Por que desenvolver uma cultura de data driven em seu marketing?

Aplicar a cultura de data driven em sua estratégia de marketing é um passo fundamental para conseguir aplicar os recursos com qualidade, pautados em experiências e dados relevantes, principalmente, para conseguir aproveitar essas ações.

Hoje, a maioria das empresas já utiliza ferramentas de inteligência de dados para criar suas estratégias, e isso independentemente do seu tamanho ou do nicho em que atua. Afinal, essas informações são essenciais para conseguir resultados mais expressivos.

Dessa forma, um fornecedor de cama hospitalar, bem como qualquer outra empresa, seja lá qual for o ramo de atuação, terá muito mais embasamento para criar suas campanhas de marketing.

Entenda o que é data driven

O conceito de data driven, cuja tradução literal seria algo como “guiado por dados”, explica esse novo modelo com inteligência, uma vez que a maioria das pessoas ainda tem dificuldade de compreender a necessidade de se basear em dados para as ações de mercado.

O mundo está mudando constantemente, e a transformação digital afeta todo o mercado. Avanços tecnológicos mudam a cada dia a forma como os negócios são realizados, e qualquer empresário que deseja se manter no mercado deve ficar atento.

Essas transformações trazem conceitos únicos, que acabam sendo fundamentais para o sucesso. Por conta disso, é importante pensar em recursos de transformação adequados para esse momento.

Entender o que exatamente é o conteúdo data driven é fundamental, uma vez que essa técnica tem sido cada vez mais explorada e tem transformado as ações de marketing, que apresentam muito mais assertividade para conseguir seus objetivos.

A cultura de data driven nada mais é do que a utilização de dados concretos para verificar todas as possibilidades que o mercado pode oferecer, possibilitando ao gestor a escolha de estratégias que tenham um impacto maior na empresa.

Esse conceito não é algo novo, mas tem ganhado muita força, sobretudo por conta de ferramentas digitais que possibilitam uma coleta mais rápida e assertiva de dados para elaborar as decisões, tanto de uma clínica de fisioterapia quanto de outra empresa.

Quando você aplica a cultura data driven, consegue ter uma visão muito mais ampla dos negócios e de como se portar no mercado, por meio de várias ações como:

  • Identificar as necessidades dos clientes;
  • Definir melhor campanhas;
  • Ouvir análises e feedbacks;
  • Criar um público-alvo adequado.

Quanto mais você conseguir aplicar esses resultados em suas análises e nas ações de marketing, maiores serão as chances de conquistar um crescimento natural para sua empresa, ampliando suas possibilidades de negócios.

Ademais, a cultura de data driven permite que você faça uma avaliação muito mais profunda das necessidades de seus clientes e das possibilidades que possui para solucionar esses problemas.

Inclusive, quando você define seu público com qualidade, suas estratégias ficam muito mais assertivas, alcançando mais vendas e melhorando o quadro da empresa como um todo, seja um importador de peças para empilhadeiras ou uma empresa de contabilidade.

Além disso, a cultura data driven pode se tornar fundamental para uma empresa que deseja prosperar. Isso porque a avaliação e a análise de dados se tornam parte natural do processo de construção de sua empresa, conseguindo melhorar diversas etapas.

Desde a escolha de ações que serão realizadas pela empresa até as tomadas de decisão do ponto de vista gerencial, os benefícios de utilizar dados para analisar a situação são muito claros.

Você consegue explorar todo esse potencial ao aplicar os conceitos corretos de data driven, buscando ferramentas para conseguir explorar todo este novo formato de fazer negócios para sua empresa de portaria ou qualquer outra.

Conheça as vantagens da cultura de data driven

Existem inúmeras vantagens de aplicar a cultura data driven em suas estratégias de marketing. Para começar a entendê-las, é importante que você saiba todos os pontos que são movimentados a partir do momento em que você explora esse conceito.

As informações acabam gerando muito valor para sua empresa, seja por meio da análise de dados ou do momento de tomar decisões mais assertivas. Por isso, compreender todas as vantagens que esta ferramenta oferece é fundamental.

Redução de custos no marketing

Um dos principais pontos para a utilização da cultura data driven é a capacidade de reduzir drasticamente os custos de ações de marketing de sua empresa, seja um escritório de contabilidade ou qualquer outra organização. Isso acontece por razões muito claras.

