações finais

Contar com os serviços de uma assessoria de imprensa não é mais uma exclusividade de grandes corporações. Os benefícios gerados pela contratação desse tipo de atividade são muito relevantes e podem ajudar qualquer empresa com o crescimento.

Por isso, busque uma empresa consolidada no mercado de sua confiança e aproveite os benefícios que a assessoria pode oferecer a sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.