Marketing pelo Whatsapp: estratégias para colocar em prática
- 19 de fevereiro de 2021
- Marketing Digital
O WhatsApp se tornou um dos aplicativos mais populares de todo o mundo. Não é à toa que as estratégias de marketing pelo WhatsApp têm crescido a cada dia, trazendo resultados incríveis para inúmeras empresas. Cerca de 1,3 bilhão de usuários estão ativos por mês no aplicativo, 120 milhões deles apenas no Brasil.
Diante dessa realidade, o próprio WhatsApp criou a versão Business, que oferece amparo para divulgação e comunicação de muitos empreendimentos. Nesse artigo, conheça algumas dicas de marketing pelo WhatsApp e as estratégias para colocar em prática na sua empresa. Acompanhe a leitura!
O que é o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business é uma versão empresarial do aplicativo de mensagens instantâneas, criado em 2017, com o objetivo de oferecer aos empreendimentos uma possibilidade mais simples e fácil de comunicação. O recurso pode ser usado por inúmeros segmentos de negócio, desde empresas de etiquetas adesivas, estabelecimentos comerciais, academias, até mesmo por profissionais autônomos que desejam acelerar o crescimento.
Por meio do WhatsApp Business, as empresas podem trocar mensagens de texto, imagens, vídeos e áudios com os seus clientes e parceiros, além da possibilidade de fazer chamadas, assim como no aplicativo tradicional.
Para aproveitar essas funcionalidades, basta ter um número de celular e conexão com a internet. Devido a essa praticidade, o WhatsApp Business se tornou bastante popular, substituindo os tradicionais SMS e, até mesmo, as ligações telefônicas.
Hoje em dia, o aplicativo conta com novos recursos, inspirados nas demais redes sociais, como o compartilhamento de status que desaparecem em até 24 horas.
Entre as funções do WhatsApp Business para as empresas, destacam-se:
- Oferece um novo canal de suporte ao cliente;
- É capaz de divulgar produtos e serviços aos usuários;
- Facilita o contato com fornecedores;
- Permite a realização de transações comerciais.
O design do WhatsApp Business é bem semelhante à versão tradicional do aplicativo, o que facilita o uso pelos usuários que já dispunham do recurso.
Quais as principais funcionalidades do WhatsApp Business?
Além de todos os serviços mencionados acima, o WhatsApp Business também oferece outras funcionalidades que tornam o aplicativo adaptável para uma fábrica de camisetas lisas para sublimação, por exemplo, bem como para qualquer outro negócio.
A seguir, conheça algumas delas:
Criação de um perfil empresarial
Diferentemente do aplicativo tradicional, a versão Business permite a criação de perfis comerciais para as empresas, disponibilizando as informações essenciais para o seu negócio. Dessa forma, é possível visualizar:
- O endereço do estabelecimento;
- O site ou blog;
- O contato de e-mail;
- O segmento de atuação;
- O horário de funcionamento.
Desse modo, se um usuário quiser ir até a sua agência de eventos stands, por exemplo, ele pode verificar essa informação diretamente pelo WhatsApp Business.
Envio rápido de mensagens
O WhatsApp Business é conhecido pela facilidade de contato com o cliente, com a possibilidade de envio rápido de mensagens. Hoje em dia, além de facilitar a comunicação, o aplicativo também permite a instalação de chatbots, que são robôs pré-programados com respostas automáticas, que enviam mensagens para os clientes até mesmo fora do horário comercial.
Dessa forma, uma empresa de contabilidade para pequenas empresas, por exemplo, pode instalar o chatbot para oferecer respostas aos principais questionamentos feitos pelos clientes. Assim, os consumidores não se sentem ignorados pelo seu empreendimento.
Organização por meio de tags
Para facilitar a organização dos contatos pelo WhatsApp Business, o aplicativo inclui a possibilidade de marcação com tags para a identificação das conversas. Desse modo, as empresas podem marcar as conversas em diferentes categorias, como “novo cliente”, “pagamento pendente”, “em negociação”, entre outras.
Por exemplo, se a sua empresa está negociando a compra de mochilas personalizadas com um fornecedor, isso pode ser marcado com a tag.
Além disso, é possível acompanhar a jornada de compra do cliente, tornando a aplicação de estratégias muito mais simples e efetivas.
Relatórios com métricas
Uma das funcionalidades mais vantajosas do WhatsApp Business é o fornecimento de relatórios detalhados com métricas dos atendimentos. Dessa forma, a empresa pode verificar quais estratégias deram certo e aquelas que precisam ser aprimoradas.
