Saiba como gerar mídia espontânea para o seu negócio

A mídia espontânea tem sido um assunto cada vez mais em pauta entre especialistas de marketing. Mas quem não entende muito bem sobre o tema, pode se perguntar de que forma esse tipo de ação ajuda as empresas.

O objetivo de qualquer negócio é conquistar o reconhecimento de sua audiência e prospectar um público cada vez maior. Mas para chegar até esses resultados, é necessário muito planejamento e boas estratégias.

O marketing, sendo ele online ou offline, é um verdadeiro leque de possibilidades para atrair pessoas e conquistar potenciais clientes.

Cada estratégia possui suas próprias particularidades, mas quando trabalhadas em conjunto, permite que as marcas estabeleçam relacionamentos promissores, fidelizem clientes e, consequentemente, aumentem seus lucros.

A mídia espontânea é uma dessas estratégias, mas algumas pessoas não enxergam a relação dela com o marketing. Porém, o fato é que por meio dela seu negócio pode aparecer nos principais veículos de comunicação.

Entretanto, para conquistar esse tipo de notoriedade, é necessário trabalhar algumas práticas. Pensando nisso, nesse artigo vamos explicar o conceito de mídia espontânea, dar alguns exemplos e dicas para gerá-la.

Então, se você tem dúvidas ou não entende nada sobre esse assunto, confira o texto até o final e saiba trabalhar com uma das mais importantes estratégias de marketing.

O que é mídia espontânea?

Mídia espontânea, também conhecida como earned media, é qualquer tipo de menção referente a uma marca, seus produtos e serviços, em veículos de comunicação, sem que a organização precise pagar por isso. Um trabalho feito por uma assessoria de imprensa.

Uma empresa pode estar na imprensa de várias formas, mas, geralmente, precisa pagar por isso, o que conhecemos como branded content.

Só que se uma empresa de limpeza terceirizada, por exemplo, conquista mídia espontânea, ela tem presença garantida nos principais veículos da imprensa sem pagar nada.

Isso acontece, normalmente, após a organização realizar alguma ação que gere impactos na sociedade. Alguns exemplos são doações, trabalho voluntário, dentre outras práticas do tipo.

Existem vários exemplos diferentes de mídia espontânea. Ela não acontece apenas quando a marca é mencionada diretamente em um veículo de comunicação.

Outro bom exemplo dessa estratégia é quando um colaborador é entrevistado para falar a respeito de determinado assunto, geralmente, pessoas que dominam a pauta em questão. Consequentemente, a companhia se torna referência em determinado assunto.

Hoje em dia, ela pode ser colocada em prática, também, nos canais digitais. Isso se deve à popularização das redes sociais e do marketing de influência, visto que uma marca mencionada pelos influenciadores também é uma forma de mídia espontânea.

Entretanto, quanto a esses digitais influencers, a mídia espontânea só acontece quando eles não recebem nada para fazer um review de determinado produto ou serviço.

A assessoria de imprensa, por sua vez, tem um papel decisivo nesse tipo de mídia, uma vez que os conteúdos e ações são compartilhados com os veículos de comunicação.

O assessor de imprensa tem o papel de conquistar espaço em matérias para a marca, sem que ela precise pagar por esse destaque. Trata-se de um trabalho de relacionamento com jornalistas e outros profissionais do meio.

Mesmo contando com uma boa assessoria de imprensa, esse tipo de mídia também depende de uma presença forte e relevante da organização, como no caso de um escritório de contabilidade.

É exatamente por essa razão que a assessoria de imprensa do negócio deve estar sempre trabalhando ao lado da equipe de marketing.

Exemplos de mídia espontânea

Existem muitas maneiras de trabalhar a mídia espontânea e fazer com que a companhia se destaque dentro de um mercado tão competitivo. Pois bem, entre as principais formas, podemos citar as seguintes:

Conteúdos de influenciadores

Os influenciadores digitais cresceram muito nos últimos anos e se tornaram figuras importantes nos canais de mídia pela internet, uma vez que mais da metade dos internautas brasileiros segue algum digital influencer.

Consequentemente, os internautas acabam comprando algum produto ou serviço indicado por essas personalidades. Para se ter uma ideia, 50% dos usuários que seguem um influenciador compram soluções indicadas por eles.

É possível contratar esses influenciadores para falar sobre seu produto ou serviço, entretanto, dentro do contexto de mídia espontânea, um review, por exemplo, deve ser conquistado e não contratado.

Buzz em mídia de massa

O buzz é quando uma organização está sendo comentada por muitas pessoas de forma positiva. Por exemplo, quando um amigo fala que ouviu dizer que a companhia X está entre as melhores empresas de consorcio de imóveis.

