Identifique as forças e fraquezas do seu negócio

 

Saber trabalhar com as forças e fraquezas de uma empresa é um ponto importante para que você consiga estabelecer uma boa rotina de trabalho, conhecer mais sobre sua organização e trabalhar com mais efetividade.

Então, para conseguir identificar esses pontos com mais facilidade, existe um método de planejamento que pode auxiliar muito a equipe de gestão a compreender melhor suas capacidades internas, chamada análise SWOT, ou análise FOFA.

Essa ferramenta leva esse nome por lidar com quatro importantes pontos para avaliar os potenciais da empresa de serviços de contabilidade, por exemplo, garantindo que você consiga uma estrutura muito melhor para trabalhar efetivamente. Esses pontos são:

  • Strenghts (Forças);
  • Weaknesses (Fraquezas);
  • Opportunities (Oportunidades);
  • Threats (Ameaças).

Enquanto as oportunidades e ameaças lidam com fatores externos, onde não há um tipo de controle específico que a empresa pode realizar para conseguir os resultados esperados, as forças e fraquezas lidam com aspectos internos.

Entenda qual a história da análise SWOT

Esse mecanismo foi criado na década de 60 pelo consultor de empresas Albert Humphrey. Em um projeto de pesquisa para a Universidade de Stanford, Humphrey analisou os dados de 500 empresas, consideradas entre as maiores companhias da época.

Desde então, a ferramenta começou a ser adaptada para uma conscientização mais adequada, identificando o potencial de negócios e o resultado que esses pontos podem trazer para qualquer empresa que deseja se manter ativa, por exemplo, uma de mochilas promocionais.

Entender o ambiente interno de uma empresa é um passo muito importante para que você consiga aproveitar melhor seus recursos. É dessa maneira que você acaba tendo uma estrutura mais adequada para o trabalho.

Além disso, é importante ter em mente que você precisa conhecer profundamente seu trabalho para conseguir planejar rotas de ação, elementos que podem ajudar a identificar os próximos passos a tomar com relação à companhia.

Avaliar esse tipo de situação dá uma visão mais ampla para o gestor, que começa a entender como é o funcionamento da companhia e como isso pode impactar a empresa, assim como as tarefas que estão sendo executadas.

Ademais, é importante reforçar que a análise SWOT serve para diversas frentes, seja para avaliar as oportunidades no mercado onde alugar andaime, ou para ver quais são as fraquezas que podem gerar problemas.

Análise SWOT: veja como fazer

Para conseguir ter essa visão mais ampla e clara de seu negócio, é importante saber como lidar com uma série de elementos. Por conta disso, você precisa pensar em cada detalhe da corporação, para não tornar a análise incompleta.

Esse tipo de análise se divide entre o ambiente interno, com o qual a companhia tem forças efetivas para fazer mudanças, otimizar processos que já são realizados com qualidade e potencializar ainda mais seus resultados, além de reverter quadros negativos.

Por outro lado, o ambiente externo não é algo controlável, o que à primeira vista pode parecer ruim. Entretanto, conhecer este ambiente e saber seus potenciais riscos e suas oportunidades de negócios gera a oportunidade de se preparar para estes momentos.

Assim, a empresa de portões para comércio, por exemplo, terá um resultado mais satisfatório quando estiver lidando com as atividades além de suas capacidades de controle. Pois bem, veja como avaliar cada ponto:

Forças

As forças são todos os pontos em que a empresa consegue superar seus concorrentes e apresentar resultados efetivos. Tratam-se de aptidões onde a empresa se destaca, e apresenta uma força maior junto ao mercado.

Todo ponto em que a empresa está conseguindo resultados positivos pode ser considerado como uma força da companhia, identificando os produtos e serviços com mais vendas, um atendimento que se destaca da concorrência, entre outros tópicos.

Uma boa maneira de identificar suas forças é através da comunicação. Seus clientes serão a melhor métrica para avaliar o quanto suas ações estão sendo fortes no mercado, por isso, pesquisas de satisfação e de qualidade são fundamentais.

Esse tipo de processo é muito importante para que você consiga ter uma estrutura mais adequada para o trabalho com corte e dobra de aço, por exemplo, compreendendo suas capacidades e como você pode explorar melhor esse tipo de interação.

Fraquezas

Estes são pontos onde a empresa ainda precisa melhorar. Tratam-se de partes da produção que ainda não estão otimizadas, onde há algum tipo de dificuldade ou de lentidão para resolver a situação.

Aqui, é preciso muita sinceridade por parte da equipe de gestão, uma vez que as pessoas normalmente têm mais dificuldade de assumir suas falhas e “defeitos”. Entretanto, para que a análise seja efetiva, é preciso ser franco com relação a seu processo de trabalho.