Importante ressaltar que a análise de indicadores é fundamental para qualquer planejamento de marketing, pois é a partir dela que se pode ter uma ideia de qual estratégia é realmente eficaz.
Como o WhatsApp Business pode ajudar a sua empresa?
O WhatsApp Business pode oferecer inúmeras funcionalidades para todos os tipos de negócio, até mesmo para empresas de consultoria ambiental. Por esse motivo, o aplicativo se tornou tão popular em pouco tempo, conquistando o público.
Com esses recursos, é notável as vantagens que o WhatsApp Business oferece para a sua empresa, como agilidade nas respostas, maior organização dos contatos e melhora a experiência de atendimento ao cliente.
Abaixo, confira como o WhatsApp Business pode ajudar ainda mais o seu empreendimento a conquistar sucesso no mercado.
Melhora o relacionamento com o cliente
Uma das grandes dificuldades que as empresas enfrentam nos dias de hoje é a manutenção de um bom relacionamento com os seus clientes, principalmente a fidelização dos consumidores após a compra.
Porém, fidelizar o cliente é uma estratégia extremamente vantajosa, pois as pessoas podem voltar a comprar com a sua empresa, ou até mesmo recomendar o seu produto ou serviço para conhecidos.
Ou seja, esse relacionamento ajuda a reduzir o CAC (Custo de Aquisição por Cliente), além de aumentar as chances de vendas do seu negócio.
Com o WhatsApp Business, a sua empresa tem a oportunidade de enviar mensagens após a contratação de um serviço de manutenção de geradores de energia, por exemplo, perguntando o que o cliente achou do procedimento.
Além disso, o canal pode ser usado como um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), para que o usuário tire dúvidas diretamente com o seu negócio.
Divulgação de produtos ou serviços
O WhatsApp Business também é um ótimo recurso para o marketing. Afinal de contas, ele permite a divulgação de produtos e serviços para uma lista de leads (potenciais clientes) que já conhecem a sua empresa.
Por exemplo, uma empresa holding familiar pode usar o aplicativo para uma campanha de marketing, oferecendo uma promoção exclusiva aos clientes.
No entanto, é preciso ter cuidado com essa estratégia, uma vez que as mensagens promocionais em excesso podem prejudicar a experiência do consumidor, fazendo com que o seu número seja bloqueado.
5 estratégias de marketing para o WhatsApp Business
Agora que já conhecemos as principais vantagens e funcionalidades do WhatsApp Business, está na hora de focarmos na elaboração de estratégias de marketing. Entre elas, encontram-se:
1 – Adote uma linguagem mais pessoal
O WhatsApp Business permite que a sua empresa adote uma linguagem mais pessoal e próxima do seu usuário. Isso ajuda a fortalecer o relacionamento com o público, além de humanizar a comunicação.
Porém, lembre-se de manter a cordialidade e o respeito, evitando palavras de baixo calão, pois isso prejudica a imagem do seu negócio.
2 – Não inunde os contatos com propagandas
É interessante enviar alguns materiais promocionais aos usuários, mas nunca em excesso. Preze pelo equilíbrio, para que os clientes não se sintam pressionados e resolvem bloquear o seu contato.
3 – Envie conteúdos de valor gratuitamente
O consumidor contemporâneo gosta de estar bem informado. Por esse motivo, busque oferecer conteúdos de qualidade e que tenham valor para o seu público.
Uma dica é compartilhar e-books, vídeos ou até mesmo artigos do seu site que possam ser úteis aos clientes.
4 – Tenha uma estratégia multicanal
É importante integrar o WhatsApp Business da sua empresa com outros canais de contato, como as demais redes sociais, telefone e e-mail. Dessa forma, o cliente verá que a comunicação da sua empresa é padronizada, algo que ajuda a construir uma imagem mais profissional do seu negócio.
5 – Faça vendas diretas pelo aplicativo
Vale a pena usar os recursos do Whatsapp Business para a promoção de vendas diretas pelo aplicativo. Isso ajuda a encurtar a jornada de compra do cliente, além de aproximá-lo da sua marca, facilitando a compra de um produto ou contratação de um serviço.
Conclusão
O WhatsApp Business se tornou um grande aliado das empresas nos dias de hoje. Com inúmeras funcionalidades e recursos, o aplicativo melhora o relacionamento com o cliente, além de ajudar a ampliar as oportunidades de venda.
O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como elaborar uma estratégia de marketing efetiva para o WhatsApp Business e aproveitar ao máximo as funções do programa. Assim, é possível ampliar a comunicação e o alcance da sua marca!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.