Como utilizar o lead magnet em sua estratégia de conteúdo?

Lead magnet é uma das melhores formas de estruturar seu plano de marketing, principalmente se a estratégia estiver focada no inbound marketing. Inclusive, é importante saber que leads são todos os clientes em potencial que chegaram até o seu produto ou serviço por meio de uma campanha de marketing.

Ademais, o inbound marketing se trata da criação de uma interatividade que envolve desde a atração até a compra do produto ou serviço, além da análise dos dados adquiridos.

Entre um dos processos está a atração e conversão dos Leads, então, é nesse momento que as estratégias de lead magnet entram em ação.

Será preciso segmentar uma lista de e-mails e montar uma planilha para colher todos os dados que serão adquiridos. Ela deverá ser bem produzida, pois às vezes são realizadas diversas campanhas para atrair variados tipos de públicos.

Lead magnet, O que seria?

Para que o termo fique mais claro, imagine o segmento deempresas de terraplanagem e pavimentação, que é um mercado bem específico. Uma vez estabelecido o plano de marketing, foi decidido por utilizar o inbound marketing.

Com poucas oportunidades para captação desse público, foi decidido por usar leads magnet. A empresa passa, então, a realizar uma série de estratégias que se baseiam em dar algo de graça para as pessoas usarem.

Dessa forma elas passam a usar, ler, pensar e divulgar a empresa sem saber. Automaticamente é criada na mente da pessoa que está utilizando desse benefício uma necessidade de saber mais sobre o produto, tornando-se um lead – um cliente em potencial.

É primordial que o conteúdo que será oferecido para o futuro lead seja de qualidade e respeite uma estratégia de acordo com o nicho do negócio. Por exemplo, umaempresa de terceirização de portaria fornece uma segurança para os usuários.

Então um vídeo curto explicando um pouco do serviço da empresa, seria muito mais útil do que um webinar de 50 minutos explicando como o porteiro age. Não podemos jamais descartar que pode haver pessoas super interessadas em ver a rotina de um porteiro, mas existem métodos melhores de trazer leads para esse segmento.

É dessa forma que funciona o lead magnet. Vejamos agora uma série de estratégias eficientes para os mais diferentes tipos de produtos ou prestação de serviços. Confira:

1 – Aulas online

O ramo de ensino vem crescendo a cada dia, afinal, as pessoas gostam de contar que concluíram um curso ou, até mesmo, que estão aprendendo algo novo.

Ademais, sabemos que essa situação se acrescenta de forma duradoura na vida das pessoas, por isso, empresas que trabalham de forma muito técnica podem criar aulas e ações para explicar o básico do trabalho.

O acesso a esse material pode ser por meio da uma plataforma de aulas online ou nas redes sociais. Nesse caso você pode imaginar empresas de instalações elétricas, criação de jogos digitais ou línguas.

Quem não gostaria de uma aula de italiano? É dessa forma que as aulas online funcionam. Faça o seu lead se sentir único e especial, assim ele trocará informações pessoais em troca de conhecimento.

2 – Minicursos

Ainda ligado ao primeiro ponto, é importante sabermos que as compras pela internet estão crescendo cada vez mais, assim as pessoas podem comprar de tudo, porém, isso não significa que a montagem ou instalação seja fácil.

Pensando nisso, diversas empresa de câmeras de segurança podem apostar na criação de cursos ou tutoriais para auxiliarem os consumidores.

Então, os minicursos são formas visuais de mostrar a qualidade do produto vendido, bem como dar um suporte online ao cliente do seu negócio. Dessa forma, você consegue trabalhar com mais clareza a fidelização do seu consumidor.

3 – Amostra grátis

Essa é uma forma de fornecer ao lead aquele gostinho de “quero mais”, as amostras grátis ou demonstrações grátis fazem você ganhar a lealdade do cliente.

Quando ele observa você em prática ou consome o produto por um tempo limitado, cria-se a vontade de ter aquele produto ou serviço em sua vida.

Para realizar este tipo de lead magnet é preciso muita confiança em seu produto ou serviço, principalmente para que o cliente não tenha uma experiência negativa naquilo que consumiu.

Lembre-se sempre: não é por ser de graça que tem de ser de baixa qualidade!

4 – E-books

Fáceis de acessar, não ocupam muito espaço na memória no smartphone ou notebook e são fáceis de serem acionados. Os e-books são uma forma direta de falar sobre o seu produto.

