Considerado uma evolução na utilização da internet, os serviços de streaming estão cada vez mais populares. Essas plataformas têm ganhado muita visibilidade por conta de serviços de qualidade com preços acessíveis.
O conceito de streaming não é necessariamente novo, mas foi preciso o mundo passar por um processo conhecido como transformação digital para que a tecnologia ficasse a ponto de auxiliar esse tipo de atividade com uma empresa de automação residencial.
A maioria das pessoas hoje tem pelo menos um serviço de streaming, cuja maior vantagem é a versatilidade. Essa plataforma é simples de trabalhar, tem um conteúdo de muita qualidade, e ainda oferece benefícios para seus usuários.
Hoje, o mercado está recheado de opções multimídias de streaming, como por exemplo:
- Vídeo;
- Músicas;
- Podcasts;
- Transmissões ao vivo.
Cada nicho tem diversas plataformas diferentes, que oferecem qualidades e elementos importantes baseados em suas necessidades pessoais.
Isso significa que você terá uma estrutura muito mais adequada para conseguir trabalhar com o streaming com sua empresa de terceirização de serviços, por exemplo.
O mercado logo notou esse avanço nas categorias de transmissão, identificando benefícios claros nesse tipo de plataforma. Desde então, começou uma movimentação para que você consiga aplicar estratégias de marketing de comunicação dentro das plataformas.
Para isso, entretanto, é preciso conhecer e identificar as vantagens do uso desse tipo de transmissão, para que você possa escolher com qualidade onde e quando você deve investir em propaganda e marketing dentro desses modelos.
O que é o streaming?
Para começar a compreensão desse modelo tão importante de comunicação, é ideal entender sua essência.
O streaming nada mais é do que a tecnologia que permite que você transfira dados multimídia instantaneamente para um dispositivo, como a instalação de PABX (Troca Automática de Ramais Privados) que transfere ligações para vários ramais.
Antes, para assistir um vídeo pela internet, você precisava comprá-lo, ir até a plataforma, fazer o download, que demorava um longo período, e só então assistir ao filme escolhido. Esse tipo de ação foi o predecessor do streaming.
Hoje, você consegue escolher o que deseja assistir dentro de um catálogo, aperta o botão do play e depois de alguns segundos de carregamento, o vídeo inicia.
Ele então vai fazendo o download do conteúdo alguns segundos à frente do que está sendo exibido, para impedir travamentos ou baixa qualidade do material.
Esse tipo de ação é muito importante para que você consiga lidar com cada detalhe que está sendo oferecido, e para ter uma boa experiência enquanto aproveita uma bebida quente em sua caneca de acrílico personalizada.
A transmissão também não deixa o arquivo gravado em nenhum lugar. Depois de transmitir os dados que ele está baixando, eles são eliminados, sem que haja necessidade de manter um HD com espaço para os arquivos.
Esse tipo de transação acabou facilitando muito os processos para assistir filmes e ouvir músicas, além de incentivar a utilização de ferramentas de áudio como podcasts. Com a popularização desse tipo de serviço, criou-se ainda uma variação.
As live streams são modelos similares ao conceito de streaming, mas que funcionam ao vivo.
Nesse caso, o usuário acessa o que está acontecendo em tempo real. Esse tipo de ação é muito utilizado para jogos e outras atividades lúdicas, onde o processo pode ser mais interativo, como o realizado por uma empresa de eventos corporativos.
Isso porque existe uma guia de chat onde você pode dar sua opinião e muitas vezes até participar das tomadas de decisão ao longo da live stream. Esse é um formato que tem sido muito utilizado por públicos mais jovens.
É importante destacar que o mercado está cada vez mais interessado nesse tipo de atividade, principalmente pelas possibilidades que o streaming apresenta.
Impacto do streaming em estratégias de marketing
Entender o impacto que a ferramenta de streaming pode gerar em suas campanhas de marketing é muito importante para você saber se deve investir nesse tipo de conteúdo.
O fato é que a maioria dos profissionais da área está migrando para esse tipo de ação, seja com a distribuição de cestas natalinas ou realizando um sorteio.
Isso costuma ser um forte indicativo da qualidade desse tipo de ação, principalmente com relação ao streaming de vídeo, que é o formato mais popular da atualidade. Existe muito acesso inicial por conta disso, e é uma fatia de mercado importante para trabalhar.
Facilidade de consumo
O fato do streaming ser um método extremamente simples e funcional para consumir vídeos permite que muito mais pessoas estejam integradas a esse tipo de atividade.
