Como fazer seus posts no Instagram engajarem?

As redes sociais para algumas pessoas podem ser consideradas uma superficialidade ou apenas um passatempo. Mas para as empresas e suas marcas, são essenciais para o crescimento. E os posts no Instagram têm um papel muito importante nisso.

É através do engajamento no Instagram que a sua marca tem o poder de se conectar de uma forma chamativa e atrativa com o seu público-alvo, seja você uma empresa de enfeites de Natal para árvore ou qualquer outra.

Uma estratégia de marketing, sobretudo de redes sociais, sem engajamento é como se a sua voz não estivesse sendo ouvida. Ou seja, o crescimento do engajamento é a prova de que há interesse recorrente nos seus produtos ou serviços.

É importante que ao ter um perfil no Instagram, você não se preocupe apenas em postagens aleatórias e imagens bonitas. É preciso estratégia e acompanhamento das taxas de engajamento.

Isso ajudará a entender se você precisa investir mais, onde está errando ou acertando, sempre com o intuito de melhorar essa métrica tão importante para o sucesso de divulgação das empresas que fazem camisetas personalizadas, por exemplo.

Quer saber como aumentar seu engajamento com as pessoas no Instagram? Preparamos um guia rápido para levar sua marca a um estágio mais elevado de envolvimento com os seus seguidores, sejam eles potenciais clientes ou aqueles já existentes.

O que é engajamento no Instagram e por que é importante?

As redes sociais são, atualmente, estratégias de marketing focadas em engajamento. Foi-se o tempo que as marcas usavam apenas para exposição de seus produtos em imagens muito bem feitas e produzidas.

Mas muito mais do que isso, as redes sociais se transformaram em um lugar de conexão para as marcas de mochilas personalizadas para empresas, por exemplo.

São plataformas que, além de serem uma forma de divulgação de produtos e serviços, servem também para entender se a sua marca está indo no caminho certo ou não.

E isso vai muito além do número de seguidores, que também é importante, mas não é tudo o que uma estratégia de social media pode proporcionar.

É possível também olhar números mais concretos de engajamento como uma forma de analisar seu desempenho por completo em termos de esforços de marketing para redes sociais.

O Instagram, especificamente, é um caso à parte. É a rede social que mais cresce no mundo, sendo nítido o aumento do uso de suas funcionalidades, e além disso, é comparativamente com as outras a que mais tem chance de engajamento.

A taxa de interação por seguidor é de 2,2% para o Instagram, enquanto o Facebook possui 0,22%. Ou seja, se a sua marca constrói um perfil com bastante seguidores, na casa dos milhões, essa diferença fica exponencial.

Veja a seguir as métricas mais comuns de engajamento no Instagram, que, basicamente, são as ações que as pessoas fazem em relação aos seus posts, stories, reels, etc.

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Envios dos posts para terceiros;
  • Armazenamento das publicações;
  • Directed messages (mensagens privadas);
  • Cliques em links;
  • Deslizamentos para cima (quando tem);
  • Menções à sua empresa;
  • Hashtags mencionando sua empresa ou algo relacionado.

O engajamento no Instagram é importante por vários motivos. Primeiramente, ter um bom engajamento significa que as pessoas estão reagindo ao seu conteúdo, o que é bom considerando seus investimentos e esforços com tempo e dinheiro.

Quanto mais o seu público se envolver com o conteúdo que você produz no Instagram, maior será a sua taxa de engajamento. Mais uma vez, é um indício de que sua estratégia está dando resultado.

Outra coisa de extrema relevância é que quanto mais o seu público se engajar e fizer ações em relação aos seus posts, curtir, compartilhar, comentar e várias outras que citamos na lista, mais a própria rede social coloca o seu post em evidência para as pessoas.

Mas como a rede social faz isso? Elas têm um mecanismo por trás para a escolha de posts que vão aparecer no feed de cada pessoa. São os algoritmos, programados de acordo com várias métricas, mas principalmente em relação ao interesse da pessoa e engajamento.

Então, por exemplo, se você tem empresa especializada em construção civil e faz diversos posts sobre os seus empreendimentos imobiliários, provavelmente os seus posts aparecerão para pessoas que reagiram e se engajaram em outras publicações desse tema.

