Importância da frequência e do alcance no marketing digital

 

Se você trabalha com marketing digital, certamente já teve dúvidas com relação a frequência e alcance de suas publicações. Essas métricas são muito importantes para garantir a efetividade do trabalho de empresas de vários segmentos, e você deve aproveitar melhor esses recursos para conseguir se destacar.

O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital, onde muitos avanços tecnológicos têm se tornado parte do dia a dia das pessoas. O mercado também foi afetado, e teve que começar a se adaptar.

Um dos primeiros elementos que foi modificado é justamente o mercado digital, que começou a ganhar mais força e espaço e hoje é mais do que um adicional para o setor de contabilidade para empresas, pois se tornou uma necessidade para quem deseja ter relevância.

Para que você consiga efetivamente apresentar seu conteúdo e conquiste o espaço para o trabalho, é importante saber como lidar com esse tipo de atividade. Uma das principais maneiras é através do marketing digital.

O marketing digital é um termo “guarda-chuva” que engloba uma série de técnicas de atração de clientes utilizando as ferramentas virtuais.

Dessa forma, você consegue um posicionamento mais adequado dentro do mercado digital para conseguir realizar vendas, seja em uma clínica de fisioterapia Osasco ou em uma doceria em São Paulo.

Entretanto, não basta simplesmente aplicar as técnicas de marketing digital e esperar resultados efetivos. É importante pensar em como mensurar os resultados dessas ações, para identificar se você está no caminho certo.

Essas métricas são muito importantes para que você consiga ter um alcance efetivo de suas ações, medindo o desempenho de suas estratégias de anúncios, sobretudo em mídias como as redes sociais e impulsionamento de publicações, que são fundamentais para a maioria das estratégias de trabalho.

Para isso, duas métricas extremamente relevantes costumam ser utilizadas, o alcance e a frequência das publicações. Esses dois itens ajudam a identificar a eficiência com a qual sua campanha está sendo balizada.

A primeira é uma forma de compreender a quantidade de pessoas que foi efetivamente impactada por um anúncio de curso direção defensiva, por exemplo, enquanto a frequência contabiliza a quantidade de vezes que essa publicidade é exibida.

Digamos que um anúncio é exibido cinco vezes para dois usuários. Isso gera dez impressões, e dois alcances. Para identificar a frequência de publicação, basta dividir as impressões pelo alcance, identificando que o anúncio possui a média de cinco.

Com o aumento na quantidade de ações e possibilidades que você pode trabalhar pela internet, essa se tornou uma ferramenta essencial para garantir mais sucesso e conquistar resultados efetivos em suas publicações impulsionadas.

A relação entre as duas métricas acaba se complementando, causando a confusão em pessoas que ainda não estão acostumadas com esse tipo de ação.

Entretanto, é preciso ter em mente que essa identificação é fundamental para criar um ambiente adequado para suas vendas, seja você fabricantes de rodetes ou um produtor de alimentos congelados.

O primeiro ponto a se pensar é no foco da empresa, compreendendo qual é o objetivo de uma determinada campanha de marketing, depois escolher métricas para fazer o acompanhamento do desempenho de ação.

Normalmente, os indicadores são escolhidos de acordo com o tipo de ação, fazendo o alcance e a frequência serem constantemente escolhidos.

Entretanto, eles não são os únicos KPIs (Key Performance Indicator) disponíveis para sua avaliação, que pode ser muito melhor qualificada.

Como funciona o alcance?

O alcance é uma métrica que impacta diretamente a quantidade de usuários que receberam o anúncio, independentemente da quantidade de impressões que isso gerou. Todo usuário único que recebe sua propaganda torna-se parte do alcance de sua marca.

Vale lembrar que nem todas as fontes conseguem identificar com assertividade o alcance de seu anúncio, seja ele sobre software para indústria ou de produtos de beleza.

Isso porque é mais fácil ferramentas de impulsionamento de redes sociais, que farão a análise pelo cadastro de seus usuários.

Redes sociais e outros sites que não precisam de login para terem seus dados acessados podem não conseguir medir corretamente o alcance, uma vez que não vão identificar com clareza cada usuário único que aparecer.

Nesses casos, é importante contar com as impressões para ter uma ideia melhor de sua propaganda, identificando os resultados que estão sendo recebidos desse tipo de material com mais efetividade.

