Como manter seu cliente engajado

Manter o cliente engajado é um dos maiores desafios que qualquer empresa enfrenta ao longo de seus negócios, principalmente com a era digital tão presente em nosso dia a dia e tantas outras organizações tentando atrair e conquistar os mesmos usuários.

E para que a empresa tenha sucesso e consiga se destacar frente ao seu segmento, é preciso que seus leads e clientes sejam engajados e ajudem, mesmo que não percebam ou até mesmo de forma indireta, com a expansão da empresa.

Com isso em mente, esse texto abordará como manter seu cliente engajado, mostrando conceitos e a importância dessa ação, explorando vantagens, benefícios e dicas de como aplicar em seu negócio, seja ele uma logística ou uma consultoria ambiental.

A era digital e o engajamento de clientes

Pois bem, a era digital chegou para ficar e é muito provável que ela se estenda por muitos anos e, mesmo com a chegada de novas tecnologias, dificilmente haverá algum regresso a nível que as pessoas deixem de estar conectadas ou deixarão de utilizar a internet.

Ela é essencial para os métodos e estratégias de negócios dos dias atuais, tanto para e-commerce quanto para comércios físicos, afinal, se o comércio não está na internet, dificilmente seu estabelecimento físico atingirá grandes proporções.

Pense na quantidade de pessoas que uma empresa de consultoria ambiental pode atingir sem estar na internet. Provavelmente, apenas algumas da região e nem serão todas as pessoas que estarão engajadas ou que precisarão do serviço.

Diferentemente da internet, em que é possível atingir pessoas de fora do país. Porém, ao mesmo tempo, com a popularização dos e-commerces e marketplaces, a concorrência aumentou e empresas disputam a atenção de clientes e consumidores o tempo todo.

Em outras palavras, quando aumenta a concorrência, é necessário se destacar para sair da média e, uma das formas da sua empresa de tratamento de esgoto, por exemplo, conseguir isso é engajando os clientes com conteúdo, atrações, campanhas e estratégias.

Mas saiba que, criar esse relacionamento duradouro e de confiança com o cliente é um grande desafio e serão necessárias várias análises e, muitas vezes, mudanças de atitude de sua empresa para conseguir atingir o objetivo.

Com isso em mente, os tópicos a seguir abordarão a importância do engajamento, citando os benefícios e vantagens, além de dicas que podem ser essenciais para que seu negócio de manutenção maquinas industriais consiga se expandir. Sem mais delongas, confira.

Conheça a importância do engajamento

Quando pensamos em engajamento de clientes, é totalmente normal e compreensível focarmos também em fidelização e retenção, afinal, mesmo que não seja a mesma coisa, esses conceitos caminham lado a lado e podem te ajudar a manter o seu negócio.

O engajamento é a empresa conseguir fazer com que os clientes gostem e façam parte do marketing, eles compartilham e comentam, a ajudam a crescer por conta própria, são fiéis à marca e as suas estratégias de negócios, assim como sua visão sobre o mundo.

O interessante é que até mesmo uma empresa que fornece licenciamento ambiental municipal pode ter um bom engajamento, basta apenas saber quem é o seu público-alvo e entender como entregar o que ele quer e precisa, e colher os frutos.

Claro que as estratégias utilizadas podem variar e muito, mas alguns dos benefícios que podem ser destacados são:

  • Clientes fiéis a marca;
  • Maior número de venda;
  • Maior conhecimento do negócio e do público;
  • Maior assertividade na tomada de decisões;
  • Ideias variadas sobre produtos e serviços.

Ou seja, é possível usufruir ao máximo do engajamento de seus clientes a partir do momento em que se cria estratégias e métodos para atraí-los. Em outras palavras, é preciso que o engajamento se torne meta da sua empresa.

Portanto, mesmo uma organização de coleta de resíduos industriais pode fazer com que os clientes se encantem pelos seus produtos e serviços, entendam a sua empresa e tenham o ímpeto de promovê-la, de engajar e de mostrar o valor que é entregue.

Um outro benefício é que reter e garantir que seu público irá engajar com a sua marca é muito mais barato e gera muito mais lucro do que atrair novos, portanto, pense que tudo é um investimento.

