Com o avanço tecnológico e a revolução da chegada da internet, tornou-se comum as empresas aplicarem novas estratégias de marketing. Então, hoje entenderemos como utilizar e-books na estratégia de marketing.
Não é à toa que os livros estão em alta no momento. A tecnologia foi uma excelente aliada, sendo que a possibilidade de carregar muitos livros dentro da memória do seu celular ou de um tablet é bastante interessante.
Afinal, poder levar todos os livros que você gosta ou pretende ler em pouco espaço e sem muito peso é uma possibilidade realmente impressionante, principalmente para aqueles que utilizam uma empresa de ônibus fretado ou transporte público.
As empresas entenderam isso e começaram a investir nesse mercado digital também, buscando atrair o máximo de pessoas interessadas em seu ramo e utilizando todas as possibilidades para se mostrar relevante nessa nova era.
Então, tornou-se comum que muitas empresas utilizassem e-books para movimentar seu negócio e aumentar o alcance no meio digital, aplicando estratégias de inbound marketing para gerar conteúdo para seu público-alvo.
Mas sejam empresas de contabilidade ou de qualquer outro ramo, para criar uma estratégia envolvente e funcional é necessário saber o que é inbound marketing, o que é um lead e como crescer a partir desse conceito de marketing de conteúdo.
O que é inbound marketing?
De forma simples e direta, o inbound marketing é um conjunto de ações de marketing que tem como objetivo criar um conteúdo de qualidade e relevante para o público-alvo que a campanha é destinada.
Quando pensamos em inbound marketing, automaticamente pensamos em leads, que nada mais são do que pessoas conectadas a internet que estão no alcance da sua marca. Por isso, o principal objetivo de dessa prática é:
- Atrair o público;
- Converter o público;
- Fechar a venda ou acordo;
- Encaminhar o lead.
Principalmente nas duas primeiras etapas do processo, é comum usar recompensas para atrair o público e fazer com que conheçam o seu negócio, utilizando de fornecedores de brindes corporativos ou qualquer outra estratégia que instigue o visitante.
Uma dessas práticas é a criação de um bom e-book, com um material atrativo e bastante funcional para os leads. Então, será sobre isso que o próximo tópico tratará.
Por que usar um e-book?
Para quem não sabe, um e-book nada mais é do que um livro virtual que ficará disponível na plataforma utilizada pela sua empresa. Ele pode ser lido no próprio site ou baixado para ser utilizado em dispositivos móveis.
A vantagem do e-book é que, assim como os livros físicos, ele pode ser criado sobre qualquer assunto que faça sentido para o negócio, desde um manual de como se utilizar de forma efetiva serviços de usinagem ou como aplicar conhecimentos em sua área.
Mas a pergunta que fica no ar é: como utilizar a criação de um e-book para atrair novos clientes e atingir seu público-alvo ou um novo público? Tenha em mente que é necessário planejar e pensar no contexto inteiro e não lançar qualquer coisa nas pessoas.
Pense em como será o estilo de escrita, como serão as ilustrações (se tiver), qual assunto abordará, o quanto de conhecimento será aprofundado, capa, quem escreverá, entre outras diversas opções.
Criar um planejamento eficiente pode trazer algumas vantagens no lançamento do seu e-book, como gerar mais autoridade, engajamento e alcance para o seu negócio, além dos custos de produção e distribuição serem muito menores em comparação a livros físicos.
Seja a sua empresa uma clínica de acupuntura ou uma loja de cosméticos, tal estratégia pode ser muito vantajosa, principalmente se o marketing em redes sociais for forte e bem realizado, afinal, as redes sociais são o centro de divulgação de qualquer produto.
Dicas de como utilizar o e-book
Tão importante quanto criar um e-book interessante e funcional é utilizar dos métodos corretos e efetivos para que consiga atingir o objeto que foi traçado pelo seu negócio.
Confira a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a decidir qual caminho seguir.
