Saiba o que é infoproduto e como monetizar

Um infoproduto é como é chamado qualquer tipo de produção de material em formato digital que é disponibilizado para o público, seja ele gratuito ou não. Inclusive, essa é uma mudança importante que a transformação digital trouxe para o mercado.

Até pouco tempo atrás, quando o assunto era criação de produtos, o pensamento ia direto para fábricas e processos industriais como um todo, um formato mais tradicional de trabalhar com esse tipo de elemento para, por exemplo, um fornecedor de energia solar.

Entretanto, com os avanços na questão de tecnologia, e sobretudo com a internet, o mercado teve de se adaptar e logo percebeu um espaço para negócios muito importante na rede de computadores.

Por conta disso, novas soluções começaram a ser pensadas e criadas, dando origem aos infoprodutos e a possibilidade de lucrar com ferramentas digitais, de forma simples e direta com o público-alvo desse tipo de interação.

Entenda o conceito de infoproduto

Em sua definição mais simples, o infoproduto é aquele que pode ser distribuído digitalmente, cujo principal objetivo é facilitar a vida dos usuários, apresentando-se como uma solução para uma necessidade.

Inclusive, é possível dizer que o infoproduto pode existir em variados ramos, seja em uma empresa de caldeiraria industrial ou em uma contabilidade mais regionalizada. Ou seja, o mercado é bem amplo.

Ademais, isso pode ser através da produção de um conteúdo que acrescente informações relevantes para assuntos de interesse de seu público, o auxílio na execução de tarefas e até mesmo resolvendo problemas comuns do dia a dia e da tecnologia como um todo.

Um dos grandes destaques do infoproduto é justamente a facilidade com a qual ele pode ser usado pelo público, uma vez que todo o processo é digital e não há necessidade de sair da frente da tela para resolver nenhuma etapa.

Muitas pessoas têm se interessado mais pelos infoprodutos justamente por isso. Um produto que tem custo abaixo da média do mercado e que pode ser consumido em qualquer lugar e a qualquer momento.

Assim, podemos dizer que isso acaba sendo uma importante vantagem comercial para qualquer empresa, desde uma que trabalha com sulfato de bario até uma mais simples, com produtos e serviços mais tradicionais.

Conheça os tipos de infoproduto

Para saber como usar melhor esse tipo de ferramenta, é importante que você conheça alguns dos principais tipos de infoprodutos disponíveis no mercado para entender quais são suas possibilidades para interação com os consumidores.

Vale lembrar que cada empresa é única, e nem sempre duas companhias terão resultados semelhantes, ainda que estejam usando o mesmo tipo de infoproduto e trabalhem em um mesmo segmento de atuação.

Por isso, é importante que você entenda sua realidade enquanto importador de peças para empilhadeiras, por exemplo, e procure utilizar infoprodutos que atraiam a atenção de seu público-alvo, conseguindo então se encaixar corretamente nesse processo.

Pois bem, entre os principais tipos estão os seguintes:

E-books

Os e-books são muito conhecidos no mercado, tornando-se uma das formas mais populares de fazer infoprodutos. O conceito de e-book é basicamente o de criar um livro em formato digital, para que o usuário possa usar algum dispositivo para leitura.

Este dispositivo pode ser:

  • Computador;
  • Tablet;
  • Smartphone;
  • E-reader.

Este último foi criado exclusivamente pensando no formato e-book, uma vez que se trata de um dispositivo leve e com poucas funcionalidades extras, focado para usuários que desejam ler livros clássicos ou novos em formato digital.

Para o mercado, entretanto, os e-books ganharam um novo significado. Muitas empresas utilizam e-books como uma forma de apresentar um conteúdo mais profundo para seus consumidores, seja sobre, por exemplo, válvula globo ou uma novidade no mundo da moda.

Isso significa que estas empresas usam seus sites ou blogs para apresentar um material mais superficial sobre o que tem a oferecer, e aproveitam para se aprofundar no assunto através de e-books, que podem ser disponibilizados para o público.

As pessoas que são o foco da criação de e-books são aqueles consumidores que desejam se inteirar mais de um determinado assunto ou que desejam ter um conhecimento aprofundado de uma necessidade que possuem.

Por isso, muitas companhias acabam usando os e-books como uma forma de gerar leads.

Através de um cadastro no qual o usuário cede seus dados de contato, ele ganha acesso ao e-book, conseguindo a informação que precisa e gerando uma aproximação com a marca de, por exemplo, manutenção de ventiladores industriais.

