Por que saber o ROI é tão importante para o seu negócio

 

O ROI, também conhecido como Return over Investment (Retorno sobre investimento), é uma métrica muito importante para calcular o lucro da empresa e identificar se suas ações estão de fato valendo a pena.

Esse cálculo é parte comum da métrica de qualquer ação de marketing, uma vez que é uma importante informação de todo o processo de vendas, definindo a qualidade de toda a operação de sua empresa de caçamba, bem como de qualquer outro ramo.

Existem inúmeras técnicas e estratégias para conseguir os melhores resultados para sua empresa. Todas elas oferecem bons resultados, e normalmente funcionam para alguns empreendimentos.

Porém, esse nem sempre é o caso para você especificamente. Entretanto, uma boa forma de identificar se está atuando do jeito certo no mercado é por meio do ROI.

Os resultados apresentados nessa métrica identificarão se há a necessidade de modificar algo em sua estrutura de marketing ou se as ações estão sendo aplicadas corretamente dentro da sua empresa.

Lembre-se, quanto mais preciso for o retorno de seu investimento em sua empresa terceirizada de limpeza, assim como de qualquer outro ramo de atuação, melhor para você.

Quais são as formas de fazer o cálculo?

O ROI pode ser calculado de diversas maneiras, principalmente se você utiliza múltiplas formas de engajamento com seu público. A base de cálculo é incluir todo o valor de investimento para conseguir conquistar um cliente, e identificar a diferença entre os gastos e o lucro.

Para conseguir identificar melhor todos os custos que o cliente demanda para fechar negócio com você, é possível utilizar outra métrica, conhecida como CAC, ou Custo de Aquisição de Cliente.

Com essa métrica, você consegue identificar todos os gastos para conseguir convencer o cliente a comprar seu produto ou serviço. Isso inclui tarifas de transporte, acomodação, alimentação e mesmo contas básicas como gasto de energia e internet.

Depois de unificar esse valor, você saberá exatamente quanto um cliente de sua administradora predial, por exemplo, custou para chegar ao ponto de fechar negócio. Retirando esse valor do lucro que você recebeu ao vender o produto, você possui o ROI.

O ideal é que o ROI seja sempre bastante superior ao CAC, uma vez que ele significa seu lucro real em cima de uma operação. Por isso, quanto menos gasto você tiver ao fazer uma interação de marketing, melhor.

Dentre os tipos de ROI que você pode encontrar, é possível mencionar:

  • Ações de marketing de conteúdo;
  • Ações em redes sociais;
  • Ações em ferramentas de busca;
  • Ações por e-mail.

Independentemente do tipo de ação de marketing que você optou fazer, é importante ter em mente esse cálculo para identificar a aplicabilidade da ação e o quanto de retorno ela está trazendo à empresa.

Por que devo calcular o ROI?

Dentro do marketing digital, existe uma imensa gama de possibilidades, como variados métodos e ferramentas de negociação que podem ser explorados para gerar resultados positivos.

Entretanto, esse excesso de possibilidades pode se tornar confuso, principalmente para pessoas que não conhecem exatamente o tipo de assunto que precisa ser tratado com os consumidores de, por exemplo, um fabricante de etiquetas adesivas.

Esse tipo de ação é ideal para que você conheça melhor os gostos e desejos de seus clientes. Ademais, o grupo de pessoas mais propenso a consumir seus produtos e suas estratégias de marketing é conhecido como o público-alvo.

Por isso, quando você estiver escolhendo ações de marketing digital para aplicar e conseguir bons resultados, essas são as pessoas que você deve tentar engajar. Entretanto, essa ainda é uma métrica muito genérica, e muitas vezes, não é completamente funcional.

Nesses casos, a utilização de uma persona pode ser muito mais útil. A persona é uma figura fictícia, criada para ser uma idealização de seus clientes. Trata-se de uma figura completa, que tem dados reais, como nome, endereço e profissão.

Entretanto, o grande diferencial de uma persona é a criação de um psicológico para ela. É possível aplicar uma série de elementos quando você trabalha corretamente esse tipo de situação para entender melhor o público de, por exemplo, sua fábrica de acrílico.

Assim, você terá muito mais recursos para trabalhar seu ROI, uma vez que conseguirá identificar as ações de marketing com maior potencial de resultado, e pode fazer cálculos básicos para entender o quanto de lucro real você consegue encontrar.

Calculando o ROI de maneira correta

Existem várias maneiras de calcular o ROI, mas é preciso tomar alguns cuidados para conseguir extrair o melhor resultado dessa análise. Para isso, é importante se atentar a alguns elementos fundamentais do cálculo.

