Como fazer marketing indireto em sua empresa

Com o avanço tecnológico e a chegada da era digital, tornou-se extremamente comum as empresas expandirem sua marca na internet, bem como encontrarem novas formas de atrair o seu público. Então, hoje, falaremos sobre o marketing indireto e como aplicá-lo.

Diversas novas formas de marketing surgiram com a internet. Então, as empresas tiveram de se atualizar para atingir esse novo público que estava se formando e especializando no meio digital, onde a criatividade e expansão não têm limites.

É impressionante a quantidade de pessoas que pode ter acesso aos produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio em uma hora, o que só se expande no decorrer de uma semana ou um mês, sejam adesivos de parede personalizados ou outros itens.

Entre todas as formas de divulgação conhecidas, duas se destacaram bastante e são muito utilizadas até os dias de hoje, sendo que diversas estratégias se encaixam dentro desses dois grupos: o marketing direto e indireto.

O que é marketing indireto?

De forma resumida, o marketing indireto é aquele que faz a divulgação de seu produto ou serviço de forma sutil. Normalmente, está bastante fora de um contexto publicitário, comum de se encontrar em:

  • Livros;
  • Séries;
  • Filmes;
  • Jogos;
  • Eventos.

A principal ideia do marketing indireto é que o produto nunca é o principal, ou seja, ele é induzido ao cliente de forma bem secundária e subliminar, para quando ele menos perceber, querer adquirir seus rótulos adesivos, mesmo não lembrando diretamente o porquê.

Em outras palavras, você não verá um grande anúncio com “Compre agora”, “Não perca”, “Inscreva-se já”. O objetivo é implantar a ideia na cabeça da pessoa que está assistindo ou acompanhando o meio de transmissão, educando o lead da maneira que o negócio precisa.

Somente bem depois, com uma visão a longo prazo, que os frutos serão devidamente colhidos, mostrando que o marketing indireto costuma trabalhar com a sensação de lembranças, seja feito por empresas de serviços terceirizados ou qualquer outra.

Marketing direto e indireto: qual a diferença?

Primeiramente, não tenha medo de investir no marketing indireto, afinal, o marketing direto é feito de propagandas que já estamos acostumados a ver todos os dias, vindas de anúncios em televisão, canais no YouTube e redes sociais, por exemplo.

Por encontrar propagandas em praticamente qualquer lugar em que vá, desde espaços físicos até acessos em plataformas e sites, o cliente tem uma maior resistência a esse tipo de marketing, inclusive os Adblocks foram criados com essa finalidade.

Para quem não sabe, Adblocks são extensões do navegador que impedem propagandas de serem realizadas durante o acesso do usuário, mostrando como as pessoas não gostam de receber propagandas diretas, seja de uma agência de stands ou outra empresa.

Mesmo que acabe percebendo alguma marca dentro de uma dessas mídias, dificilmente alguém irá se incomodar por ver aquele ator consumindo, coisa que não acontece quando a propaganda é muito explícita.

Principais utilizações do marketing indireto

Agora que você já sabe diferenciar o marketing direto do indireto, é importante entender como ele afeta as mídias sociais e meios de transmissão o qual é inserido e alguns exemplos de como ele é utilizado.

Camisas de clubes

Seja de uma fábrica de mochilas ou de uma empresa de tecnologia, embora não esteja totalmente ligada ao marketing audiovisual, diversas empresas divulgam as suas marcas em camisetas de times de futebol, principalmente no Brasil.

Porém, também é comum essa divulgação em camisetas de outros tipos de esportes ao redor do mundo. A verdade é que, mesmo que não perceba, você está sendo envolvido pelo marketing indireto, até mesmo quando assiste uma partida do seu clube favorito.

Filmes, séries e novelas

Desde uma empresa de tratamento de efluentes industriais até mesmo marcas de refrigerantes, esse é o modo mais comum de utilização do marketing indireto e um dos que mais funcionam, visto a quantidade de pessoas que consomem esse tipo de conteúdo.

Os mais comuns são os atores que aparecem utilizando um tipo de produto de forma natural e espontânea, sem parecer que de fato estão fazendo propaganda.

Por exemplo, uma atriz tomando um refrigerante de marca famosa ou uma dona de casa usando algum eletrodoméstico de marca relevante.