1 – Defina o tema que será abordado
É de extrema importância que o seu e-book aborde um tema estrategicamente conveniente para você e que tenha ligação com o seu público, que seja interessante e verdadeiramente útil para todos aqueles que baixarem e derem uma chance para a sua iniciativa.
Seja uma empresa de fomento mercantil ou do ramo de culinária, faça uma pesquisa e entrevistas antes do lançamento do e-book sobre temas que seu público gostaria que fosse abordado ou que eles têm mais carência de conteúdo.
A partir disso, entenda qual faz mais sentido para o momento do negócio e utilize de forma que gere interesse no público, afinal, de nada adianta ter todo o trabalho e estratégia de lançamento se o tema for algo que seus leads não queiram ler.
2 – Invista em um design chamativo
Seja para divulgação de serviço PABX ou qualquer outro meio de divulgação, é importante que o visual do que é oferecido seja chamativo ou minimamente interessante de ser visto, pois beleza gera visualização.
O visual deve estar ligado e integrado na fluidez com que o leitor consome o e-book, ajudando a criar uma maior imersão no conteúdo apresentado. Portanto, tome cuidado principalmente na montagem e organização do que será apresentado.
Embora dificilmente percebamos isso conforme lemos, é bastante incômodo quando notamos que uma foto está desalinhada com o restante do que está escrito ou que a margem do livro não é igual em todas as páginas.
Procure manter a constância e siga um padrão para que nenhuma página fique muito diferente da outra, a não ser que seja a sua estratégia chamar atenção para alguma ilustração, informação ou conteúdo importante.
3 – Conteúdo e linguagem utilizada
Mesmo uma empresa de limpeza terceirizada precisa saber a forma como falar com o seu público-alvo e como apresentar o conteúdo de interesse, afinal, conhecer o seu cliente é o primeiro grande passo para um negócio de sucesso.
Quando dizemos conteúdo, ele está diretamente relacionado à forma como é mostrado ao seu público, ou seja, faça revisões e se atente a erros de português e de concordância verbal, fazendo com que o seu e-book seja mais fluído.
A linguagem abordada é tão importante quanto todo o resto que foi discutido até o momento, tendo total ligação com o que foi dito: conheça o seu cliente. Utilizar termos técnicos quando o seu público é mais simples, com certeza, pode ser um erro.
Quando for passar as informações, pense que elas devem ser claras e bastante objetivas, a não ser que o assunto contemple um pouco mais de discussão ou o ramo de atuação da empresa seja algo que permita tal tipo de leitura.
4 – Utilize as redes sociais
As redes sociais são a forma mais eficiente de divulgar um trabalho hoje em dia, porque é nelas que tudo acontece e onde todas as pessoas estão juntas discutindo sobre todo tipo de assunto que se possa imaginar.
Anunciar o seu produto nas redes sociais abre espaço para que outras pessoas comentem, expressem a opinião, mostrem pontos positivos e negativos sobre o produto ou serviço, e discutam formas que fariam para melhorar.
Além de trazer um feedback verdadeiro e limpo de qualquer influência de outras empresas, as redes ajudam-no a aprimorar o que já é bom e consertar o que precisa ser arrumado com urgência, independentemente do produto oferecido.
Mas a maior vantagem de todas é que as pessoas conhecerão você e o seu negócio, além de estarem falando sobre ele. Atrair leads e novos públicos é uma das funções de ter começado o e-book, então aproveite as redes e faça a sua promoção.
Considerações finais
De fato, o inbound marketing é extremamente útil para promover qualquer tipo de iniciativa, produto ou serviço, pois ele entrega o que o cliente ou interessado quer ver, além de construir de forma muito eficiente uma rede de conteúdo relevante para o público.
Com o e-book, você consegue entregar uma espécie de amostra do seu ótimo trabalho para aqueles que te visitam, isso sem mencionar que é possível a criação de novos para aqueles que se interessarem por opiniões e conhecimentos mais específicos.
De qualquer forma, é um investimento válido que pode trazer muitos benefícios, portanto, adapte as dicas e orientações para a realidade de sua empresa, e comece agora mesmo a criar o seu e-book de sucesso.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.