Saiba o que é e como fazer live commerce

O avanço das tecnologias, assim como a adesão da internet ao meio social, permitiu que o mercado comercial se adaptasse ao modelo virtual. E seguindo esse desenvolvimento, as ferramentas digitais exigem categorias cada vez mais específicas, como a live commerce.

Essa ferramenta apresenta ao mercado outras maneiras de maximizar as estratégias utilizadas no modelo apresentado pelas lojas virtuais. Isso porque, assim como as tecnologias, esse mercado apresenta avanços frequentes. Sendo inclusive uma consequência direta disso, com as estratégias digitais sendo aprimoradas de acordo com as tecnologias vigentes, assim como os desafios que surgem relacionados a cada uma dessas novas ferramentas.

E para acompanhar esse ritmo de atualizações é preciso estar atento às novidades do meio tecnológico, assim como faz o suporte de informática para empresas, que só é capaz de solucionar possíveis problemas se conhecer a fundo o funcionamento dessas tecnologias.

A mesma coisa acontece com o mercado onde a relação com o público pode ser iniciada e desenvolvida por meio das novas ferramentas que surgem com uma grande frequência, resultado das inovações tecnológicas.

E pensando no mercado comercial em si, assim como a sua relação com as ferramentas digitais, o live commerce surge como uma nova possibilidade para um bom planejamento de marketing, encontrando novas maneiras de se conectar ao público.

As modificações do mercado digital

O live commerce adota duas plataformas de grande acesso pelo público, que é o conceito do mercado digital unido às transmissões ao vivo realizadas nas redes sociais. Essa associação se mostra necessária quando o mercado, por si só, não é mais tão eficaz.

O mercado tradicional sofreu uma grande mudança com a chegada da internet na sociedade, assim como a aceitação do público por esse tipo de tecnologia. Esse processo só foi possível, claro, graças ao barateamento dos dispositivos de acesso.

Com a possibilidade de acessar a internet direto do celular, ficou mais fácil para o consumidor ter contato com os produtos ou serviços aos quais procura, como a instalação de um sistema de compartilhamento de imagem click share para a sua sala de estar.

Essa proximidade com o público permite que as empresas, que atuam com o meio digital, desenvolvam técnicas mais aprimoradas de transmitir suas mensagens aos seus potenciais consumidores, com conceitos de venda, mas também de posicionamentos da marca.

Com todas essas ferramentas e facilidade, aderir ao mercado digital se tornou não apenas uma possibilidade de expandir os seus negócios, mas também em uma necessidade, indo de encontro aos locais nos quais a sua audiência se encontra.

Dessa forma a internet se tornou um campo propício para diferentes setores do mercado. Sendo indicado tanto para um estabelecimento físico, que atua também com uma loja virtual, como para uma empresa que trabalha com curso de Excel avançado a distância.

Essa adoção ao meio digital se faz em um momento no qual não só o público demonstra ter maiores formas de acesso ao mundo virtual, criando em alguns casos até uma certa dependência ao universo das telas, como o mercado também encontra facilidades ali.

O conceito de marketing digital surge como uma forma de tentar compreender as possibilidades de negócio trazidas pelo ambiente digital, como por meio de uma loja própria, ou por uma plataforma compartilhada de negócios.

No chamado marketplace, uma plataforma de vendas pode abrir espaço para que diversas outras lojas possam negociar os seus produtos dentro do seu site. Essa estratégia é positiva para os pequenos empreendedores, passando a contar com um apoio comercial.

Ao se colocar disponível nesses sites, as pequenas lojas podem trabalhar com as mesmas ferramentas utilizadas por grandes empresas do meio, com essas plataformas se responsabilizando em alguns casos, até pelos serviços de entrega.

Destinando uma faixa dos lucros conquistados para esses sites, um empreendedor de pequeno porte passa a lidar com o mesmo sistema para controle de loja adotado por grandes empresas do meio.

O único problema dessa relação é a falta de personalização que essas plataformas apresentam, utilizando um sistema visual idêntico para todos os vendedores ali presentes, dificultando o processo de identificação de uma marca.

Diante dessa realidade, as marcas hoje precisam encontrar outras maneiras de se apresentarem ao público, ainda utilizando das ferramentas digitais, porém com um enfoque maior na criação e manutenção da imagem da empresa com o seu público.

