Como fazer marketing viral?

 

O marketing viral estimula o engajamento do público para que ele passe uma mensagem adiante. Entretanto, isso só acontece se a solução oferecida superar as expectativas dos consumidores.

Com certeza você conhece uma propaganda que se popularizou muito, e isso se tornou ainda mais comum nas redes sociais, onde muita coisa simplesmente gruda na mente, como uma piada, uma música ou frases de efeito.

Mas isso nem sempre é coincidência. Em alguns casos, existe um planejamento por trás para que ele aconteça, e isso é o que chamamos de marketing viral.

Trata-se de uma prática muito cobiçada pelas marcas, mas que poucas realmente conseguem colocar em andamento. E por que isso acontece? Por conta de uma série de fatores que influenciam.

Não é fácil criar uma boa campanha de marketing viral, mas quando ela acontece, a empresa chega a um patamar que poucas conseguem chegar.

Pensando nisso, nesse artigo, vamos explicar o que é marketing viral, dar algumas dicas para colocá-lo em prática e mostrar quais são os erros mais comuns que precisam ser evitados.

Então, se você tem alguma dúvida sobre o assunto, leia esse artigo até o final. Talvez você saia daqui com uma grande ideia.

Entendendo o conceito de marketing viral

O marketing viral é uma estratégia que cresceu muito nos últimos anos, principalmente por conta das redes sociais. Ele ajuda a potencializar um produto, porque é um material de cunho publicitário que encoraja as pessoas a passarem uma mensagem adiante.

Mas ele só funciona quando o produto ou serviço atende às expectativas dos consumidores. Para ficar ainda mais claro, ele só vai dar certo se o público-alvo sentir o seu real valor.

Por exemplo, uma desenvolvedora de software pode oferecer um mês gratuito de seu sistema para as empresas de contabilidade, mas seu marketing só vai viralizar quando esse público entender o valor do investimento, tanto em tempo quanto em dinheiro.

Toda marca deveria investir em marketing viral, porque quando se conquista um status viral para determinada ação ou campanha, fica mais fácil tornar um produto ou serviço popular e fazer com que cresça.

Consequentemente, vai ser mais fácil vendê-los e conquistar novos clientes. Mas apesar de tantas vantagens, não é fácil viralizar uma campanha. Mas quanto mais você busca pelo formato e conteúdo ideal, mais fácil será conquistar o mercado.

Para entender a real importância do marketing viral, observe como o mercado atual reduziu suas barreiras. Aquela pessoa que vende roupas em casa, agora pode vender para o mundo inteiro.

Mas ao mesmo tempo que facilitou, essa mudança fez com que as empresas disputassem cada vez mais um espaço e meios de fortalecer a sua marca. E essa competição é agressiva, envolvendo pequenos, médios e grandes negócios.

E não nos referimos apenas ao varejo, mas a todo tipo de mercado, inclusive, escritórios de advocacia condominial, clínicas médicas, restaurantes e assim por diante.

Isso tem feito com que o consumidor, até mesmo, sinta-se angustiado ao olhar a prateleira de um supermercado e não saber o que comprar diante de tanta variedade.

Entretanto, se entre elas houver aquela marca que acertou em cheio no marketing viral, a dúvida inexiste, o consumidor não tem dúvidas do que deseja comprar, já que a empresa conseguiu criar um laço com seu público-alvo.

E agora que você sabe o que é marketing viral, no próximo tópico, vamos dar umas dicas para colocá-lo em prática. Continue a leitura.

Dicas para utilizar o marketing viral

Para fazer boas campanhas de marketing viral, algumas estratégias são indispensáveis. Pensando nisso, separamos as melhores e mais importantes no assunto, sendo elas as seguintes:

Fazer conteúdos curtos

Se você reparar, vai perceber que a maioria das campanhas virais é curta. Geralmente, são vídeos de 30 segundos a um minuto, visto que alguns minutos a mais podem não prender a atenção do público.

É válido levar esse conceito também para o blog das empresas, como uma de produtos para limpeza de piscina. Isso porque as pessoas dispõem apenas de momentos curtos de atenção.

Sendo assim, quando criamos um conteúdo, precisamos pensar em sua escaneabilidade, contando com elementos, como:

  • Divisão adequada do texto;
  • Uso de listas;
  • Imagens atraentes;
  • Uso de subtítulos.

Esses itens afetam, e muito, o entendimento de seu objetivo. Lembre-se de que as campanhas virais são as mais simples.