Embora seja naturalmente comum usarmos esse tipo de produto no dia a dia, muitas vezes mal percebemos a inserção dele dentro do contexto da mídia audiovisual que estamos consumindo, porém, tudo isso é muito bem pensado pela equipe de marketing.

Games

Sejam vendidos por uma empresa de totem ou de forma digital, os games são uma rica e infindável fonte de entretenimento, principalmente pelo fato de sua narrativa, mecânica e estilo de jogos serem bastante diversos e poderem viajar pela ficção e imaginação. Embora seja utilizado na maioria das vezes em jogos de esportes, ainda assim, o marketing indireto é usado em, por exemplo, anúncios, placas e transições de tela em um jogo de futebol ou até mesmo de basquete.

Ou mesmo quando se pensa em jogos de corrida, onde os próprios veículos altamente velozes e personalizados possuem marcas conhecidas como parte dos contratos que o jogador faz dentro do universo do jogo.

Portanto, sejam empresas de seguros ou de venda de eletrodomésticos, a ideia principal é pegar o lead em um momento de lazer e fazer com que visualize e, futuramente, lembre das marcas, mesmo que de forma inconsciente.

Como aplicar o marketing indireto na sua empresa

Esse tópico mostrará algumas formas de aplicação do marketing indireto em sua empresa. Claro, nenhuma é uma regra talhada em pedra, então, cabe a você adaptar e enxergar a realidade da sua empresa, buscando utilizar o que melhor convir.

01 – Defina muito bem o seu público-alvo

Esse é o primeiro grande passo para que qualquer estratégia de marketing funcione e, de fato, crie engajamento, interesse e converta o público em possíveis leads ou compradores assíduos, fidelizando-os de forma eficiente.

Utilizar a criação de personas para descobrir qual o tipo de público que atende as expectativas do seu produto é uma forma de entender melhor qual é o seu público e se ele está pronto ou não para começar a consumir o que você comercializa.

Nesse ponto, não existe tanta diferenciação do marketing direto ou indireto. O que realmente importa é a forma como a descoberta será conduzida e entender as vontades e interesses do público-alvo.

02 – Saiba onde o cliente está e invista nele

Conforme descrito no tópico anterior, conhecer e definir o seu público-alvo é essencial para que o processo de marketing funcione, porém, quando estamos falando de marketing indireto, tão importante quanto conhecer o seu público é saber onde ele está.

Lembre-se que o marketing indireto tem como objetivo pegar o cliente na zona de conforto dele, para que futuramente ele lembre da marca em momentos-chave e, somente então, você consiga converter o lead a comprar o seu produto.

Sendo assim, a empresa que aplica esse estilo de divulgação deve entender quais as mídias que o seu público-alvo mais utiliza, sejam novelas, comerciais de televisão, séries, redes sociais ou até mesmo vídeos no YouTube.

Uma das dificuldades que você pode encontrar em seu caminho é o de mensurar essa incrível e grande quantidade de dados, porém, quando bem aplicada, consegue converter os clientes de maneira mais natural e com mais fidelidade.

03 – Atente-se à escolha da mídia

Embora a definição e o conhecimento do seu público-alvo sejam importantes, entender qual a melhor forma de atingir os seus leads é também um critério que você deve ter bem definido e, ao menos, analisar todas as possibilidades que aparecerem.

Então, é extremamente importante você encontrar uma mídia que converse com o seu público e faça sentido para que o seu negócio se expanda. Ou seja, se o seu público-alvo são crianças, você não vai achá-las em vídeos de filosofia, por exemplo.

Portanto, se o seu público-alvo são homens adultos, vídeos sobre futebol ou filmes de máfia são mais interessantes. Logicamente esse exemplo é bem genérico, mas não deixa de ser real e funcional, cabendo a você e sua equipe encontrar a mídia ideal.

Considerações finais

Com esse texto ficou bem mais claro a diferença do marketing indireto e direto, bem como de que forma aplicar o primeiro a sua empresa, qual o impacto dele e como fazer para entender melhor a sua dinâmica e envolver o seu público-alvo com a estratégia.

Lembre-se de dar a devida importância a cada um dos elementos apresentados, principalmente porque eles podem variar na forma de serem aplicados, dependendo do ramo industrial que você trabalha, necessitando assim de uma maior criatividade.

Sendo assim, pense em como desenvolverá o seu marketing indireto e comece agora mesmo a aplicá-lo, afinal, o importante é dar o primeiro passo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.