Como gerar leads a partir do WhatsApp

Gerar leads a partir do WhatsApp é uma estratégia que tem chamado a atenção de muitas empresas. Até porque captar leads significa iniciar um relacionamento com pessoas que tenham potencial para se tornarem clientes.

Pensando dessa forma, existem muitas maneiras de se aproximar delas, como blogs, e-mail marketing e, claro, o próprio WhatsApp.

Importante ressaltar que o aplicativo de mensagens instantâneas tem mais de 1,5 bilhão de usuários ativos, ou seja, são muitas pessoas usando, o que facilita a comunicação entre marcas e consumidores.

Se avaliarmos sob essa perspectiva, pode-se afirmar que ele reúne diferentes públicos-alvo e, com certeza, infinitas personas. Sendo assim, ele se torna a ferramenta perfeita para se comunicar com essas pessoas.

Para atingi-las e atraí-las como lead usando essa ferramenta, existem algumas estratégias que são essenciais, bem como que são trabalhadas pelas companhias que mais obtêm sucesso com essa técnica.

Ou seja, para conseguir bons resultados, é necessário saber como colocar o WhatsApp a favor do negócio no momento de atrair potenciais clientes. E é exatamente sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Vamos explicar a importância de gerar leads, funções do WhatsApp nesse processo e quais são as melhores práticas. Fique com a gente até o fim!

Entenda a importância de gerar leads

Captar leads é importante por diversas razões. É dessa forma que as empresas conseguem validar suas estratégias de marketing.

Os clientes têm inúmeras opções de compra com apenas alguns cliques, então, eles vão optar pelas marcas que conseguem despertar seu interesse e conquistar sua confiança.

Em uma época em que a informação é primordial, uma empresa de manutenção de compressores, por exemplo, primeiro os educa e os mantém informados, para depois vender a solução em si.

Essa é a forma com que as organizações estabelecem um relacionamento com as pessoas, para que elas se sintam confortáveis e aí sim fechem negócio.

Além disso, é com a geração de potenciais clientes que as companhias entendem suas métricas e KPIs. Por exemplo, uma marca compreende sua taxa de conversão, como os leads se comportam e quais são suas necessidades.

O próprio funcionamento do site é melhorado, com vistas a converter visitantes em potenciais compradores. Se o seu negócio não desenvolve uma estratégia sólida para captar essas pessoas, pode perder inúmeras possibilidades.

Isso envolve preparar um layout adequado, como se a empresa deixasse um vendedor preparado. Em linhas gerais, gerar leads significa criar uma ponte entre a marca e as pessoas interessadas no que ela vende.

Existem vários caminhos e ferramentas que podem ser usadas durante esse trabalho, sendo que uma delas é o WhatsApp. Por meio dele, é possível gerar, nutrir, fornecer suporte ao cliente e compartilhar conteúdos relevantes.

Quando uma empresa de moldes plásticos, por exemplo, usa esse aplicativo dessa maneira, fortalece suas estratégias de inbound marketing. Só que você precisa saber como trabalhar assim.

Como usar WhatsApp na geração de leads?

Quando falamos em geração de leads, nos referimos a uma estratégia para atrair e converter pessoas em contatos promissores para a organização.

Isso se dá por meio de conteúdos relevantes, sendo que o interesse a esses materiais é o que leva o usuário a preencher um formulário com seus dados, como nome, e-mail e outras informações.

No que diz respeito ao WhatsApp, algumas estratégias devem ser colocadas em prática, então, entre as mais importantes estão:

Definir um objetivo

É extremamente importante definir metas para chegar aos objetivos da organização, ao incluir o WhatsApp como ferramenta de marketing. Se uma empresa de paisagismo, por exemplo, deseja aumentar o número de orçamentos, então deve ter um número maior de leads.

Em linhas gerais, defina o que você deseja por meio do aplicativo, para saber se ele, de fato, é o melhor caminho e que tipo de mensagem precisa compartilhar.

Fazer captação de contato

É necessário captar contatos de potenciais clientes, sendo que existem várias formas de fazer isso, como usar formulários de contato no site. O número de telefone é obrigatório, uma vez que esse campo vai captar contatos que serão trabalhados nas estratégias.

Criar um link que leve diretamente a uma conversa também é uma boa opção. Ele pode servir para tirar uma dúvida, pedir informações ou solicitar orçamentos. Além de permitir contato direto com a pessoa, permite que você armazene o número dela.

