SEO B2B e B2C: saiba as diferenças de como trabalhar

A internet e a tecnologia são responsáveis por grande parte dos avanços na sociedade e, consequentemente, por diversas estratégias e práticas de marketing utilizadas nas empresas atualmente. Hoje falaremos sobre o SEO B2B e B2C.

O texto irá abordar o que é o SEO (Search Engine Optimization) e como ele impacta os mercados de B2B e B2C, explicando o que são os termos e diversas formas de se trabalhar com essa ferramenta, ajudando a desenvolver melhor o seu negócio.

O mundo digital já se instalou na vida de todas as pessoas e, mesmo com muitas não aceitando muito bem essa expansão e outras evitando aderir a essa nova era.

Mesmo um guarda corpo metálico industrial passa por um longo processo, tanto de estudo de mercado quanto das ferramentas de SEO para que mais pessoas o encontrem e consigam adquirir o produto da sua empresa.

Pode-se dizer então que, essas duas grandes aliadas são responsáveis pelo crescimento expansivo de todos os ramos empresariais do e-commerce também.

Além disso, uma coisa deve ser bem definida e entendida, é que o tipo de relação que se tem com os clientes que são B2B e os clientes que são B2C são diferentes, mesmo que ambos estejam interessados em comprar, por exemplo, um curso de informática em BH

Não apenas isso, mas o SEO se aplica de forma diferente dependendo da maneira que a sua empresa trabalha com ele, podendo variar tanto na questão de criação de conteúdo quanto na forma como as informações do site são disponibilizadas.

Mas afinal, o que é SEO, B2B e B2C? Como essas siglas estão relacionadas entre si? Qual o impacto que podem acabar gerando em sua empresa de cobertura metálica? A resposta para essa e muitas outras perguntas pode ser conferida nos próximos tópicos.

O que é SEO?

Antes de entendermos a fundo o significado dos outros termos, é necessário ter um conhecimento maior de SEO e como ele pode impactar a sua empresa, afinal, as outras siglas apenas são um método de negócio.

O SEO é um termo originado do inglês que significa Search Engine Optimization, que em uma tradução direta para o português seria algo como “Otimização dos Mecanismos de Busca”. É a utilização do Google e de outros mecanismos de pesquisa a seu favor.

Mesmo um negócio que oferece serviços de terceirização em TI (Tecnologia da Informação) precisa de um site ou página que atenda aos leads que busquem seu trabalho.

Por isso, a utilização do SEO é extremamente necessária para atingir o objetivo de qualquer empresa: lucrar e desenvolver o negócio.

Mas para isso é necessário seguir algumas práticas que são essenciais para a manutenção da página e a valorização dela, fazendo com que os algoritmos corretos trabalhem em prol da sua página ou site.

Portanto, para que o Google e outros mecanismos de busca indiquem o seu site de corte e poda de árvores, por exemplo, os seguintes elementos são necessários:

  • Conteúdo de qualidade;
  • Links de qualidade;
  • Boas referências de outras páginas;
  • Design atrativo e navegação fluída;
  • Periodicidade de postagens.

Ao colocar esses elementos em prática, se torna muito mais comum e simples os algoritmos do Google o ajudarem, fazendo com que o mesmo indique a sua página ou site para outras pessoas, melhorando o seu ranqueamento frente a outras empresas que oferecem produtos iguais ou similares.

Em outras palavras, quanto mais próxima ao topo da primeira página do Google sua cadeia de empresas de jardinagem estiver, mais fácil será as pessoas o acharem e maior será a probabilidade de adquirirem seus produtos.

O SEO em empresas B2B e B2C

Antes de mais nada, é importante entender a que se referem os termos destacados no título desse tópico para maior compreensão tanto da questão básica do texto quanto a quantidade de áreas e abrangência que eles podem ter.

A sigla B2B é uma representação do termo em inglês de Business to Business, que em uma tradução literal para o português fica “negócios para negócios”. Ou seja, são empresas que lidam com a compra e venda para outras empresas

Dessa forma, as empresas de engenharia civil em SP negociam serviços terceirizados com outras companhias. Desde a abordagem até a linguagem utilizada nesse tipo de relação é diferente da próxima que iremos citar agora.