O primeiro ponto é esquecer as métricas consideradas “vaidades” no mercado. O retorno sobre o investimento lida com dados concretos e ações que de fato têm um impacto significativo nas vendas.

Por isso, ações de engajamento, como aumento de tráfego em seu site ou acréscimo de seguidores em redes sociais, acabam não sendo relevantes para esse cálculo. Embora façam bem para o seu ego e da empresa, essas métricas não têm representação.

Além disso, é importante compreender o poder da adaptabilidade. Quanto mais você consegue se adaptar a um tipo de ação, mais facilmente conseguirá identificar seus benefícios e deméritos em uma empresa de, por exemplo, locação de tendas para eventos.

Isso significa que muitas vezes você precisará pensar rápido e mudar sua abordagem, principalmente quando notar que o ROI está muito baixo ou abaixo do CAC. Dessa forma, você acaba precisando de um recurso mais funcional.

Não se esqueça que o mercado está em constante desenvolvimento. Técnicas e ações que estão em alta hoje podem desaparecer em um piscar de olhos, e ter um contato mais forte nesse tipo de ação é fundamental.

Por isso, quando novas estratégias ou possibilidades surgirem, é importante que você consiga explorar todo o seu potencial ao aplicar suas ações com antecedência, saindo na frente da concorrência e se tornando uma liderança no mercado.

Manter sua equipe informada também é um ponto fundamental do cálculo de ROI. Quando todos estão cientes de suas necessidades e das abordagens que podem ser feitas, as chances de você conseguir bons resultados são muito maiores.

Além disso, com os colaboradores cientes de sua forma de agir, você não encontrará resistência na hora de mudar de estratégia e conseguirá explorar mais rapidamente esses conceitos em sua empresa de manutenção de geradores SP, assim como qualquer outra.

Por que trabalhar com o ROI?

Agora que você conhece melhor essa métrica, é hora de colocar em prática os elementos principais desse tipo de ação e conquistar resultados positivos para sua empresa, aproveitando os conhecimentos que essa ferramenta pode trazer.

Menos gastos

Um dos principais benefícios de utilizar o ROI é conseguir identificar excessos e desperdícios em sua estratégia de engajamento com o público. Dessa maneira, você consegue cortar elementos desnecessários e garantir um CAC menor.

Além disso, você consegue identificar os investimentos que valem mais a pena para sua empresa, diminuindo gastos com ações que não trazem tantos clientes quanto o esperado.

Aumento nos lucros da empresa

Outro resultado bastante satisfatório envolve os lucros da empresa. Quando você consegue encontrar os elementos corretos para conseguir se engajar com seu público, é muito mais fácil conseguir uma boa estrutura para vender.

O ROI garante que você utilizará os melhores métodos para obter bons resultados, aumentando consideravelmente seu lucro ao fechar mais vendas e usar menos recursos para conseguir gerar engajamento.

Resultados estáveis

Uma das principais vantagens do ROI é que ele identifica formas de ganho contínuo com a empresa. Quando você identifica os resultados que pode receber desse tipo de ação, acaba conseguindo melhorar consideravelmente seus processos.

Dessa forma, você aumenta as possibilidades de estruturar sua empresa e continuar seus ganhos, buscando novas formas de engajar outros públicos e crescer ainda mais a empresa, mas sempre garantindo resultados para manter o funcionamento da corporação.

Esse tipo de resultado é muito importante para qualquer agência de eventos SP, bem como qualquer empresa, que deseja manter sua saúde financeira em ordem.

Melhora o clima organizacional

Quando um colaborador faz uma ação de marketing, mas não consegue resultados expressivos, é comum que se sinta desmotivado, com vontade de largar tudo. Por isso, identificar os melhores métodos de comunicação com o cliente garante mais vontade de produzir.

Seus colaboradores ficarão muito mais satisfeitos ao verem resultados para suas ações, assim se empenhando em aumentar a produtividade e trabalhando de maneira muito mais satisfatória.

Considerações finais

O ROI é uma das métricas mais importantes para avaliar suas ações de marketing, e deve ser trabalhado com inteligência para que você consiga conquistar resultados mais expressivos para sua empresa.

O ROI tem um impacto direto, até mesmo, na cultura da empresa, que apresentará um olhar muito mais analítico em suas operações, conseguindo apresentar melhores ações de marketing e em outras áreas da empresa.

Esses valores devem ser aplicados com sabedoria, criando assim uma corporação mais consciente e disposta a apresentar seus resultados de maneira mais estruturada e inteligente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.