Tendências de automação de marketing para sua empresa

Hoje em dia, a automação de marketing é uma necessidade, por isso, é difícil falar sobre marketing digital sem mencioná-la. Existem bilhões de usuários disponíveis na internet, e é por isso que as estratégias de marketing nesse meio são tão variadas. Assim, colocar em prática todas com qualidade e eficiência pode ser impossível.

Independentemente do tamanho do negócio, é importante contar com uma ferramenta de automação, pois é ela que vai ajudar a atingir potenciais clientes, sempre de maneira personalizada.

Imagine atualizar o blog e o site, enviar e-mail para todos os contatos, de acordo com a etapa em que cada um se encontra na jornada de compras, fazer campanha pelas redes sociais, responder mensagens pelo chat, dentre outras tarefas, manualmente?

Você pode até conseguir, mas vai perder muito em eficiência nas ações e ainda corre o risco de negligenciar outras atividades do seu negócio. É exatamente por isso que cerca de 81% das organizações que automatizaram o marketing conquistam mais leads.

Pensando nisso, nesse artigo vamos explicar o que é automação de marketing e seus benefícios, falar sobre suas tendências e dar algumas dicas para implementá-la. Confira!

O que é automação de marketing?

A automação de marketing é o emprego de soluções tecnológicas que aumentam a eficiência e a escalabilidade das funções da área, mantendo um relacionamento personalizado com cada lead da marca.

Umaempresa de monitoramento, por exemplo, pode usar essa solução em várias estratégias, como disparo de e-mails, uso de chatbots e publicação nas diversas redes sociais. Então, todo o processo de marketing usado por uma companhia pode ser automatizado, por meio de workflows que ligam um canal a outro, sem que isso precise ser feito manualmente.

É muito comum vermos as ferramentas de automação serem relacionadas ao inbound marketing, visto que com isso é possível automatizar a gestão de leads no funil, aumentando a conversão deles em clientes.

Só que ela também pode ser usada depois da compra, nos processos de retenção e de pós-venda. Tendo isso em vista, a automação é muito benéfica para os negócios, e dentre seus benefícios estão:

  • Maior escalabilidade;
  • Funil de vendas eficiente;
  • Aumento da produtividade;
  • Menos falhas.

Um negócio escalável consegue aumentar suas vendas e número de clientes, sem gastar mais. Depois de consolidar sua estrutura com a automação, não precisa usar recursos para aumentar as vendas, visto que suas ações podem ser aplicadas a um número maior de pessoas.

O funil de vendas se torna mais eficiente porque otimiza o tempo da equipe de vendas, melhora o relacionamento, aborda os leads na hora certa e a evolução deles acontece de forma natural. Portanto, os recursos são mais bem aproveitados.

A ação de cada lead precisa ser monitorada para criar e-mails, sendo que fazer isso é inviável, principalmente, conforme a base aumenta. O marketing automatizado permite que as empresas de demolição em SP, por exemplo, tenham uma equipe mais produtiva nesse sentido.

Por meio dele, é possível, por exemplo, criar um e-mail que chegue a milhares de leads, com disparos automáticos. Além disso, a equipe de marketing fica liberada para se dedicar a outras estratégias que dependem da atuação dela.

As chances de falhas são reduzidas, uma vez que muitas ações são feitas por máquinas e não por pessoas. Por exemplo, você pode se esquecer de mandar um e-mail, mas a ferramenta não.

Ela também pode ter seus gatilhos configurados para saber exatamente quando o lead evoluiu dentro do funil. Em vista de tantos benefícios, no próximo tópico, vamos mostrar quais são as tendências da automação. Acompanhe!

Tendências da automação de marketing

A automação de marketing evoluiu muito nos últimos anos, por isso, atualmente, uma empresa que vende produtos para quem precisa comprar máquina inversora de solda, por exemplo, assim como outras, pode investir em algumas tendências.

Uma delas é a integração de plataformas, e isso é importante, principalmente, porque quanto mais sistemas integrados, mais eficiente será a automação.

Seu negócio consegue coletar dados de vários lugares, de modo a obter todas as informações necessárias para automatizar suas estratégias.

Outra tendência é o Predictive Lead Scoring, que muda o foco da estratégia do lead para o negócio. Trata-se de uma pontuação que mostra o quanto a empresa pode agradar e interessar o lead.

É assim que você conseguirá investir nos recursos necessários para chegar no lead e começar uma comunicação mais eficiente com ele.