Já o B2C é o termo utilizado para negociações, vendas e compras destinadas ao público comum e ao consumidor. Por isso se chama Business to Customer, ou em português, “negócios para consumidores”.

A linguagem, o método de negócios e as estratégias utilizadas para lidar com o público são diferentes para lidar com outros tipos de negócios, principalmente com produtos e serviços mais complexos, como projetos de engenharia.

Porém, a forma de utilizar o SEO para cada um deles pode ser diferente. A técnica que melhor adere ao modelo de SEO dependerá do seu tipo de conteúdo, ou seja, algumas funcionam melhor em criação de conteúdo padrão e outras para termo técnico.

Quem decide onde será utilizado, se será no B2B ou B2C, é a sua empresa. O que iremos abordar nos tópicos a seguir é qual tipo de conteúdo é beneficiado e, a partir disso, a escolha ideal para o seu negócio, seja ele B2C ou B2B.

1 – Termos técnicos funcionam melhor para B2B

Os clientes, quando são consumidores comuns, se apegam mais às funcionalidades, aparência e um ou outro termo técnico como horas de uso, tamanho ou até mesmo potência. Já as empresas são diferentes.

Normalmente, além de utilizarem o que está sendo comprado para melhorar ou otimizar algum processo produtivo, é comum que queiram saber todas as informações disponíveis, tanto para fazer orçamentos quanto para estimar outros usos do mesmo.

A melhor forma do SEO verificar e ranquear o seu site ou página é através do marketing de conteúdo. Caso o seu trabalho seja focado no B2B, busque fugir de obviedades ou de informações que nada acrescentam, de fato, ao produto.

Busque explicar o motivo do produto ser o melhor do mercado, quais são as suas qualidades, como ele pode ser essencial no desenvolvimento de um negócio  ou como aquele produto em específico pode ajudar no seu ramo de atuação.

2 – Utilize a galeria de imagens

Tão importante quanto explicar todas as particularidades de um produto é ter imagens de qualidade que mostrem todos os seus perfis e facetas, sendo mais fácil para que alguém interessado encontre o seu site através do ranqueamento do Google.

Embora seja muito importante ter essa visão e conhecer o material, o público comum é mais apegado a imagens, e com a estratégia de marketing traçada pela sua empresa, mais pessoas podem trafegar pelo seu site para conhecer o produto.

Lembrando que o seu site ou página pode ser apenas informativo também, caso alguém queira entrar em contato, é disponibilizada uma central de atendimento. Porém, foque em ilustrações, e se possível, em vídeos que exemplificam e deixe o seu conteúdo mais rico.

3 – Reviews

As famosas análises de um produto são itens essenciais para melhorar as ferramentas de SEO do seu site ou página e fazer com que mais pessoas busquem mais o seu conteúdo, melhorando o seu ranqueamento.

Por isso, uma alternativa muito válida e utilizada tanto para o mercado B2B quanto para o B2C são as reviews, que são uma análise bastante completa e detalhada sobre suas primeiras impressões com algum produto ou serviço.

Tanto as pessoas comuns quanto as empresas buscam conhecer mais sobre o produto que estão adquirindo, e essa é uma forma de dar informações de qualidade, ricas de conteúdo e com informações que agregam valor à página.

Lembre-se apenas de adequar o conteúdo ao seu objetivo como empresa, utilizando uma linguagem, informações, vídeos e outros adereços para atingir ou o mercado B2C ou o B2B. Tudo dependerá da forma que o seu projeto é realizado.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou o que é o SEO, o B2B e o B2C e quais as diferenças entre os termos, o que deve ser pensado ao focar seus objetivos com essas práticas de negócio, além de algumas maneiras de como trabalhar com eles.

Independentemente do que foi escolhido, busque sempre o autoconhecimento da sua empresa, sabendo exatamente como explorar os seus pontos positivos e aprimorar aqueles que ainda não estão no padrão esperado pelo mercado.

Portanto, estude a melhor forma de criar conteúdo, fazendo com que o algoritmo consiga sempre te indicar para aqueles que buscam assuntos relacionados a sua empresa, além de ser extremamente eficiente para os negócios.

Agora que já entende melhor como todo esse universo funciona, defina para qual tipo de público você e sua empresa trabalharão, utilizando as informações e dicas disponibilizadas ao longo do texto como guia para o desenvolvimento do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.