Quando você identifica uma fraqueza dentro de sua empresa, é importante que a coloque sob observação, e lide com a situação de maneira individual. Dessa forma, você conseguirá resolver uma série de problemas que estão sendo gerados por ela.

Mesmo nos casos onde não é possível resolver de imediato uma fraqueza, esse tipo de análise consegue identificar a tempo para que você consiga reduzir os efeitos ou contorná-los para garantir mais proximidade.

Aqui, vale pensar em algumas situações importantes. Por exemplo, vamos supor que você seja do ramo de empresas de jardinagem, é preciso perceber quando os concorrentes estão te superando em vendas, bem como buscar entender o motivo.

Inclusive, avaliar os motivos que estão fazendo as pessoas preferirem outra marca que não a sua pode ajudar a compreender o fato, e preparar suas ações para conseguir uma conversão maior, atraindo essas pessoas de alguma forma interessante.

Além disso, é importante olhar para dentro da empresa e identificar se os seus colaboradores estão rendendo o que deveriam. Muitas vezes, quadros de profissionais desmotivados ou que poderiam ser aproveitados melhor em outros setores se tornam uma fraqueza.

Quando você oferece treinamentos, desenvolvimento e principalmente oportunidades para seus funcionários, acaba conseguindo reverter esse tipo de fraqueza de maneira muito mais efetiva.

A comunicação ainda é um ponto fundamental para qualquer ação mercadológica que você optar por fazer. Por isso, é importante identificar se a forma de se comunicar com seus clientes é efetiva para oferecer, por exemplo, um software de inteligência artificial.

Normalmente, uma empresa que está em alta consegue se engajar com seus clientes, interagindo em diversos canais e redes sociais. Quando você não consegue alcançar seu público, pode ser um sinal de fraqueza que precisa ser avaliado e trabalhado.

Oportunidades

As oportunidades são as forças externas que de alguma forma trazem um impacto positivo para sua empresa. Não há uma maneira de controlar esse tipo de ação, entretanto, você pode aproveitar os benefícios que ela oferece.

Porém, as oportunidades precisam ser reais para oferecer benefícios de verdade para sua estrutura. É importante pensar em como você pode trabalhar estes recursos da melhor maneira possível.

Normalmente, elas são embasadas em uma série de estudos e pesquisas do momento em que o mercado está passando, e isso acaba sendo muito importante para gerar mais engajamento e por consequência mais resultados para você.

Por isso, é importante estar preparado para qualquer tipo de alteração mercadológica que possa apresentar novas oportunidades de negócios para empresas de manutenção industrial, desde eventos sazonais até parcerias com concorrentes, entre outros aspectos.

Dessa forma, você consegue ter uma estrutura muito mais qualificada para trabalhar com sua empresa, seja ela do ramo que citamos anteriormente ou de qualquer outra frente de atuação.

Ameaças

As ameaças funcionam de forma oposta às oportunidades. Nesse caso, as influências externas acabam prejudicando sua empresa, e não há uma forma de impedir esses acontecimentos. Entretanto, se você souber o que acontecerá, poderá lidar da melhor maneira com isso.

Dentre as principais ameaças possíveis em um ambiente empresarial, é possível citar:

  • Variações de mercado;
  • Catástrofes naturais;
  • Alterações na legislação;
  • Aumento na concorrência.

Todas essas ações e muitas outras acabam gerando um impacto negativo em seu negócio, mas é importante saber lidar com elas para que você possa contrabalançar e aproveitar esses recursos com muito mais qualidade e assertividade.

Quem identifica as forças e fraquezas de uma empresa?

Embora seja uma função comum do gestor avaliar esse tipo de situação, essa análise não fica restrita a esse profissional. Qualquer colaborador que entenda do mercado e de como pode agir e trabalhar corretamente, tem um forte impacto nesse tipo de ação.

Normalmente é escolhido um grupo de profissionais para lidar com esse tipo de análise. Isso permite que muitas ideias se misturem, e você consiga explorar com mais qualidade suas ações, garantindo assim uma estrutura mais adequada para seu trabalho.

Quanto mais pontos de vista você tiver nesse tipo de análise, mais adequada será a identificação desses fatores para sua empresa, avaliando de diversos ângulos esse potencial.

Considerações finais

O trabalho com a identificação de forças e fraquezas de uma empresa permite uma análise mais profunda, que identifica uma série de pontos de melhoria para a companhia como um todo, o que acaba sendo muito importante para seu posicionamento no mercado.

Por isso, quando uma empresa consegue aplicar esse tipo de resultado de maneira mais expressiva, acaba conquistando uma estrutura de qualidade, com um grande potencial de crescimento e compreensão de si própria, o que ajuda muito no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.