Marketing pelo Whatsapp: estratégias para colocar em prática

O WhatsApp se tornou um dos aplicativos mais populares de todo o mundo. Não é à toa que as estratégias de marketing pelo WhatsApp têm crescido a cada dia, trazendo resultados incríveis para inúmeras empresas. Cerca de 1,3 bilhão de usuários estão ativos por mês no aplicativo, 120 milhões deles apenas no Brasil.

Diante dessa realidade, o próprio WhatsApp criou a versão Business, que oferece amparo para divulgação e comunicação de muitos empreendimentos. Nesse artigo, conheça algumas dicas de marketing pelo WhatsApp e as estratégias para colocar em prática na sua empresa. Acompanhe a leitura!

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma versão empresarial do aplicativo de mensagens instantâneas, criado em 2017, com o objetivo de oferecer aos empreendimentos uma possibilidade mais simples e fácil de comunicação. O recurso pode ser usado por inúmeros segmentos de negócio, desde empresas de etiquetas adesivas, estabelecimentos comerciais, academias, até mesmo por profissionais autônomos que desejam acelerar o crescimento.

Por meio do WhatsApp Business, as empresas podem trocar mensagens de texto, imagens, vídeos e áudios com os seus clientes e parceiros, além da possibilidade de fazer chamadas, assim como no aplicativo tradicional.

Para aproveitar essas funcionalidades, basta ter um número de celular e conexão com a internet. Devido a essa praticidade, o WhatsApp Business se tornou bastante popular, substituindo os tradicionais SMS e, até mesmo, as ligações telefônicas.

Hoje em dia, o aplicativo conta com novos recursos, inspirados nas demais redes sociais, como o compartilhamento de status que desaparecem em até 24 horas.

Entre as funções do WhatsApp Business para as empresas, destacam-se:

  • Oferece um novo canal de suporte ao cliente;
  • É capaz de divulgar produtos e serviços aos usuários;
  • Facilita o contato com fornecedores;
  • Permite a realização de transações comerciais.

O design do WhatsApp Business é bem semelhante à versão tradicional do aplicativo, o que facilita o uso pelos usuários que já dispunham do recurso.

Quais as principais funcionalidades do WhatsApp Business?

Além de todos os serviços mencionados acima, o WhatsApp Business também oferece outras funcionalidades que tornam o aplicativo adaptável para uma fábrica de camisetas lisas para sublimação, por exemplo, bem como para qualquer outro negócio.

A seguir, conheça algumas delas:

Criação de um perfil empresarial

Diferentemente do aplicativo tradicional, a versão Business permite a criação de perfis comerciais para as empresas, disponibilizando as informações essenciais para o seu negócio. Dessa forma, é possível visualizar:

  • O endereço do estabelecimento;
  • O site ou blog;
  • O contato de e-mail;
  • O segmento de atuação;
  • O horário de funcionamento.

Desse modo, se um usuário quiser ir até a sua agência de eventos stands, por exemplo, ele pode verificar essa informação diretamente pelo WhatsApp Business.

Envio rápido de mensagens

O WhatsApp Business é conhecido pela facilidade de contato com o cliente, com a possibilidade de envio rápido de mensagens. Hoje em dia, além de facilitar a comunicação, o aplicativo também permite a instalação de chatbots, que são robôs pré-programados com respostas automáticas, que enviam mensagens para os clientes até mesmo fora do horário comercial.

Dessa forma, uma empresa de contabilidade para pequenas empresas, por exemplo, pode instalar o chatbot para oferecer respostas aos principais questionamentos feitos pelos clientes. Assim, os consumidores não se sentem ignorados pelo seu empreendimento.

Organização por meio de tags

Para facilitar a organização dos contatos pelo WhatsApp Business, o aplicativo inclui a possibilidade de marcação com tags para a identificação das conversas. Desse modo, as empresas podem marcar as conversas em diferentes categorias, como “novo cliente”, “pagamento pendente”, “em negociação”, entre outras.

Por exemplo, se a sua empresa está negociando a compra de mochilas personalizadas com um fornecedor, isso pode ser marcado com a tag.

Além disso, é possível acompanhar a jornada de compra do cliente, tornando a aplicação de estratégias muito mais simples e efetivas.

Relatórios com métricas

Uma das funcionalidades mais vantajosas do WhatsApp Business é o fornecimento de relatórios detalhados com métricas dos atendimentos. Dessa forma, a empresa pode verificar quais estratégias deram certo e aquelas que precisam ser aprimoradas.

