Como fazer automação de marketing em sua empresa

A automação de marketing é uma tecnologia que tem como missão tornar os processos mais simples, escaláveis e eficazes. Inclusive, o marketing digital se tornou o principal meio de divulgação de marcas, produtos e serviços, e oferece uma vasta gama de estratégias e possibilidades.

Dessa forma, uma empresa, por menor que seja, pode usar vários desses processos em seu planejamento de marketing, para, assim, conseguir conquistar resultados ainda melhores.

Pelo fato de as estratégias serem financeiramente mais acessíveis, os negócios podem criar um planejamento extenso, colocando em prática várias técnicas para chegar ao seu público-alvo.

É dessa forma que o marketing digital funciona. Entretanto, é difícil colocar todas essas ações em prática manualmente, em especial se elas dependerem do próprio empreendedor para acontecerem.

Imagina atualizar o blog e as redes sociais, produzir conteúdos, responder mensagens, enviar e-mails, cuidar do site institucional, criar anúncios e ainda dar conta do andamento dos negócios.

Há muito a ser feito, então, contar com uma ferramenta tecnológica é a única forma de fazer tudo isso com qualidade. Pensando nesses motivos, vamos explicar o conceito de automação de marketing, como colocá-la em prática e a importância de contar com uma boa ferramenta.

Entenda o conceito de automação

Automação de marketing é o uso da tecnologia que torna os processos e ações de marketing digital automáticos. Dessa forma, eles se tornam mais eficientes e escaláveis, e ainda ajudam a manter um relacionamento personalizado com os leads.

As ferramentas de automação podem ser aplicadas a diversos processos dentro do planejamento de marketing, como:

  • E-mail;
  • Uso de chatbot;
  • Agendamento de posts;
  • Interações nas redes sociais.

Além disso, um fornecedor de papel toalha e higiênico, por exemplo, pode usar a automação para ativar uma tarefa após a outra, sem que alguém precise fazer isso manualmente.

Ademais, é comum que as empresas usem a automação em suas estratégias de inbound marketing, principalmente, para que a gestão de leads ao longo do funil de vendas também seja automática.

Esse recurso tecnológico é importante porque, por meio dele, o negócio se torna mais escalável, ou seja, ele cresce, as vendas aumentam e o número de clientes também, sem que isso represente custos mais altos.

O funil de vendas se torna mais eficiente porque a automação otimiza o tempo da equipe, melhora o relacionamento, faz a entrega dos conteúdos para os leads na hora certa e permite que eles evoluam sem que sejam necessárias intervenções manuais.

A produtividade da equipe também melhora, e podemos tomar como exemplo o e-mail marketing. A mesma mensagem pode ser enviada para várias pessoas, visto que o envio é automático.

Toda a equipe trabalha de maneira mais integrada, pois todos têm acesso ao histórico dos processos na mesma plataforma.

Ou seja, tanto a equipe de vendas quanto a de marketing de uma empresa de, por exemplo, assessoria em folha de pagamento pode acompanhar o andamento da estratégia na ferramenta.

Por fim, as chances de falhas são menores, uma vez que o trabalho manual é muito menor. Entretanto, é necessário acompanhar o software de perto, para evitar problemas com quedas na internet, por exemplo.

Como aplicar a automação de marketing

Importante ressaltar que toda estratégia precisa ser aplicada do jeito certo, então, para isso, algumas ações devem ser colocadas em prática. No caso da automação de marketing, são elas:

Planejar

A automação de marketing depende de um bom planejamento, assim como qualquer outra estratégia. Sendo assim, o primeiro passo é definir os objetivos da automação.

Pense nos motivos que o levam a optar pela automação, se pretende escalar as vendas, se as tarefas ainda podem ser feitas manualmente, o que você pretende automatizar e o que pretende vender.

Saiba quem é a sua persona, afinal, é com ela que você vai se comunicar durante as etapas do funil de vendas. Compreenda como é a jornada de compra do seu cliente e as etapas que ele vai percorrer.

Qualificar a base de contatos

Uma boa base de contatos não deve ter apenas os e-mails, mas também os nomes, localizações e outras informações relevantes.

Assim sendo, as empresas de contabilidade, por exemplo, devem reunir dados qualificados para segmentar os envios e impactar as pessoas que têm interesse em seus conteúdos.

