Como utilizar e-books em sua estratégia de marketing?

Com o avanço tecnológico e a revolução da chegada da internet, tornou-se comum as empresas aplicarem novas estratégias de marketing. Então, hoje entenderemos como utilizar e-books na estratégia de marketing.

Não é à toa que os livros estão em alta no momento. A tecnologia foi uma excelente aliada, sendo que a possibilidade de carregar muitos livros dentro da memória do seu celular ou de um tablet é bastante interessante.

Afinal, poder levar todos os livros que você gosta ou pretende ler em pouco espaço e sem muito peso é uma possibilidade realmente impressionante, principalmente para aqueles que utilizam uma empresa de ônibus fretado ou transporte público.

As empresas entenderam isso e começaram a investir nesse mercado digital também, buscando atrair o máximo de pessoas interessadas em seu ramo e utilizando todas as possibilidades para se mostrar relevante nessa nova era.

Então, tornou-se comum que muitas empresas utilizassem e-books para movimentar seu negócio e aumentar o alcance no meio digital, aplicando estratégias de inbound marketing para gerar conteúdo para seu público-alvo.

Mas sejam empresas de contabilidade ou de qualquer outro ramo, para criar uma estratégia envolvente e funcional é necessário saber o que é inbound marketing, o que é um lead e como crescer a partir desse conceito de marketing de conteúdo.

O que é inbound marketing?

De forma simples e direta, o inbound marketing é um conjunto de ações de marketing que tem como objetivo criar um conteúdo de qualidade e relevante para o público-alvo que a campanha é destinada.

Quando pensamos em inbound marketing, automaticamente pensamos em leads, que nada mais são do que pessoas conectadas a internet que estão no alcance da sua marca. Por isso, o principal objetivo de dessa prática é:

  • Atrair o público;
  • Converter o público;
  • Fechar a venda ou acordo;
  • Encaminhar o lead.

Principalmente nas duas primeiras etapas do processo, é comum usar recompensas para atrair o público e fazer com que conheçam o seu negócio, utilizando de fornecedores de brindes corporativos ou qualquer outra estratégia que instigue o visitante.

Uma dessas práticas é a criação de um bom e-book, com um material atrativo e bastante funcional para os leads. Então, será sobre isso que o próximo tópico tratará.

Por que usar um e-book?

Para quem não sabe, um e-book nada mais é do que um livro virtual que ficará disponível na plataforma utilizada pela sua empresa. Ele pode ser lido no próprio site ou baixado para ser utilizado em dispositivos móveis.

A vantagem do e-book é que, assim como os livros físicos, ele pode ser criado sobre qualquer assunto que faça sentido para o negócio, desde um manual de como se utilizar de forma efetiva serviços de usinagem ou como aplicar conhecimentos em sua área.

Mas a pergunta que fica no ar é: como utilizar a criação de um e-book para atrair novos clientes e atingir seu público-alvo ou um novo público? Tenha em mente que é necessário planejar e pensar no contexto inteiro e não lançar qualquer coisa nas pessoas.

Pense em como será o estilo de escrita, como serão as ilustrações (se tiver), qual assunto abordará, o quanto de conhecimento será aprofundado, capa, quem escreverá, entre outras diversas opções.

Criar um planejamento eficiente pode trazer algumas vantagens no lançamento do seu e-book, como gerar mais autoridade, engajamento e alcance para o seu negócio, além dos custos de produção e distribuição serem muito menores em comparação a livros físicos.

Seja a sua empresa uma clínica de acupuntura ou uma loja de cosméticos, tal estratégia pode ser muito vantajosa, principalmente se o marketing em redes sociais for forte e bem realizado, afinal, as redes sociais são o centro de divulgação de qualquer produto.

Dicas de como utilizar o e-book

Tão importante quanto criar um e-book interessante e funcional é utilizar dos métodos corretos e efetivos para que consiga atingir o objeto que foi traçado pelo seu negócio.

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo a decidir qual caminho seguir.