Importante ressaltar que a análise de indicadores é fundamental para qualquer planejamento de marketing, pois é a partir dela que se pode ter uma ideia de qual estratégia é realmente eficaz.

Como o WhatsApp Business pode ajudar a sua empresa?

O WhatsApp Business pode oferecer inúmeras funcionalidades para todos os tipos de negócio, até mesmo para empresas de consultoria ambiental. Por esse motivo, o aplicativo se tornou tão popular em pouco tempo, conquistando o público.

Com esses recursos, é notável as vantagens que o WhatsApp Business oferece para a sua empresa, como agilidade nas respostas, maior organização dos contatos e melhora a experiência de atendimento ao cliente.

Abaixo, confira como o WhatsApp Business pode ajudar ainda mais o seu empreendimento a conquistar sucesso no mercado.

Melhora o relacionamento com o cliente

Uma das grandes dificuldades que as empresas enfrentam nos dias de hoje é a manutenção de um bom relacionamento com os seus clientes, principalmente a fidelização dos consumidores após a compra.

Porém, fidelizar o cliente é uma estratégia extremamente vantajosa, pois as pessoas podem voltar a comprar com a sua empresa, ou até mesmo recomendar o seu produto ou serviço para conhecidos.

Ou seja, esse relacionamento ajuda a reduzir o CAC (Custo de Aquisição por Cliente), além de aumentar as chances de vendas do seu negócio.

Com o WhatsApp Business, a sua empresa tem a oportunidade de enviar mensagens após a contratação de um serviço de manutenção de geradores de energia, por exemplo, perguntando o que o cliente achou do procedimento.

Além disso, o canal pode ser usado como um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), para que o usuário tire dúvidas diretamente com o seu negócio.

Divulgação de produtos ou serviços

O WhatsApp Business também é um ótimo recurso para o marketing. Afinal de contas, ele permite a divulgação de produtos e serviços para uma lista de leads (potenciais clientes) que já conhecem a sua empresa.

Por exemplo, uma empresa holding familiar pode usar o aplicativo para uma campanha de marketing, oferecendo uma promoção exclusiva aos clientes.

No entanto, é preciso ter cuidado com essa estratégia, uma vez que as mensagens promocionais em excesso podem prejudicar a experiência do consumidor, fazendo com que o seu número seja bloqueado.

5 estratégias de marketing para o WhatsApp Business

Agora que já conhecemos as principais vantagens e funcionalidades do WhatsApp Business, está na hora de focarmos na elaboração de estratégias de marketing. Entre elas, encontram-se:

1 – Adote uma linguagem mais pessoal

O WhatsApp Business permite que a sua empresa adote uma linguagem mais pessoal e próxima do seu usuário. Isso ajuda a fortalecer o relacionamento com o público, além de humanizar a comunicação.

Porém, lembre-se de manter a cordialidade e o respeito, evitando palavras de baixo calão, pois isso prejudica a imagem do seu negócio.

2 – Não inunde os contatos com propagandas

É interessante enviar alguns materiais promocionais aos usuários, mas nunca em excesso. Preze pelo equilíbrio, para que os clientes não se sintam pressionados e resolvem bloquear o seu contato.

3 – Envie conteúdos de valor gratuitamente

O consumidor contemporâneo gosta de estar bem informado. Por esse motivo, busque oferecer conteúdos de qualidade e que tenham valor para o seu público.

Uma dica é compartilhar e-books, vídeos ou até mesmo artigos do seu site que possam ser úteis aos clientes.

4 – Tenha uma estratégia multicanal

É importante integrar o WhatsApp Business da sua empresa com outros canais de contato, como as demais redes sociais, telefone e e-mail. Dessa forma, o cliente verá que a comunicação da sua empresa é padronizada, algo que ajuda a construir uma imagem mais profissional do seu negócio.

5 – Faça vendas diretas pelo aplicativo

Vale a pena usar os recursos do Whatsapp Business para a promoção de vendas diretas pelo aplicativo. Isso ajuda a encurtar a jornada de compra do cliente, além de aproximá-lo da sua marca, facilitando a compra de um produto ou contratação de um serviço.

Conclusão

O WhatsApp Business se tornou um grande aliado das empresas nos dias de hoje. Com inúmeras funcionalidades e recursos, o aplicativo melhora o relacionamento com o cliente, além de ajudar a ampliar as oportunidades de venda.

O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como elaborar uma estratégia de marketing efetiva para o WhatsApp Business e aproveitar ao máximo as funções do programa. Assim, é possível ampliar a comunicação e o alcance da sua marca!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.