Uma dessas ferramentas é o live commerce. Uma estratégia comercial que vê os seus números crescerem em conjunto ao percentual de usuários em uma rede social.

Como funciona o live commerce?

No live commerce, uma empresa que trabalhe com o comércio de aparelho do sistema de áudio e vídeo consegue realizar transmissões ao vivo por meio de suas redes sociais, com o intuito de divulgar a marca, ou qualquer que seja o objetivo por trás dessa ação.

As lives se tornaram uma grande aliada do meio artístico, aproximando do seu público, e até mesmo divulgar novidades sobre a sua carreira por meio dessas transmissões ao vivo.

Os conteúdos previamente produzidos têm o seu valor, contando com ferramentas de edição, planejamento e qualidade, contudo, o conteúdo ao vivo passa uma maior naturalidade ao público, sendo uma comunicação que se adapta à situação.

Assim como para os artistas e influenciadores, as lives também se mostram interessantes para o meio comercial, sendo um novo meio de divulgação de uma marca ou de seus produtos, como um material promocional de empresas.

Esse modelo de comunicação é indicado também por contar com diversas possibilidades para a sua empresa, sendo algumas delas:

  • Engajamento com o público;
  • Posicionamento da marca;
  • Aumento na conversão de compras;
  • Coleta de dados dos seus clientes.

Colocar-se presente nas redes permite que a sua marca tenha um maior contato com o público, dessa forma realizando uma melhor interação com a sua audiência, no que pode resultar em uma relação aprimorada com os seus clientes e potenciais consumidores.

Tudo isso impacta diretamente na imagem que a marca quer apresentar ao público, utilizando conceitos de comunicação que surtirão um melhor efeito, de acordo com as atividades dos perfis de uma empresa na internet.

Esse tipo de live pode trazer benefícios não apenas diretamente comerciais, como um aumento no número de compras, mas também com a conquista de dados importantes desse consumidor em potencial, que poderão ser usados em contatos futuros.

Como realizar uma live comercial?

Para produzir esse tipo de live, uma empresa deve contar com uma extensa rede de parceiros comerciais, que possa auxiliar esse empreendimento durante essa ação que lida não apenas com o seu valor comercial, mas com o seu potencial de comunicação.

O uso de influenciadores

Se o foco de uma empresa é se conectar com o público na internet, é importante contar com o apoio de profissionais que se destacam nesse ambiente, podendo estar relacionado ou não a sua área de atuação.

De fato um influenciador que trabalhe com conteúdos voltados ao universo da decoração pode ser o profissional ideal para divulgar ações, como vendas de tintas ou outros itens variados.

Ao mesmo tempo, um comunicador que possui um grande número de seguidores pode ser interessante para um negócio que busca justamente ampliar o seu público, chegando a uma audiência maior de espectadores.

Realize promoções

As live comerciais podem ser realizadas com diversas intenções, desde apresentar um novo produto a falar sobre as ações da empresa em relação à causa ambiental, por exemplo. Mas nada chamou tanto a atenção do público do que uma promoção comercial.

Grandes lojas de varejo estão produzindo essas lives com um intuito claramente comercial, entregando ao público cupons e promoções exclusivas, que funcionam por tempo limitado, somente para os usuários que acompanharam as lives.

A frequência das lives

É importante se dar atenção ao ritmo de produção dessas lives, utilizando uma data específica que justifique a sua realização, ou uma simples escolha comercial que acompanhe os interesses de uma marca.

Com um número cada vez maior de usuários e concorrentes comerciais realizando essas transmissões ao vivo, é importante trabalhar com uma boa frequência, para que o seu produto, um sistema gravação de ligações, consiga competir por espaço na rede.

Um excesso de transmissões, por outro lado, pode surtir um efeito contrário, no qual o público se sente esgotado diante o excesso de tentativas de contato que a empresa tenta fazer na internet.

É preciso ter cuidado para que essa produção de conteúdo não se aproxime da sensação de desgaste que o usuário apresenta com as ligações insistentes de telemarketing, por exemplo.

Por meio dessas vantagens e possibilidades, a produção de uma live commerce é cada vez mais indicada para as empresas que trabalham com o meio digital, de forma a aprimorar a sua comunicação e se aproximar do seu público ali presente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.