Metodologia SMART: o que é e como aplicar?

 

Integrar novos colaboradores dentro dos objetivos da empresa é essencial para transformar uma equipe. Isso pode ser feito de diferentes formas e utilizando inúmeras estratégias. Uma das mais eficientes é conhecida como Metodologia SMART.

Essa metodologia se baseia em estabelecer os objetivos de uma empresa baseados em cinco princípios que representam cada uma das letras que dão nome à prática. A ideia não é somente criar uma cultura diferente, mas fazer uma nova gestão de projetos.

Muitas empresas têm sérios problemas com a realização de diferentes projetos que envolvem as mais variadas ações. Sejam elas a gestão ou aquisição de novos clientes, planejamento estratégia, atendimento e outras demandas.

Nesse artigo, temos como principal objetivo mostrar os principais aspectos da metodologia SMART e como aplicá-la dentro da realidade do seu negócio.

Vejamos agora o que cada uma das letras da palavra SMART significa.

S – specific, ou específica

A ideia da letra S é de que as metas que envolvem a metodologia SMART precisam ser específicas. O Objetivo é expor com clareza o que deve ser feito, desse modo será possível concluir todas as tarefas.

Muitas empresas pecam no sentido de envolver um colaborador em uma etapa do processo, ou no momento em que definem as equipes responsáveis por cada tarefa. Tudo acaba ficando meio obsoleto e causando dúvidas.

Em alguns casos, é comum que as equipes realizem trabalhos dobrados ou acabem por tomar a frente de tarefas que não estavam integradas às suas responsabilidades.

Imagine uma assessoria contábil que acaba por definir o mesmo cliente para duas equipes diferentes.

A ideia que envolve o S da metodologia SMART é ser um aliado para resolver questões específicas de cada assunto, de modo a deixar todas as tarefas extremamente separadas. Assim como a definição de metas a serem entregues para diferentes setores das equipes.

M – measurable, ou mensurável

O objetivo de uma empresa é sempre melhorar a qualidade dos resultados gerados pelas equipes. Isso precisa ser uma meta da empresa, mas como saber se você está progredindo nela?

Para isso a letra M, que se refere a palavra “mensurável”, que é a necessidade de estabelecer metas que possam ser mensuradas, ou seja, criar principalmente formas de tabulá-las para literalmente ter uma visão quantitativa do que deve ser feito.

A empresa precisa de fortes indicadores que consigam criar a noção de que o trabalho realizado está gerando resultados, sejam eles negativos ou positivos. As decisões precisam se basear nesse contexto único.

Atingir isso seria como conquistar a chamada excelência operacional para empresas, que de maneira bem clara, conseguem padronizar alguns dos resultados que a serem alcançados para manter a qualidade do produto como um todo.

Expanda esse contexto para áreas externas e internas, seu objetivo é quantificar, ou melhor, mensurar diversos aspectos importantes que precisam ser construídos ou desenvolvidos dentro da sua empresa.

A – attainable, ou atingível

A sigla A remete a palavra “atingível”. É bem provável que você já tenha imaginado de certo modo o objetivo que envolve a segunda sigla.

É extremamente frustrante para uma equipe dedicada a realidade onde não foi possível o cumprimento de uma meta.

Para as pessoas mais competitivas, o que deveria ser um incentivo, se torna um estresse que possivelmente poderá prejudicar a produtividade de todos os envolvidos.

O objetivo da metodologia SMART com a letra A é conseguir mensurar metas capazes de serem alcançadas nas condições oferecidas pela empresa e pelos clientes.

Os líderes que compreendem e conhecem a maneira como cada equipe trabalha conseguem projetar metas competitivas que sejam possíveis.

Imagine uma administradora predial SP que define uma quantidade específica de novos clientes a serem conquistados naquele mês. A ideia é que esse número seja condizente com a realidade do momento, mas que não seja facilmente cumprida.

É muito importante que a meta não seja fácil na mesma medida que não deve ser impossível de ser alcançada. Não se pode dar uma falsa sensação de sucesso ao mesmo tempo que não se deve dar uma falsa sensação de fracasso.

Isso é totalmente diferente de definir metas gananciosas. Para realizações que pretendem surpreender diretores, é preciso o investimento em treinamentos e tecnologias para serem alcançadas.

Isso quer dizer que você pode dobrar a meta de vendas do mês desde que tenha treinado suas equipes para os momentos de extrema necessidade.

Um claro exemplo disso é com uma empresa de gestão ambiental que sabe do aumento de demandas devido às mudanças climáticas. Ela costuma fazer um treinamento específico com cada um dos novos colaboradores para que seja possível bater todas as metas estabelecidas.

