Saiba como utilizar o Analytics em sua estratégia de marketing

O Google Analytics em sua estratégia de marketing age como uma importante ferramenta que emite relatórios fundamentais para a empresa, de maneira totalmente gratuita.

Apesar de não ser uma ferramenta fácil de usar no início, não é necessário ser um expert no assunto para aprender a manuseá-la. De qualquer forma, familiarizar-se com ela é importante para embasar as decisões relacionadas às estratégias de marketing.

O Google coleta uma grande quantidade de informações relacionadas ao seu negócio e seus clientes, e ao se inscrever no Analytics, todas elas podem ser transformadas em estratégias. É por meio dessa ferramenta que a empresa descobre como está o desempenho de suas ações de marketing e o que precisa ser melhorado.

Inclusive, o gestor pode aprender truques novos, quais são suas tendências, tipos de conteúdo que geram mais tráfego, dentre outras informações.

Quanto mais dados a companhia tiver, melhor será sua tomada de decisões, o que beneficia diretamente suas ações e campanhas de marketing.

Pensando nisso, nesse artigo vamos explicar o que é Google Analytics, como usar a ferramenta e quais são seus benefícios. Confira o texto até o final!

O que é Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento de tráfego que pode ser usada em qualquer site, sendo fundamental para as estratégias de marketing digital.

Seu objetivo está muito além de saber quantas pessoas acessaram um site, mas também de que forma elas se comportam enquanto navegam em diferentes páginas e seções.

É com base nas informações geradas em seus relatórios que uma empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional, por exemplo, analisa se os seus visitantes estão tendo o comportamento esperado em relação a determinadas campanhas.

Monitorar o tráfego é essencial para as atividades online e para a própria gestão do negócio, então, o Google Analytics se tornou a ferramenta padrão nesse segmento.

Seu funcionamento tem como base seus recursos, que parecem infinitos, o que fez dessa plataforma a mais importante dentre todas as outras.

Por meio dela, o gestor descobre o número total de visitantes, os visitantes únicos e aqueles que retornaram ao site da empresa. Outras informações que podem ser obtidas são:

  • Comportamento dos usuários;
  • Origem do tráfego;
  • Metas atingidas;
  • Taxa de conversão;
  • Melhores campanhas de marketing;
  • Melhores ações em redes sociais;
  • Desempenho de loja virtual.

Em vista de todas essas funcionalidades, nenhum administrador de site institucional consegue trabalhar sem o respaldo dessa ferramenta.

Ela funciona como um mapa que permite que a companhia entenda melhor a interação dos usuários com seu site e suas campanhas de marketing digital.

Além disso, é a ferramenta perfeita para trabalhar com Marketing Analytics de uma empresa de processamento de folha de pagamento, por exemplo, porque mensura exatamente o resultado de uma campanha e determina o retorno sobre investimentos.

Agora que você já sabe o que é Analytics e como ele funciona, no próximo tópico, vamos dar algumas dicas para usá-lo. Acompanhe a leitura!

Melhores estratégias para usar o Google Analytics

Para otimizar o uso dessa ferramenta existem algumas estratégias que devem fazer parte da rotina de análises. Pensando em ajudá-lo nessa questão, listamos as principais a seguir. São elas:

1 – Estabelecer metas

O Analytics oferece várias funcionalidades para medir o desempenho da sua empresa, só que para aproveitá-las, é importante adaptar aquelas que atendam às necessidades do seu negócio.

Estabelecer metas é a melhor forma de começar o processo de customização, e caso você não saiba como fazer isso, a própria plataforma pode orientá-lo.

Independentemente de quais sejam as suas metas, é por meio delas que você saberá se os seus esforços estão trazendo os resultados esperados.

2 – Rever estratégias em dispositivos mobile

Os dispositivos móveis estão dominando a maneira como as pessoas acessam a internet. Sendo assim, é importante que um distribuidor de cilindros hidráulicos, por exemplo, faça um planejamento para esse tipo de visitante.

Contudo, isso não pode ser implementado sem checar seu funcionamento. Para se certificar, entre na conta do Analytics e vá a seção “Público”, na barra ao lado esquerdo e clique em “Dispositivos móveis”.

Selecione “visão geral” para saber como está a performance do seu site nos dispositivos móveis. Se ele apresentar uma performance ruim em relação à versão desktop, então o site pode não estar otimizado para mobile.

