Tráfego pago: veja como funciona para sua empresa

Você está decepcionado com o volume e a qualidade do tráfego que seu site atrai? Não se preocupe, usar a abordagem de tráfego pago pode ser um bom negócio para você.

Com essa estratégia, você recebe visitas dos clientes que pagaram por promoções de publicidade que a sua marca produziu.

Há serviços de diversas plataformas, como buscadores de internet, plataformas de mídia social e veículos mais tradicionais, como televisão, rádio, jornais e revistas.

A seguir, descubra como funciona essa vertente do marketing, como utilizá-la da melhor forma, seus benefícios, entre outras explicações, que vão te ajudar a implementar, caso você se interesse e precise.

O que é tráfego pago?

Para muitas empresas que buscam estabelecer sua presença de forma online, o termo tráfego pago pode parecer um pouco amplo. Pode ter significados diferentes para negócios variados.

Mas para simplificar, o tráfego pago pode ser definido como qualquer tráfego de um site que foi adquirido por meios comerciais. Alguns exemplos de tráfego pago são banners de sites, anúncios pagos por clique e publicidade nas redes sociais.

No entanto, é importante entender que em todos há grandes diferenças entre os tipos de tráfego pago.

Custo por clique

O custo por clique é uma abordagem em que anunciantes ou empresas pagam uma quantia específica cada vez que um anúncio é clicado. A forma mais popular disso é a publicidade nos principais buscadores, como o Google, o maior entre eles.

O algoritmo de pesquisa do Google, por ser tão assertivo, acaba atraindo muito esse tipo de publicidade pelas empresas. 

A ferramenta do motor de busca, conhecido como Google Ads, permite que os anunciantes façam um lance para o posicionamento do anúncio em links patrocinados quando alguém pesquisa uma palavra-chave relacionada à sua oferta comercial.

Cada vez que o anúncio é clicado, ou seja, a cada visitante ao link patrocinado, é preciso pagar uma pequena taxa, neste caso, ao Google.

Ok, mas e como saber quando isso está valendo a pena? Quando o custo por clique está funcionando bem, a taxa acaba sendo irrisória comparada ao benefício que aquele visitante trouxe. Isso é, a visita vale mais do que você paga por ela.

Por exemplo, se uma clínica de medicina do trabalho paga R$ 5 por um clique, mas o clique resulta em uma venda de R$ 500, o lucro é bastante considerável, certo? É assim que se mede o custo por clique e que se vê se a estratégia está dando resultados.

A construção de uma boa campanha com custo por clique passa por alguns estágios que podem definir o sucesso: pesquisa e seleção das palavras-chave certas, organização dessas palavras-chave em campanhas e grupos de anúncios bem chamativos e, por último, a construção de páginas bem otimizadas em termos de SEO para aumentar as conversões.

E não pense que você tem sucesso e não tem mais nenhum benefício. A ferramenta do Google, por exemplo, é conhecida por recompensar os anunciantes que estão conseguindo converter bastante.

Assim, o Google Ads cobra menos pelo clique do usuário conforme essa estratégia vá se consolidando e se mostrando bem eficaz, o que gera margens de lucro cada vez maiores para o marketing da empresa e para a companhia como um todo.

Custo por mil impressões

Há também o que chamam de Custo por Mil Impressões. É uma métrica comum por quem utiliza o tráfego pago para medir a rentabilidade de uma campanha de anúncios.

É usado com frequência para comparar o desempenho entre diversos anunciantes e campanhas.

Assim, mede o valor total gasto em uma campanha de anúncios, dividido pelas exibições, multiplicando isso por 1.000. Por exemplo, se você gastou R$ 500 e recebeu 100 mil visualizações, seu custo por mil foi de R$ 50.

Cabe, por exemplo, às empresas de sinalização de emergênciaou qualquer outra que pretenda adotar essa estratégia, definir que valor está sendo vantajoso e estabelecer um parâmetro ou uma meta para sempre tentar otimizar e conseguir mais visualizações do anúncio por menos dinheiro.

E tem muitas variáveis que influenciam essa métrica, como o design da peça, a chamada, as palavras usadas, o tom do discurso, entre vários outros aspectos.

Tráfego pago x Tráfego orgânico

A grande diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico é o custo. Com o orgânico, as empresas usam as práticas de SEO para otimizar a visibilidade de seu site ou classificações nos resultados de pesquisa nos principais buscadores da internet

Em comparação, o tráfego pago permite que os anunciantes paguem por um lugar de destaque nos resultados da pesquisa e, assim, consigam obter resultados mais rápidos.