R – relevant, ou relevante

A quarta letra, o R, faz referência a palavra “relevante”, ou seja, o objetivo é agregar valor aos resultados do negócio de forma integral, isto é, a meta estabelecida e o que deve ser feito deve por natureza desenvolver o planejamento estratégico da empresa.

O fundamento é simples, estabelecer formas e soluções capazes de resolver problemas críticos de determinada área do negócio de modo a proporcionar resultados relevantes.

Metas que não são relevantes para um contexto geral, podem usar recursos que poderiam estar sendo destinados a algo que realmente desenvolvesse um ponto importante da empresa. Por exemplo, estipular uma comunicação integrada entre diferentes equipes.

Essa é uma meta importante, se o contato entre as equipes for meramente tecnológico. Um esforço desnecessário seria querer construir um relacionamento informal entre elas. Esse tipo de contexto deve ser construído naturalmente e não forçado pela empresa.

Pense que forçar relações ou estipular metas pouco relevantes pode desmotivar as equipes a cumprirem metas realmente importantes, como aumentar o número de clientes ou diminuir a taxa de evasão da empresa.

Apenas para fechar o exemplo, todos os quesitos relacionados a comunicação entre equipes podem ser resolvidos com um software de gestão empresarial, onde com uma simples função é possível contatar outras equipes para fins que envolvem algo relevante para a marca.

T – time based, temporal

A última letra, o ”T”, remete  à palavra “temporal”, que dentro da metodologia SMART deve ser compreendida como o tempo para que cada meta possa ser atingida. Veja que passamos por todos os processos, a meta específica, mensurável, atingível e relevante.

Agora é preciso definir em quanto tempo as equipes serão capazes de atingir todo esse contexto para permanecerem firmes no que precisa ser feito. Em geral, esse tempo pode ser trimestral, semestral ou até mesmo anual.

A questão é que, dentro desse tempo, é preciso ter as chamadas metas parciais. Elas servem para manter o projeto nos trilhos.

Pense em uma empresa de tintas e verniz que precisa vender muito até o final do ano, mas é compreendido as épocas onde terão mais ou menos comércio.

Desse modo, as metas trimestrais ou semestrais são estabelecidas compreendendo a realidade cada mês para que em uma soma geral, a principal meta possa ser cumprida.

Molde tudo de acordo com a sua realidade

Vimos ponto a ponto, ou melhor, letra a letra, o que cada sigla representa na gestão de ações de uma empresa. A compreensão e a execução de cada uma dessas siglas podem ser incríveis aliadas na forma como seus colaboradores e gestores passaram a agir.

O interessante é que por se tratar de uma questão mais administrativa, portanto, se torna algo organizacional, faz com que ela possa ser aplicada nos mais diferentes tipos de segmentos, independentemente do tamanho da empresa, seja ela uma big tech ou uma loja compressor de ar.

É extremamente relevante para esse novo contexto que, principalmente os gestores, compreendam as forças e fraquezas de suas equipes e em momentos de recrutamento, busquem por pessoas que compreendam o estilo organizacional da empresa.

Nem todos conseguem trabalhar sob o constante dever de bater metas, o perfil das pessoas que viveram dentro da metodologia SMART deve ser sempre em volta do constante aprimoramento pessoal.

Dessa forma, o seu objetivo será ter pessoas que possam:

  • Estar em constante estado de adaptação;
  • Tenham êxtase em estudar e aprender coisas novas;
  • Facilidade em trabalhar em equipe;
  • Competitividade no cumprimento de metas;
  • Criatividade atrelada a proatividade.

Essas características conseguiram agregar muito no estilo de trabalho da Metodologia SMART, lembrando que você também pode investir em treinamentos para criar algumas dessas características dentro do perfil de suas equipes.

A maioria das pessoas precisa ser lapidada, principalmente se tratando de jovens que estão em busca de oportunidades no mercado.

Programas de estágio, por exemplo, podem ser uma boa saída para construir ótimos profissionais, assim como programas de trainee para líderes.

Segmentos mais técnicos, como é o caso de uma fábrica de carroceria metálica, exigem mais um trabalho de gestão do que de construção desses perfis. De todo o modo, as possibilidades são variadas.

Cabe a você ver qual mais se encaixa na realidade vivida pela sua empresa e adequar cada sigla dentro desses processos.

Esse é o maior desafio da metodologia SMART, mas como já vimos, os frutos colhidos serão proveitosos. Ficamos por aqui, boa sorte na sua empreitada.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.