Veja algumas dicas de engajamento

Agora ficou um pouco mais claro como funciona todo o sistema de engajamento, a importância dele e como seus clientes são extremamente importantes para que o negócio, de fato, seja funcional e consiga atingir suas metas.

Sendo assim, os tópicos a seguir reunirão algumas dicas que podem fazer toda a diferença em seus serviços de cabeamento estruturado empresas, mostrando como pode ser a aplicação e qual a finalidade disso.

01 – Conheça muito bem o seu público

Toda empresa precisa saber quem é o seu público e como chegar até ele, entender o que o motiva e o que faz com que goste tanto da sua empresa e de seus produtos e serviços. Em outras palavras, é preciso conhecer o seu público para melhor definir as suas estratégias.

Ao conhecê-los, torna-se mais fácil da sua empresa tomar decisões e surpreendê-los, assim como superar as expectativas que eles colocam sobre a marca, mostrando que até mesmo uma investigação ambiental tem muito a oferecer que eles ainda não conhecem.

Sem mencionar que é possível captar ideias e desenvolver novas a partir dos gostos deles. Ao se atentar a isso, sua empresa estará sempre se atualizando e mostrando interesse nos gostos deles, sempre agindo com dinamismo e trazendo algo que eles gostem de ver.

02 – Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais funcionais na era digital, atraindo usuários e leads, aumentando a chance de conversão, assim como a taxa de fidelização e retenção de clientes. Ele é bastante completo e visa o crescimento a longo prazo.

O marketing de conteúdo, também conhecido como inbound marketing, utiliza da constante criação de conteúdo de qualidade e que agregue valor ao usuário, fazendo com que ele obtenha informações relevantes e que volte buscando por mais.

As pessoas estão na internet para consumir e, através da criação de conteúdo, elas constantemente buscarão mais informações dos seus produtos e serviços, assim como entrevistas e outras mídias que você oferecer para elas.

O lado positivo é que isso pode ser usado de diversas formas, desde textos, vídeos, e-books, palestras. O importante é conseguir juntar a essência da sua empresa e de seus produtos com informações de qualidade, liberando a cada determinado período, sempre deixando o usuário ansioso pelo próximo vídeo ou artigo.

03 – Utilize os canais corretos de comunicação

De nada adianta preparar todo um conteúdo e estudo no qual você atingirá em cheio seu público-alvo se não está no canal preferido por ele ou que não conversa diretamente. Pense que é através dos canais de comunicação que sua empresa dialoga com o cliente.

Portanto, se esse canal for as redes sociais, descubra em quais redes estão as pessoas que te interessam. Se é através de blogs, construa um. Se for através do e-mail, crie uma estrutura de e-mail marketing, se for pelo Youtube, interaja nos comentários dos vídeos.

O importante é estar sempre conversando e estreitando essa relação com seus leads, fazendo com que se sintam mais à vontade e parte do negócio. Dessa forma, aumentando também a chance de fidelização.

04 – Observe a concorrência

Concorrência, no ponto de vista do cliente, é excelente, afinal, são mais empresas disputando para verificar quem oferece o melhor produto ou serviço, disponibilizando uma maior variedade e preços mais acessíveis. Do ponto de vista da empresa, é uma oportunidade de crescimento.

A concorrência ajuda com que a sua organização esteja sempre buscando melhorar o padrão, não ficando encostada e se satisfazendo com pouco. E, a partir disso, conhecer o mercado no qual se está é a mesma coisa que entender quem são seus concorrentes.

Entenda quais são os seus acertos e suas falhas. Continue investindo no que é bom e melhore o que não está bom, e principalmente, entenda onde está a falha da empresa rival, para que assim isso se torne uma abertura, uma oportunidade para acertar onde ela erra.

Dessa forma, você consegue manter e fidelizar seus clientes, ao mesmo tempo que mostra para outros usuários no mercado que, mesmo que a concorrência seja boa, você consegue abranger mais temas, produtos e qualidade do que ela, tornando-se uma referência.

Considerações finais

Com essas dicas, comece então a pensar em maneiras de aplicá-las de forma que a essência do seu negócio permaneça e que sua empresa cresça cada vez mais. Engajamento é importante e o seu cliente deve fazer parte do seu negócio.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.