Criar campanhas de atração

Uma empresa de uniformes, por exemplo, pode usar várias plataformas para direcionar usuários a suas páginas de conversão ou para o chat do WhatsApp. Várias opções são possíveis nesse sentido, tais como:

  • Post no blog;
  • Rede de pesquisa;
  • Publicações nas redes sociais;
  • Anúncios no Messenger.

Sempre que fizer uma publicação ou anúncio, verifique para qual página o usuário será direcionado. O importante é que ele encontre um formulário, mas, também, um link para iniciar uma conversa imediatamente por WhatsApp.

Pelo Instagram uma boa dica é fazer uma postagem no Stories e incluir nele um link que direcione para um chat no aplicativo de mensagens. Outra opção é fazer isso no site da empresa, incluindo um botão para iniciar a conversa.

Divulgar eventos e serviços

Além de gerar leads, é necessário nutri-los. Não existem plataformas que otimizem essa tarefa, sendo assim, o trabalho deve ser feito manualmente.

A lista de transmissão envia o mesmo conteúdo para diversas pessoas, o que ajuda a economizar tempo. No entanto, é necessário ter discernimento durante o envio para não ser inconveniente ou invasivo.

Não se esqueça de que tudo o que é enviado precisa ser do interesse dos seus contatos. É dessa forma que você aumenta as chances de um contato bem-sucedido.

Direcionar campanhas para aparelhos móveis

As empresas de contabilidade, assim como todos os usuários, utilizam o WhatsApp pelo smartphone. Esses aparelhos, são, hoje em dia, o principal meio para acesso a outros sites, como o próprio Google.

A partir do momento em que seu negócio pretende gerar leads pelo aplicativo de mensagens, precisa configurar suas campanhas para os dispositivos móveis.

No caso das campanhas pagas, por exemplo, todo o investimento deve ser direcionado a estratégias sobre como captar leads pelo WhatsApp em aparelhos móveis.

Otimizar a landing page

As landing pages têm como objetivo converter, para isso, apresentam uma oferta e um CTA (chama para ação). Se o objetivo é captar leads pelo WhatsApp, então, é necessário incluir o campo “celular” no formulário.

Inclusive, uma fábrica de camisetas personalizadas, por exemplo, pode usar o CTA para direcionar o usuário direto para uma conversa pelo aplicativo. Entretanto, essa ação é recomendada mais para leads que estão no fundo do funil.

Isso porque quando os usuários ainda estão no meio ou no topo do funil, não estão preparados para uma conversa mais intimista. De qualquer forma, incluir um campo para deixar o número de celular é extremamente importante.

Campanhas de atração pelo app

Para os leads que já estão na sua lista de contatos, é interessante investir em campanhas de atração, usando os recursos do app. Por exemplo, você pode publicar nos status ofertas e links de conteúdos relevantes.

Por exemplo, um coaching de carreira pode, também, enviar mensagens com links de conteúdos para seus contatos, de acordo com a posição deles no funil de vendas.

Produzir conteúdo relevante

Ao criar sua lista de leads no WhatsApp, é necessário nutri-los, para que dessa forma seja possível manter um relacionamento com eles.

A produção de conteúdo pode se basear em formatos como materiais de interesse do lead, quizzes, coleta de feedbacks, informações sobre promoções, dentre outras possibilidades.

Além de nutrir os leads, é necessário qualificá-los, com o objetivo de saber em qual etapa da jornada de compra eles estão. É dessa forma que um escritorio de assessoria contábil, por exemplo, consegue ampliar sua conversão em clientes.

Para qualificar bem os leads, é essencial usar um bom software de automação. Também é por meio dele que as próximas etapas da estratégia serão colocadas em prática.

Essas ferramentas ajudam a integrar as redes sociais para captação e geração de leads, criar landing pages e formulários, automatizar o SMS e fluxo de e-mail marketing, relatórios e outras opções.

Conclusão

Uma das premissas do marketing digital é colocar as empresas onde os consumidores estão. Todos os pontos de contato usados por eles, como os aplicativos de mensagens, também devem ser usados pelas organizações.

Mais do que servir apenas como mais um canal de comunicação, o WhatsApp é uma excelente ferramenta para gerar e nutrir leads, como vimos ao longo deste texto.

Para isso, algumas estratégias devem ser colocadas em prática, a fim de tornar o contato com os potenciais clientes uma forma de estabelecer um relacionamento com eles. A partir disso, fica muito mais fácil gerar boas oportunidades de negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.