Growth hacking: como aplicar em sua empresa?

Diferentemente de antigas formas de empreendimento, quando algo não dava certo e a empresa parava totalmente para se reestruturar e tentar de novo, o growth hacking vem como uma forma inovadora de resolver prontamente um problema com foco no máximo crescimento.

Porém, engana-se quem pensa que essa é uma fórmula feita para que as companhias encontrem erros e logo resolvam. Pelo contrário. Uma das principais vertentes que faz parte dessa estratégia é a experimentação, e isso é levado totalmente a sério na prática.

Prova disso são os negócios, como empresas de folha de pagamento, que passam a usar o growth hacking para testar uma nova ideia de aplicativo, e em pouco tempo, com o mínimo de dinheiro investido, conseguem resultados suficientes para melhorar seu trabalho.

E é seguindo o mesmo preceito das startups, empresas que surgem com pouco suporte financeiro, mas com grandes ideias, que as empresas têm seguido com a prática do growth hacking e transformando projetos em grande e lucráveis negócios.

Veja no artigo abaixo mais sobre o que de fato significa o growth hacking, além de suas principais fontes de execução. Em seguida, vamos entender seus benefícios para empresas e as formas para colocá-lo em prática, independentemente do seu tipo de negócio.

O que é o growth hacking?

O growth hacking é uma técnica envolvida pelo marketing digital, mas utilizada com as mais diversas ferramentas, dentre tecnológicas e criativas, para encontrar oportunidades e verificações de ideias por meio de um trabalho rápido de experimentações.

Para entender melhor sobre o que se trata, imagine que você deseja abrir uma dedetizadora de ratos especializada em casas, mas não sabe se sua ideia pode ser boa. Ou melhor, não sabe se vale a pena o investimento que você fará nessa empresa.

Com o growth hacking é possível tirar essa ideia do papel e colocar em uma espécie de teste prático, onde os principais componentes da criação podem ser as vontade de crescimento, uma ideia principal ou propósito da empresa, e a experimentação.

Ainda que pareça lúdico, o growth hacking nada mais é do que um formato rápido de constatação de uma ideia de negócio, utilizando uma verificação saudável, ou seja, pessoas que se passam por clientes para de fato entregar respostas sobre a empresa, por meio de:

  • Entrevistas;
  • Testes práticos;
  • Formulários;
  • Votações.

Mas antes que elas possam ter o contato com a ideia que está sendo formada, existem algumas fases que transitam por uma verificação de potenciais erros, ou ideias consideradas negativas em um ponto de vista empreendedor.

Por exemplo, se você já tem uma empresa e viu que os resultados da entrega do produto para os clientes não foram satisfatórios, é possível que todo aquele cenário que a resposta negativa veio seja testado, só que em outro viés e com elementos diferenciados.

É o caso de um experimento de uma consultoria contábil empresarial que teve a constatação de melhores resultados relacionados a um novo estilo de serviço, que foi testado pelo growth hacking e trouxe uma nova forma de lidar com erros passados.

Principais benefícios de sua aplicação em empresas

Trabalhar o growth hacking dentro de uma empresa sempre vai ter como princípio transformador a experimentação de ideias, de forma barata e cada vez mais prática, o que é essencial para que boas ideias não fiquem apenas no papel, ou sejam esquecidas.

O mais interessante é que vários experimentos podem ser executados ao mesmo tempo, pelas mesmas equipes responsáveis e com o mínimo de preocupação financeira, em questão de investimentos que podem dar errado em uma nova ideia.

Isso faz com que a empresa acabe testando muitas vezes ideias totalmente diferentes, e a partir dos seus resultados, podem implementá-las juntas. Ou seja, no final das contas vale mais fazer um growth hacking do que apenas retirar uma estratégia que não funciona.

Além disso, nem sempre os resultados de uma empresa de limpeza piso que está fazendo experimentações vai dar certo, mas isso só fortalece as tentativas feitas, e a possibilidade mais próxima de um acerto que será feito pela empresa.

É como se, quanto mais se evoca o erro, mais perto esteja de um grande acerto. Sem a tentativa fica ainda mais difícil chegar nessa conclusão, algo que acaba acontecendo diariamente dentro das empresas, que nem testam e nem mesmo gostam de errar.