Whitepaper

O whitepaper é uma excelente solução para empresas que não têm tempo ou recursos para criar um e-book, mas desejam aproveitar resultados similares de utilizar este outro infoproduto em suas estratégias.

Um whitepaper nada mais é do que um conteúdo escrito que não possui o trabalho e a atenção gráfica que um e-book possui. Neste caso, ele se posiciona muito mais como um grande relatório com diversas informações específicas.

Alguns usuários, entretanto, preferem este formato, em grande parte porque ele elimina imagens e outros itens que podem deixar o e-book mais pesado, demorando mais para carregar.

Quanto mais eficiente for seu conteúdo, maior será a chance de seu público-alvo se interessar por ele, buscando informações mais adequadas para esse tipo de interação e possibilitando uma estrutura muito mais próxima de trabalho.

Para pessoas acostumadas a trabalhar com artigos, sejam eles jornalísticos ou acadêmicos, o whitepaper acaba se tornando uma opção muito mais interessante, eliminando a necessidade de “enfeitar” o produto como no caso do e-book.

Podcast

Um formato que tem ganhado muita visibilidade no mercado é o de podcast. Este infoproduto é muito popular e é uma forma excelente de manter seu público engajado e consumindo o material que você tem a expor.

Um podcast é basicamente uma estrutura de áudio no qual uma ou mais pessoas dialogam entre si ou com o espectador, criando histórias e narrativas variadas e atraindo a atenção do espectador.

Esse formato tem ganhado uma visibilidade muito grande pela facilidade de consumo, uma vez que você pode colocar um podcast para escutar enquanto volta para casa do serviço, pratica atividades físicas ou mesmo durante as tarefas da casa.

A estrutura de um podcast é muito similar a um programa de rádio, um formato que já é bastante conhecido e querido de muitas pessoas, sobretudo as de maior idade, que viveram a era do auge da rádio.

Por conta destes elementos, o podcast acaba se tornando uma ferramenta de acesso às massas, além de se tornar uma importante ferramenta para apresentar recursos variados de sua empresa de, por exemplo, centros de usinagem como um todo.

Ainda que a produção de texto seja interessante, a maioria das pessoas está com cada vez menos tempo para se dedicar a uma tarefa específica como a leitura. O podcast permite que isso seja aplicado de maneira diferenciada e a pessoa consuma mais rapidamente o material.

Videocast

Os videocasts estão entre os infoprodutos de maior crescimento nos últimos anos, em grande parte por conta dos influenciadores digitais, que têm dominado o mercado de comunicação com vídeos interessantes e divertidos.

O processo de produção audiovisual é mais cansativo e demanda um custo maior que outros formatos, mas o resultado faz uma grande diferença para a empresa, o que acaba atraindo muitos usuários para esse tipo de ação.

Além disso, a imagem é um ponto importante do marketing, e realizar esse tipo de ação em vídeo passa mais segurança e assertividade para o público, que compreende o impacto que sua companhia pode gerar em suas atividades com conexões galvanizadas, por exemplo.

É possível até mesmo realizar ações semelhantes a do podcast, mas com o diferencial de imagem que faz com que muitas outras pessoas prefiram esse tipo de conteúdo. Quanto mais você conseguir trabalhar com estes detalhes, melhor.

Alguns criadores de conteúdo em podcast e até mesmo emissoras de rádio têm aproveitado esse levante para gravar seus programas e disponibilizar em plataformas de vídeo, atingindo assim um público muito maior para suas ações.

Webinar

Um formato mais recente, mas que tem ganhado muita visibilidade é o webinar. Esse tipo de infoproduto funciona de forma similar a uma palestra ou workshop, mas realizada completamente online.

Uma das principais vantagens do webinar é que não há necessidade de pensar em uma estrutura física para a produção do evento, e por conta disso é muito mais fácil lidar com alguns detalhes de produção.

Além disso, as ferramentas de comunicação digital são bastante avançadas, permitindo que o apresentador mostre conteúdo multimídia sem precisar de equipamentos ou recursos específicos, tornando esse tipo de ação muito mais efetiva.

Considerações finais

Os infoprodutos são uma excelente ferramenta para qualquer profissional de marketing conseguir resultados mais efetivos em suas ações, sobretudo na geração de novos leads para a empresa através desse tipo de material.

Entretanto, é importante destacar que existem maneiras interessantes de aplicar esse tipo de resultado e conseguir um retorno positivo com a utilização do infoproduto, mas ele deve ser feito com qualidade e com informações realmente relevantes.

Assim, sua empresa acaba sendo mais requisitada pelo público, que entende um real interesse em educar aqueles que consomem esse tipo de material como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.