Tenha em mente quais informações você precisa ter, então, para consegui-las, você pode enviar e-mails para os contatos solicitando esses dados.

Produzir conteúdos

Antes de iniciar a automação de suas estratégias de inbound, tenha uma base de conteúdos no blog. Além de ajudar a atrair pessoas, melhora o fluxo de nutrição, aprofundando o conhecimento do lead ao longo do funil.

Essa base ajuda a construir os fluxos iniciais, entretanto, não se deve criar materiais aleatórios. O ideal é ter como base a jornada de compra, para que assim você produza conteúdos que respondam às dúvidas e necessidades em cada fase.

Contratar a ferramenta de automação

A tecnologia oferece muitos recursos para as empresas, como um software gestão de call center, sendo que com o marketing não é diferente.

Depois de definir a base e os pilares da estratégia de automação do seu negócio, veja quais são as opções de ferramentas de automação que existem atualmente. Para fazer a escolha certa, tenha uma visão geral da sua estratégia e avalie o momento do seu negócio.

Assim que escolher o software que vai usar, treine bem a sua equipe para que todos se familiarizem com ele, aproveitando ao máximo os seus recursos.

Tracionar a geração de leads

Depois que fizer as configurações iniciais na ferramenta escolhida, comece a trabalhar a geração de leads, pois é assim que você vai gerar novas oportunidades para seu funil de vendas.

Elabore uma boa produção de conteúdos, estratégias de SEO, criação de landing pages, o que seu negócio vai publicar nas redes sociais e todo o investimento necessário para publicação de anúncios.

É desse modo que as escolas de cursos profissionalizantes SP, por exemplo, podem conseguir atrair mais visitantes para o site. Também é importante incluir formulários de contato para capturar os leads.

Fazer gestão de leads

As ferramentas de automação dão conta de todo o processo, desde a captação dos leads até a evolução deles. Mas para que esse processo seja bem qualificado, é interessante explorar os recursos de lead tracking e lead scoring.

O primeiro monitora os passos do lead no site, enquanto o segundo ajuda a qualificá-los ao longo do funil de vendas.

Importância de usar uma ferramenta de automação

Contar com um bom software de automação ajuda uma empresa de máquina de suco de laranja, bem como qualquer outra organização, de muitas maneiras, devido às suas funcionalidades.

Uma delas é o fluxo de automação, que gera uma sequência de ações automáticas, disparadas por meio de configurações na própria ferramenta. É dessa forma que o lead vai de um ponto a outro no funil.

Você pode criar diferentes fluxos de automação, como de nutrição, abandono de carrinho, de ativação, de upsell e cross sell e de indicação. Outra funcionalidade é a automação de e-mail marketing, que por sinal é a principal função dessas ferramentas.

É possível configurar o envio automático nos fluxos, além de campanhas e envios segmentados. Por exemplo, uma empresa de serviços contábeis pode fazer disparos de remarketing e até envios semanais de ofertas.

A geração de leads, outra função dessas ferramentas, ajuda a inserir os leads no funil de vendas e a capturar esses contatos.

Para isso, auxilia na criação de landing page com foco na conversão de visitantes. Também é possível desenvolver boas chamadas para ação e formulários para o blog, além de contar com recursos de SEO e anúncios pagos.

Outros recursos disponíveis ajudam no monitoramento dos leads, como o Lead Tracking. Nele, você pode saber mais sobre as ações dos leads no site.

Outro recurso é o lead scoring, que atribui um tipo de pontuação para cada lead, de acordo com seu perfil, estágio do funil, ações que executa, dentre outros aspectos.

Pensando assim, uma empresa terceirização de serviços de portaria, por exemplo, também pode fazer testes A/B, principalmente, para testar suas versões de um mesmo material, como no caso de uma landing page.

Por fim, os softwares de automação também podem ser integrados ao CRM, o que permite qualificar a entrega dos leads, do time de marketing para o time de vendas. Essa passagem é automática e o vendedor estrutura melhor sua abordagem.

Conclusão

As ferramentas de marketing podem fazer muito por você e seu negócio. Em vista da importância do e-mail marketing para as marcas, trabalhá-lo da melhor forma significa ampliar suas chances de sucesso.

Para isso, nada melhor do que a automação de marketing, que além de garantir que você coloque em prática todas as estratégias necessárias, garante a qualidade de todas elas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.