Entretanto, o buzz não é algo fácil de ser conquistado, sendo necessário investir em boas estratégias para ver o nome da empresa circular entre as pessoas.

Só que quando o resultado é atingido, naturalmente a mídia de massa vai querer falar sobre a marca, em veículos como:

  • Rádio;
  • Televisão;
  • Jornais;
  • Revistas;
  • Portais de notícia.

Os canais offline convidam a organização para entrevistas e participações em programas. Os canais online, por sua vez, inserem links que direcionam as pessoas aos canais da empresa.

Notas informativas nas mídias sociais

Pequenos negócios têm mais dificuldade em gerar buzz de marketing, entretanto, a mídia espontânea não é inalcançável para esse tipo de empresa.

Os veículos especializados no segmento de atuação do seu negócio são excelentes opções, visto que se uma empresa de serviço pabx for mencionada, passa a ter uma força muito maior.

Sendo assim, uma estratégia é direcionar esforços aos meios segmentados e fazer com que o site e as redes sociais da marca sejam úteis e relevantes para o redirecionamento.

Avaliações de produtos em sites

Existem sites em que os usuários podem compartilhar suas experiências de compra e fazer avaliações. Ter boas recomendações é essencial para que outras pessoas se convençam a comprar.

Além disso, quanto mais o negócio é recomendado, mais destaque e vendas ele consegue alcançar. Ademais, ele pode ser mencionado em outros portais e blogs.

Dicas para gerar mídia espontânea

Agora que você já sabe o que é mídia espontânea e viu alguns exemplos dela, vamos mostrar algumas ações que podem ajudar uma fabricante de máscaras de tecido, por exemplo, a conquistá-la. São elas:

Criar conteúdo viral

O conteúdo viral é resultado de muito trabalho e dedicação, portanto, não se trata de algo simples ou rápido de se fazer. Ele consegue alcançar uma grande quantidade de pessoas e não existem fórmulas mágicas para criá-lo. Entretanto, os que mais atraem os usuários são aqueles que entregam mensagens emocionantes, engraçadas, positivas ou motivadoras.

É importante que o público-alvo se identifique com o conteúdo. Para isso, é imprescindível fazer como uma empresa de serviços de alimentação e pesquisar muito, ter criatividade e se debruçar sobre esse trabalho.

Entretanto, lembre-se de que mesmo que o material tenha muito potencial, para ser viral também é necessário um pouco de sorte. Nada garante que ele vá viralizar.

Incentivar o compartilhamento

Além de facilitar o compartilhamento, a companhia precisa facilitar essa ação. Por exemplo, ao final de um conteúdo postado no blog sobre a importância do uso de dispenser papel toalha e sabonete líquido, crie um CTA explicando como compartilhar e comentar.

Também crie botões de compartilhamento no e-mail, nas redes sociais e em mensagens enviadas por WhatsApp. Independentemente de qual for o formato do conteúdo que você esteja criando, como áudios, vídeos, textos e imagens, é essencial incentivar o compartilhamento.

Conectar-se com influenciadores

Os influenciadores devem fazer parte da estratégia de marketing de qualquer companhia. Então, descubra quais são aqueles que produzem conteúdo espontâneo e veja se eles são compatíveis com a sua marca.

Feito isso, tente se aproximar e estabelecer um relacionamento com eles. Apresente a sua marca e seu produto e envie algumas opções para teste.

Fazendo isso, uma fabricante de camisetas sublimadas personalizadas, por exemplo, não terá a garantia de que eles farão a divulgação, mas, pelo menos, vai conseguir se fazer presente.

Ter uma assessoria

Contrate uma assessoria de imprensa para fazer a ponte entre o seu negócio e os veículos de comunicação. Os assessores vão convidar jornalistas e outros profissionais para os eventos da sua empresa e compartilhar suas ações com eles.

Permita que eles saibam tudo o que a sua marca está fazendo e relacione suas ações com fatos que estejam em alta. Por fim, produza conteúdos baseados em dados e informações relevantes, visto que eles atraem, e muito, a atenção da imprensa.

Conclusão

A mídia espontânea é essencial para que o seu negócio esteja presente nos principais canais de comunicação. As estratégias de marketing são importantes, mas quando uma empresa é mencionada de maneira positiva pela mídia, atinge um patamar diferenciado.

Nesse artigo, você aprendeu um pouco mais sobre o conceito de mídia espontânea, viu alguns exemplos e teve acesso a dicas para gerá-la. Agora está pronto para se relacionar com os principais veículos de comunicação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.