Para saber o que é melhor utilizar, depende muito de algumas definições do seu projeto, por exemplo: se há orçamento, em quanto tempo você quer adquirir clientes e converter em vendas, se a sua empresa precisa de uma renovação rápida de quem acessa à sua marca, etc.

Os benefícios do tráfego pago

Esse tipo de estratégia de marketing é muito versátil, podendo ser feita por empresas de manutenção industrial, entre outros serviços, oferecendo ao seu negócio algumas vantagens, sendo algumas das principais:

Resultados instantâneos

No debate contra o tráfego orgânico, a versão paga fica à frente por conta do seu tempo de retorno.

Quando sua empresa anuncia por meio de canais pagos, você pode ver os resultados assim que seus anúncios forem publicados.

O tempo de aprovação rápido das plataformas, além da entrega ou presença maximizada de seus anúncios, ajuda sua empresa a obter resultados instantâneos.

Esteja você procurando obter cliques, solicitações de cotação, compras, visualizações ou outra ação, geralmente verá os resultados imediatamente.

Essa vantagem pode ajudar tremendamente sua empresa, seja você um distribuidor aduboou um empreendedor iniciante.

Ajuda ao SEO

Com os dados de palavras-chave de suas campanhas pagas, você pode criar um conteúdo totalmente novo para direcioná-las.

Por exemplo, se você ganhar uma quantidade substancial de cliques e conversões com a palavra-chave “empresas de terraplanagem e pavimentação”, sua empresa pode decidir criar uma página de serviço dedicada a essa palavra-chave.

Inclusive, essa nova página pode ajudar sua classificação orgânica. Uma classificação de primeira página para esse tipo de palavra-chave pode gerar novos leads e receita, sem pagar por eles.

Portanto, o tráfego pago é uma boa forma de alimentar sua estratégia orgânica, sendo que as duas estratégias podem se complementar muito bem.

Um potencial de retorno mais alto

Por serem mais assertivas e diretas, o potencial de retorno das campanhas pagas é bem maior do que o tráfego orgânico. Tendo isso em mente, essa é uma das vantagens que mais fazem as empresas aderirem a essa estratégia.

Por exemplo, uma empresa de terceirização de portariapode utilizar essa estratégia para alavancar novos anúncios de trabalho e de vagas para mais pessoas interessadas aderirem ao seu negócio e formarem uma rede confiável de porteiros.

Atração de usuários prontos para comprar

Na maioria das estratégias, a busca paga se concentra nos membros do público com uma intenção já de compra.

Esses usuários querem comprar um produto ou precisam encontrar algum tipo de serviço, por exemplo. A tendência é que estejam prontos para comprar.

Só precisam de orientações para chegar a uma empresa confiável que ofereça o que eles precisam, e você pode assumir essa função a partir do tráfego pago.

Direcionar seus anúncios para usuários prontos ajudam sua empresa a gerar resultados e receitas imediatas.

Por exemplo, há serviços de desentupimento que se beneficiam, e muito, dessa estratégia de mídias pagas. Afinal, as pessoas geralmente precisam desse serviço rápido e estão prontas para contratar para resolver o problema o quanto antes.

Então, negócios assim veem muita vantagem nesse tipo de marketing.

A pesquisa paga acomoda todos os orçamentos

Em comparação com a publicidade tradicional, a publicidade digital oferece flexibilidade quando se trata de gastos com publicidade.

Em todos os canais de pesquisa paga, você pode definir um orçamento personalizado para sua empresa.

Não se preocupe, então. Ser pago não quer dizer que você precise gastar muito. Com pouco, já é possível ter bons resultados.

Se você é uma fabricante de fio paralelo que está no mercado há pouco tempo, mas tem muito valor a agregar, é possível fazer anúncios pagos e ter métricas relevantes.

Plataformas de tráfego pago

Abaixo, veja algumas plataformas em que você consegue fazer o tráfego pago. Sendo as principais delas:

  • Google Ads (plataforma do Google);

  • YouTube Ads (Plataforma do YouTube);

  • Facebook Ads (plataforma do Facebook);

  • Instagram Ads (plataforma do Instagram);

  • Linkedin Ads (plataforma do Linkedin);

  • Bing Ads (Plataforma do Bing).

Depois dessa lista e de todos os pontos elencados neste conteúdo, com certeza, investir em tráfego pago será uma realidade para diversas empresas. Por isso, crie seu planejamento e comece a apostar na ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.