Ademais, o chatbot com uso de inteligência artificial é uma das maiores tendências da automação de marketing. Por isso, está sendo usado por diversas áreas e vem sendo cada vez mais útil.

Por meio dele, uma empresa de portaria terceirizada, por exemplo, consegue melhorar seus serviços de atendimento, ter uma comunicação mais simples e esclarecer todas as dúvidas dos consumidores.

Outra possibilidade inovadora são os conteúdos altamente customizados. Marketing de conteúdo é uma das estratégias mais importantes e, quando automatizada, pode se tornar ainda mais eficiente.

Sua automação customiza os materiais, de modo que aumentem as taxas de conversão, sejam mais engajados e assumam diferentes formatos, como:

  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Textos;
  • Áudios;
  • Infográficos.

Os conteúdos respondem melhor às dúvidas do público-alvo, o que ajuda a nutrir os leads, atravessá-los no funil e facilitar a conversão.

As redes sociais também podem ser automatizadas, sendo que as ferramentas usadas para isso programam os conteúdos para um público específico e ainda respondem a algumas ações dos usuários.

Por exemplo, se um seguidor curtir alguma coisa que uma empresa de limpeza de fachada postou, um gatilho é ativado e outra estratégia é iniciada.

Outras plataformas também podem ser integradas às redes sociais, por exemplo, usando a base de e-mails dos clientes para criar um público padrão no Facebook. Assim, fica mais fácil determinar a persona e os produtos.

Sabendo quais são as principais tendências em automação, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para implementá-la.

Dicas para implementar a automação de marketing

Não basta escolher uma ferramenta de automação para implantá-la, é necessário seguir algumas estratégias importantes, sendo as principais delas:

Planejar

Tudo o que envolve marketing exige planejamento, e com sua automação não é diferente. Os fluxos só vão funcionar se houver objetivos definidos, pilares de conteúdo e estratégias que os sustentem.

Por exemplo, as empresas de camisetas personalizadas que vão automatizar o marketing devem se perguntar por que elas precisam dessa tecnologia, se pretendem escalar as vendas, se as tarefas podem ser feitas manualmente e quais produtos querem vender.

Também é necessário entender a persona da estratégia, pois é com ela que a organização vai se comunicar dentro do funil de vendas. Além disso, é essencial conhecer e entender a jornada de compra e quais etapas fazem parte dela. 

Qualificar a base de contatos

É necessário analisar a base de contatos para saber se ela é formada apenas pelo e-mail dos leads ou se também conta com informações como localização, cargo, segmento de atuação, dentre outros.

Dados mais qualificados ajudam a otimizar os envios e atingir as pessoas que têm mais chances de se interessar pelo material.

Uma empresa que faça parte da indústria de rótulos, por exemplo, precisa definir os dados necessários sobre os leads. Para isso, ela pode enviar e-mails para captação ou usar formulários de contato.

Produzir conteúdo relevante

Antes de automatizar, é necessário contar com uma boa base de conteúdos. Além de atraírem leads, são importantes para criar mensagens do fluxo de nutrição e aprofundar o conhecimento dos leads que já estão no meio do funil.

Além disso, uma fábrica de mochilas, por exemplo, deve se guiar pela jornada de compra do consumidor para produzir materiais que respondam às suas dúvidas e necessidades, em todas as etapas do funil de vendas.

Usar uma ferramenta de automação

Por fim, é chegado o momento de escolher uma boa ferramenta de automação. Para fazer a escolha certa, é necessário ter uma visão geral da estratégia e analisar o momento atual do negócio.

Também é importante, depois que contratar o software de automação, treinar a sua equipe, para que os colaboradores envolvidos se familiarizem e saibam aproveitar bem todos os seus recursos.

Conclusão

O marketing digital é uma necessidade hoje em dia, aliás, trata-se da principal forma de divulgar uma marca, seus produtos e serviços. Só que existem muitas estratégias que seu negócio deve colocar em prática.

Tentar fazê-las manualmente é um erro, que pode levar ao desperdício de tempo e dinheiro. A automação de marketing, além de executar todas as ações, garante a qualidade de todas elas.

Dessa forma, sua marca poderá usar os melhores recursos em marketing digital, de maneira direcionada e com qualidade, garantindo o retorno de todos os investimentos feitos. E com as dicas que demos aqui, você saberá como implementar a automação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.