O potencial dos streamings é tamanho que ele conseguiu até mesmo diminuir a pirataria de filmes e vídeos.
Isso se dá pelo fato de que a maioria das pessoas prefere a qualidade e a praticidade de um serviço de streaming, estando disposta a esperar um tempo a mais para receber o conteúdo na plataforma ou até mesmo pagar a mais por isso.
As propagandas também são uma excelente fonte de trabalho, pois usam o streaming como um todo, uma vez que são melhores colocadas e mais trabalhadas em cima do público-alvo, seja de empresa de fornecedores de produtos para pet shop ou de produtos de limpeza.
Existem diversos algoritmos trabalhando o tempo todo nas principais plataformas de transmissão, identificando dados relevantes sobre o consumidor e o tipo de conteúdo que ele gosta de receber.
Isso permite uma estrutura muito mais qualificada para você trabalhar com suas ferramentas de marketing, conseguindo explorar todo o potencial de sua companhia no que diz respeito ao marketing digital.
Maior engajamento
Outra das grandes vantagens do marketing sendo utilizado em plataformas de streaming é o engajamento. A maioria das pessoas hoje compartilha o conteúdo que consome com outras pessoas.
Isso funciona tanto presencialmente, recomendando o material para amigos e familiares, quanto através de recursos de compartilhamento digital, como as redes sociais. Esse tipo de ação acaba ajudando muito a apresentar um conteúdo.
Quando você lida com as live streams, isso se potencializa ainda mais, uma vez que há um potencial direto de interação com o público para comentar e compartilhar suas ações. Nesses casos, é importante saber lidar com esse tipo de contato.
Se a empresa oferece alguma recompensa pelo acesso, como um desconto ou promoção, as chances de você conseguir resultados mais expressivos com esse tipo de ação são muito grandes para trabalhar com equipamentos para internet.
Precificação
A maioria das ferramentas de streaming possui valores muito acessíveis, sendo uma forma de divulgação que alcança grandes públicos. Outras ainda preferem abrir mais as oportunidades e oferecem versões gratuitas de suas plataformas.
Essas versões gratuitas normalmente possuem propagandas, o que ajuda a manter a plataforma em funcionamento enquanto se torna uma ótima oportunidade para você conseguir destacar mais a estrutura da sua empresa.
Trabalhar com elementos de propaganda em streamings gratuitos permite uma visualização maior de seu produto ou serviço para o grande público, uma vez que se trata de uma importante solução para o trabalho.
Como usar a stream em sua estratégia
Saber utilizar corretamente esses elementos também pode ser muito importante para que você consiga explorá-los em sua totalidade. É importante que você saiba exatamente o que pode fazer ou não para ter um bom retorno.
Esse tipo de ação é fundamental para que você aproveite bem suas estratégias de marketing, incentivando o uso de suas estruturas para trabalhar efetivamente com esse tipo de ação.
Lançamento de produtos
As produções audiovisuais costumam atrair muito mais a atenção dos consumidores do que outras plataformas. Por conta disso, os serviços de streaming se tornam excelentes modelos para você aplicar suas estratégias de lançamento.
Assim, você apresenta seu material para um público muito mais extenso, aproveitando a oportunidade de negócios para ter um processo mais adequado de trabalho, onde você pode explorar todas as nuances de seus produtos.
Potencializando o marketing de conteúdo
Outro ponto importante com o qual os streamings podem ajudar é apresentar seu marketing de conteúdo. Esse tipo de ação é fundamental para segmentar corretamente sua empresa e posicioná-la com qualidade no mercado.
Para que isso ocorra, é importante saber lidar com todos os detalhes que esse tipo de ação pode gerar, aproveitando melhor suas estruturas para conseguir trabalhar com efetividade.
Seja através da produção de material para o serviço de streaming ou simplesmente abrindo o diálogo com os consumidores, essas estratégias acabam alcançando um público muito maior e mais interessado no que você tem a dizer.
Considerações finais
Os serviços de streaming estão cada vez mais integrados com suas possibilidades, permitindo um engajamento muito maior entre seu público e a empresa.
Essas plataformas oferecem diversos meios de se comunicar com uma quantidade cada vez maior de pessoas.
Trabalhar com os serviços de streaming habilita uma série de novas possibilidades, focadas no trabalho e nos processos que você possui para ter mais efetividade em suas ações de marketing e de publicidade.
Portanto, uma empresa que trabalha com estes modelos está muito mais próxima de se tornar uma referência na área em que atua.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.