Por isso, é muito importante que você tenha engajamento nos seus próprios posts. É um mecanismo que vai se retroalimentando.

Isto é, enquanto os seus posts tiverem um bom engajamento, você garantirá que as pessoas que tenham interesse nisso continuem a ver em seu feed as publicações que, por exemplo, sua gráfica impressão de cardápio faz em seu perfil oficial.

Então, o engajamento acaba sendo uma peça que faz as engrenagens das redes sociais girarem, gerando cada vez mais contato com as pessoas, principalmente conforme ocorre o crescimento.

As estratégias para aumentar o engajamento no Instagram

Agora que você viu a importância do engajamento nas redes sociais e, principalmente, no Instagram, é hora de traçar algumas estratégias que podem ajudar a sua equipe de social media a elevar a interação do seu público com os conteúdos produzidos e divulgados.

Diversifique seus conteúdos

O Instagram cresceu, sendo que, agora, é possível divulgar seus conteúdos em vários formatos. Se você não está usando e abusando deles, a hora chegou.

Não adianta achar que o seu engajamento aumentará na rede social se ficar apenas em posts de texto e com imagens legais. Isso deve ser apenas uma das formas.

Diversifique o formato dos seus conteúdos e você verá a diferença a longo prazo na sua estratégia no Instagram.

Na rede social, você tem a opção de fazer o post mais tradicional, com imagem e texto, posts com carrossel de imagens, stories, IGTV (vídeos) e Reels (vídeo montagens).

Essa variação permite que você encontre a forma mais ideal de chegar ao seu público, medindo o engajamento em cada postagem e vendo qual tem mais reações e envolvimento das pessoas com o conteúdo.

Cada negócio e suas marcas, como de uma empresa de aluguel de geradores, deverão analisar o que funciona melhor. É possível que uma marca mais séria e com um público-alvo mais velho, tenha maior engajamento com posts habituais e carrosséis de imagem.

Ou que uma marca mais jovem e recém-lançada alcance mais pessoas por meio de vídeos e montagens engraçadas, com uma linguagem mais adequada ao seu público.

Então, depende muito do perfil de cada negócio, seja um distribuidor de etiqueta adesiva ou qualquer outro business.

Vá além das curtidas

Ver as curtidas aumentando é bastante satisfatório, não é mesmo? Isso é uma das métricas de engajamento. O problema é que há muitas marcas no mercado que cometem o erro de olhar apenas para seguidores e curtidas.

A curtida não diz muita coisa, esse é a grande desvantagem dessa medida. Já pelos comentários é possível entender o que as pessoas realmente estão achando, de forma mais específica, assim como os cliques, compartilhamentos e as pessoas que salvam o conteúdo.

Agora, uma curtida apenas não dá a intensidade. É uma boa medida, mas, sozinha, ela não faz, por exemplo, os fornecedores de brindes corporativos crescerem como deveriam.

Quem salva e compartilha seu conteúdo mostra muito além de apenas uma curtida. Quando as pessoas fazem essas duas ações, elas estão informando que se importam com o seu conteúdo, ou porque querem guardar para ler mais tarde.

Faça interações com seu público

Muitas marcas apenas jogam conteúdos e recebem elogios ou críticas. Mas para quem quer crescer de verdade através de uma rede social, é necessária uma interação maior, estabelecendo um relacionamento mais forte com as pessoas que a seguem.

Inclua perguntas em suas postagens para estimular comentários e compartilhamentos. Use enquetes, perguntas e questionários para convidar as pessoas a se envolverem.

Seja regular em suas postagens

Assim como falamos sobre o mecanismo por trás do Instagram, que tem um poderoso algoritmo que faz o crivo do que aparece para as pessoas, um dos principais critérios é a recorrência dos posts.

Quanto mais você postar, sempre tentando ter a melhor qualidade possível, mais o Instagram o premiará ao mostrar para mais pessoas o seu conteúdo, de acordo com o interesse delas de forma que seja compatível.

A ideia é postar diariamente, várias vezes por dia, em horários espaçados, e tentando diversificar o formato.

Considerações finais

Os posts no Instagram evoluíram muito e qualquer marca precisa saber manejá-los, a ponto de aumentar bastante o engajamento com o público-alvo. Só assim uma estratégia de rede social tem sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.