Usar uma abordagem humanizada

Um dos pontos essenciais a se considerar na hora de criar um conteúdo viral é apostar em algo pessoal para alguém.

Por exemplo, se durante uma viagem você prova determinada marca de vinho que ainda não conhecia e gosta muito, provavelmente vai compartilhar essa experiência com seus amigos e familiares.

As pessoas podem se relacionar e aplicar tudo aquilo que conhecem às suas vidas, por isso elas estão mais propensas a compartilhar.

Estimular a interação

Todo mundo, desde uma loja de roupas até uma empresa de terceirização de serviços informatica, domina um assunto diferente.

Se você conhece bem um assunto interessante, pode criar materiais em cima dele. Nós estamos na era da informação, por isso, as pessoas desejam encontrar assuntos que possam compartilhar.

Dentre os formatos que mais agradam nesse sentido estão os quizzes, aliás, eles são ótimos para engajar o público de qualquer tipo de empresa.

Usar memes

Os memes são conteúdos simples, mas que viralizam rapidamente. Por isso, seu negócio pode pegar o embalo e criar um conteúdo em cima deles.

Mas caso você deseje usar essa tática, é essencial ter um bom timing. Ou seja, não se pode esperar o tempo passar e o assunto em alta esfriar. Se isso acontecer, a única coisa que sua empresa vai conseguir é parecer atrasada.

Criar conteúdos de fácil absorção e compartilhamento

O acesso ao material de uma empresa de automação residencial ou qualquer outro negócio deve ser facilitado. Portanto, essa estratégia não comporta, por exemplo, criação de formulários para conquistar os leads.

O ideal é que a mensagem seja de fácil visualização e repasse. Isso explica por que tantas empresas investem em materiais audiovisuais, que são mais fáceis de serem absorvidos pelo público.

Eles podem ser adaptados tanto para a mídia online quanto offline e o negócio ainda tem a opção de investir na criação de outros tipos de materiais, como áudios para rádios, propagandas para revistas, dentre outros.

Ademais, as empresas, como uma de prestação de serviços de limpeza e conservação, também estão investindo muito na produção de vídeo, por causa do considerável aumento no uso de smartphones.

É muito mais fácil para alguém baixar o conteúdo na internet e assistir depois, do que ler um texto sobre o mesmo assunto.

Utilizar canais de massa

Os canais de massa, como YouTube, ajudam a viralizar as campanhas, por isso, eles devem estar entre as preferências do seu negócio.

Mas além deles, outras plataformas também podem ser consideradas, como Facebook, Instagram, o próprio Google, dentre outras.

Ser relevante nas redes

Independentemente de qual seja o contexto de sua campanha, e mesmo que você conte com celebridades, nada garante que ela vá viralizar.

O ideal é investir em materiais relevantes, sejam eles mais cômicos ou mais sérios, não importa. O conteúdo deve ser relevante para que a sua marca seja relevante nas redes.

Entender o que gera compartilhamento

Por fim, uma empresa de automação industrial, ou qualquer outra, precisa estudar o seu mercado e o público-alvo para entender quais são suas preferências.

Sabendo disso, fica mais fácil investir na criação de tudo aquilo que gere o compartilhamento do público.

Erros de marketing viral que devem ser evitados

Assim como existem os acertos, também existem os erros e no que diz respeito ao marketing viral, um dos principais é se aproveitar de situações negativas.

Por exemplo, uma marca usar a pauta do racismo e criar um produto só para negros, ou fazê-lo só para mulheres.

Além disso, uma empresa de segurança eletrônica, por exemplo, sempre deve manter seu foco no público-alvo. Se não fizer isso, vai ser difícil impactar as pessoas e fazer com que elas passem sua mensagem adiante.

Também não se deve focar na publicidade, o produto ou serviço pode estar presente, mas não de maneira direta e forte. Por fim, toda campanha precisa ter um propósito, se ela não tiver, mesmo que o material tenha uma excelente qualidade, não vai chegar longe.

Conclusão

O marketing viral pode colocar a sua empresa entre as primeiras opções do público-alvo. Mas para isso, é preciso acertar na receita e criar uma campanha realmente boa.

Neste artigo, vimos algumas das principais estratégias de marketing viral e alguns erros que devem ser evitados. Ao criar bons materiais e engajar o público em seu compartilhamento, seu negócio vai vender mais e ficar na mente do público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.