1 – Defina o tema que será abordado

É de extrema importância que o seu e-book aborde um tema estrategicamente conveniente para você e que tenha ligação com o seu público, que seja interessante e verdadeiramente útil para todos aqueles que baixarem e derem uma chance para a sua iniciativa.

Seja uma empresa de fomento mercantil ou do ramo de culinária, faça uma pesquisa e entrevistas antes do lançamento do e-book sobre temas que seu público gostaria que fosse abordado ou que eles têm mais carência de conteúdo.

A partir disso, entenda qual faz mais sentido para o momento do negócio e utilize de forma que gere interesse no público, afinal, de nada adianta ter todo o trabalho e estratégia de lançamento se o tema for algo que seus leads não queiram ler.

2 – Invista em um design chamativo

Seja para divulgação de serviço PABX ou qualquer outro meio de divulgação, é importante que o visual do que é oferecido seja chamativo ou minimamente interessante de ser visto, pois beleza gera visualização.

O visual deve estar ligado e integrado na fluidez com que o leitor consome o e-book, ajudando a criar uma maior imersão no conteúdo apresentado. Portanto, tome cuidado principalmente na montagem e organização do que será apresentado.

Embora dificilmente percebamos isso conforme lemos, é bastante incômodo quando notamos que uma foto está desalinhada com o restante do que está escrito ou que a margem do livro não é igual em todas as páginas.

Procure manter a constância e siga um padrão para que nenhuma página fique muito diferente da outra, a não ser que seja a sua estratégia chamar atenção para alguma ilustração, informação ou conteúdo importante.

3 – Conteúdo e linguagem utilizada

Mesmo uma empresa de limpeza terceirizada precisa saber a forma como falar com o seu público-alvo e como apresentar o conteúdo de interesse, afinal, conhecer o seu cliente é o primeiro grande passo para um negócio de sucesso.

Quando dizemos conteúdo, ele está diretamente relacionado à forma como é mostrado ao seu público, ou seja, faça revisões e se atente a erros de português e de concordância verbal, fazendo com que o seu e-book seja mais fluído.

A linguagem abordada é tão importante quanto todo o resto que foi discutido até o momento, tendo total ligação com o que foi dito: conheça o seu cliente. Utilizar termos técnicos quando o seu público é mais simples, com certeza, pode ser um erro.

Quando for passar as informações, pense que elas devem ser claras e bastante objetivas, a não ser que o assunto contemple um pouco mais de discussão ou o ramo de atuação da empresa seja algo que permita tal tipo de leitura.

4 – Utilize as redes sociais

As redes sociais são a forma mais eficiente de divulgar um trabalho hoje em dia, porque é nelas que tudo acontece e onde todas as pessoas estão juntas discutindo sobre todo tipo de assunto que se possa imaginar.

Anunciar o seu produto nas redes sociais abre espaço para que outras pessoas comentem, expressem a opinião, mostrem pontos positivos e negativos sobre o produto ou serviço, e discutam formas que fariam para melhorar.

Além de trazer um feedback verdadeiro e limpo de qualquer influência de outras empresas, as redes ajudam-no a aprimorar o que já é bom e consertar o que precisa ser arrumado com urgência, independentemente do produto oferecido.

Mas a maior vantagem de todas é que as pessoas conhecerão você e o seu negócio, além de estarem falando sobre ele. Atrair leads e novos públicos é uma das funções de ter começado o e-book, então aproveite as redes e faça a sua promoção.

Considerações finais

De fato, o inbound marketing é extremamente útil para promover qualquer tipo de iniciativa, produto ou serviço, pois ele entrega o que o cliente ou interessado quer ver, além de construir de forma muito eficiente uma rede de conteúdo relevante para o público.

Com o e-book, você consegue entregar uma espécie de amostra do seu ótimo trabalho para aqueles que te visitam, isso sem mencionar que é possível a criação de novos para aqueles que se interessarem por opiniões e conhecimentos mais específicos.

De qualquer forma, é um investimento válido que pode trazer muitos benefícios, portanto, adapte as dicas e orientações para a realidade de sua empresa, e comece agora mesmo a criar o seu e-book de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.