É importante reverter essa situação para que o seu domínio seja bem categorizado nos resultados de pesquisa e, principalmente, para garantir uma boa experiência aos usuários.

3 – Otimizar velocidade de carregamento

Um site lento tem taxa de rejeição maior, inclusive, o próprio Google anunciou que a velocidade de carregamento de página é um fator para o seu ranqueamento.

Se ela demorar para abrir, além de o visitante desistir, o tráfego será prejudicado. Então, todas as páginas devem ser analisadas, uma vez que algumas podem levar mais ou menos tempo para carregar.

Por meio do Google Analytics, uma empresa de call center SP, por exemplo, pode descobrir qual página precisa de mais atenção, melhorando-a mais rapidamente.

4 – Entender os clientes

Se você entende bem o seu cliente, então é capaz de personalizar seu conteúdo, e isso é importante, visto que 68% das empresas fizeram das experiências personalizadas uma prioridade.

É dessa forma que elas conseguem aumentar o lucro, uma vez que conseguem atender e entregar exatamente aquilo que o cliente precisa. E dentro do Google Analytics, uma funcionalidade que ajuda a entender os clientes são os relatórios de Afinidade.

Neles, você descobre quais grupos de afinidade têm tráfego mais alto, taxas de rejeição baixas e alta conversão. São informações importantes para as campanhas de marketing.

Benefícios do Google Analytics

O Google Analytics traz uma série de benefícios para as organizações, como no caso das empresas de seguros. Um deles é o aumento do retorno sobre investimentos (ROI).

Isso acontece porque o gestor consegue avaliar os impactos das ações e estratégias no caixa da empresa, e otimizar o retorno financeiro. Essa avaliação permite que tudo seja otimizado para impactar melhor o público dentro do site.

Outra vantagem, que aliás podemos considerar como a principal, é poder mensurar o desempenho das estratégias.

Por meio do Google Analytics conseguimos monitorar o desempenho das ações em marketing, para saber o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Em linhas gerais, as estratégias são otimizadas e a companhia obtém resultados muito melhores, permitindo que ela alcance seus objetivos.

Entender o comportamento do consumidor médio é outra possibilidade vantajosa trazida pela ferramenta, afinal, o analytics também tem como objetivo fazer com que as organizações, como uma clinica de fisioterapia, entenda os consumidores.

A plataforma permite a coleta de dados relacionados ao perfil do público em diferentes canais. Assim, a companhia entende como as pessoas se comportam no seu site e de que maneira elas reagem às suas estratégias.

Essa funcionalidade acaba por ajudar na criação da persona do negócio, o que beneficia os investimentos em estratégias mais adequadas.

O Google Analytics oferece um olhar amplo para dentro da organização, mas, mesmo assim, é possível obter dados valiosos em relação à atuação da concorrência.

Em vista disso, um escritório contábil São Paulo, por exemplo, percebe melhor o que os concorrentes fazem, que estratégias costumam usar e, com isso, consegue se preparar melhor para se destacar no mercado.

Pelo fato de fazer mais do que uma análise do presente ou passado das estratégias de marketing de uma marca, o Analytics também serve para fazer uma boa projeção do futuro.

Dessa maneira, a organização consegue embasar melhor sua tomada de decisão e criar estratégias direcionadas aos seus objetivos.

Também é a melhor forma de manter o foco nos objetivos da corporação. Isso acontece porque quando o gestor de uma empresa de portaria e limpeza, por exemplo, avalia o desempenho das estratégias, sua intenção é saber se elas estão no rumo certo.

Analisar as informações contidas nos relatórios da ferramenta é uma forma de delimitar o trabalho da equipe e alinhar os seus membros aos objetivos do negócio. Com isso, novas estratégias podem ser aplicadas, para que o resultado almejado seja alcançado.

Conclusão

O marketing digital se tornou o principal meio de divulgação de marcas, produtos e serviços. Só que apesar de ser acessível, prático e inteligente, para funcionar, ele depende de análises e mensurações constantes.

Se isso não for feito, todos os investimentos e esforços são perdidos. Para auxiliar nesse trabalho, principalmente para compreender o desempenho do site, o Google lançou a plataforma Analytics.

Por meio dela, as marcas obtêm relatórios importantes que ajudam a otimizar as estratégias de marketing, e com isso alcançar resultados melhores.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre essa ferramenta e de que maneira ela pode te ajudar a melhorar o tráfego e as campanhas que investe.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.