Lembre-se que ao criar um e-book, você se torna o especialista daquele assunto, ou seja, você o domina, assim os leads que estão sedentos por esse conhecimento são atraídos e convertidos.

É uma ótima opção para empresa que emite AVCB ou trabalha no ramo de cozinha. Quem não gostaria de ter um livro de receitas logo ali quando necessário? Receitas de confiança que somente o lead saberia realizar.

Os e-books têm uma função clara, resolver algo, seja uma solicitação, uma receita ou um problema, com começo meio e fim claros, pode ser de grande vontade do leitor querer adquirir mais conteúdo e compartilhá-lo com as pessoas próximas a ele.

5 – Vídeos especiais

Nada melhor do que a sensação de exclusividade, ou seja, a criação de materiais para assinantes que tragam um conteúdo exclusivo de bastidores e produção do conteúdo.

Imagine uma empresa de uniformes personalizados, por exemplo, mostrando como são as camisetas, de onde as tintas vêm e como são aplicadas na camisa.

Você tem a possibilidade de mostrar a qualidade do produto, organização da empresa e profissionalismo na criação do uniforme. Isso trará a sensação de exclusividade. 

Veja como são ações que não demandam muito esforço. O lead magnet consiste em campanhas eficazes e não trabalhosas.

6 – Descontos

Descontos são sempre muito bem-vindos. Há tempos que os cupons deixaram de ser técnicas vergonhosas. Ao contrário, uma pessoa antenada está de olho em todas as oportunidades de economizar aquele dinheiro.

Os descontos podem ser aleatórios para os serviços mais diversos possíveis como a limpeza de caixa d’água ou a criação de um novo paisagismo no jardim.

Algo essencial, mas que as pessoas tendem a fazer sozinhas ou não têm coragem de pagar uma empresa para realizar o serviço. Com o desconto você consegue fazer o lead lembrar de onde ele conseguiu aquilo e fazê-lo voltar mais tarde.

7 – Webinars e guias PDF

Os guias de PDF tendem a ter função parecida com os e-books, mas são mais enxutos e têm a função de ir mais direto ao assunto. Um guia bem elaborado pode fazer o lead lembrar de usá-lo em momentos que exijam uma rápida consulta.

Já os webinars são vídeos tirados da ação de uma empresa ou de uma palestra dada em que o empreendedor dará uma espécie de aula por pouco mais de 20 minutos, é um dos únicos formatos que pode ser utilizado em praticamente todos os ramos.

Não esqueça de elaborar bem o conteúdo pensando em seu consumidor. Invista em qualidade sonora e de vídeo para quem estiver assistindo tenha uma boa experiência. Procure editar o vídeo e colocar legendas.

Cuidados necessários no uso da estratégia

Então, com esses diversos exemplos de lead magnet, ficou mais fácil saber como utilizar a estratégia. Porém, é importante dizer que alguns cuidados devem ser pensados, por exemplo, é preciso conhecer com clareza seu público-alvo.

Pensando nisso, para saber quem é o interessado pelo seu serviço ou produto, responda algumas questões:

  • O que ele faz?
  • Quais são os seus hobbies?
  • Quais são os seus gostos?
  • O que o fez chegar até você?

O cliente deve ser conhecido e as estratégias precisam ser colocadas de tal forma que ele não se sinta violado.

É como umapintura predial, exige um esforço grande até que esteja tudo pronto. Baldes e mais baldes de tintas até que se concretize o trabalho. Com o lead magnet não é diferente, é preciso esforço e trabalho duro.

Conclusão

O lead magnet é uma excelente forma de captação de leads (clientes em potencial), aumentando o mercado orgânico do seu negócio e até o número de consumidores interessados por seus produtos.

Essas estratégias geram dados que devem ser utilizados na criação de futuras campanhas de marketing e na criação de um novo plano de marketing. Os dados obtidos são preciosíssimos e devem ser armazenados e analisados com cuidado.

Cada empresa necessita de um tipo de lead magnet, o que funciona para uma não necessariamente funciona para a outra, por isso a necessidade da realização de um estudo de campo para escolher qual a melhor estratégia.

Por fim, a qualidade desses conteúdos é de extrema importância para o futuro da estratégia. Muitos terão o primeiro contato com a marca por meio do lead magnet. E a primeira impressão é valiosíssima.

Não esqueça que o novo consumidor, conhecido como consumidor 4.0, tem pouquíssimo tempo para realizar todas suas atividades.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.