Por fim, talvez uma das principais positividades dentro das estratégias de growth hacking é a união que as experimentações fazem com as equipes dentro de uma empresa, afinal para essa técnica, é interessante que todos os profissionais estejam envolvidos.

Por exemplo, dentro de uma empresa de gestão empresarial, essa estratégia pode fazer com que as equipes integrem suas ideias, pensem em formatos inovadores de trabalho e validem juntas aquilo que pode se tornar algo transformador dentro da corporação.

Todas essas questões, unidas, fazem com que a empresa se modifique totalmente, e ganhe cada vez mais chances de crescer de forma estratosférica. Afinal, as empresas mais inovadoras, e cujo sucesso é comum, experimentam e testam tudo o que for possível.

Dicas de como o aplicar growth hacking

Agora que você entendeu mais sobre o que é o growth hacking e quais são suas vantagens para empresas que o colocam em prática, chegou a hora de entender mais sobre como de fato exercer essa estratégia da melhor forma possível, com o máximo de aprendizado.

Antes de mais nada, é importante saber que a técnica pode ser usada tanto em novas empresas quanto naquelas que já estão em funcionamento, seja em produtos novos ou naqueles que são antigos, e que apresentaram algum tipo de erro.

Veja abaixo as principais práticas e faça já suas anotações para colocar em andamento:

1.   Crie algo que o mercado precisa

Qualquer começo dentro do growth hacking começa pelo entendimento sobre o produto ou serviço que pretende ser criado pela empresa, e de que forma ele poderá suprir aquilo que o público perfeito está querendo, ou até mesmo pode querer.

Para começar, pense nas ideias possíveis para seu experimento, utilizando aquelas que você já tem e as que ainda não para verificar o quanto sua criação poderá estar satisfazendo o mercado. O foco é ter o máximo de controle da aceitação.

2.   Trabalhe com mil e uma hipóteses

A partir da criação de um produto ou serviço, por exemplo, para uma empresa de segurança do trabalho, é preciso validar hipóteses, que nada mais são do que perguntas lógicas e ilógicas, colocando em prática a experimentação de realidade.

Ainda no exemplo acima, seria interessante ver o quanto aquela empresa de segurança poderia prover confiabilidade para seu público, de que forma seu cliente iria fazer para divulgar o serviço, quais os riscos, as vantagens e os potenciais erros e acertos desse lançamento.

3.   Invista o mínimo, fazendo o máximo

Essa é uma das principais partes do growth hacking, algo que difere daquela que foi sua inspiração, que são as startups, companhias movidas por ideais, mas quase sempre por meio de pouco ou nenhum suporte seguro de finanças.

O momento é de validar sua ideia, fazendo com que ela seja sustentável, ou seja, que possa se bancar sozinha, ou até mesmo que consiga pagar por serviços de contabilidade em geral por meio de indicações, viralização, dentre outras formas de monetização.

4.   Otimização por meio de resultados

Quase no fim do experimento, o momento é de verificar os resultados e colocar tudo em panos limpos. Veja métricas, índices, formulários, resultados financeiros e qualquer tipo de base que faça alguma verificação do seu experimento, seja positivo ou negativo.

Se possível, faça as alterações necessárias, vistas dentro da ideia que você traçou para suas empresas de contabilidade e siga para a próxima etapa.

5.   Projete para o mundo

No fim do experimento, após a conclusão das otimizações, é a hora de colocar sua ideia para rodar, para estar em prática com o máximo investimento. Agora que tudo já foi testado, chegou o momento de evidenciar em mercados maiores, com públicos maiores.

Para isso, não tenha dúvidas de que os resultados foram bem verificados e que eventuais e significativas mudanças foram feitas. Para isso, tenha sempre na sua equipe de growth especialistas em gestão e em prática de mudanças estratégicas.

Considerações finais

O growth hacking é uma ferramenta poderosa de verificação de ideias e experimentações, mas também é uma possibilidade de crescimento em grande escala e em pouco tempo, sempre que realizado da melhor maneira possível, dentro das precauções.

Por isso, comece já a colocar o growth hacking dentro de suas formas de trabalho, para verificar desde uma ideia que não foi bem-vista por sua equipe, até o lançamento de um novo produto ou serviço pela sua empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.