A verdade é que quando você toma uma decisão pautada em dados e informações assertivas, as chances de cometer erros e criar ações desnecessárias é muito menor. Dessa forma, você conseguirá entender o que deve ser feito e quando fazer.

Você saberá exatamente quando ativar uma ação de e-mail marketing, quando criar uma nova promoção ou qualquer outra ação que gere resultados.

Para garantir ainda mais funcionalidade na cultura, você pode aliar suas respostas de dados com uma persona. Assim, uma empresa de, por exemplo, serviços de seguros de automóveis acaba economizando uma boa quantia quando entende o público certo.

Dessa forma, a persona é uma idealização de um cliente. Trata-se de uma figura fictícia, criada com base em experiências anteriores de clientes e dados coletados em operações passadas. A persona é mais do que um boneco com nome e profissão.

Você precisa dar personalidade para ela. Pensar em medos, anseios e desejos, para que suas ações de marketing possam ser experimentadas antes de irem diretamente para o mercado. Dessa maneira, você terá muito mais assertividade.

Identifique novas oportunidades

Os dados muitas vezes não são referências isoladas a alguma situação. Quando você os coleta, pode identificar necessidades que você não sabia que seus clientes possuíam, mas que você pode solucionar.

Isso abre margem para ações de marketing muito mais assertivas, além de colocar sua equipe de criação para planejar e desenvolver novos produtos e serviços que serão trabalhados com uma garantia maior de retorno.

Por exemplo, pense que quando um cliente conseguir um consórcio de veículos contemplados, será necessário identificar qual será o próximo passo a tomar.

Além disso, as informações acabam apresentando relatórios de como o mercado está sendo trabalhado, o que pode evitar gastos e desperdícios para a empresa.

Marketing personalizado

A cultura de data driven permite que você consiga identificar exatamente quais são as necessidades de seus clientes. Dessa maneira, você consegue criar estratégias de marketing personalizadas para atingir seu público-alvo, garantindo assim um retorno muito mais assertivo.

Isso acontece porque os consumidores sentirão uma ligação muito mais forte com as empresas de contabilidade, bem como quaisquer outras, que usarem essa técnica.

Como usar a cultura data driven?

Uma vez que os conceitos envolvidos nesse tipo de cultura são compreendidos, é hora de começar a identificar como utilizar este tipo de ação em sua empresa. O data driven pressupõe de uma base simples: adquirir dados.

Por isso, é importante que você consiga a utilização do máximo de informações possíveis para a coleta e análise de informações. Muitas empresas têm aproveitado tecnologias modernas de inteligência artificial, chamadas Big Data.

Essas inteligências artificiais criam uma série de relatórios após buscar informações em um tempo muito mais rápido do que um colaborador humano, criando em segundos avaliações que o gestor pode usar para pautar suas ideias.

Depois de coletadas essas informações, é preciso saber o que fazer com elas. No caso do marketing, as aplicações são inúmeras, uma vez que você saberá como o mercado está reagindo para criar estratégias de engajamento corretamente.

Assim, você acaba conseguindo um fortalecimento muito maior da marca, possibilitando uma série de ações que tem um impacto direto nos resultados de sua empresa. Esse tipo de ação se estende ao longo de todos os setores da empresa.

Até mesmo questões de atendimento podem ser melhoradas com as estratégias corretas de marketing, uma vez que a maioria das empresas saberá exatamente o que e como falar com seus clientes se tiver os dados disponíveis para consulta.

A experiência do cliente é um dos pontos de maior atenção nos dias de hoje, uma vez que ela precisa ser positiva para alcançar bons resultados. Quando você define a forma de ação que será tomada, é muito mais fácil conseguir bons resultados.

Surpreender e agradar o cliente deve ser o principal foco de qualquer empresa que deseja se manter ativa no mercado, uma vez que esta ação é fundamental para conseguir conquistar esse tipo de espaço.

Considerações finais

A cultura data driven possui diversas facilidades dentro do campo do marketing digital. Por isso, explorar todo o seu potencial pode colocar uma empresa em um patamar muito maior dentro de seu nicho de atuação.

Quanto mais você puder explorar estes recursos, mais benéfica será a qualidade de ação que você está tomando, garantindo assim um resultado mais adequado para sua empresa como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.