O custo de alcance é calculado através de uma fórmula simples, dividindo o total investido com anúncios pela quantidade de usuários que foi afetado por ela.

Dessa forma, você consegue compreender o valor gasto com cada usuário, independente de quantas vezes a propaganda apareceu.

Para investir nesse tipo de anúncio, é possível escolher uma série de opções, identificando aquelas que mais se adequa a sua necessidade de trabalho com controle de estoque e vendas, como por exemplo:

  • CPM (Custo por mil);
  • CPC (Custo por clique);
  • CPV (Custo por visita);
  • CPA (Custo por aquisição).

Cada uma dessas opções possui um determinado custo, que normalmente é definido antes do início da campanha para que você consiga manter uma estrutura de pagamentos mais adequada para seu impulsionamento.

Além disso, é importante lembrar que esse tipo de atividade é muito importante para aumentar seu potencial de vendas, por isso é fundamental que você escolha com sabedoria os métodos que mais se adequa a sua empresa e ao que você tem a oferecer.

Caso precise de algum recurso adicional, é importante ter em mente suas possibilidades, criando assim uma estrutura de qualidade para trabalhar efetivamente com o alcance de suas publicações.

Frequência de anúncios

Já a frequência é uma métrica que define a quantidade de vezes que a mesma publicação é exibida para determinadas pessoas. Toda vez que um cliente em potencial recebe uma propaganda de serviços de portaria, por exemplo, isso gera uma impressão.

A impressão será apresentada diversas vezes por pessoa, e normalmente deve ficar entre três a seis vezes para manter-se saudável nessa métrica. Mais do que isso pode começar a incomodar o consumidor, que se sente saturado de ver sua propaganda.

Isso acontece porque, embora o engajamento através da repetição seja uma boa estratégia, é preciso saber trabalhar com cuidado esse tipo de ação, garantindo assim que você terá muito mais qualidade em suas estratégias de marketing.

Enquanto uma propaganda que não aparece muito pode acabar no esquecimento, o excesso gera insatisfação e pode até levar um consumidor a ficar com problemas com a marca, o que é muito prejudicial para esse tipo de atividade.

Por isso, quanto mais você trabalhar dessa maneira, maiores são as chances de aumentar suas vendas através do mercado como um todo, garantindo um bom retorno para você em sua empresa de terceirização de limpeza SP.

Para controlar melhor essa métrica, o ideal é você criar anúncios novos com uma certa frequência ou expandir seu material para outros tipos de público. Além disso, o orçamento definido para as publicações pode ser controlado para evitar excessos.

Quanto mais você ampliar o seu público-alvo, maiores são as chances de obter resultados muito mais efetivos para esse tipo de ação. Por conta disso, é fundamental lidar com esse tipo de atividade.

Estratégias eficazes para aumentar seu engajamento

Conquistar um espaço maior no mercado por conta desse tipo de atividade é muito importante. A maioria das empresas precisa do alcance e da frequência para se manterem ativas, conquistando um público muito maior e mais efetivo.

Esse tipo de ação acaba sendo importante para que você tenha uma estrutura de qualidade, aproveitando o potencial que a internet pode oferecer, sobretudo em questão de redes sociais que aumentam seu potencial de engajamento.

Portanto, é importante que você faça boas pesquisas de qualidade, identifique seu público-alvo e trabalhe com efetividade para manter próxima a relação consumidor e marca, que é um processo muito importante para aumentar suas vendas e fidelizar clientes.

Além disso, é importante utilizar estratégias de impacto direto em seu trabalho, como os chamados à ação, conhecidos como call to action, que instigam os usuários a clicar na propaganda para gerar mais leads.

Quanto mais você trabalha com este tipo de ação, mais próximo do resultado que você deseja estará. O call to action é uma ferramenta muito importante para aumentar seu alcance, e por isso é preciso saber lidar com a frequência com a qual estas ações são publicadas.

Considerações finais

A verdade é que não existe uma única maneira de determinar o que é um bom alcance ou uma frequência satisfatória. Esse tipo de atividade está ligada às necessidades da empresa, que vão se adaptando para conquistar mais espaço no mercado.

A escolha de bons KPIs para avaliar os resultados pode ser um elemento fundamental para você identificar o que está fazendo de certo ou errado em suas atividades, o que acaba sendo muito importante.

Por isso, aliar estas ferramentas à sua estratégia de marketing é um processo essencial para aumentar sua efetividade na conclusão de negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.